Localizada a mais de 5 mil metros acima do nível do mar, no alto dos Andes Peruanos, a cidade de La Rinconada se destaca pouco à primeira vista, uma vez que surge como um aglomerado de construções metálicas em meio ao gelo.
Entretanto, mesmo com as condições extremas, o local atrai milhares de pessoas por um motivo específico: a presença de uma lucrativa mina de ouro.
Estima-se que, desde que a forte presença do metal precioso foi descoberta no local a população de La Rinconada aumentou em 235%, chegando a cerca de 50 mil pessoas atualmente.
Mas vale destacar que, apesar das riquezas que a terra pode proporcionar, a vida no local não é nada fácil, e isso rendeu à cidade o apelido de “inferno na Terra”.
Ouro não esconde as dificuldades da cidade
Além de viver com cerca de 50% menos oxigênio do que em condições normais, a população de La Rinconada ainda habita um ambiente marcado por uma infraestrutura precária.
Por não haver sistema de coleta pública no local, o lixo se espalha por todos os lugares. Além disso, também não há sistema de saneamento básico, o que faz com que muitas pessoas utilizem espaços públicos para suprirem suas necessidades pessoais.
Eletricidade também não está disponível em La Rinconada, e a ausência de uma estrada acessível para chegar ao local dificulta ainda mais a mudança deste panorama.
Ouro é a fonte da economia local, mas não sustenta os moradores
Apesar do assentamento peruano gira em torno da extração de ouro, o metal pouco faz para melhorar as condições dos moradores de La Rinconada.
Mesmo atuando praticamente todo mês para diversas empresas, os mineradores não recebem nenhum tipo de remuneração, exceto pelo que conseguem guardar para si durante a extração. Consequentemente, assaltos e assassinatos são frequentes na cidade.
Além disso, eles ainda precisam lidar com as péssimas condições dentro das minas, que somadas aos efeitos do ar rarefeito e diversas adversidades que atingem o local, reduzem a expectativa de vida para apenas 35 anos.
Mas, mesmo diante de tantos desafios, cada vez mais pessoas continuam se arriscando em La Rinconada na esperança de transformar suas vidas.