Implementada e agindo em São Paulo, essa nova constatação sobre emplacamento começou em 1º de agosto de 2025.
Alterando os propósitos quanto aos usuários de veículos, refere-se àqueles que compram um carro zero e outros que precisam mudar as placas.
Vindo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), eles querem agir nas placas, que devem ser ainda mais seguras e sem chances de falsificação.
As modificações
Pensando em realizar a estampagem, essa antes passava pelo credenciamento. Agora, é necessária uma autorização do Detran-SP para, depois, prosseguir. Com isso, é fundamental fazer o pedido assim que seja iniciado o passe ou o emplacamento do carro. Quanto ao valor, este é de R$ 37,02, com base na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz).
O pagamento deve ser realizado para o emplacamento, sendo necessário apresentar o CPF. Caso seja pessoa jurídica, é essencial informar o CNPJ. Ao que se refere essa nova regra, a Aepiv é atribuída ao processo do Detran-SP. O valor deve ser em junção com a transferência e, se não for pago, o próximo passo não é possível.
Logo após pagar, a pessoa deve escolher a estampadora, que também deve ser credenciada junto ao Detran-SP. Sobre isso, é possível encontrar aquelas autorizadas pelo departamento no site oficial. Ao chegar o dia do emplacamento, o dono do carro deve apresentar o documento do veículo.
Ainda sobre isso, é necessário um documento com foto, comprovando também que o pagamento da taxa foi realizado. A exatidão desse processo deve ser verificada no sistema da Aepiv. Além disso, o desenvolvimento do emplacamento é responsabilidade da estampadora designada. Para colocar devidamente no lugar, até mesmo o dono do carro pode fazer isso.
Sendo assim, somente aqueles que se mudaram de estado ou de munícipio devem fazer o emplacamento. Se estiver danificada e sem possibilidade de visualização, também é necessário. Se o veículo alterar a categoria, igualmente. Quanto às placas antigas, a troca deve ser feita. Caso não ocorra, será aplicada uma multa de R$ 295,23, além de sete pontos na CNH.