Em Seul, capital da Coreia do Sul, pessoas se acomodam em tapetes de ioga, onde existe uma competição um tanto tranquila.
Podendo ter mais de 100 indivíduos, resulta em um esporte cujo propósito é ficar parado, levando o nome de Space-out.
Durante 90 minutos, essas pessoas precisam ficar sem falar, sem mexer no celular e sem dormir para garantir exatidão na prova.
O desafio
Sobre esse esporte, os batimentos do coração das pessoas são analisados, enquanto outros avaliam e fazem uma votação. Com isso, é necessário elencar 10 competidores. Ganha quem tiver estabilidade, levando um troféu. Entre aqueles que já fizeram parte, até um medalhista olímpico estava no meio.
Indo além, mais de 4 mil pessoas já fizeram a inscrição, onde tudo é levantado pela prefeitura. Com isso, 117 pessoas são escolhidas, onde existe uma variação. Podendo ter crianças, até idosos são vistos nesse esporte mais tranquilo do mundo. Alguns até conseguem eliminar o estresse, onde a concentração é fundamental.
Esse propósito ainda fala sobre os estudos, trabalhos e como as pessoas nesse lugar são pressionadas o tempo todo para alcançar o sucesso. O ato de ficar parado nessa competição vem do criador, que é um artista visual com o pseudônimo Woopsyang. O motivo que o levou a criar o Space-out veio do cansaço extremo.
Ainda sobre isso, é possível combater a ansiedade, enquanto o esporte proporciona relaxamento pelo tempo indicado da competição. Como uma maneira de se desligar do mundo, a pausa constatada coloca muitos em um mesmo lugar, promovendo uma atividade saudável. Apesar da competitividade, o princípio prevalece.
Sendo assim, com uma plateia avaliando e se divertindo, a competição de ficar parado pensa no bem-estar. A primeira edição aconteceu em 2014, e foi crescendo, atingindo grandes proporções. Como referência, também já aconteceu em Tóquio, Pequim, Hong Kong, Roterdã e Taipei.