O ato de estudar deve ser complementar a bons métodos, que podem edificar o momento, além de serem importantes para a absorção de conteúdos.
Pessoas que contam com problemas para se concentrar devem seguir essas técnicas, as quais vão elevar aquelas horas em que se para com o objetivo de aprender.
Também, dependendo de como cada individuo introduz os estudos, eles podem variar e se encaixar mais para uns e menos para outros.
Quais são elas
Segundo o professor Jubilut, consultado à CNN Brasil, ele relatou as cinco técnicas capazes de transformar os estudos. Criador do Aprova Total, ele apresentou Cornell e SQ3R. Esses métodos servem para aprimorar, onde o primeiro, em questão, é onde a pessoa deve fazer uma divisão.
Com ela, em um lado ele coloca os questionamentos, em outro, tudo aquilo que complementa sobre o tema que está estudando. Em seguida, é possível resumir o que selecionou. Quanto à técnica SQ3R, essa, o individuo deve seguir alguns processos, começando com S de survey, o Q de fazer questionamentos e 3, que está dividido em recitar, ler, revisar, entre outros.
Tendo isso, os alunos conseguirão determinar aquilo que é importante, até chegar a toda uma análise dos conteúdos. Ainda há a Leitura Savoring, na qual é fundamental fazer paradas para refletir e analisar aquilo que se anotou. Deixando o processo estimulante, ela também é altamente positiva. Com a Curva de Ebbinghaus, essa técnica consiste em fazer revisões que auxiliem o cérebro, de maneira pausada, a absorver o estudo.
A última, e não menos necessária, é a Técnica Feynman. Essa, por sua vez, ajuda a pessoa a usar algo diferente, onde ela conseguirá prosseguir com métodos descomplicados. Ou seja, deve selecionar coisas simples a serem estudadas, onde elas vão levá-la ao destino de compreender e absorver o conteúdo.
Portanto, usando essas 5 técnicas capazes de ajudar o momento de estudar, uma pessoa que está se preparando para provas importantes pode se elevar. Mantendo uma rotina adequada e seguindo-as com pausas necessárias, um aluno conseguirá se dar bem naquilo a que está se dedicando arduamente.