Novo relator das contas do governo no TCU foi aliado de Dilma e Erenice
O Tribunal de Contas da União aprovou com ressalvas as contas de 2019, primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro, na última quarta-feira, 10, e já definiu quem vai relatar a prestação de contas deste ano. O trabalho ficará sob a responsabilidade do ministro Walton Alencar Rodrigues. Com carreira como procurador do Ministério Público de...

O Tribunal de Contas da União aprovou com ressalvas as contas de 2019, primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro, na última quarta-feira, 10, e já definiu quem vai relatar a prestação de contas deste ano. O trabalho ficará sob a responsabilidade do ministro Walton Alencar Rodrigues.
Com carreira como procurador do Ministério Público de Contas, Walton é ministro da corte desde 1999 e já presidiu o TCU. Quando Dilma Rousseff comandava a Casa Civil, durante o governo Lula, Walton foi acusado de ser os olhos e ouvidos da ministra na corte. Ele chegou a ser flagrado trocando e-mails com Erenice Guerra, então braço-direito de Dilma, pedindo apoio para que sua mulher, Isabel Gallotti, fosse indicada ministra do Superior Tribunal de Justiça, o que acabou acontecendo em 2010.
O parecer das contas de 2019, sob relatoria do ministro Bruno Dantas, não enfrentou grandes dificuldades de aprovação no TCU. A análise deste ano deve exigir esforço extra do tribunal, já que a pandemia de coronavírus elevou o endividamento público e permitiu a liberação de créditos extraordinários para a quitação de despesas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)