Complexa, a língua portuguesa também é muito rica. Se tornando um desafio até para pessoas com mais experiência, algumas palavras são escritas ou faladas de maneira errada. Em ambientes formais, isso acontece com frequência, além de redações escolares, documentos e concursos.
Podendo comprometer a leitura, também pode perder a credibilidade com a comunicação. Sendo assim, é importante tomar atenção e identificar erros, principalmente para evitá-los. Grafias como “concerteza” e “reinvidicar” são frequentemente usadas, precisando de uma revisão para modificá-las.
Na maioria das vezes, as trocas acontecem pela influência da oralidade, onde algumas pessoas não se dão conta. Saber como se escreve alguns termos é importante, incluindo uma comunicação mais clara e precisa. Em constante atenção, para se destacar em alguns lugares é preciso tomar algumas precauções.
Como evitar esses deslizes
A atenção com a ortografia precisa ser ativada, onde no mercado de trabalho isso pode ser visto negativamente. Ler com frequência, usar dicionários e revisar os textos são hábitos que ajudam a internalizar. A norma culta deve ser levada a sério, porque palavras como “previlégio” e “mecher” podem confundir.
Outros erros comuns acontecem com “descanço”, “opnião” e “extenção”, sendo que eles podem ser evitados com estudo e prática. Ter o domínio da escrita não é somente sobre correção gramatical, mas também em respeito a quem está lendo, incluindo a própria colocação profissional.
Não só para transmitir clareza, escrever corretamente pode demonstrar preparo e cuidado. Em avaliações nas universidades ou até mesmo em processos seletivos, o diferencial pode estar ao ser reprovado ou bem destacado. Se repetidos os erros, mesmo que com mínimos deslizes, a desatenção pode comprometer.
Para não passar por situações como essas, o compromisso para se aperfeiçoar deve ser constante. Investir tempo lendo livros, revistas ou até mesmo sites pode fazer com que se reforce a entrega e a habilidade seja valorizada. O bom uso da língua dá credibilidade, além do posicionamento.