Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress

Presidente refém

Para se opor aos hábitos da velha política, é preciso fazer política. Bolsonaro não tem feito e, ao contrário do que parece, seus arroubos o deixam cada vez mais à mercê do Congresso
28.02.20

Em março do ano passado, enquanto o governo recém-empossado ainda engatinhava, os fisiológicos do Congresso já nadavam de braçada ao praticar o seu esporte predileto. Em meio à clássica disputa por poder, tentavam emparedar o Palácio do Planalto a fim de abocanhar o máximo possível de verbas e cargos estratégicos na administração federal. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro já emitia sinais de que poderia se render — fato destacado em reportagem de capa de Crusoé –, embora ainda estivesse embalado pelo escrutínio favorável das urnas, o que lhe conferia duas vantagens essenciais a um governante em início de mandato: lastro político e apoio popular. De lá para cá, porém, o governo se mostrou pródigo em se enroscar nas próprias pernas, e entregar de bandeja narrativas das mais diversas para a oposição. Pululam situações que poderiam ser evitadas, mas que os arroubos presidenciais ou de sua prole fizeram o desfavor de potencializar. O resultado, 14 meses depois da posse, é que, ao empilhar crises e empreender manobras políticas equivocadas, o presidente torna-se cada vez mais refém do fisiologismo e de vícios os quais sempre jurou condenar.

O rumoroso episódio do compartilhamento, por Bolsonaro, de um vídeo com a convocação para um protesto contra o Congresso, marcado para 15 de março, uma manifestação que anima as hostes bolsonaristas nas redes sociais e fora delas, é emblemático. Até então, como relatou Crusoé na edição da semana passada, a “guerra do foda-se” — alusão ao palavrão usado pelo general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, ao acusar os congressistas de chantagear o governo — estava completamente em aberto. Enquanto os militares e reformistas do governo falavam grosso de um lado, e acusavam a chantagem explícita dos parlamentares na disputa pelo controle de 30 bilhões de reais em emendas do Orçamento deste ano (o tal Orçamento impositivo), o Congresso se articulava de outro para ficar com um naco mais robusto dessa dinheirama, a fim de atender às conveniências político-eleitorais. Depois do WhatsApp presidencial, o preço do fisiologismo parece ter ficado mais elevado. A tendência agora é que, na próxima semana, ao se debruçar sobre o tema, os parlamentares usem o caso como pretexto para derrubar o veto de Bolsonaro à proposta que confere ao relator do Orçamento todo o poder sobre a destinação da verba bilionária. Outras duas pautas, até então consideradas pelo governo como pule de dez para aprovação, foram ao telhado: o projeto de autonomia do Banco Central e o Plano Mais Brasil, proposto pelo Ministério da Economia para reduzir os gastos públicos.

Também é provável que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, dê vazão a projetos com potencial de causarem impacto nas despesas públicas. A mais preocupante é a que reformula a política do salário mínimo — emenda já apresentada à medida provisória que fixa o valor em 1.045 reais, com consequências sobre o Orçamento já deste ano. Conforme apurou Crusoé, Maia tomou conhecimento do vídeo compartilhado por Bolsonaro quando estava prestes a deixar Paris rumo a Madri. O presidente da Câmara está, desde a segunda-feira de Carnaval, em viagem oficial à Europa, de onde só deve retornar nos primeiros dias de março. De imediato, Maia passou a ser procurado por deputados que lhe cobravam uma reação enérgica. Aliados próximos, porém, sugeriram ao presidente da casa reagir de maneira diferente dessa vez. O conselho foi para que adotasse “cautela, frieza e objetividade”. “A tensão no ambiente político é o ‘novo normal’ desde que Bolsonaro é presidente da República. Tudo que ele precisa é manter a disjuntiva velha política versus nova política”, argumentou um aliado de primeira hora de Maia. Seguindo os conselhos dos que atuaram como bombeiros da crise, o deputado usou suas redes sociais para esfriar a temperatura ambiente. “Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir”, escreveu na quarta-feira de Cinzas, sem mencionar Bolsonaro e o ato de 15 de março. Na sequência, coube ao próprio presidente da República puxar o freio de mão, também nas redes. “Tenho 35M de seguidores em minhas mídias sociais, com notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional. No WhatsApp, algumas dezenas de amigos, onde trocamos mensagens de cunho pessoal. Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, dizia o tuíte.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéAlcolumbre e Maia: o conselho recebido foi para agirem com frieza a Bolsonaro
Responsável pela articulação política do Planalto, o titular da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, só conseguiu contato na tarde do mesmo dia com o presidente da Câmara e o do Senado, Davi Alcolumbre. Pelo WhatsApp, o ministro repetiu o que já havia dito à imprensa: que o presidente da República compartilhou o vídeo pelo “tom emotivo” da produção, que cita a facada levada por ele durante a campanha eleitoral de 2018. No Senado, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, do MDB, ajudou na tarefa. A pedido do general Ramos, o emedebista passou a telefonar para cada um dos senadores para tentar clarear a situação. O próprio, porém, reconheceu que o caldo já havia entornado. “A quarta-feira não foi de Cinzas, foi de chamas”, disse o senador em conversa com Crusoé.

Bolsonaro, aos poucos, descobre que, apesar da popularidade, a caneta do presidente tem limite – e que ele pode muito, mas não pode tudo. Por isso, adota um comportamento ambivalente. Maquiavel dizia que é necessário distinguir o que o “príncipe” fala do que ele faz. Assim o pensador florentino realçava a importância de se tirar o peso daquilo que é declarado pelo governante, dando mais ênfase e importância a como ele de fato se comporta no dia a dia. O problema é quando os atos do mandatário deixam a desejar em relação às suas declarações. No caso da relação de Bolsonaro com o Congresso, há um abismo entre o que ele alardeia e pratica. Ao mesmo tempo que, publicamente, se escora nas ruas e faz que exibe as garras para o Congresso — principalmente quando se vê enfraquecido –, nos bastidores ele se rende às negociações de sempre. Ou seja, aos piores métodos. É aí que ele expõe sua fraqueza. O exercício do poder já deveria ter ensinado ao presidente que, entre os velhos hábitos aos quais diz se opor, e a rendição aos fisiológicos do Congresso, existe uma avenida de possibilidades a ser trilhada. A principal delas é a que coaduna com a boa política, baseada na transparência, nas práticas republicanas e no interesse público. Emendas, por exemplo, são em geral recursos aplicados em obras que deveriam ser de interesse da população. O busílis nunca foi pagá-las, mas os critérios que as norteiam.

 

A capa da edição 44 de Crusoé, de março do ano passado: o Congresso já mostrava os dentes
Ás do Centrão, o deputado Arthur Lira, do PP, por exemplo, disse que o chamado orçamento impositivo fará com que “600 parlamentares” assumam o controle de bilhões de reais em emendas para cumprir o papel, segundo ele, de “defender os interesses dos brasileiros na destinação dos recursos”. As suas palavras, no entanto, não correspondem aos fatos. Na semana passada, Crusoé registrou, com base em reportagem de O Antagonista, qual foi a destinação de 3,8 bilhões de reais da verba extra do Ministério do Desenvolvimento Regional: irrigar convênios escusos e sem qualquer critério celebrados no apagar das luzes de 2019, de modo a atender interesses meramente paroquiais. Imaginem o que as excelências serão capazes de fazer com 30 bilhões de reais.

Os soldados do governo no Congresso, a quem caberia o papel de adequar as costuras políticas aos moldes republicanos, contribuem para atear mais fogo ao ambiente já inflamado. Proeminente integrante da tropa bolsonarista, a deputada federal Bia Kicis, do PSL, é uma das grandes incentivadoras do ato do dia 15, o qual divulga fervorosamente em suas redes sociais. É um sintoma explícito de que, em vez de discutir os métodos e operar no Congresso para fazer a coisa da maneira certa, as fileiras mais próximas do presidente estão empenhadas em apostar no acirramento dos ânimos. Na falta de capacidade de articulação, resta  apelar para as ruas. O principal organizador da próxima manifestação contra o Congresso é o Movimento Avança Brasil, que, juntamente com o Nas Ruas, o Movimento Conservador, o Movimento Brasil Conservador, o Movimento Monarquista, a Direita São Paulo e a República de Curitiba, pretende realizar marchas contra “os chantagistas do Congresso” em ao menos 130 municípios. Também integram a campanha empresários, investidores e blogueiros bolsonaristas. Alinhado ao credo bolsonarista, o empresário Otavio Fakhoury é um dos que prometeram, publicamente, financiar os atos. Os organizadores também pedem o apoio financeiro de Luciano Hang, dono da Havan, e de Winston Ling, padrinho da união entre Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O general Augusto Heleno: conversa vazada que acusou “chantagem” de congressistas insuflou a convocação para o ato
Enquanto Bia Kicis brinca de incendiária, o governo sofre reveses no Congresso. A proposta de reforma administrativa ainda não foi enviada aos parlamentares justamente por causa da resistência reinante em relação aos assuntos que vêm do outro lado da Praça dos Três Poderes. Em live na noite desta quinta-feira, 27, Bolsonaro reconheceu as dificuldades na relação com o parlamento. “Alguns falam que eu não tenho articulação com o Congresso. Realmente eu não consigo aprovar o que eu quero lá. Até gostaria que fosse botada alguma coisa, muita coisa, mas [o projeto] não é botado em pauta. É a regra do jogo. E você tem que respeitar”, disse ele. “Gostaria de fazer muito mais pelo Brasil. Estou há seis meses com um projeto na Câmara. Não vou desistir, vou buscar fazer tudo o que eu prometi. O Parlamento nosso tem lá os seus problemas. Eu quero o Parlamento mais atuante”, acrescentou.

A história ensina que é um perigo para um presidente ficar completamente a reboque do Congresso. Depois da redemocratização, dois presidentes foram apeados do poder quando perderam as rédeas da governabilidade. Detalhe: ambos — Fernando Collor e Dilma Rousseff — tinham partido e linhas auxiliares, ao contrário de Jair Bolsonaro. Ao fim e ao cabo, ele rompeu com a agremiação que lhe deu abrigo na disputa presidencial, o PSL, por não ter tido força suficiente para impor a sua vontade. É o caso esdrúxulo de um inquilino do Palácio do Planalto que, além de não ter partido, encontra dificuldade para criar um próprio — o Aliança pelo Brasil ainda está muito longe de obter o número de assinaturas necessário para pedir o registro na Justiça Eleitoral e, assim, é altamente improvável que seja capaz de ter candidatos próprios nas próximas eleições municipais. A manifestação do dia 15, aliás, também servirá para angariar assinaturas, nas diferentes cidades onde ocorrerá.

Um presidente sem partido, sem costuras firmes em torno de um programa e que se recusa a fazer política é um presidente à mercê do Congresso e dos seus chantagistas, para usar a expressão do General Heleno. Chantagistas que, diante dos arroubos presidenciais e da tentativa de Bolsonaro de governar com as ruas, posam de vestais da democracia. É preciso tomar cuidado. Apesar de não haver hoje condições políticas para o impeachment, ao presidente, quem quer que seja ele, não é permitido brincar com a sorte. Muito menos em um momento delicado como o de agora, em que especialistas apontam hora após hora os riscos de uma tempestade perfeita, com a instabilidade na economia global ante a ameaça de uma pandemia do novo coronavírus. “O cenário é bastante preocupante. Parece que o governo se deu por satisfeito com a reforma da Previdência. Mas ela só serviu para o Brasil não virar uma Argentina. O ajuste fiscal não está completo. A reforma administrativa, por exemplo, não anda desde setembro”, diz a economista Solange Srour. O quadro requer, no mínimo, alguma cautela e visão do jogo que se desenrola em Brasília. E isso nada tem a ver com chancelar as vontades da velha política.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A INCERTEZA do AUTORITARISMO pode ser o FATOR DE PRESSÃO para dar o ÚLTIMO EMPURRÃO que eles precisam para FICAREM COMPLETAMENTE NUS perante o país, LEVANDO SUA CORRUPÇÃO aos ESTERTORES do RIDÍCULO e do INIMAGINÁVEL.

