A higienização é fundamental para manter os dentes e a boca saudáveis, começando pela escovação e, logo em seguida, passando o fio dental.
Porém, especialistas dizem que esse processo pode até evitar que os dentes fiquem amarelos por um tempo, mas não tanto.
Hoje, é possível ver muitas opções para clarear os dentes, em que alguns métodos podem atingir o esmalte deles, podendo até resultar em cáries.
Uma nova proposta para cuidar dos dentes
Na China, especificamente na Universidade de Nanchang, estudiosos formularam um novo método para higiene bucal. Composto por hidrogel, ele elimina até 94% das bactérias que podem causar cáries. Além disso, também deixa os dentes mais brancos.
Com o estudo publicado na revista Sociedade Americana de Química Applied Materials & Interfaces, aqueles que fizeram essa nova alternativa falaram que hoje é possível ver fórmulas com peróxido de hidrogênio e até mesmo a luz azul. Juntos, eles podem até retirar manchas, mas o esmalte dos dentes pode desaparecer.
Sobre o novo método, ele contém dióxido de titânio e serve para ajudar a limpar os dentes, não sendo tão prejudicial. Mesmo como a luz azul, a troca foi feita para a luz verde, que é ainda mais benéfica e segura. Ainda sobre isso, alginato de sódio, oxicloreto de bismuto e óxido de cobre foram testados.
Para formar o hidrogel, primeiro tem que ser aplicada a outra mistura, onde ela passa por uma espécie de pulverização, contendo ainda cloreto de cálcio. Logo depois, é necessário colocar a luz verde, onde pessoas que tomam com frequência café, suco e ingerem molhos tiveram bons resultados, não danificando o esmalte dos dentes.
Sendo assim, esse novo método ainda consegue retirar cerca de 94% das bactérias, onde a formação de cárie não conseguiu se desenvolver. Tais avaliações foram feitas em arcadas dentárias que não eram de corpos humanos, onde foram usados exemplares. Com a fórmula, é possível que seja implementada uma nova alternativa para cuidar da saúde da boca.