Existe um projeto que está passando pelo Congresso Nacional, o qual visa atuar para ajudar muitos motoristas que passam pelas vias e estradas do Brasil.
Com isso, é para cancelar a multa que algum indivíduo recebeu, especialmente por estar conduzindo um carro sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Por outro lado, é fundamental apresentar que estava seguindo os regulamentos do trânsito, podendo ser parado pelas ruas.
Como funcionará a medida
A regra que está prestes a ser aplicada para quem dirigir sem CNH é uma forma de lidar com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde motoristas podem se complicar. Isso se dá, muitas vezes, porque eles não estão, no momento da parada, com o respectivo documento, seja ele digital ou físico.
Hoje, aqueles que forem pegos sem a CNH podem receber multas, que são consideradas como uma infração leve. Com isso, também podem receber pontos na carteira. Assim que comprovar, para tentar se defender, o dono do veículo passa pelo processo prévio e administrativo.
Cancelando a multa automaticamente, não será necessário seguir prazos de identificação da CNH. Anteriormente, o motorista contava com até 30 dias para apresentar o documento, para não receber multa. Com a nova regra, esse prazo é excluído, onde não precisará se preocupar em formalizar a apresentação.
Para entrar em vigência a regra sobre a CNH primeiro precisa passar pela Câmara dos Deputados. Logo depois, terá uma votação, seguindo para o Senado Federal. Ainda sobre isso, uma sanção presidencial necessita acontecer. Por fim, muitos motoristas pelo Brasil poderão usufruir.
Algumas multas são aplicadas indevidamente, onde a preocupação se torna evidente. Existe uma ferramenta, a Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é possível apresentar a CNH, e que as pessoas podem esquecer. Mesmo que seja algo comum, deve-se comprovar que está seguindo as leis. Portanto, a regra pode acontecer até o fim do ano, começando a valer a partir de 2026.