  2. Até agora Bolsonaro se "APOIOU" nas ruas. Parece ser CONVENIENTE que estas GANHEM VIDA PRÓPRIA e se DESCOLEM da FIGURA DO PRESIDENTE, pois para uma ALIANÇA PELO BRASIL é CONVENIENTE e PROPÍCIO que os VÍNCULOS POLÍTICOS e IDEOLÓGICOS estejam em SEGUNDO PLANO, com o país e a SOCIEDADE em PRIMEIRO. Com o CORONA os PREDADORES e CORRUPTOS DO JUDICIÁRIO não poderiam ter MELHOR DESCULPA, portanto, já que Bolsonaro está "SEM" as RUAS, há MELHOR OPORTUNIDADE?

  3. A CORRUPÇÃO nos OUTROS PODERES pode EXISTIR sem a MÃO CORRUPTA do JUDICIÁRIO? Qual é o GRUPO DE RISCO na PANDEMIA? Não são os IDOSOS? Portanto, a CORRUPÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA afeta mais quem? Apesar disto, os DETRATORES DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, mais NOTADAMENTE "HUMANISTAS" DO JUDICIÁRIO, alegavam que esta afetaria os VELHINHOS, mas JAMAIS tiveram qq PREOCUPAÇÃO com a CORRUPÇÃO que DESVIA RECURSOS que deveria ir para CUIDAR exatamente dos VELHINHOS?

  4. A INCAPACIDADE de tanto o ESTADO quanto o MERCADO responderem uma CRISE DE SAÚDE PÚBLICA não decorrem da AÇÃO NEFASTA do JUDICIÁRIO sobre o SISTEMA SOCIAL e ECONÔMICO BRASILEIROS? Qual é o PODER com MAIS CONCESSÕES, PRIVILÉGIOS e REGALIAS? E qual é o PODER MAIS CORRUPTO ? Mesmo que haja DIVERGÊNCIAS quanto a isto, há que se ressaltar que quem é que tem o DEVER DE PUNIR? Não é o JUDICIÁRIO? Se há CORRUPÇÃO no EXECUTIVO e no LEGISLATIVO, é por causa destes PODERES PURA e SIMPLESMENTE?

  5. Quais seriam as REPERCUSSÕES deste PODER, o JUDICIÁRIO, sobre o SISTEMA ECONÔMICO e SOCIAL? Se as LEIS e a CONSTITUIÇÃO não são APLICADAS, isto não caracteriza ANOMIA e implica ANARQUIA? O ESTADO DE CAOS existente hj no país não é em grande parte FRUTO do DESARRANJO SOCIAL e ECONÔMICO ALIMENTADO pela INÉPCIA e CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO? Se ele retirasse do ÂMBITO do ESTADO e do MERCADO os CORRUPTOS, estes não funcionariam com MAIOR EFICIÊNCIA e MENOS CORRUPÇÃO?

  6. Se qq uma delas ou as duas RATEAREM, quem PAGARÁ o PREÇO é o CIDADÃO, sobretudo os MAIS POBRES e VULNERÁVEIS, pois eles são os que têm MENOS RECURSOS para se DEFENDER diante do RISCO e da INCERTEZA. Mas até agora em essência só se tratou dos EFEITOS DO MEIO POLÍTICO sobre o SISTEMA SOCIAL e ECONÔMICO, sem se TOCAR na RAIZ DO PROBLEMA: o JUDICIÁRIO. Em um SISTEMA COMPLEXO e INTERDEPENDENTE, qual não seriam as REPERCUSSÕES de um PODER INTEIRO não CUMPRIR com suas FUNÇÕES?

  7. Daqui para frente não são MUDANÇAS RADICAIS, mas SINTONIA FINA e AJUSTES MILIMÉTRICOS que permitirão ao SISTEMA avançar sem DESCARRILAR, pois quando o CONTINGENTE POPULACIONAL chega nos NÍVEIS ATUAIS, REAÇÕES EM CADEIA e EFEITOS DOMINÓ podem ser "DISPARADOS" por EVENTOS e ELEMENTOS tão INSIGNIFICANTES quanto um MICRO-ORGANISMO que nem ao ALCANCE DOS OLHOS está. As MÁQUINAS que SUSTENTAM a SOCIEDADE e o SISTEMA SOCIAL precisam estar TININDO (ESTADO e MERCADO).

  8. Outro PONTO IMPORTANTE é CRIAR-SE a PERCEPÇÃO que o AVANÇO TECNOLÓGICO e ECONÔMICO trouxe um NÍVEL DE COMPLEXIDADE e EFEMERIDADE dentro dos SISTEMAS ECONÔMICOS e SOCIAIS que impede a ADOÇÃO de SOLUÇÕES AMADORAS e CASUÍSTICAS, assim como DISCURSOS DEMAGÓGICOS e SIMPLISTAS que não contemplam o TODO e as MÚLTIPLAS VARIÁVEIS que mantém o EQUILÍBRIO SISTÊMICO. A VELOCIDADE das TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS cresceu na PROPORÇÃO do AVANÇO TECNOLÓGICO e ECONÔMICO.

  9. Um ESTADO GLUTÃO INEFICIENTE já é CONDIÇÃO SINE QUA NON para que a SOCIEDADE PAGUE mais do que RECEBE. Agora, imagine um ESTADO GLUTÃO CORRUPTO e INEFICIENTE? Qual é o ESTRAGO que ele não causa à SOCIEDADE? Pois, fora os PRIVILÉGIOS e REGALIAS, há tb o BOLSA-CORRUPÇÃO para SUSTENTAR os PREDADORES e CORRUPTOS. Quanto é 10% da ARRECADAÇÃO PÚBLICA jogada no ESGOTO em FUNÇÃO da INEFICIÊNCIA e da CORRUPÇÃO? Inclusive, pq elas são IRMÃS SIAMESAS, pois uma ALIMENTA e se ALIMENTA da outra.

  10. Além do mais, a SOLICITAÇÃO (NEGADA), poderia ser o PANO DE FUNDO para um PROPOSTA "SÉRIA" de PARLAMENTARISMO diante da INAPTIDÃO DECLARADA PUBLICAMENTE de Bolsonaro. No BOJO do CORONA VÍRUS é possível que se dê à POPULAÇÃO BRASILEIRA uma AULA MAGISTRAL de ECONOMIA e ORÇAMENTO PÚBLICO, mostrando que DINHEIRO NÃO NASCE EM ÁRVORE e que para alguém ter uma REGALIA e PRIVILÉGIO, outro tem que FAZER O SACRIFÍCIO. Para o ESTADO tomar da SOCIEDADE nem CORRUPTO é preciso que ele seja.

  11. Em suma, a MERA SOLICITAÇÃO, mesmo que NEGADA, teria tudo para DISPARAR O ALARME na CABEÇA dos PREDADORES e CORRUPTOS que aumenta o NÍVEL DE INCERTEZA para perto de LIMITES INTOLERÁVEIS e que os OBRIGA a se EXPOR MAIS AINDA. Fora isto, há tb o PARADOXO: o CORONA VÍRUS justifica MEDIDAS DRÁSTICAS e EXCEPCIONAIS, mas o DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS DA SAÚDE estranhamente não. Pq? Pq DESVIAR RECURSOS DA SAÚDE PÚBLICA não é um ATENTADO contra a ORDEM PÚBLICA e o POVO?

  12. Há que se LEMBRAR que a CORRUPÇÃO depende da IMPUNIDADE e da ESTABILIDADE, pois um PINGO DE INCERTEZA sequer já é o BASTANTE para deixar o CORRUPTO em PÂNICO, pois afinal, ele sabe o que fez e diante da INCERTEZA nasce o MEDO de que esta possa acabar com as CONDIÇÕES que permitem a ele esconder a sua CORRUPÇÃO. Portanto, diante da INCERTEZA e do PÂNICO ele teria que ACELERAR as suas AÇÕES DE SABOTAGEM, DESTRUIÇÃO DE PROVAS e OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA.

  13. É ÓBVIO que não se pretenderia a APROVAÇÃO DA SOLICITAÇÃO, mas o TUMULTO em volta dela, para Bolsonaro serviria como a PROVA CABAL de que estão EXAGERANDO a GRAVIDADE do VÍRUS com SEGUNDAS INTENÇÕES. Para os ADVERSÁRIOS dele seria a PROVA de que ele não é um PROTÓTIPO, mas um DITADOR. Para os PREDADORES e CORRUPTOS seria mais uma ELEVAÇÃO no NÍVEL DE ADRENALINA e o AVISO de que eles devem se UNIR para DEFENDER o ESTADO "DEMOCRÁTICO" DE "DIREITO" e SOLTAR o RESTO DA QUADRILHA.

  14. Em parte haveria outra IRONIA, pois a SAÚDE BRASILEIRA enfrenta um ESTADO DE CALAMIDADE há anos, pois basta olhar o ESTADO do RJ, mas um VÍRUS que até agora não MATOU nem PERTO do que a CORRUPÇÃO na SAÚDE PÚBLICA MATOU, cria um PÂNICO e uma HISTERIA que justificaria até mesmo a DECRETAÇÃO DE ESTADO DE DEFESA, mas o PROBLEMA MAIOR, que é a PILHAGEM de RECURSOS PÚBLICOS para a SAÚDE nunca foram OBJETO DE ESCRUTÍNIO e REVOLTA POPULAR.

  15. Este mesmo Gilmar Mendes que SOLTA CORRUPTOS, inclusive aqueles ACUSADOS de DESVIAR RECURSOS PÚBLICOS para a SAÚDE, seria CONTRA a DECRETAÇÃO do ESTADO DE DEFESA cujo PROPÓSITO seria exatamente colocar o país em ESTADO DE ALERTA MÁXIMO contra o VÍRUS? Por isto que seria MELHOR uma SOLICITAÇÃO DE ESTADO DE DEFESA, pois é MAIS BRANDO e se ENCAIXA MELHOR na NARRATIVA de que a MOTIVAÇÃO da SOLICITAÇÃO é a CALAMIDADE na SAÚDE PÚBLICA.

  16. Quem não tem VERGONHA de em CADEIA NACIONAL dizer que o CORONA VÍRUS é só uma GRIPEZINHA, tb não deveria ter de SOLICITAR ESTADO DE DEFESA ou até de SÍTIO. Ao contrário de OUTRAS TÁTICAS, esta seria MELHOR se fosse PÚBLICA e EXPLÍCITA, tanto para GERAR CLAMOR POPULAR quanto para deixar os PREDADORES e CORRUPTOS mais na CORDA BAMBA ainda. Não seria IRÔNICO que Gilmar Mendes viesse a PÚBLICO DEFENDER o ESTADO "DEMOCRÁTICO" DE "DIREITO" e as MEDIDAS contra o CORONA VÍRUS?

  17. Apesar de ele não poder dizer que os AMERICANOS estão por trás da DESESTABILIZAÇÃO DO GOVERNO dele, há os PRECEDENTES das ELEIÇÕES onde ele foi chamado de FASCISTA, NAZISTA e tudo a que tinha DIREITO. Se nas ELEIÇÕES houve esta TÁTICA ESPÚRIA, pq aqueles que lá atrás tentaram IMPEDIR a ASCENSÃO dele à CADEIRA DE PRESIDENTE teriam DESISTIDO? E se Maduro pode, pq ele não pode (esta é para os MILITANTES DA ESQUERDA que ainda não DESEMBARCARAM da NAU MADURENHA, se é que continua a haver algum lá).

  18. Ela pode ser MINADA tanto de DENTRO DO ESTADO quanto de FORA dele. A OPINIÃO PÚBLICA não pode ser FACILMENTE MANIPULADA? Quem está CERTO? Onde está a VERDADE? Bolsonaro é um INCOMPETENTE ou está sendo VÍTIMA de uma IMENSA ESTRUTURA que existe para se PERPETUAR? Mas o MAIS IRÔNICO, se acusassem Bolsonaro de tentar um GOLPE ou de estar INVENTANDO SUBTERFÚGIOS para DAR UM GOLPE, com quem ele se PARECERIA aqui na América do Sul? Não seria com Maduro, que vive ÀS VOLTAS com CONSPIRAÇÕES e COMPLÔS?

  19. Se Bolsonaro mandasse para o CONGRESSO uma SOLICITAÇÃO e esta fosse NEGADA, não seria a PROVA de que a CRISE não é tão GRAVE assim e há um EXAGERO PATROCINADO por SETORES ORGANIZADOS DA SOCIEDADE com o INTUITO de MINAR e DESESTABILIZAR o GOVERNO? Não estão FAZENDO A CAMA para justificar o IMPEACHMENT de Bolsonaro e se valendo do CORONA VÍRUS para isto (POSSIBILIDADE totalmente real, mas não APLICÁVEL neste CONTEXTO)? A DEMOCRACIA não é uma COISA FRÁGIL?

