Pensando em ter uma vida plena e satisfatória, algumas pessoas ignoram ou até deixam passar despercebidos alguns hábitos que podem melhor e proporcionar felicidade. Tendo um grande impacto no bem-estar emocional, práticas simples podem edificar o percurso.
Demonstrar gentileza e agradecer por algo são maneiras eficazes que fazem total diferença. A felicidade não se resume somente a conquistas. Podendo ser cultivada por outros meios, esses podem se transformar em ações intencionais e de maneira acessível a todos.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Bristol, na Inglaterra, usou estudantes para avaliar efeitos que mínimas mudanças comportamentais podem causar, tendo o conceito “happiness hacks”. Promovendo a felicidade, pelo menos 15% deles identificaram melhorias em sua saúde mental com a inserção da psicologia positiva.
Como cultivar a felicidade no dia a dia
A gratidão é um dos hábitos identificados para se praticar, onde relações sociais podem se fortalecer. A felicidade também é constituída através de exercícios com regularidade, movimentando o corpo. Ter uma visualização de maneira generosa e mais conectada ao mundo, também.
Com a mudança de foco, a sobrecarga pode ser aliviada com o sentimento de pertencimento, proporcionando uma visão mais otimista da vida. Momentos simples, como caminhar ao ar livre, dar pausas para respirar e até mesmo fazer uma refeição com alguém agradável, são os ideais para desacelerar.
Pequenos prazeres reduzem o estresse, levando à felicidade e enxergando coisas que antes não eram vistas com mais consciência. O pensamento positivo pode direcionar e transformar a vida, incluindo a meditação que ajuda com constância, abandonando o desequilíbrio.
Desafios existem, mas eles devem ser bem conduzidos para se ter uma percepção além do negativo. Mudança na mentalidade é um passo importante, onde a maneira de reagir e lidar passa a ser guiada pelos próprios pensamentos. Reconfigurando a mente, motivos de alegria serão alcançados.