Além do prejuízo financeiro pela perda do aparelho, ter um celular roubado hoje em dia é uma situação extremamente delicada por conta da vasta quantidade de informações pessoais que o dispositivo contém.
Afinal, criminosos podem, assim, ter acesso a aplicativos financeiros e dados pessoais, aumentando os riscos para a vítima. Porém, uma nova tecnologia da Google promete solucionar este problema.
Visando aumentar a proteção dos celulares Android em casos de roubo ou furto, o novo recurso bloqueará o acesso ao celular, utilizando inteligência artificial para identificar se o aparelho foi arrancado das mãos da vítima.
Vale destacar que o Brasil será o primeiro país a receber a novidade, que será ativada automaticamente em todos os dispositivos novos ou restaurados ainda este ano.
Entenda o funcionamento do novo recurso da Google
Conforme citado anteriormente, o bloqueio automático da Google contará com a ação de uma IA que identifica movimentos bruscos indicativos de um assalto ou furto.
Caso o sistema de segurança detecte uma ação abrupta, a tela do celular será bloqueada e as funções que permitem a remoção rápida do bloqueio serão desativadas.
E vale ressaltar que bloqueio automático ocorre localmente no dispositivo, sem necessidade de conexão com a internet, garantindo rapidez na ativação, mesmo sem acesso à rede.
A expectativa é que a medida diminua consideravelmente os furtos, uma vez que aparelhos bloqueados desta forma se tornam menos atrativos para os criminosos.
Quando o bloqueio automático da Google será disponibilizado?
De acordo com a empresa, todos os aparelhos Android que chegarem ao mercado brasileiro ou forem restaurados para as configurações de fábrica a partir do segundo semestre de 2025 estarão automaticamente habilitados para usufruir do bloqueio automático.
Vale destacar que não será necessária nenhuma configuração manual, o que torna o uso da novidade ainda mais simples, sendo de grande utilidade diante do aumento recente nos casos de roubo e furto.