Na última sexta-feira (9), “Dona de Mim” (novela das 7) superou “Vale Tudo” (novela das 9) mais uma vez em audiência.
As duas novelas exibidas pela Globo no horário nobre foram assistidas na Grande São Paulo, onde “Dona de Mim” registrou 20,9 pontos, contra 20,5 de “Vale Tudo”. Este resultado repetiu-se por quatro vezes nas últimas duas semanas.
Preferência por “Dona de Mim”
“Dona de Mim” tem cativado os espectadores com narrativas envolventes e personagens que evoluem rapidamente, enquanto “Vale Tudo”, apesar de um forte investimento, ainda não alcançou a audiência esperada.
Esse contraste é evidenciado nas escolhas dos telespectadores, que parecem buscar histórias mais dinâmicas e novas. A novela das sete destacou-se como uma exceção em meio a um panorama de audiência considerado preocupante para a Globo.
Análise dos números
Desde a sua estreia, “Vale Tudo”, que é um remake da novela exibida em 1988, vem acumulando “derrotas” Mesmo com a notoriedade de personagens já conhecidos, a trama não conseguiu traduzi-los em alta audiência.
Em contraste, “Dona de Mim”, que tem grandes nomes em seu elenco como Camila Pitanga e Tony Ramos, não apenas cumpriu, mas superou expectativas, alterando a dinâmica tradicional em que o horário nobre dominava a audiência das novelas.
A atual situação da Globo sinaliza uma necessidade de adaptação à evolução do mercado e dos hábitos dos telespectadores. Com “Dona de Mim” conquistando espaço crescente e “Vale Tudo” enfrentando dificuldades, espera-se que a emissora reveja suas abordagens para evitar uma crise de audiência.