  20. Os VOTOS para qq um dos DOIS não são exatamente os VOTOS para IMPICHAR Bolsonaro? Portanto, se já há VOTOS no CONGRESSO para IMPICHÁ-LO, não haveria para DECRETAR ESTADO DE DEFESA ou DE SÍTIO? Pois qual é a LÓGICA por trás de um MOVIMENTO deste? Se a CALAMIDADE é tão GRAVE assim para que Bolsonaro até mesmo esteja SUJEITO a ser IMPICHADO por sugerir um RELAXAMENTO nas MEDIDAS SANITÁRIAS e RESTRITIVAS, ela não seria GRAVE SUFICIENTEMENTE para DECRETAR ESTADO DE DEFESA ou DE SÍTIO?

  21. Não chegou o MOMENTO de Bolsonaro, o TÍBIO, mostrar suas GARRAS de outra forma, além das RUAS e das REDES SOCIAIS? Pelo simples fato de ter defendido que haja um EQUILÍBRIO nas MEDIDAS SANITÁRIAS e RESTRITIVAS para que uma CALAMIDADE na SAÚDE PÚBLICA não se transforme em uma CALAMIDADE ECONÔMICA, ele não está APANHANDO de TODOS OS LADOS? Pois bem, se a CALAMIDADE na SAÚDE é tão GRANDE assim, não justificaria a DECRETAÇÃO de ESTADO DE SÍTIO ou, no MÍNIMO, de DEFESA?

  22. Não vejo como Crusoé,ser tão nefasto o governo Bolsonariano, querendo atribuir só ao Presidente o incômodo relacionamento com o parlamento,estão vendo pêlo em ovo. Cá pra nós,Maia , Alcolumbre e seus súditos comprometidos com a "justa",querem de toda maneira,auxiliados pela mídia,derrubar JMB,mas,aconselho a mudar a estratégia,bater numa tecla só,além de enfadonho,provoca a ira de quem torce pro sucesso do governo e do País,consequentemente.

  23. Infelizmente possuímos um Congresso que só funciona na base da chantagem, a começar pelos presidentes das duas casas e a isso se soma o comportamento de Bolsonaro: fraco, tibio e covarde. Nem leva consigo o que aprendeu: disciplina.

  24. Manifestação nas ruas é o direito de qualquer cidadão, bem como o apoio à mesma.O presidente e a deputada são, primeiramente, cidadãos.Interessante que as manobras espúrias do sr Rodrigo Maia , visando retirar 30 bilhões do governo, de forma oportunista e indecente, a reportagem não condena.Nem a tentativa de Rodrigo Maia agir como primeiro ministro.Lamentável

    1. Viajando pra Europa,desconstruindo o Presidente e buscando apoio dos gringos, numa eventual mudança do governo presidencialista, para parlamentarista,onde o Nhonho seria o primeiro ministro. Só Freud e FHC ,podem explicar.

  25. um parágrafo seria suficiente a expressar a essência do que falta neste artigo: o mais puro senso da realidade; o mesmo grassa em repetir o que de resto parece ter saído de um discurso do Geraldo Alckmin: retórica e vazio, seja porque o que o congresso quer é derrubar este governo diuturnamente e de outro num presidencialismo de coalizão meter a mão no dinheiro para manterem-se no poder. A dupla de articulista ao lado da mídia tradicional continua a nos substimar sonegando a natureza do jogo

  26. sinceramente, vocês estão cada vez mais parecidos com o restante da mídia... tudo que o Bolsonaro faz está errado, nunca faz nada de correto...e ainda querem que ele faça "política" com esses sanguessugas do congresso. Que vergonha

  27. O que vocês chamam de fazer política? Seria negociar, barganhar, comprar votos, oferecer ministérios em troca de governância? Tirem o cachorrinho da chuva, porque isso não vai acontecer com o nosso presidente.

    1. Verdade? E o que foi esse projeto de 18 bilhões enviado pelo governo? JB ficou de quatro, fez acordo para não ser impichado e que está pagando essa fatura somos nós.

  28. Votei em Bolsonaro, mas infelizmente ele não tem o mais brilhante dos cérebros, tampouco controle emocional para suportar as pressões...entretanto como se diz popularmente: "é o melhor que tá tendo". Mas isto não o deixa imune a críticas, apoiar não quer dizer abonar todas as atitudes...aceitar e analisar críticas faz parte do jogo...parabéns Crusoé!!!! continua nossa ilha...fica a dica bolsonaristas...

  29. O Bolsomito é refém da própria incompetência dele, pois não toma atitude de HOMEM e líder de uma nação, feche entes antros de corrupção e o país volta rápido a crescer.

  30. Bolsonaro deveria se dar mais respeito, agir com mais transparência e seriedade que o cargo exige mas passado todo esse tempo ele não deixou de se comportar como um representante fofoqueiro do baixo clero. O Brasil caminha aos trancos e barrancos APESAR do Bolsonaro.

  31. - Qtos leões o PR Bolsonaro tem q matar por dia? ... O congresso querendo dar o golpe dos 30 bi, Celso de Melo dando chilic, Globo, Folha, Estadão, Veja, IstoÉ, Crusoé, Antagonista, todos espiando o presidente 24hs por dia ao melhor estilo BBBosta.

  32. Sou assinante da Crusoé e do Antagonista. Tenho uma estranha sensação. Parece estar havendo um lento contorcionismo de vocês para alinhar-se, pouco a pouco com os críticos permanentes do Governo Bolsonaro. Eu encontrava em vocês uma ilha de análises isentas sem qualquer viés. Tenho a triste sensação de que isto está mudando. Acabo de ler esta extensa matéria do Igor Gadelha e do Renato Alves. Ela se debruça, do início ao fim sobre as fraquezas do Bolsonaro (que existem de fato) e de seu Gover

    1. exatamente Vilma!! jovem pan e Crusoé...algo ocorre nos bastidores

    2. Vale lembrar que antes de BOLSONARO, a CRUSOÉ viveu essa mesma armação, mas pelo STF e entre o vamos contudo e pisar no freio, optaram pela 2.ª opção, a qual nós assinantes muitas das vezes nos posicionamos, dizendo, não foi para ler isso que assinei CRUSOÉ, se sentindo quase assinante do Estadão. Mas de verdade, também a CRUSOÉ é refém no mesmo sistema. Quem vem acompanhando JOVEM PAN, também tem essa percepção de q algo a travou. Por ora, só como cidadãos, podemos ao menos urrar em palavras.

  33. Como cortar as arestas, atender as reivindicações, economizar recursos e sair bonito na foto: Congressistas apresentam listas com programas de investimentos, Minist. do Desenv. Regional e outros envolvidos, avaliam solicitações, adéquam-se as prioridades e liberam-se as verbas. Atende a freguesia e ganha as próximas eleições sem crise.

    1. Obs. Só liberar os recursos após aprovação das reformas.

  34. No CORPORATIVISMO, há de ser estratégia interessante se alongar na reportagem para que possa parecer que está de acordo com a expectativa, sem citar o furão da VERA MAGALHÃES, q tamanho prejuízo causou aos mesmos CAMARADAS do CONGRESSO, do STF, mais saldo negativo para CIRO GOMES, nas falas equivocadas com idéias agressivas e as reportagens jornaleiras, que resultaram em FERMENTO POTENCIAL para AS MANIFESTAÇÕES de 15/03 (mas de 2020). O Furão vai acabar virando logo das jornalistas?

  35. Como entendermos que 57 milhões de eleitores ANTI CORRUPÇÃO não estão bem representados na CÂMARA FEDERAL. Por amostragem, foquemos os 46 Deputados eleitos no RJ. Tem a turma dos 6 eleitos, somando (PSOL + PCdoB + PT). Do PSL, 11 eleitos. Subtraindo 46 - 17 = temos mais 29 Deputados do RJ, para analisarmos por que a vontade ANTI CORRUPÇÃO NÃO ESTÁ VISÍVEL, sendo que dos 8.342.445 votos fluminenses válidos, a grande maioria, 5.669.059 votaram ANTI CORRUPÇÃO?!

  36. #dia15euvou porque o Presidente foi eleito por nós! E por nós está lutando. Se o parlamento não entendeu ainda que o país está mudando. Paciência! #dia15euvou !

  37. A pergunta de 1 milhão de dólares Gadelha é: Como fazer política com um congresso de muitos bandidos que só querem cargos e dinheiro com esse STF da mesma laia? Só estão sobrando as opções 1- Povo na rua e pressão popular 2- Tanques na rua. A primeira é democrática, então......

  38. o Brasil sabe que com estes políticos indiciados no comando do congresso, jamais seremos da espiral do quanto pior melhor. Esperamos que com o amadurecer das compreensões o presidente coloque a 142 ,e limpe os comprovadamente delatados na lava jato do congresso, bem como ministros sem qualificações do STF. Não podemos entrar na rotina da propina como a imprensa deseja , até vocês com atitudes muito duvidosas .

  39. Vocês da Crusoé deixam claro que política é propina e recomendam ao governo que faça está política? Deixem de dissimulação, é evidente que vocês entraram no jogo político miúdo , tosco e oportunista .

  40. Pedro Amaro Gente, está ficando difícil entender onde quer chegar os nossos amigos da Crusoé! Quer dizer que Bolsonaro não faz POLÍTICA e por isso a coisa não anda?! E como fazer política com dois presidentes, da Câmara e Senado, boicotando todos os passos do Presidente Bolsonaro? Será que a ideia é " o toma lá da cá"? Se a ideia é essa, creio que o Presidente só tem um caminho: usar os instrumentos que a Constituição lhe faculta!

  41. Bom, o texto confirma q o Gen Heleno tem razão. São msm chantagistas, pois não pensam no Brasil e sim em retaliação! Queria saber quais negociações da velha política Bolsonaro tem feito com o Congresso? A única negociação com o Parlamento tem sido a liberação de emendas, que os deixou insaciáveis por cada vez mais como uma forma de atar as mãos do Executivo quanto ao controle do orçamento já que não há outra opção para os parlamentares! Por isso o povo tem q ir às ruas e mostrar a força do PR

  42. Está cada dia mais difícil de ler e continuar pagando a Cruzoe e o antagonista+. Vocês estão invertendo as coisas. O congresso e excelente e Presidente é um merda. Srs o CONGRESSO é uma quadrilha acostumada a roubar e o Presidente não aceita. Como fazer política. Eles querem roubar.

  43. Este jornalista está muito bozista. Muito respeitoso. Todo mundo sabe que o Bozo não tem qualificação nem para ser síndico de prédio, imagine para presidente. Esperar que ele faça política de alto nível é mesmo que pedir que um analfabeto ganhe o prêmio Nobel de literatura. Não dá mais! A melhor saída é mesmo o impeachment. O único que é contra o impeachment é o FHC, que anda tentando dar uma de bombeiro para proteger a mediocridade presidencial.

    1. Entendi porque defenderam o Nobel da paz pro analfabeto do LADRÃO 9 dedos.

  44. Se quisesse conseguir o que o Brasil precisa, não teria feito acordões com gente pouco recomendável pra proteger os filhotes encrencados, não se portou bem, que se vire sozinho.

  45. 15/03/20 vai ser o maior evento da política brasileira de todos os tempos. Vai ser um tsunami político!! Mais de 3 milhões de robôs na Avenida Paulista!!!

  46. Que Bolsonaro faça a política com o Povo!!! Que continue sendo fiel e honrado aos seus propósitos. A propósito, já de algum tempo tenho observado o Antagonista. Vou pensar se renovo a minha assinatura! Fica a dica!!!

  47. Pode ser verdade que é necessário que o Presidente Bolsonaro tem que ter cuidado com os parlamentares-Centrão. Mas não vi nesta reportagem nenhuma menção da gravidade da aprovação deste orçamento de 30 bilhões em relação às necessidades do governo em relação ao acerto do orçamento (LDO, etc...). Para seguir no acerto do orçamento, o governo teria que , se perder estes 30 bilhoes para o Congresso, arrumar outros ajustes que poderiam por em ameaça a Lei de Responsabilidade Fiscal.

