Tendo apenas 10 anos de idade, uma garota conseguiu um grande feito ao entrar para a história jogando xadrez, derrotando um mestre.
Seu nome é Bodhana Sivanandan, e ela ganhou de Pete Wells, de 60 anos, em uma última possibilidade do Campeonato Britânico de Xadrez deste ano, onde tudo aconteceu em Liverpool.
Ela é de uma região de Londres, e sua conquista ainda ultrapassou aquilo que pertencia a Carissa Yip, uma americana.
O fenômeno
Em 2019, Carissa também ganhou de um mestre e contava apenas 10 anos, 11 meses e 20 dias de vida. A informação é da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Quanto a Sivanandan, ela foi premiada com o título de mestre internacional da categoria feminina.
Com isso, refere-se a uma categoria que está abaixo daquela considerada única para mestre feminino. Quanto a outros feitos, estes são de Gukesh Dommaraju e Magnus Carlsen. Sendo assim, o último em questão é indicado como o número 1 do mundo.
No ano passado, o pai de Bodhana Sivanandan disse à BBC que “ninguém da família” tinha conquistado esse feito antes, no que diz respeito ao xadrez. A garota, em questão, disse que iniciou esse processo ainda na pandemia de Covid-19, quando tinha somente 5 anos de idade.
Tudo aconteceu quando um colega do pai dela os presenteou não só com livros, mas também com alguns brinquedos. Ela disse à BBC: “Em uma das sacolas, vi um tabuleiro de xadrez e me interessei pelas peças” . Completando: “Queria usar as peças como brinquedos. Em vez disso, meu pai disse que eu poderia jogar o jogo, e foi assim que comecei.”
Um caso como esse é algo de que não só a família deve se orgulhar, mas também um lugar inteiro abraçar. Muito jovem, a garota quebrou um recorde no qual somente pessoas mais experientes eram vistas como ganhadoras, e ela mudou o curso da história. Sendo assim, em novas competições, ela é capaz de mostrar muito mais ao mundo.