Na Universidade de Nagoya, no Japão, cientistas desenvolveram algo inovador. Pensando em combater o enjoo em viagens de carro, um estímulo é direcionado ao ouvido interno. Tal som é feito a partir de uma técnica bem específica com 100 Hz. Denominado como “sound spice”, ativa estruturas no sistema responsável pelo equilíbrio.
A criação é feita com a percepção corporal durante o movimento. Diminuindo desconfortos, os cientistas surgiram com essa proposta para aliviar enjoos típicos em viagens. Sendo uma boa alternativa, é promissora quanto ao uso de medicamentos. O som emitido pelo sound spice trabalha nos órgãos otolíticos.
Interpretando a aceleração e a gravidade no corpo, testes foram feitos em voluntários. Todos ficaram expostos ao som por um minuto antes das situações simuladas, com deslocamentos em viagens de carro. Todos os resultados mostraram uma redução significativa.
Como é feita a estimulação sonora
Sintomas de náusea, mal-estar e tontura são combatidos pelo método sound spice, onde a tecnologia proporcionou algo eficaz e seguro. Podendo ser usado em diversos meios de transporte, controla um possível conflito entre os sentidos para evitá-los durante viagens.
Idade, genética e posição do veículo podem causar sensibilizações quanto a enjoos, onde motoristas não sofrem tanto com esses sintomas. Com passageiros sendo mais afetados, cenários desconfortáveis se reproduzem. Não sendo invasivo, o sound spice tem grande potencial para transformar uma viagem de carro.
Reduzindo sintomas físicos, essa técnica desenvolvida pelos cientistas japoneses também impactou o controle de postura. Com o sound spice, ele age de forma ampla no sistema de equilíbrio, auxiliando o corpo a se adaptar melhor com os movimentos de uma viagem de carro.
Simples, o método é rápido e pode ser usado antes do deslocamento do carro. Tendo efeitos prolongados, o sound spice pode se transformar em uma ferramenta disponível para a embarcação em aviões, carros e ônibus. Não envolvendo medicamentos, não é possível ter efeitos colaterais.