  48. Incapacidade de articulação ? Como articular com a chantagem ? A bolsa ou a Vida !? Gostaria de ver o autor deste artigo na cadeira do Presidente, de como ele reagiria.

  49. Nos votamos em Bolsonaro para ele manter esquemas políticos porcos, imindos como os de governos passados? Acredito q não. Não queremos a politica do toma lá dá cá.

  50. O que é fazer política? Que política? Dividir os recursos públicos com os corruptos de sempre em troca de apoio, por certo, tem outro nome.

  51. Quanto a mim, continuo sem entender por que a Crusoé insiste em não concluir as reportagens. Será que eles pensam que o assinante não lê até o final?

  52. Será possível fazer política nesse país chamado Brasil? Eu digo fazer política sem o toma lá dá cá. O problema é que o presidente em exercício quer mudar o jeito de fazer política nesse país tão complicado, com tantos ladrões no congresso, com tantos partidos políticos. Imagina você em sua casa em que sua filha quer comer bife, sua esposa frango, seu filho peixe, sua mãe hortaliças, fica difícil agradar tantos pensamentos diferentes. Só o presidente sabe como é difícil governar o Brasil.

  53. É uma pena! Por tudo o que se vê, estamos diante de uma oportunidade perdida por falta de habilidade. E como sempre, o preço do dispreparo de um Presidente é o povo quem paga.

    1. Só se for a habilidade de se render aos corruptos. Comentário de um portador de lavagem cerebral, ou imbecilidade autoimune.

  54. É impressionante, que um assinante desta revista - que para mim, é uma revista séria, porém, como eu sou assinante, pensando eu: que esses jornalistas publica-sem coisas sérias e, não matéria de uma jornalista mentirosa, como foi o caso da Vera Magalhães, que não passa de um aproveitadora, para vender furo de matéria. Aos redatores da revista CRUSOÉ, mudam de postura, ou serei obrigado a cancelar a assinatura, que para mim será uma grande decepção, já que eu a indiquei à vários amigos!

    1. Dou uma sugestão a vocês. Além de cancelarem a assinatura, parem de ler e sobretudo, evitem perder tempo comentando. Nos poupem

    2. estou pensando seriamente em não renovar minha assinatura. a revista mudou de rumo

    3. Parece que os assinantes da Crusoé estão com uma percepção simétrica em relação ao direcionamento da Revista. Renovação em risco!!!

  55. Bolsonaro não é nenhuma surpresa. Foi eleito para “bater” nestes chantagistas e corruptos, agora se a imprensa, inclusive Crusoé embarca neste falso mimimi que é evidente, com vistas a enfraquecer Bolsonaro, Moro e qualquer um que esteja ameaçando seus anseios de voltar ao que era antes, CORRUPÇÃO deslavada, só indo para as ruas!

  56. Mesmo havendo um presidente retrógrado, refém dos filhos corruptos, o povo precisa colocar pressão nos deputados e senadores. Esse congresso ainda não nos representa, precisamos mostrar que eles devem fazer o que solicitamos.

    1. Não sabe quem elegeu esse congresso Bruno? então espere até esses 30 bilhões caírem na mão deles de novo, aí talvez você entenda

  57. outro comentário que não aborda todas as variáveis possíveis. Exercer a cidadania também é participar de mobilizações populares contra quem merece ser criticado, independente do presidente, do congresso, do stf, da oab ou da imprensa.

    1. Parabéns Luiz, penso como você. Denunciar os picaretas que existem no Congresso não é antidemocrático. E expõe sim os maus políticos aos olhos dos cidadãos menos esclarecidos politicamente.

  58. Péssima reportagem,puxando o saco do Congresso Crusoé,vem lá com frases Maquiavel,o Bolsonaro foi eleito por 57.0000 pessoas não foram os 503 do Congresso que colocaram lá,sendo que tem alguns bons,agora vocês vêm com essa estória que Maia e Alcolumbre é que mandam ,tenha sã paciência,agora tomar bilhões do governo,engavetando os atos do Presidente aí vocês acham normal,o País precisando de escolas,hospitais ,será que os políticos pensam nisso ? eles querem é jogar nas eleicoes municipais.

  59. O nosso Presidente nunca esteve tão forte. A mídia está massacrando-o porque não está recebendo os dividendos que tanto ela quer.

  60. Talvez nosso pior problema seja essa discricionariedade absoluta do presidente da Câmara em pautar os projetos. Nas mãos de um cínico como o Maia, dá as condições perfeitas para fazer isso mesmo o que ele faz: CHANTAGEM. No mais, aos demais deputados, rejeitar projetos claramente necessários, apenas para engrossar a chantagem, é muito mau caratismo.

  61. Solução para a crise: Petrobrás com o MDB Minas e Energia com PTB Infraestrutura com PP Banco do Brasil com PSDB Caixa Economia com PDT Meio Ambiente com a REDE Saúde com PSD Crise resolvida.

    1. É isso, BM. Em síntese, pertencem todos à uma só facção criminosa.

    2. Amigo Raimundo, uma coisa não justifica a outra. Você nao errou em seu raciocínio, mas do outro lado estamos vendo diariamente um presidente que se aliou a banda podre corrupta para defender o filho rachadinha. Estão jogando no mesmo time e o adversário são os brasileiros honestos e trabalhadores.

  62. Não consigo entender como ainda existe gente seguindo cegamente o presidente, não dá para entender como as pessoas se dissociam da fealidade para fazer coro de algo tão grotesco. O cara trabalhou juntamente com todos os políticos e juízes corruptos para acabar com o pouco de justiça e lei que existia, seja para defender filho corrupto, seja para defender uma possível perpetuação no poder. Não importa, mostrou-se duas caras, falso e não merece continuar tendo apoio de quem deseja um brasil melhor

    1. A questão não é seguir cegamente o presidente. Acho que ele tem que responder por todas as M que fizer, tá mais do que na hora de esclarecer o que o filhote fez e puni-lo se for o caso. Mas a questão não é apoiar o Bolsonaro, mas sim o que ele está fazendo no sentido de colocar o congresso e o judiciário a trabalharem para a sociedade, e não para eles próprios como tem acontecido até hoje.

  63. Crusoé, parabens pelo belíssimo trabalho de trazer as verdades e os conchavos a tona. Não de atenção a esses macacos de auditório que defendem cegamente um presidente que se coloca como única via de honra e honestidade para moralizar esse bananal chamado Brasil, mas faz isso da boca para fora, pois mostrou em atos concretos que está fechado com corruptos de todos os matizes ideológicos para acabar com lava jato e com qualquer tentativa de punir bandidos do colarinho branco. Força Crusoé!

  64. Como se fosse novidade parlamentares do baixo clero chantagear o Planalto. Vocês jornalistas e políticos esquecem que isso acontece desde a queda do regime militar. Só que agora o Presidente Bolsonaro não está baixando as calças e ficando de 4. Isso vos incomoda, Crusoé é cia?

    1. Na verdade ele está baixando as calças e ficando de 4 sim, fez isso em todo o ano de 2019. Ocorre q agora ele ficará engessado feito rainha da inglaterra. Mas mudar isso nao vai melhorar as coisas, pois embora ele se coloque como bastião da honestidade e moralidade, segue fechando junto com tudo que prejudica nosso brasil. O centrão, juntamente com a turba corrupta, está em festa com JB.

    1. Todos sabem disso, mas os de sempre negam e seu narizes só fazer crescer. Já os neurônios vice versa.

  65. Não foi o Presidente que incitou o povo a ir para as ruas. Ele não consegue governar porque não se rende às falcatruas da Assembléia. Maia e Alcolumbre não permitem. Querem negociata. Assino a Crusoé desde o início. Principalmente devido a Diogo Mainardi que sigo desde a Veja. Ele tampouco me representa mais. Cancelei a assinatura quinta feira passada. Pena. Pra mim. Sigo jornalistas que me representam melhor, como Alexandre Garcia e Augusto Nunes.

    1. Restam hoje no Brasil quatro JORNALISTAS que honram a profissão : Augusto Nunes, Alexandre Garcia, José Neumane e Ricardo Fiuzza. O Guzzo se aposentou mas também merece respeito. O resto não passa de um bando de esquerdopatas liderados pelo CANALHA VENDIDO Reinaldo Azevedo.

    2. Acho que sim, Alexandre e Augusto analisam as questões de modo muito inteligente, sensato.

  66. Que absurdo comparar Bolsonaro com Collor e Dilma. Nunca Bolsonaro irá se render ao toma lá da cá dos canalhas do Congresso, Bolsonaro e seus ministros não são burros. Não foi ele que incitou o povo às ruas. O brasileiro está cansado de tanta podridão. A Crusoé não me representa mais. Fui uma das primeiras assinantes da revista por causa de Diogo Mainardi que seguia desde A Veja. Ele tampouco me representa mais. Cancelei minha assinatura quinta feira passada. Chega!

  67. Bolsonaro tornou-se refém da própria burrice e ignorância, do seu visível descontrole emocional e dos "fantamas do passado" que rondam sua família. Se continuar assim, seguirá pelo mesmo caminho de dois de seus antecessores, Collor e Dilma.

    1. Não. Para fazer Política é preciso não ter o rabo preso. Nem mesmo os dos filhos.

  68. Desculpe, mas é lamentável a posição destes dois jornalistas e do editor. É claro que me dá vontade de amaldiçoa vocês, porque com certeza é um artigo contra o que há de melhor no País, O POVO. Entendo não querer apoiar o Bolsonaro, já que faz parte do DNA da grande maioria dos pequenos jornalistas, mas não apoiar as manifestações contra o congresso e STF? Vocês jornalistas “PEQUENOS” não conseguem mais pensar, e sim, produzir artigos nefastos como este.

    1. Sim, vocês, Crusoé, ignoram o artigo primeiro de nossa constituição que diz, Parágrafo único:"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE, nos termos desta Constituição ". Não "esqueçam" ❗

    2. Cara, para de perder seu tempp vindo aqui vomitar seu ódio e rancor bolsolavista. Não dá para acreditar q as pessoas pagam para passar nervoso desse jeito. Quer viver num mundo olavista de ilusão? Se fecha nas redes sociais do Carluxo com seus videos amadores, sensacionalistas e grosseiros, se fecha no canal do Olavo, nas redes sociais dos pitbulls do Bolsonaro. Aqui vc só amargará o ódio e a revolta.

  69. Com relação ao artigo Presidente Refém, concordo em parte com o articulista, eu acho sim, aliás não acho, tenho certeza, que um número considerável de parlamentares fazem chantagem sim, e as manifestações do dia 15 de março não é contra o Congresso, é contra essa corja de vagabundos.

    1. Óbvio que existe a chantagem, mas também é óbvio que foi o próprio presidente que criou essa situação. Ele nao governou, ele nao formou base aliada, ele nao defendeu as bandeiras do povo no combate a corrupção (nesse caso ele fechou 100% com PT e todo congresso corrupto). Ele não jogou com o povo em 2019, ele jogou no mesmo time que agora diz ser contra e pede apoio do povo no dia 15, mas fará igual a exatos 1 ano atrás, quando abraçou o Toffoli dizendo "O Toffoli é nosso"!

  70. Que tal uma reportagem dessas sobre o botafogo maia, sobre o alcolumbre e sobre o tofolli? veremos que eles não se encaixam em nenhum cenário que pense o bem deste país. Aliás, já deu esse papo de resumir os brasileiros a ostes lulistas e bolsonaristas. Essa narrativa demonstra desonestidade intelectual. O Brasil é muito mais que isso.

  71. O orçamento impositivo foi criado pelos “gatunos” do congresso para substituir o dinheiro que vinha das empreiteiras, agora transformado em “legal”. Esta gente não merece respeito. Pensei que a Crusoé fosse uma revista diferente do que está aí, folha, grupo Globo, mas parece que mudou de posição, criticando manifestações do povo, criticando quem apoia o povo, ou vocês acham que o povo deve ver as mudanças do formato do roubo, de tipo de governo e não fazer nada? Tomem vergonha na cara.

    1. Com certeza, a “Grande Vera Magalhães” arrumou emprego na TV Cultura onde manda o governador do Estado de SO Mr Doria, e ela ainda se considera idônea

    2. Se investigarmos, vamos encontrar na Crusoé o dedo do Dória ou alguma empresa ligada a ele.

  72. vivemos uma decadência moral e civilizacional no Brasil que não tem precedentes. Não exite projeto de país, para tirar a gente dessa m. que foi deixada não só pelo pt mas por todos que compactuaram com a corrupção, inclusive boa parte da mídia podre. Muitos deles ainda estão aí, querendo os mesmos esquemas. O Brasil? Os brasileiros? Oras, que se f....

