Tomado por muitos ao acordar, o café não se apresenta como uma boa alternativa. Por isso, é preciso aguardar um tempo antes de ingerir a bebida.
Com o pensamento de que ele ajudará a despertar, o necessário é tomá-lo uma hora depois de sair da cama.
O cortisol está presente no corpo, sendo denominado um hormônio do estresse. Por meio dele, o metabolismo é estimulado, mantendo uma pessoa em alerta.
O impacto da bebida pela manhã
Sobre o processo do corpo, envolvendo o cortisol e seus fundamentos, a elevação dele ao acordar acontece entre os 30 e 45 minutos iniciais do dia, com sua diminuição conforme as horas vão passando. Ao ingerir o café logo ao acordar, a pessoa pode ter a sua constatação natural afetada.
Ao ser consultada pelo Capitalist, o site, Fernanda Esquitino, nutricionista, disse: “Esperar uma hora respeita o ritmo circadiano e evita que a cafeína interfira nos mecanismos hormonais naturais”. Segundo ela, o composto de cafeína age como uma sobreposição, afetando o circadiano.
O café tomado ao acordar pode ainda se transformar em ansiedade, causando muito estresse para quem o ingere. Dando um tempo antes de tomá-lo, ele pode ser melhor aproveitado, dando as indicações que se precisa, sem prejudicar o bem-estar. Por isso, é possível se dedicar a outras coisas, como tomar um banho antes e fazer organizações, pensando em tomar a bebida depois.
Ainda sobre o café, ele é indicado por especialistas, sendo preciso ingeri-lo depois de beber água. Esse hábito faz com que se inicie a rotina se hidratando. Mantendo o corpo saudável, uma pessoa deve tomar atenção com o tempo de espera. Portanto, durante o dia ele ainda pode ser bebido, como uma forma de degustação à tarde.
Seguindo as recomendações, também é preciso complementar o café com uma alimentação saudável pela manhã. Por isso, frutas devem prevalecer. Quanto a pães, bolos e outros complementos, como bolachas, eles apresentam muitos carboidratos, sendo eles refinados.