A Electronic Arts anunciou que os servidores online de Need for Speed: Rivals serão desligados no dia 7 de outubro de 2025.
Versões serão afetadas, sendo elas para PS4 e Xbox One. Outras acessadas no PS5 e Xbox Series X/S também.
O jogo continuará funcionando no modo offline, permitindo corridas e missões locais. Se destacando por perseguições, tem forte presença no modo multiplayer.
O encerramento
Fazendo parte de uma estratégia da EA, a finalização dos servidores é para descontinuar jogos antigos e realocar recursos para projetos mais recentes. Outro caso semelhante irá acontecer, sendo com Anthem, onde será desativado totalmente em 2026. Gerando críticas, essa prática sobre o fim do jogo faz com que a comunidade gamer tema a perda de acesso permanente.
A discussão sobre o fim dos servidores pode reacender um debate sobre a preservação de jogos digitais, além dos direitos dos consumidores. Muitos títulos modernos dependem do modo online, especialmente para manter a relevância, e o desligamento pode comprometer a longevidade do jogo.
Need for Speed: Rivals foi lançado em 2013, onde o jogo conquistou uma base fiel de fãs. Por ser intenso, conta com seu modo de multiplayer. Disputas emocionantes em tempo real podem ser vistas, apesar da manutenção do modo offline. O componente online é uma das experiências mais marcantes que o jogo oferece.
Sendo justificável para a empresa, a EA pensa economicamente. O movimento de encerramento do jogo representa não só a perda de funcionalidade, como o desaparecimento de um patrimônio cultural dos games. Criadores de conteúdo e defensores do jogo estão preocupados, onde o vínculo que eles criaram não deve ser finalizado.
Indo além do entretenimento, alcança esferas políticas. A mobilização crescente da comunidade gamer pressiona por regulamentações que garantam o acesso, onde os conteúdos foram adquiridos digitalmente. Sendo um dilema atual, é sobre preservar a memória e os direitos do consumidor em uma indústria cada vez mais conectada.