  73. GENTE BRASILEIRA DE CORAÇÃO, PRECISAMOS ESTAR ATENTOS AO DIA 03/03/20 ONDE O CONGRESSO VAI TENTAR DERRUBAR O VOTO PRECIDENCIAL DOS 31 BILHÕES PRECISAMOS NOS MANIFESTAR NAS REDES. ELES TEM MUITAS PESSOAS SÓ PARA MUNITORAR O QUE O POVO ESTÁ FALANDO. ELES DEPENDEM DO NOSSO VOTO PARA SE REELEGEREM VAMOS ENVIAR EMAILS, SMS, NO TWÍTTER DELES, CANAIS DO YOUTUBE, ENFIM PRECISAMOS DEIXAR CLARA A NOSSA POSIÇÃO SE ELES DERRUBAREM O VETO, DE QUE ADIANTARÁ A PASSEATA DIA 15/03/20???? NADA

  74. Mas, afinal, há ou não há no Congresso um método de chantagem sistemática ao Executivo para cobrar cargos e repasses de dinheiro? Os erros de condução e articulação podem ter sua importância, mas a cultura da chantagem a meu ver é verdadeira, grave e remanescente de velhos costumes. Isso não contraria apenas o executivo, mas principalmente os eleitores que elegeram esse governo exatamente para cumprir muitas das coisas que o Congresso e o STF estão emperrando.

  75. O alicerce da criação da Crusoè, foi a Verdade e Independência . Não vi tais princípios de Verdade, nem de Independência neste longo artigo. Os srs. indiretamente defendem a velha Política. “Falta de Capacidade de Articulação “ ! De quem ? Do chantageado ou da Vítima ? Como articular com o assaltante drogado, que nos dá duas opções, a Bolsa ou a Vida? Mas neste artigo os senhores puseram tudo no mesmo balaio, quando a Verdade era citar os deputados e senadores, que estão chantageando.

    1. Não dá para entender o cara pagar para vir aqui meter o pau na revista e no autor do artigo. Isso só mostra que o gabinete do ódio está trabalhando a todo vapor. JB já era, quanto mais insistir em grudar na cadeira presidencial mais o povo irá sofrer. Ele se vendeu para o status-quo corrupto. Essa guerrinha ideológica de esquerda contra direita só existe na mente doentia de mortadelas petistas e olavetes bolsonaristas raivosas. Pq nosso JB joga claramente no mesmo time do Centrão corrupto.

    2. CONCORDO PLENAMENTE TAMBÉM #DIA15JUNTOSPELOBRASIL O QUE VCS SUGEREM? ANALISTAS ESPERTOS? 1-AJUDAR A QUEM VEM NOS AJUDANDO, APESAR DOS TROPEÇOS? OU 2-ABANDONAR O BARCO E NAUFRAGAR COM ELE? NÓS ESCOLHEMOS, LUTAR 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    3. Exato. A reportagem só falta elogiar a velha e podre maneira de fazer politica. Claro que Bolsonaro tem mil defeitos, mas a firmeza para evitar lotear cargos não é defeito. O Congresso de Maia e Alcolumbre, anti-Brasil, vai fazer tudo para que o orçamento estoure, e com isto tentar um golpe de impeachment. Não passarão.

  76. Estamos vivendo um momento de desinformação desenfreada e os extremos ideológicos retroalimentam essa desinformação. Mas para quem se pega olhando de fora, sem bandeiras ideológicas ou defesa cega, fica claro que nosso presidente não tem sido a oposição ao status quo reinante (conchavos corruptos), ele tem balizado sistematicamente e, por interesse próprio, os maiores absurdos contra o eleitorado q o elegeu. Paga de bom moço mas joga no time do adversário. A culpa? Claro, é da esquerda!..rs.

  77. Claro... Bolsonaro tem que fica arriando as calças turma “do bem” do congresso, todas aquelas pessoas republicanas que nitidamente querem só o bem do país e não de seus próprios interesses.. Resumindo.. FODA-SE

  78. Claro... Bolsonaro tem que fica arriando as calças turma “do bem” do congresso, todas aquelas pessoas republicanas que nitidamente querem só o bem do país e não de seus próprios interesses.. Resumindo.. o congresso e o stf estão cumprindo seu dever constitucional... um só acha um jeito de roubar legalmente e o outro de soltar quem roubou.. foda-se

  79. Claro... Bolsonaro tem que fica arriando as calças turma “do bem” do congresso, todas aquelas pessoas republicanas que nitidamente querem só o bem do país e não de seus próprios interesses.. Resumindo.. o congresso e o stf estão cumprindo seu dever constitucional... um só acha um jeito de roubar legalmente e o outro de soltar quem roubou.. foda-se

  80. Pessoal da Crusoé e Antagonista, entendam uma coisa: os três poderes brasileiros (Executivo, Judiciário e Legislativo) foram tomados de assalto por corruptos, fraudulentos e a até assassinos, entendam mais: não é possível fazer ou tratar de política com bandidos. Chamem a Polícia do Estado (ou seja, as Forças Armadas deste país) se nos três poderes destroem a lei e ordem, então convoquem o exercito para colocar ordem em Brasília de novo. Estão com medo de que? O exército tá aí, usem...

  81. Parabéns Crusoé! Vocês são imparciais, pelo conteúdo percebi um jornalismo independente por isso que acredito no trabalho de todos. Aqui nada de extrema Direita e Esquerda. Falta diálogo mesmo com o Congresso.

  82. Uma dúvida: o que cada um chama de negociar com o Congressos? É o toma-lá-dá-cá? Negócio é isso um dá uma coisa para que o outro dê algo, em troca. A função do Presidente é mandar os projetos de reforma prometidos em campanha e a do Congresso é discutir e votar. Aonde entra a negociação? Voltaremos à velha política? Acho que arroubos não são motivo para crises mas pretextos para elas. Com essas regras e com essa turma nada mudará

    1. No Brasil atual o cidadão se elege vereador, deputado ou senador somente para se dar bem na vida (roubando). A maioria não tem capacidade nenhuma e fica a mercê de outros bandidos mais qualificados. Não há como negociar com bandidos.

  83. DEZ FATOS sobre o governo Bolsonaro que no fundo você já sabe e não teve oportunidade de exprimir : Fato 1: Sem o Bolsonaro, o Brasil seria hoje uma Venezuela ou uma Argentina! Fato 2: Houve boas mudanças na direção contrária propostas pelo executivo. As principais propostas vem do corpo técnico dos ministérios, e não de negociatas escusas e imorais. Fato 3: A eleição de Bolsonaro traduziu o desejo, de maior parte dos brasileiros, de por fim a essas negociatas espúrias.

    1. Eu gostaria que os jornalistas traduzissem ou desenhassem, passassem a fórmula mágica de se fazer negociações com o Congresso sem cair na velha política. Está certo que o Presidente tem arroubos, mas esse Congresso é viciado! Então vamos lá! Traduzam!

    2. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    3. Bárbara — Deixe de barbarismos. Com o Bozo estamos nos tornando uma Venezuela. O governo já está militarizado. As polícias militares já estão amotinadas e politizadas. As récuas de fascistas já estão se mobilizando contra as instituições democráticas. A moeda já está sendo enfraquecida e os preços estão subindo cada vez mais. Em resumo: estamos nos Venezuelizando. Os investidores sabem disso. Por isso tiraram dinheiro do país! Simples assim! Chavismo lá! Bozismo aqui! Tudo igual! Parabéns!

    4. Fato 9: Toda sua força política está na promessa de não ceder ou transigir para as velhas raposas, a velha política revelada ao Brasil pelas investigações da Lava Jato. O presidente enquanto estiver der sinais de cumprir sua promessa precisa de nosso apoio. E sim, ele erra bastante, e a nosso única opção por enquanto. Fato 10: A narrativa desse artigo está equivocada e distorce os fatos acima.

    5. Fato 8: A narrativa de falta de habilidade política é em grande parte falsa. Bolsonaro foi eleito sem dinheiro e muitos políticos se elegeram sob sua tutela. Ele transformou o nanico PSL em a maior bancada no Congresso. Dadas as circunstâncias políticas, Bolsonaro usa intermediários para evitar os desgates políticos de ter que negar pessoalmente as propostas da velha política. Assim ele pode exercer um conciliador enquanto seus intermediários exercem outros papéis.

    6. Fato 6: Os fisiologistas, grande parte citados na Lava Jato, só votarão as propostas subsequentes se o Governo ceder a curto prazo, permitindo gastos imorais que favorecem o fisiologismo e a corrupção. Fato 7: A médio prazo, exigem, para não inviabiliazar o governo, que este aceite não realizar as propostas vencedoras nas urnas de forma a terminar o governo enfraquecido possibilitando os inimigos do Brasil disputarem sozinhos o espólio do Bolsonaro. É muito importante debilitarem Bolsonaro.

    7. Fato 4: Há outras propostas paralisadas no Congresso pelo Centrão fisiológico. Fato 5: Os verdadeiros inimigos do Brasil são a esquerda, os fisiologistas do centrão e a banda podre do STF. A eles não interessam essas propostas, e agem duramente combatendo-as. A vitória dessas propostas significaria fortalecimento do governo Bolsonaro e perda de poder para o grupo emergente da nova política.

    1. Concordo igualmente com o Marcelo. Afinal, o que está ocorrendo com O Antagonista e com a Crusoé? Desse jeito vocês vão afugentar os assinantes do bem e atrair cada vez mais a turma dos esquerdopatas. Notaram que estes deixaram de criticar e passaram a elogiar as matérias que ultimamente vocês publicam em ambos os veículos de comunicação? Abram os olhos!

  84. Crusoé, vocês subliminarmente destróem o Bolsonaro. Mas no Ranking de canalhice o Congresso vence com folga. E vocês não assumem essa posição. Vocês são uma decepção.

    1. Concordo com você Marcelo. A Crusoé está me decepcionando. Vou cancelar minha assinatura já. Estão jogando doutro lado.Foda-se

  85. Verdade a articulação política do governo não consegue acertar o passo e isso cai invariavelmente no colo de Bolsonaro que não tem habilidade e estratégia para enfrentar o Fisiologismo no Congresso, mas como desativar os mecanismos espúrios e perversos do Legislativos? Eles estão cada vez mais sentados em cima dinheiro e fazem com ele o que querem!... O confronto entre a velha política e a nova política aonde a segunda encontra-se em grande desvantagem por não ter uma identidade coesa. Nos resta

  86. Somente a prática do enfrentamento sistemático ao mecanismo pode frear a ansia dos burocratas e políticos corruptos que entendem possível perder suas benesses

  87. 1- Ele é refém é dele mesmo e do seu "trio calafrio". Não tivesse a conduta nepotista e promíscua de arregimentar vantagens para os seus e para os amigos, de fazer acordões espúrios para encobrir as falcatruas deles, teria hoje moral plena e altiva para se contrapor decisivamente aos vampiros das 2 demais funções do Estado.

    1. Estava fora do sistema solar, Wellington. Chegou ontem.

    2. (corretor...) ...leia-se 'etnismo' (racismo). (Etnismo>neologismo)

    3. Você aí, mau elemento baixo e abaixo: usar expressões categoricamente discriminatórias, fazendo apologia ao 'etinismo' (racismo) é crime previsto em lei.

    4. Odete chiclete de onça, onde estavas durante toda a roubalheira e canalice dos governos anteriores? Com certeza com a língua enfiada na Viola.

    5. Obrigada, compatriota Jose. Penso que todos nós é que, eficazmente, desinfestaremos esses três focos de desacertos e crimes, em que se transformaram as instituições da República e, que nos impedem de avançar para a ordem, o progresso, a evolução e a civilidade. As três funções do Estado serão SIM, desinfestadas e desinfeccionadas através das urnas, muito bem salvaguardados, é claro, os verdadeiros BRASILEIROS que têm segurado o país com braços fortes.

    6. Verdade Odete. Você resumiu muito bem a situação. O Bozo é o seu próprio inimigo. Ele conseguiu fazer em um ano o que Dilma levou quatro para fazer: destruir a imagem do país e espantar os investidores que estavam loucos para colocar dinheiro em um país saindo da recessão. Quando os caras viram que o Brasil tinha um louco corrupto como presidente, o dinheiro foi para outros lugares mais decentes. Ou o Brasil se livra do Bozo, ou caminhará rapidamente para uma nova recessão.

