A inteligência artificial vem ser firmando não só em questões práticas do dia a dia, como também pode ameaçar algumas profissões.
Por isso, isso não significa que determinados serviços não serão mais prestados pelas pessoas, mas que pode haver uma otimização feita pela IA.
Facilitando alguns processos, a inteligência artificial colabora não só com empresas, como também traz mais agilidade às rotinas.
Quais são elas
Começando no setor de aprendizado, professores não podem ser substituídos pela inteligência artificial. Isso se dá, especialmente, pelo fato de que a tecnologia não consegue acessar e transmitir emoções que remetem ao ato de lecionar. Indo para o segmento da saúde, psicólogos, enfermeiros, médicos não devem se sentir ameaçados, porque a IA não pode concluir diagnósticos.
Aqueles que atuam com artes não serão impactados pela IA, porque as pessoas desejam algo mais próximo ao natural. Por isso, designers e ilustradores, por exemplo, devem ficar tranquilos. Os assistentes sociais também englobam as profissões que não devem ser atingidas pela inteligência artificial, porque necessitam de uma conexão mais humana.
Os que lideram um empreendimento, como é o caso de pessoas que são líderes de seus próprios negócios, a inteligência artificial não pode alcançar. Com isso, esse propósito vive em constantes tendências, onde a tecnologia não consegue se firmar. O oposto disso pode ser afetado significativamente, onde pessoas que atuam com contabilidade ou até mesmo dados podem encontrar empecilhos.
Se manter atualizado quanto ao mercado de trabalho é fundamental, onde novos métodos podem ser aperfeiçoados. Com isso, pós-graduações e MBAs estão disponíveis. Além disso, para aqueles que pensam em migrar de profissão, tudo deve ser feito com cautela.
Com os trabalhos manuais, que não podem ser fortemente atingidos pela inteligência artificial, alguns deles só utilizam para organizar métodos e ideias. Portanto, as áreas que menos devem sofrer com a tecnologia dizem respeito àquelas que o robô não consegue acessar, não proporcionando empatia.