Como uma bebida que pode ser tomada pela manhã ou à tarde, as xícaras de café também ajudam o coração, além de serem preventivas quanto a algumas doenças.
Ao ingerir excessivamente o café, ele pode provocar insônia, arritmia e até deixar uma pessoa mais nervosa. Para mulheres que estão grávidas, muitas xícaras podem prejudicar o desenvolver do cérebro do bebê.
Com a USP fazendo uma pesquisa que foi publicada na Clinical Nutrition, eles alegaram que beber além de 3 xícaras de café por dia pode deixar uma pessoa com pressão alta.
O recomendável
Mesmo não tendo problema ingerir xícaras de café por dia, é importante compreender a quantidade que se deve tomar, podendo variar de pessoa para pessoa. Segundo o European Food Safe Authority, uma pessoa que tem peso corporal de 70 kg deve consumir até 4 xícaras de café. Isso corresponde de 300 a 400 miligramas do composto cafeína.
Uma criança, por exemplo, só pode tomar uma xícara de café por dia, começando aos 2 anos de idade. Tratando dos miligramas da cafeína, 100. Lactantes e grávidas devem tomar somente duas delas, nas quais existem aproximadamente 200 miligramas.
Aquelas pessoas que contam com sensibilidade, essas devem se basear, primeiramente, na quantidade exata de miligramas. Sendo assim, de 100 a 200. Outra formulação do café que pode ser tomado por dia se trata do expresso. Com isso, pode ser mais perigoso justamente pelo excesso do composto. É preciso fazer uma conta sobra quantas se deve ingerir, tendo como base 125 ml com 85 mg da cafeína.
Não só nas xícaras de café, mas a cafeína também pode ser vista diante do cacau, em chás e até no refrigerante. Além disso, deve-se fazer um balanço, justamente por aquilo que uma pessoa come no dia, podendo ser chocolate e até um achocolatado que tem presente o composto.
De acordo com a interpretação humana, algumas pessoas podem achar que xicaras de café viciam. Mas, ao que se sabe, nenhum estudo foi capaz de afirmar isso até hoje. Por isso, fazendo uma alimentação balanceada, é possível ingerir essa bebida muito consumida no mundo, mas com atenção.