    7. 6 - Torcíamos por ele e, ainda torcemos, é claro, porém, unicamente pelo bem do BRASIL que é o mesmo bem de todos nós BRASILEIROS! Mais do que nunca, sobretudo após a devastação da repugnante marginalha petralha, é preciso que dê certo!!! Há também um certo componente humanitário apesar dos gravíssimos pesares. Entretanto, ele se recusa, peremptoriamente, a nos ajudar e a se ajudar, tornando-se a cada dia, mais refém de si mesmo.

    8. 5 - Mas ele desertou dos propósitos sonhados por todos nós,""pra distribuir "filés" aos 3 patetóides"", tornando-se assim o refém proscrito da congressualha e da corvolândia funestas. Com pessoas inteligentes, bem formadas e competentes ao seu redor, dá ouvidos é aos 3 néscios e seus "amiguinhos". O resultado, lógico, não poderia ser outro.

    9. 4- Realizasse os nossos sonhos de representatividade cônscia, proba e de absoluta retidão, nós lhe daríamos, majoritariamente, uma força diária inimaginável, a ponto da congressualha e da corvolândia nem cogitarem de lhe afrontar nos afrontando, através das chantagens espúrias e explícitas.

    10. 3 - Imaginávamos também que ele então, através da costumeira rigidez da formação militar, se tornasse exemplar a começar pelos seus familiares. Que nada! Frustração. Deu foi os piores exemplos de conduta paterna equivocada com a lenitência e aprovação dos atos dos 3 vergonhosos e "envergonhantes" pilantras.

    11. 2- Imaginávamos que a gravidade da função presidencial pudesse fazê-lo rever condutas e valores daqueles de más referências expostos na Câmara, não a ponto de chegar a um perfeito padrão de comportamento humano, ético e ponderado acima do seu auto-condicionamento, mas, ao menos com a compostura e o respeito pelo cargo da Presidência do país e por sua liturgia.

  88. Por que voces não reproduzem as palavras do General Heleno corretamente? Ele não fez referência ao CN, mas sum a alguns parlamentares, isso faz bastante diferença , aleém de corresponder a verdade doa fatos.

  89. O Presidente deveria usar de suas prerrogativas e fazer a cada 30 dias um pronunciamento em rede nacional de radio e tv, explicando o que foi feito para o bem do Brasil e mostrando o que pretende fazer mas não pode porque os CANALHAS que estão no "congresso" não permitem. Tem que dar o nome de cada um, seja de que partido for. E aí dizer o seguinte: agora é com vocês, conto com o vosso apoio"". Cabe a cada brasileiro decidir o que quer. Duvido que não mude nada!

  90. Meu amigo suas colocações teriam sentido se o nosso congresso fosse composto de pessoas íntegras na sua totalidade. Nossa expectativa já não é o presidente, e sim, sensibilizar as forças armadas para nos libertar dessa possibilidade, perigosa, do socialismo comunista.

    1. isso mesmo. Reivindicacões em frente aos quartéis para sensibilizar as forças armadas. Para dar fim a toda essa bagaça e recomeçar do zero.

  91. Bolsonaro está tentando fazer diferente, não loteou ministérios, não os entregou com porteira fechada a políticos corruptos. Acreditar que políticos com abstinência depois de mensalão o apoiariam com base em conversas é viver em Marte. A verdade nua e crua e que o congresso extorque e chantageia. Prova disso, estão tentando implantar um parlamentarismo golpista. Tem que ser muito ingênuo para acreditar que centrão, PT e seus apêndices querem verbas públicas para fins republicanos.

  92. Sinceramente! Nas últimas décadas o país teve o presidencialismo de cooptação. Os congressistas sempre exigiram contrapartidas do financeiras, mensalão, petrolão e ministérios com porteira fechada para montagem de esquemas de corrupção. Salvo honrosas exceções, o congresso continua sedento por verbas públicas, está abarrotado de chantagistas e saqueadores, verdadeiros sanguessugas. Bolsonaro montou o melhor dos ministérios desde sempre, mas é efetivamente refém desse congresso.

  93. Vcs acreditam mesmo que esse congresso quer conversa? Como se a gente não conhecesse a maioria dos políticos. Ainda por cima, a mídia, na maioria não faz nada para ajudar, muito pelo contrário, dao força ao Congresso enfraquecendo o Presidente. Olhar de fora os erros dos outros é muito fácil, difícil é acertar tudo e sempre. Todos os dias temos notícias nas mídias de corrupção, apesar da Lava Jato , os políticos não estão nem aí, pq tem certeza da impunidade. Muito triste!.

  94. O Bolsonaro está fazendo política como ninguém mais seria capaz de fazer. Há riscos, mas há também probabilidade de acerto. O que falta é a economia crescer.

  95. Reportagem tendenciosa. Análise imperfeita. O congresso, sempre o velho congresso impondo quase tudo, com a finalidade de abocanhar quase o bolo todo do orçamento e o governo não tem o direito e o dever de recusa, espernear, se indignar, tuitar...fazer o que entender correto... matéria comprada pela dupla Alcolumbre e Maia? Me poupem.

  96. Outra questão importante é que desconsideram a definição correta de ditadura, que é a absorção do poder legislativo pelo executivo, como querem muitos do Congresso que não conseguiram viver sem as práticas do loteamento de cargos, venda de ministérios com a porteira fechada, Mensalão, Petrolão, Tesourão (BNDES) e Quimicão. Querem saquear o Brasil. Ditadura é a absorção do poder legislativo pelo executivo.Assim foi entre 1985 e 2018.

  97. O que mais enfraqueceu e enfraquece Bolsonaro é o seu filho Flavio. O Congresso está repleto de verdadeiros bandidos. E eu acredito que se espremer, os Militares entrarão em cena. Há muitos Generais em cena, e eles não gostam de ser chantageados por canalhas.

  98. Quem foi que escreveu essa besteirada toda? A manifestação é contra a corrupção e o toma lá, dá cá do Congresso, não contra o Congresso. Portanto o artigo parte maliciosamente de uma premissa errada. Sou democrata e estarei nas manifestações em 15/3.

  99. Vamos para rua, sim, no dia 15 de março e se for o.caso no dia 31 de Março, no meio da semana como fazem os bandidos de esquerda, apenas para lembrar o que pode acontecer

  100. Entendo que o Presidente pode sim compartilhar o que ele quiser, a dita crise está sendo construída pelos setores que estão fazendo conchavo, infelizmente a Crusoé começou a nadar para o outro lado, a reportagem analisa um viés apenas.

  101. codnome BRASILEIROS eleitores do GOVERNO Bolsonaro mais do que nunca precisamos voltar AS RUAS e o DIA HISTÓRICO será 31 DE MARÇO DE 2020; Após 56 ANOS DE SALVAR O BRASIL DO COMUNISMO! OUSAR LUTAR OUSAR VENCER! DIA HISTÓRICO: 31 DE MARÇO DE 2020; Após 56 ANOS DE SALVAR O BRASIL DO COMUNISMO! OUSAR LUTAR OUSAR VENCER ! DIA HISTÓRICO: 31 DE MARÇO DE 2020; Após 56 ANOS DE SALVAR O BRASIL DO COMUNISMO! OUSAR LUTAR OUSAR VENCER.

  102. O que querem dizer em fazer política em oposição à velha política? Se não é o que Bolsonaro está tentando fazer, o sugerem? Ah, esqueci, vocês não podem, não têm os mais de 59 milhões de votos que foram dados pelo escrutínio de 2018. De que crise estamos falando? Nenhum escândalo de corrupção em 14 meses, índices de emprego, de segurança, da economia e outros melhorando. A crise não é do executivo, deixem o Presidente governar, a crise é que agora tudo é diferente.

  103. Essa matéria está mais para um morde e assopra. Rodrigo Maia e Alcolumbre, à espreita de encher os bolsos da companheirada são, de fato, os maiores chantagistas. Só perdem na imoralidade, para o Lula.

  104. Não acredito que vocês da Crusoé entendam que é possível negociar com o atual parlamento. Ceder ou enfrentar, não há outra alternativa. O que vocês chamam de negociar, na linguagem de suas excelências, é dominar o orçamento por completo.

  105. Que absurdo de matéria. E vocês querem o que? se ele dá dinheiro vão dizer que ele se rendeu, se ele protesta tá incendiando. Bolsonaro e aqueles deputados de bom senso estão fazendo o que esperamos deles: protestar com esta velha politica do ou você me dá o que eu quero ou não aprovo seus projetos. O país precisa parar e estes vermes precisam entender que o país precisa mudar se não fodam-se eles.

  106. FERNANDO Volto a comentar porque estou muito contrariado com a Crusoé... Vocês assim como Dória e o governadorzinho do Rio nos traíram... Que decepção Crusoé! Até vocês estam a favor daquela imundice que sempre imperou no congresso brasileiro! Até vocês? Começaram dizendo quer não precisam de dinheiro público... Então qual motivo de estar do outro lado? Diogo... o que houve???

  107. Antes, a imprensa se ocupava de publicar fatos. Hoje, todo jornalista é um colunista, ou seja, um amontoado de análises e opiniões. Haja sacco!

  108. As atitudes não deixam dúvidas; só nesmo uma limpa geral no legislativo de no judiciário, via intervenção das forças armadas, porá fim a esse abuso todo, e o Brasil poderá decolar. Qualquer outra atitude será paliativo sem as consequências necessárias.

  109. Me parece que: As reportagem contra o governo que até agora só massacram o Presidente Bolsonaro, o ano que vem vai tomar outro romo, a Rede Globo vai cair e nesta queda vai levar muita gente "da REDE junto" será que é desespero ! ???

    1. Que caiam os que emperram o Brasil; que caiam todos os que trabalham para a queda do Presidente Bolsonaro; que caiam todos que nos chacotam . Que seja reavivado o jornalismo informativo, ético e confiável.

    2. Estou pensando seriamente em não renovar com essa revista.

    3. Tenho certeza que a Crusoé está ajudando na queda do Presidente! Não renovarei! Todos na rua dia 15 de Março!

    4. Essa por..ra do "não vou renovar" já encheu o saco até às tampas. Pô cara, e o que é que eu tenho a ver com isso?

    5. O Mensalão chegou na Crusoé? Ou são sobras do Petrolão? A Crusoé mudou a linha de sua origem... Não vou renovar.

  110. O grande problema é que no Congresso e no STF não se fala em Política e Constituição Federal respectivamente, eles tratam de Esquemas de Organização Criminosa, que tem o intuito de desfalcar o Brasil o máximo possível e se manterem no poder.

  111. Fico imaginando quanto o pessoal do Centrão pagou por essa reportagem tendenciosa. É muito dinheiro roubado para comprar a Mídia.

  112. CRUSOÉ, PARECE ESTAR SE POSICIONANDO COMO PORTA VOZ DA FOLHA DE SÃO PAULO ( COPIA E COLA ), UOL E DA GLOBO. PERCEBO QUE EM VARIAS MATÉRIAS, AS INTERPRETAÇÕES NAS ENTRE LINHAS, E MINUCIAS FEITAS PELO CRUSOÉ, É SEMPRE MALDANDO O PRESIDENTE E SEU GOVERNO. JULGO E PERCEBO QUE AS REPORTAGENS SÃO TENDENCIOSAS.

  113. A Crusoé novamente fazendo, entre linhas, apologia ao toma lá dá cá da política suja, que vem se aprimorando há 30 anos, por isso não renovarei a assinatura desse pasquim, especialmente em razão de matérias tendenciosas como essa, cuja pesquisa foi feita junto aos congressistas e não junto ao povo, mandatário desses vagabundos do congresso. Dia 15 estaremos na rua, independentemente do resultado da única verdade que é a intenção covarde, imoral e cortupta dos deputados, senadores e STF.

  114. O que o ilustre jornalista quer dizer com: “falta de capacidade de articulação...” em referência a Deputada apoiadora do Presidente?

  115. Muito interessante o s comentários dos jornalistas, conseguem diagnosticar o problema com exatidão. Qualquer pessoa atenta faria a mesma coisa. O difícil é sugerir soluções, como se negocia com um congresso repleto de vigaristas. Seria como negociar com Marcola a paralisação do trafico de drogas. Apontar o dedo é fácil, apontar soluções.........

