Na última terça-feira, dia 02 de setembro de 2025, a Receita Federal falou que cumpriu todos os valores de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física, de maneira antecipada.
Antes, a proposta era direcionar os valores distribuídos em cinco lotes, ou seja, terminaria neste mês de setembro.
Porém, por conta dos cumprimentos determinantes, o processamento foi um tanto eficiente. Portanto, somente quatro lotes foram suficientes.
A agilidade das restituições
Em um comunicado, a Receita Federal disse: “Entre os meses de maio a setembro de 2025, a eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto/2025”. Aqueles que não tiveram a liberação do pagamento precisam ir ao Fisco, direcionamento acessado pela internet, de acordo com o órgão.
Com isso, podem checar como está a situação. Caso seja notado que falta algo na declaração, é possível passar pelo processo de retificação, sendo uma chance de se ajustar e uma maneira de deixar tudo de acordo com o que deve ser entregue.
Segundo o Fisco, até então foram direcionados cerca de R$ 36,7 bilhões em restituições pela Receita Federal. A totalidade foi de 22,6 milhões de declarações. Caso queira saber se foi ou não submetido ao pagamento, o indivíduo deve ir aos canais oficiais do órgão, onde conseguirá se informar.
O cronograma dos pagamentos de restituições neste ano começou em 30 de maio com o 1º lote, seguido do 2º em 30 de junho. Ainda sobre isso, o 3º lote foi em 31 de julho, o 4º em 29 de agosto e o 5º não tem mais previsão, que seria em 30 de setembro. Pessoas que acham que têm direito ao valor e ainda não receberam podem ter entrado na malha fina.
Sendo assim, foram retidos especialmente para se ter outras análises quanto à declaração. Em “Meu Imposto de Renda” deve-se conseguir visualizar como está, indo ao campo “Extrato de Processamento”. As pessoas que já estão com os valores devidamente creditados devem usá-los como preferirem, tendo em mente o comprometimento com a Receita Federal.