Em 2025, foram detectados aproximadamente 8.230 ataques cibernéticos. Sendo assim, foram liberados pelo menos 345 milhões de dados.
No ano anterior, a marca chegou a 512 milhões. Por isso, as pessoas precisam adotar medidas de segurança, não dando espaço para que links suspeitos as direcionem para o pior.
Tal análise foi feita pela NordVPN, que atua no setor de proteção ao universo digital. Sendo assim, os números podem aumentar ainda mais.
Segurança em risco
Por meio da Folha de São Paulo, houve uma elevação no que se refere ao roubo de dados. Além disso, é possível que a privacidade seja atingida, já que os setores responsáveis não estão conseguindo controlar. Por isso, tudo aquilo que uma pessoa navega pela internet pode contar com exposição.
Quando isso acontece em relação aos dados, um indivíduo corre muito perigo ao acessar até mesmo seus aplicativos. Tendo toda a liberação, o ato de usar o meio digital precisa de medidas que ajudem a barrar casos que se alastram com números impactantes. Em algumas circunstâncias, pode até ficar sem soluções.
Sobre a NordVPN, eles indicam que o uso de VPNs pode ser ideal. Por isso, melhores proteções podem ser vistas, sem que os dados sejam atingidos. Outras sistematizações podem ser ainda mais perigosas, pois não contam com atualizações e a criptografia não cumpre seu papel.
Dando ainda mais possibilidades aos criminosos em relação aos dados, o Brasil está sendo classificado como um dos países que pode sofrer ainda mais ataques por meio de ransomware. Por isso, o levantamento vem da Acronis, empresa que atua com meios de proteção no mundo cibernético.
Já o Cyberthreats Report colocou o território como o sétimo mais afetado no mundo, no ano anterior, 2024. Sendo assim, é preciso adotar medidas que fortaleçam a segurança dos dados. O ideal, neste momento, é manter tudo atualizado, incluindo softwares. Além disso, backups devem ser feitos com frequência.