Mesmo que a tecnologia esteja avançando, ainda é possível ver pessoas caindo em golpes, onde outras estão dispostas a fazer de tudo.
Ao que se refere às fraudes financeiras, estas são as que mais estão em evidência, onde criminosos obtêm facilmente o que querem.
Uma nova onda de ataques acontece pelo meio digital, denominada smishing. Sendo assim, trata-se de pagamentos.
Como funciona
Diante de investigações, um criminoso estava agindo por meio de um software Magic Cat. Sobre isso, ele conseguiu acessar cerca de 884 mil informações de cartões de crédito em somente sete meses. Intensificando o problema, foi se alastrando e sendo potencializado pelo mundo.
Começando em dezembro de 2023, algumas pessoas recebiam SMS, ou seja, mensagens de texto, que tratavam de encomendas vindas dos correios. De acordo com a empresa Mnemonic, um documento dizia: “Elas se passam por uma marca na qual confiamos para criar um contexto confiável para solicitar algum tipo de informação pessoal, enganando-nos e fazendo-nos fornecer nossas informações intencionalmente”.
Com as investigações, o nome do criminoso foi descoberto, e ele fazia seleções por meio do Telegram para encontrar outros que topassem. Em meio a isso, muitos passavam dados, acreditando que o aplicativo era seguro. Logo após a identificação, tudo desmoronou, apesar de não incluir outros envolvidos no caso.
Além do Gato Mágico, foi descoberta uma outra onda de crimes, com o nome parecido, mas chamada Rato Mágico. Em questão, eles pegavam informações por meio de celulares, faziam pagamentos, lavagem de dinheiro e direcionavam para outros meios bancários. Sendo assim, cerca de 650 cartões foram envolvidos no crime.
Atuando para desvendar ainda mais sobre o caso do Rato Mágico, os criminosos se passam por páginas oficiais, especialmente as mais conhecidas no meio da tecnologia, usando o consumidor, incluindo empresas que fazem entregas. Sendo assim, convencem as vitimas a fornecerem seus dados pessoais. Portanto, ao notar uma notificação via SMS, é importante checar e não clicar.