Neste ano de 2025, foram vistas muitas discussões a respeito da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, os altos custos impossibilitavam as pessoas.
Mas a implementação de um projeto ganhou ainda mais destaque, no qual ele pode ser conhecido como CNH Gratuita ou CNH Social.
Como uma alternativa para pessoas que não têm condições, a CNH pode ser obtida por meio de um processo que custeia todo o procedimento.
Os contemplados
O início se deu a partir de uma proposta estadual, na qual aquilo que vem de multas do tráfego entre as rodovias pode servir para ajudar outros motoristas. Com isso, é uma maneira de a CNH ser retirada, proporcionando acessibilidade, além da inclusão. Aqueles que desejam participar devem cumprir algumas regras.
Tudo é estabelecido pelo Detran, o que dependerá de cada estado. Além disso, é fundamental ter CadÚnico atualizado, renda específica, 18 anos ou mais, não ter crimes e nem condenações referentes ao trânsito. A CNH gratuita também servirá para aqueles do Bolsa Família e os que estão desempregados há mais de um ano.
Incluindo também pessoas que trabalham em setores rurais, a CNH gratuita ajudará estudantes, que devem estar matriculados em redes públicas. Pessoas com deficiência também estão inclusas, devendo estar aptas para conduzir um veículo.
Não custeando os exames essenciais para tirar a CNH gratuita, a pessoa também não pagará pelos cursos, teórico e prático. No que se refere ao mercado de trabalho, existem vagas que exigem que o indivíduo tenha carteira de motorista, nas quais ele pode atuar com motos, caminhões e carros.
Hoje, uma pessoa, para conseguir a CNH, precisa pagar cerca de R$ 2 mil a R$ 3 mil, a depender da localidade. Para participar, ela deve ir até o Detran de sua cidade, onde CPF e RG devem ser apresentados. Além disso, é necessário apresentar comprovante de residência recente, incluindo a inserção no CadÚnico.
Ao apresentar a declaração de renda da família, a inscrição deve ser feita. Online, um formulário precisa ser preenchido. Em seguida, o indivíduo passará por um processo no qual serão selecionados os que mais se adequam. Caso haja aprovação, começarão as aulas, com as práticas sendo estimuladas, além dos exames.