    1. Perfeito! Nota-se que os leitores vivem no mundo real. Jornalista vivem no mundo da fantasia. Que negociação republicana a seria possível com o centrão e esses chantagistas do congresso? Francamente!

  116. manifestação de 16/3 é muito importante para mostrar aos larápios do centrão q o povo está com o presidente , sua equipe e com os militares. Temos q manifestar sempre diante destes arroubos do congresso e senado lotado de velha política do toma lá da cá , sem qualquer respeito ao povo q paga altos impostos para sustentar esta maioria de fisiologistas pouco “se fudendo” para os interesses da nação. Vamos presidente, firme mudar este país , você tem apoio do povo, sua equipe e dos militares.

    1. A manifestação será no dia 15.03.2020, não no dia 16.

  117. Na verdade, vejo que o Presidente busca o bem do Brasil. Existe por trás do Presidente um elenco com muito potencial de ministros. Fizeram neste pouco tempo de governo uma mudança radical positiva no Brasil. Infelizmente existe os fisiologistas que querem o quanto pior melhor...para vantagens que em nada contribui para a nação - são espoliadores. Não entendo como a imprensa teima em torcer contra. Todos estamos no mesmo e queremos um Brasil melhor junto ao Presidente.

  118. Bem legal que vocês enxergam tudo isso e são contra as Manifestações dos mesmos que começaram nas ruas e que agora apoiam grupos que entraram na política pendurados no Presidente para depois se bandear para o Centrão. Imprensa torcendo para que o Brasil nao tenha seu primeiro partido Conservador desde o Brasil Império mostra bem que estão contra o povo e pelo impechment do Presidente. Triste ver a Imprensa contra o povo e nos chamar de robôs, militantes. Viva a Laia da Vera Play mobil

  119. Concordo com o texto. Há muito tenho a mesma impressão. Votei contra a esquerda, contra o PT. Votaria novamente dentro do mesmo cenário que tínhamos e mesmos atores. Nunca fui admirador do Bolsonaro, bem antes e nem depois de sua eleição. Acho que ele não cabe dentro dele, assim como o ex presidente condenado, mesmo de forma diferente. Fernando Collor achou que governaria com apoio das ruas, afinal era o caçador de marajás, e foi deposto. Bolsonaro tem uma boa equipe, basta se calar.Fala demais

    1. Esses Presidentes anteriores já eram corruptos de berço!

    2. ponha. o Collor tinha um esquema corrupto. Teve até a morte do Farias. O gov. da Dilma nem se fale. Nada a ver com o quadro atual.

    3. Paulo, muito distorcida sua visão, nada a ver os dois casos. Collor não dispunha na época das redes sociais e ademais corrompeu-se com as facilidades do sistema. Bolsonaro apesar do destempero emocional de sempre mostra-se até agora incorruptível, além do mais continua firme e forte através de seus canais virtuais onde consegue motivar grande parte de seus eleitores mobilizados em torno de suas convicções e promessas de campanha.

  120. O PR é produto do congresso que o chantageia. Estranho o desabafo do general, como se não conhecesse o passado do capitão...

  121. Presidente refem???? Hahahaha O Congresso engrossou o tom e falou fininho de um dia para o outro, com o aumento da força aérea ué as manifestações tomaram no dia 15 de março e vcs enxergam o presidente refem??? Desisto de ler reportagem onde esse Igor Ovelha escreve... O cara é muito, mas muito ruim... ele erra quase todas as análises, distorce tudo... Sinceramente que texto mal escrito... To pulando fora dessa revista...

    1. Engraçado como esses leitores arrivistas reagem. Suas "comezinhas raivinhas" se materializam em "não vou renovar" etc etc.. como se isso significasse a falência da publicação. Continuo perguntando: "pô cara, e pq tu ao invés de não renovar já não cai fora logo do pedaço?" Será menos um (ou uma) a não encher este espaço de comentários sob a forma de asneiras.

  122. Tinha imenso apoio popular para impulsionar as mudancas e para pelo menos comecar a mudar a mentalidade do congresso. Varias decisoes sinalizaram para um acordao. O "foda-se" deveria ser ligado no comeco do ano passado.

  123. Descrição precisa da situação atual, análise muito pertinente e equilibrada. Muito importante neste cenário de polarização em que qualquer palavra que desagrade os fanáticos desencadeia acessos de fúria de um lado ou do outro.

  124. Não entende muita coisa de política, mas o artigo está muito tendencioso. Não acredito que as manifestações do dia 15 irão mudar muita coisa na cabeça dos parlamentares, mas mostrará ao Congresso que o cidadão não está alheio.

  125. sem o povo nas ruas exigindo o impeachment dos ministros do STF que claramente vem extrapolando os limites da constituição , e mostrando a insatisfação com os marginais que continuam com seus currais eleitorais sendo eleitos pra ferrar com 210 milhões de brasileiros no congresso e senado , o presidente não conseguirá jamais aprovar os projetos imprescindíveis para o país, pois tudo tem que ser aprovado por organizações criminosas, só o povo explodindo em revolta mesmo.

  126. Li os comentários e a matéria. Quer saber de uma coisa, FODA-SE este congresso de crápulas que está aí mais uma vez. FODA-SE o corrupto do Alcolumbre. FODA-SE o corrupto do Botafogo Maia. FODAM-SE os filhos corruptos do energúmeno. Tem que ir para a rua sim.

    1. É isso aí, João Aqui não se trata de defender ou acusar A ou B Aqui trata-se de impedir esse Congresso CORRUPTO de sabotar o NOSSO BRASIL #DIA15JUNTOSPELOBRASIL

  127. Difícil conceber uma nação grande e pujante com esse regime que está aí, nosso povo precisará de décadas para formar uma coincidência política inteligente a ponto de expurgar todo esse lixo humano que infestou o congresso a décadas, outras eleições virão e os canalhas usando o dinheiro público continuarão lá certamente. Urge que se faça uma limpeza geral no parlamento mesmo que seja a força. Impossível que o país avance com essa farsa de democracia.

    1. Gostei da sua interpretação sobre o assunto . Com um pouco de inteligência e paciência conseguiremos mudar esse conceito de política. A reforma na política é imprescindível, principalmente quanto ao número de parlamentares. Muda Brasil.

  128. De forma escancarada e sem pudor a mídia e alguns parlamentares vem tentando denegrir a imagem do governo federal. Para eles o interesse pessoal prevalece sobre os interesses da nação. Não analisam os projetos pelo seu conteúdo mas sim o que vai beneficiar sua dita "carreira política". O congresso virou um antro de articulações antagônicas ao governo através de intrigas e difamações.Triste realidade para o futuro do Brasil e o bem estar da sociedade

  129. Com um congresso com as duas casas presididas por Alcolumbre e Rodrigo Maia, duas nulidades elevadas ao cargo por sua elasticidade ética e não por virtudes e firmeza de caráter, as alternativas são contar com o apoio das ruas ou "jogar a toalha". Por mais "chucro" e despreparado que seja, Bolsonaro (ainda) é a esperança de colocar o Brasil nos eixos.

  130. Não se joga com a Velha Política usando entendimentos anteriores. Ou mudamos esse país de vez ou ficamos a mercê de políticos que não querem as mudanças. Querem continuar com as benesses e a impunidade escrachante a que estão acostumados. Eles não estão representando o povo e sim a eles mesmo.

    1. Kkkkk.. mais um frustrado pro cancelódromo.. quaquaqua..

    2. Pessoas como você já vão tarde! Ah, por favor, leve outros canalhas com você.

  131. Essa matéria traz algumas perspectivas sobre as quais é necessário atenção, como o fato do Jair não ter uma base partidária numericamente significativa e capaz de se articular no Congresso, com força em favor das reformas administrativa e fiscal necessárias. Dessa forma, o centrão continuará dando as cartas com o Botafogo à frente, enquanto o Jair, filhos e bolsonaristas esperneiam nas redes sócias. A manifestação servirá para manter a chama acesa. As eleições é que mudarão os rumos deste país.

    1. Acordão, esta bem assim, Álvaro. Neste caso, um grande acordo no qual o Jair, o Amigo do amigo do meu pai, o Botafogo e o DaviRenan acertaram defender seus interesses pessoais, de seus familiares e de seus amigos suspeitos acima de tudo, inclusive do BR. Este não tem no dicionário. Taoquei?

    2. Caraco galera.. para com essa porra de Acórdão.. faz favor.. vai no pai dos burros e consulta a diferença entre acordão e acórdão..

    3. Capitão, infelizmente, não tenho a solução, e mesmo que a tivesse sou apenas um entre os 57 milhões. Mas, se tivesse a chance, jamais teria assumido o acórdão com o Amigo do amigo do meu pai, o Botafogo e o DaviRenan. Ali, o que a eleição separou, o Jair colocou no “mesmo saco” para salvar sua pele, desprezando o BR ACIMA DE TUDO. O BR perdeu e está perdendo com o foro privilegiado, com o transitado em julgado e o COAF mudo. Assim, só nova e mais profunda mudança nas urnas.

    4. Max, como fazer o que você chama de jogo democrático sem ceder às chantagens (são sim) dos parlamentares, nascidos, criados e reeleitos no toma lá dá cá? JB está numa sinuca de bico. Se negocia, está "traindo" seus alegados princípios; se não o faz, é "inábil". Se despetiza as instituições do Executivo, é "olavista cego"; se acomoda os políticos nos cargos, está "fazendo acordão".Como fica?

    5. O Acórdão entre os Poderes, a implosão do PSL, a contra narrativa ideológica como estratégia política na Educação, a incompetência político-administrativa da Casa Civil, o acirramento tático exagerado das comunicações nas redes sócias pela “turminha olavista”, o desgaste na opinião pública com declarações improprias do Jair e ministros são algumas das “jogadas contra produtivas” do Poder Executivo, que vêm enfraquecendo o jogo político e tirando as esperanças dos brasileiros.

    6. O que espanta aos olhos é saber que um ex deputado com experiência de mais de duas décadas na Câmara Federal foi capaz de se eleger com a segunda maior bancada e, mesmo com 57 milhões de apoio popular, é incapaz de se articular para acelerar a aprovação das reformas necessárias para cumprir a promessa do BR ACIMA DE TUDO. Que o Congresso tem bandidos era fato consumado. O que não está se consumando é o jogo democrático trabalhado com competência a favor da República, mas de interesses vis.

  132. *Nós não podemos aceitar esses caras chantageando a gente o tempo todo. FODA-SE! Se desejam o parlamentarismo mudem a constituição.* (General Augusto Heleno).

  133. *Com poucas exceções, o Congresso é uma organização Corporativista e Criminosa. Legislam em causa própria. B a n d i d o s.*

  134. Rodrigo Botafogo Maia péssimo ator, no palco tentando posar de estadista?Não convence.Reescrevam o texto, coloquem as coisas nos seus devidos lugares.O presidente foi eleito com esse discurso, com estas propostas.Botafogo, ao contrário fingiu-se de honesto, com bons propósitos quando se candidatou à reeleição p presidente da câmara.Se não fosse corrupto é desonesto, não estaria liderando a socapa a cizânia entre poderes.O protagonismo do Botafogo é apenas por ser ele um mau caráter incorrigível

  135. Só para lembra um pouco da historia: Czarismo Russo, comparando com o que temos governando o Brasil. Família Bolsonaro=Família Romanov só está faltando aqui o Rasputin. Vamos rezar pra que termine tudo bem.

    1. Engano o seu. Hoje o Brasil ainda é governado pelos mesmos chupins que se revezam no parlamento desde os 80. O que Bolsonaro está tentando é quebrar esta corrente, incluindo o quarto poder do qual orgulhosamente faço parte: O POVO. Na era da internet não há porque não o fazer.

    2. Ah peraí. Os Romanov reinaram de 1613 a 1917 e vc vem falar só do finalzinho? Em 21 de fevereiro de 1613, Michael Romanov foi eleito czar da Rússia pelo Zemsky Sobor, estabelecendo os romanov como a segunda dinastia reinante da Rússia. O neto de Michael, Peter I, estabeleceu o Império Russo em 1721, transformando o país em uma grande potência através de uma série de guerras e reformas.

  136. O Brasil é ingovernável! Enquanto tivermos um parlamento tomado por bandidos, o nosso país não sairá do atraso e dos abismos sociais.

