Como um clássico, esse filme foi indicado ao Oscar. Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption) está em alta, disponível na HBO Max e no Prime Video.
De 1994, a produção retrata o sistema prisional. Tendo Morgan Freeman e Tim Robbins no elenco, é um dos mais assistidos, de acordo com o Peacock, dos EUA, ficando na 5ª colocação.
Quanto a outras avaliações, estas são no Rotten Tomatoes, onde conta com cerca de 89% de aprovação e 98% do público geral.
A trama
O filme vem de um conto de Stephen King, com a direção de Frank Darabont. Mesmo que hoje esteja em evidência, no momento em que foi lançado não fez tanto sucesso. Arrecadando cerca de US$ 29 milhões, o orçamento da produção foi de cerca de US$ 25 milhões.
A trama se passa em 1946, onde Andy Dufresne é um banqueiro. Sua vida muda ao ser condenado por algo que nunca fez. Assim, direcionam para ele a responsabilidade de um crime contra sua esposa e o até então amante dela. Levam-no para uma prisão, a Penitenciária Estadual de Shawshank, em Maine.
Condenado à perpétua nesse filme, o personagem é apresentado a Warden Norton (Bob Gunton). Lá, esse é conhecido por ser corrupto e impiedoso. Ainda sobre isso, usa a Bíblia como referência, acrescentando o Capitão Byron Hadley (Clancy Brown), que, por sua vez, não trata bem os detentos.
Ao construir amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), trata-se de um homem que já está preso há 20 anos e gerencia um mercado na instituição. Tendo a crítica comentando a respeito, alguns não acham o nome do filme adequado, que tem sua duração de duas horas e meia. Por outro lado, hoje é uma produção considerada clássica.
Portanto, pensando em assistir a um filme, Um Sonho de Liberdade é a opção indicada. Mostrando tudo o que se passa no sistema penitenciário, retrata as injustiças que acontecem nesse meio, onde o companheirismo pode prevalecer, dando outras possibilidades.