Indo além das leis de trânsito que devem ser seguidas, existe um item que pode colocar em risco a carteira de motorista de um indivíduo.
Ultrapassando, até mesmo, o bom comportamento pelas vias públicas, uma pessoa precisa compreender que outra coisa pode trazer prejuízos.
Mesmo que ele pareça algo inofensivo, apenas um ato falho é capaz de comprometer a carteira de motorista.
Atenção redobrada
Dirigir alcoolizado ou ultrapassar os limites de velocidade pode não só multar e dar pontos, como também, dependendo da gravidade, fazer com que ele perca a carteira. Mas um item em especifico, como um tapete solto ou até em tamanho desproporcional, pode deixá-lo sem ela.
Tendo o Código de Trânsito Brasileiro como referência, isso pode até resultar na perda da carteira de motorista por causa desse objeto, além da apreensão do carro. Mesmo que, à primeira vista, pareça algo que não interfira na condução do veículo, se o tapete estiver escorregando, por exemplo, desvios podem se transformar em acidentes graves.
A Contran exige que itens como tapetes estejam preferencialmente firmes, para que o motorista não sofra danos nem coloque a vida de pedestres em risco. Caso seja identificado o descumprimento, o indivíduo será parado por não acatar essas leis. Ainda há exemplos de películas, que devem permitir até 75% de visualização no para-brisa.
Um enfeite também é um item que, se estiver pendurado incorretamente, pode atrapalhar a condução de um carro, especialmente impedindo que o motorista enxergue com precisão. Sendo assim, um tapete, em específico, pode comprometer o uso dos pedais do carro, levando a multas, pontos, perda da CNH e até retirada o veículo.
Por isso, além desse item, é essencial usar calçados que não comprometam o uso do carro, pois, se estiverem escorregando ou inadequados, podem colocar a carteira em risco. Evitar chinelos ou calçados que não se fixem vai além do cuidado com o tapete, que deve ser proporcional ao tamanho exigido por lei.