Segundo um estudo realizado pelo IPS Brasil e com base no Índice de Progresso Social, a cidade de São Carlos é a terceira melhor para se viver no Brasil.
Atrás somente de Gavião Peixoto e Brasília, o ranking avaliou mais de 5.570 municípios brasileiros a partir de 52 indicadores. Sendo alguns deles de saúde, educação, segurança e acesso à informação.
O levantamento colocou essa cidade paulista com sua predominância no interior, onde ocupa pelos fatores como economia forte e centros de tecnologia ligados a universidades.
Referência em bem-estar e desenvolvimento
Com uma metodologia internacional inovadora, o IPS Brasil mede a qualidade de vida da população de forma ampla. Indo além de dados econômicos, são indicadores confiáveis como DataSUS, CNJ, Anatel e CadÚnico. Analisando as principais dimensões do progresso social, a cidade paulista prioriza diversas circunstâncias.
Sendo consistente, tem atualização anual, permitindo um retrato mais preciso da situação dos municípios. Por isso, o ranking possibilita acompanhar o desenvolvimento da cidade de São Carlos e com base em dados concretos. Não se limitando a avaliar o volume de investimentos ou o PIB, o IPS Brasil apresenta resultados diretos das políticas públicas.
A proposta do estudo é identificar cidades que oferecem bem-estar, onde a expectativa de vida é elevada. Também com criminalidade baixa, menor poluição e bom acesso à educação superior. O foco permite reconhecer quem realmente promove o melhor para a sua população.
Reforçando a visão, o ranking quer colocar as cidades interioranas e bem estruturadas no topo da lista. Destacando São Carlos na terceira colocação, o Índice de Progresso Social (IPS) permite monitorar com precisão o desempenho em diferentes aspectos. A tecnologia também está incluída, onde o diferencial está em mensurar os efeitos de uma boa gestão.
Empregando uma abordagem diferente, o estudo visa medir de maneira ampla. São Carlos, ao atingir essa posição de destaque, representa um modelo de cidade que alia planejamento estratégico, inovação, compromisso e educação com o bem-estar coletivo de seus moradores.