O ano de 2026 vai chegar com boas notícias para quem planeja mais momentos de descanso. Com muitos desses dias caindo em fins de semana em 2025, o planejamento dos trabalhadores não foi beneficiado. Ao contrário de anos anteriores, os feriados no próximo serão entre segundas e sextas-feiras.
Tendo apenas um dos 12 feriados nacionais em um domingo, o ano de 2026 facilitará a criação de emendas, assim como viagens mais prolongadas. Proporcionando o lazer, a agenda pessoal será mais fácil. Pontos facultativos, feriados fixos e o carnaval contribuirão.
Podendo se estender por até cinco dias, a folia será de sábado até a Quarta-Feira de Cinzas. Quanto a Corpus Christi, em uma quinta-feira, abre espaço para pensar estrategicamente. Com pouca organização, será possível desfrutar de pequenas férias ao longo do ano.
Mais oportunidades de descanso
Outra notícia que impactará a rotina dos colaboradores em 2026 é a de uma nova regra. Entrando em vigor neste mês de julho, empresas e comércios só poderão exigir trabalho em feriados diante de um acordo coletivo com o sindicato da categoria. Com isso, estabelecimentos terão que mudar suas rotinas em datas comemorativas.
Impulsionando o turismo, os feriados nacionais em 2026 servirão para idas ao interior, viagens curtas e aumento em hospedagens. Lugares turísticos poderão se preparar para essa movimentação que dará muitas oportunidades econômicas. Assim como datas do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro) contarão com um bom planejamento em termos de escala.
A partir desse cenário, é importante que profissionais e empresas se antecipem. Usando banco de horas, considerando feriados locais e nacionais, tudo ficará em plena estratégia. Para quem que valoriza o descanso, o ano de 2026 será mais benéfico para aproveitar com mais pausas.
Esse novo panorama serve para dar equilíbrio e mais produtividade, mas também proporcionando o bem-estar. Com mais chances de folgas ao longo de 2026, trabalhadores poderão recarregar as energias, focando no desempenho profissional. Sem comprometer, mudanças operacionais beneficiarão os dois lados.