Sendo usado hoje com ainda mais frequência, o protetor solar é essencial até para quem trabalha de casa. Isso se dá principalmente por conta da luz natural que entra pelas janelas, incluindo a das telas de celular e computador.
No verão, o uso dele deve ser ainda mais adequado, com o produto sendo reaplicado no rosto com certa frequência durante o dia.
Por isso, profissionais ainda falam a respeito do uso correto do protetor solar, em que algumas pessoas não o aplicam devidamente.
A recomendação necessária
A dermatologista Dra. Luísa Vitoi concedeu entrevista ao Alto Astral, na qual ela explicou como o protetor solar deve ser passado: “É preciso aplicar cerca de 20 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas ou sempre que sair da água ou se tiver muito suor”.
Indo além, o protetor solar apresenta diferenças em determinadas áreas do corpo. Quando se trata do rosto e da região do pescoço, a proporção deve ser de aproximadamente uma colher de chá. Um método que ajuda na aplicação do produto é distribuir ele em dois dedos, especialmente para servir de base nas próximas vezes.
Mesmo que as pessoas pensem que só é preciso usar o protetor solar em dias ensolarados, elas podem cometer um erro. Servindo para todas as idades, ele é necessário para bloquear os raios solares, especialmente para quem anda com frequência pelas ruas, onde a exposição é maior.
Vitoi ainda complementa sobre a aplicação do protetor solar em diversas circunstâncias: “Pessoas com pele, cabelo e olhos claros; familiares com histórico de câncer de pele; pessoas com facilidade de apresentar queimaduras solares e que possuem manchas, pintas ou sardas”.
Além do uso do protetor solar, é possível evitar o contato direito usando alguns itens. Sendo assim, eles podem ser lenços, bonés, chapéus, incluindo até peças que contenham especificação de proteção UV. Os horários em que o sol está mais forte referem-se ao período entre 09h e 15h.