As pessoas seguem costumes diferentes ao escovar os dentes, sendo que muitas fazem isso logo ao acordar e depois do café da manhã.
Outras ainda têm dúvidas, que são relacionadas assim que se levantam ou somente depois da primeira refeição do dia.
Com isso, o melhor momento para escovar os dentes é sempre logo após comer, quando a boca será higienizada para tirar os resquícios de comida.
O que os profissionais recomendam
Para manter a boca e os dentes saudáveis, a pessoa deve cuidar de ambos para que não haja problemas. Ao acordar e ir tomar café, o ideal é escovar logo após ingerir a comida. Mesmo que não tenha nenhuma restrição quanto a escovar assim que se levantar, muitos são os princípios positivos dessa rotina.
A saliva, por exemplo, pode proporcionar bactérias para a boca. Os micro-organismos que se formam não são capazes de sobreviver no estômago. Enquanto as pessoas dormem, a proliferação dessas bactérias pode ocorrer, fazendo com que a arcada dentária fique um tanto quanto sensível.
Sendo assim, escovar os dentes antes de comer algo auxilia na manutenção do esmalte dental. Indo além, ainda proporciona mais resistência, de modo que a acidez de algumas comidas não prejudique. Quanto ao processo de digestão, ele pode ser beneficiado ao escovar os dentes assim que se levantar da cama. Por isso, esse hábito também envolve a saliva.
Tendo a frequência recomendada de escovar os dentes pelo menos quatro vezes ao dia, isso serve para assim que acordar e logo depois do café, do almoço e da janta. Usando a escova entre os dentes e pela gengiva, tudo será eliminado. Movimentando bem a escova entre os dentes, deve fazer isso por aproximadamente dois minutos. Usando fio dental, um enxaguante bucal complementa.
Sem fazer força, os dentes devem ser escovados corretamente para não danificá-los. Para evitar sensibilidade, uma escova com cerdas macias deve ser usada. Além disso, ela deve ser trocada a cada três meses. Esperando cerca de 30 minutos após comer, a limpeza deve ser feita.