    1. Correto! Tá na hora de dissolver esse covil de bandidos, como em 64. Quem viveu a década de 70 no Brasil sabe como foi bom: PIB crescendo a 10% ao ano, segurança e pleno emprego. Saudades do Medici. O povo precisa pedir novamente uma intervenção militar.

    1. Não eaquecer que FODAM-SE, também e principalmente, os JORNALISTAS CANALHAS, que tão conseguindo minar ea credibilidade da imprensa em geral.

    2. Semiologicamente: FODAM-SE os maus políticos, magistrados, jornalistas ...etc.!!! Nunca as Instituições nas quais esses canalhas praticam seus abomináveis malfeitos!

  137. 15 de Março Dia do “Foda-se!” Inacreditável a “esquerda” ter perdido essa ‘lacrada universal’ que permanecerá nos livros da história sociopolítica do Brasil - quiçá do mundo-, por milênios! Talvez, a cereja do bolo seja o fato da intenção da interceptação no Gen Heleno ter embaçado a visão esquerdista, impossibilitando-a de obstar o surgimento dessa idéia... embora fatos do “acaso” venham como meteoros e luzes dos céus no momento certo e no local exato. Sim, o livro vem aí, por alguém.

    1. O “seo” Rui sente-se um sábio, um ser luminado pois só fuma “coisa boa”!

  138. Tudo é uma questão de ótica , pois a premissa é a de que a rendição é inexorável a um presidente inepto, inábil e bronco. Porém, o presidente tem mais cartas que o congresso e depende de jogar bem para se impor sem se render. As cartas vem das ruas e burrice é abdicar das mesmas por causa da “hermenêutica dos sábios de botequim “

  139. Esse texto mostra muito bem que o presidente é sim refém ! Pois se cede aos insaciáveis politiqueiros é um fraco se os peita é inconsequente !A verdade é que a velha e podre política é que amarra ,freia , segura o avanço do país !Simplesmente porque nossos políticos são mal acostumados recebem *ajuda* de tudo o que se possa imaginar agindo em seu próprio benefício escandaloso ! Depois vem falar em democracia ? Não estão nem aí para a população ! Inúteis !

  140. Bozistas imbecis caem na esparrela de que o congresso não deixa o "presidente" governar. Caiam na real: Bozo é fraco, burro, incapaz, despreparado, medroso, malandro parasita improdutivo durante 30 anos na política, tem rabo preso com a milicia, em fim, não serve pra nada, é um zero à esquerda. Procurem outra desculpa pra justificar a incapacidade desse ogro, zé ruela, fuleiro. Essa não cola.

    1. Ô leao.. em fim não existe, caboco.. é enfim, morou?

    2. Acredito que o BOZO deveria reeditar o mensalão e o petrolão... modus operandi de um partido que está sendo varrido da política...

  141. Desculpa mas fazer politica acredito que não seja ceder a 1/2 ou 1/3 das chantagens. Fazer politica é ser decente e discutir projetos para o país. Já, discutir verbas para fazer o que bem entendem é indecência.

  142. Esse é o editorial do grupo, uma opinião respeitável, mas uma opinião. Eu e a maioria das pessoas interessadas em Política no Brasil, atualmente, não só discordamos, mas achamos que esse discurso só serve ao Centrão e à esquerda, que definitivamente só pensam em roubar e fazer com que nossos filhos usem drogas e deem a bunda. Lamento muito que não desistam desse jogo de plantar cascas de banana para Bolsonaro, mas enquanto não descobrir um veículo melhor para me informar, continuarei assinante..

    1. Paulina Concordo em gênero, número e grau com vc Rafael. Iria até deixar um comentário aqui, mas como o seu me representa, vou me abster e apenas acrescentar um conselho para os jornalistas: por favor, parem de nos manipular e acordem enquanto é tempo. A maioria do povo brasileiro tem condições reais de ler a realidade, interpretando-a de forma independente. Fica a dica. Ninguém nos manipula mais. Lembrem-se: o conhecimento liberta.

    2. Certo. Esse congresso perdeu a legitimidade para governar. Precisa ser dissolvido

    3. Concordo plenamente Rafael. E o parabenizo pela concisão de uma conjuntura muito delicada.

    1. Aliás a família toda no meio político a anos desde que nasceram.

    2. Que novidade? 30 anos lá no meio deles e não aprendeu agora vem se fazer de vítima.

  143. Artigo extenso e chato só para falar mal do presidente. Não sou bolsonarista , mas estou bolsonarista ,até achar um candidato melhor, que com certeza não existe por enquanto. Agora, com esse congresso e com esse senado não tem como agir diferente. O negócio é ir mesmo para ruas e protestar contra essa cambada de parlamentares sujos e corruptos.

    1. E se protestarem direito como em 64, teremos a dissolução deste congresso covil de bandidos e o Brasil poderia deslanchar como na década de 70. Quem não gostaria de ver o PIB do Brasil crescendo como na década de 70, a 10% ao ano?

  144. Dinheiro, política e poder. O executivo tenta trabalhar pela nação. o Legislativo trabalha para si mesmo. O povo hoje tem mais voz e irá aos poucos escolher melhor seus representantes. Não há mentira que dure muito tempo.

    1. Concordo com Mauro! Maia e Alcolumbre só trabalho contra o poder executivo. SÓ que a população está mais politizada e eles vão ver na próxima eleição!

  145. Crusoé/Antagonista, bem como a mídia tradicional, já escolheram seus candidatos para 2020. Será o candidato de centro/direita, Huck ou Dória.

  146. O Igor quando não está fazendo fofoca, é tendencioso! Os assinantes da Crusoé merecem artigos escritos por jornalistas de melhor qualidade.

  147. Meus Deus!!! Que reportagem é esta? É o oposto o Presidente está nesta situação porque nunca quis negociar cargos e vantagens com estes bandidos do Congresso.Acabou com o fisiologismo e presidencialismo de coalizão.Parece que estou lendo Folha.

  148. parece que estão recebendo verba pra fazer pressão e deixar a verdade! não se negocia com ladrão! esse congresso é isso! se continuar assim, não renovo minha assinatura!

    1. Auahhuahua..quawuaqua.. se inscreve no cancelódromo, vai..

    2. Apoiado, faço minhas as suas palavras. Farei o mêsmo procedimento com minha assinatura

  149. AI5. Prende , tortura e mata. Só assim pra mudar. Esses vermes filhos de úteros malditos, tem que ser eliminados. Guilhotina neles.

    1. Não dá para consertar esse congresso. O Brasil tem de pedir a sua dissolução imediata

  150. Comparação esdrúxula e ridícula com Fernando Collor e Dilma Rousseff........os dois eram farinha do mesmo saco junto com os congressistas......reportagem tendenciosa. Porque não falam das maracutaias dos deputados que ao invés de legislar para o povo fazem de tudo em proveito próprio......E quem posa de vestais da democracia é o povo que tem que ir para as ruas em protesto a essa canalhice que toma conta do Legislativo e Judiciário.

    1. De acordo!!! Roubaram e ajudaram a roubar e saquear o país!!!

  151. Comparação esdrúxula e ridícula com Fernando Collor e Dilma Rousseff........os dois eram farinha do mesmo saco junto com os congressistas......reportagem tendenciosa. Porque não falam das maracutaias dos deputados que ao invés de legislar para o povo fazem de tudo em proveito próprio......E quem posa de vestais da democracia é o povo que tem que ir para as ruas em protesto a essa canalhice que toma conta do Legislativo e Judiciário.

  152. A política no Brasil é uma vergonha, um presidente que tenta fazer o melhor para a nação tem que se submeter a um congresso de corruptos que só pensam em seus umbigos, que defendem o toma lá dá cá, buscam recursos através de decisões esdrúxulas e não se importam com a população. O povo tem que agir e colocar cada poder em seu lugar.

    1. Caraco.. não renoviu.. e continua enchendo o saco por aqui? Que por ra é essa?

  153. Este congresso de canalhas fisiologistas previsa ser fechado bem como o STF E STJ, ppara o bem do Brasil. Excesso de DEMOCRACIA atrasa o desenvolvimento !!!

    1. Concordo. E o Brasil viveria um novo milagre econômico como na década de 70. Agora é a hora com Bolsonaro, Moro e Guedes. Esse congresso é apenas um covil de bandidos junto com o STF. Perderam a legitimidade junto ao povo.

  154. Nós temos de fazer a nossa parte: não votar mais em candidatos de partidos fisiológicos. Eu sei, sobram poucos, mas não tem jeito. E, fundamentalmente, não votar nunca mais na esquerda (PT, PSOL, PDT, PSDB, etc). Foram eles que criaram esse rombo (e roUbo) gigantesco.

  155. Já está passando da hora de as Forças Armadas acabarem com essa esculhambação promovida por Rodrigo Maia, Alcalumbre e seus asseclas, com o aval das Excelencias do STF. O que eles querem é continuar mamando nas tetas da viúva, ou seja, do País.

  156. Não é o governo que sofre derrota jornalista filho da puta, é o povo! Como negociar republicanamente com ladrōes velhos? Fala para mim que eu preciso entender. É como se eu negociasse com o assaltante de fuzil na mão. Comoooo?

    1. Dissolvendo o Congresso e caçando direitos políticos. Basta estudar a história do Brasil e copiar. Facinho, facinho. Bolsonaro tem o apoio dos militares. O povo tem de repetir 64 e ir às ruas pedir de novo a dissolução do Congresso, STF etcetera

  157. Essa matéria deu-nos a oportunidade de mostrar-lhes Crusoé, que vocês estão preocupados com o governo Bolsonaro. Só que a realidade é totalmente diferente. A politica atual está sendo feita pelo povo. Nós a maioria mandamos, nós fazemos hoje o que nunca se fez, pois essas mídias modernas nos deram voz. O povo acordou. Se tiverem que estar preocupados comecem a conhecer nossos objetivos com relação ao Brasil. Nós vamos às ruas, não é o governo que por acaso nos está representando muito bem.

    1. Peraí, como nunca se fez? Minha mãe participou da marcha das mães em 64 . O povo foi a rua e pediu intervenção militar, dissolução do Congresso e cassação dos direitos políticos de políticos corruptos. O problema é que o Brasil hoje pensa em defender uma ideia : a democracia e não defender os brasileiros e brasileiras de um bando de bandidos.

  158. Lula foi o rei da política. costurou acordos e pode reinar livremente às custas do dinheiro da população. Mas será que é isso que queremos? Acho que não e foi justamente por isso que Bolsonaro foi eleito.

    1. Isso mesmo Juliana. Instituiu cartéis e acabou com a livre concorrência. Inchou o Estado e as empresas estatais. O resultado já conhecemos: desastre econômico e consumidores endividados

  159. Gostei da reportagem. Façam chegar ao presidente. Ele pode negociar com líderes partidários, desde sejam com transferencia. Porque não divulgar resumo de cada conversa?

  160. Esperamos que a vida deste pais se resolva mas nao concordo com os arroubos de Bolsonaro mas nem tambem com o Maia e o Acolumbre nao pode ficar com 30 bilhoes para ele distribuir como ele quiserem se os municipios prestassem contas tudo bem, mas nao e assim que funciona

  161. Excelente artigo! Todavia, cabe ao presidente da republica administrar o Brasil e nao ao Congresso Nacional. A resposta a ser dada aos congressistas fisiologicos e gastar ate o limite do orcamento. Convocar a imprensa e dar satisfacao ao povo do que fara e porque o fara. Quando acabar o dinheiro de pagamento do funcionario publico. Suspende o pagamento e da informacao ao povo. Quando acabar dinheiro para saude, a educacao e a seguranca, faz o mesmo. Jogue a responsabilidade no Congresso.

  162. Gostei do tom da matéria, mas não posso deixar de notar sua superficialidade. Parece haver um véu corporativista que impede vocês de pontuar que a grande imprensa está produzindo fake news com objetivo explicitamente político com a intenção de vender popularidade ao estilo Chateaubriand. Cuidado com isso, pois a Crusoé nasceu como alternativa a esse modelo e aproximar-se dele pode danificar seu modelo de negócio. Não vivemos mais tempos de conchavo. É preciso ser realmente independente.

    1. Perfeita a sua colocação. Diante de artigos como este nos resta a pergunta. Renovo a assinatura ou não??

  163. Que reportagenzinha tendenciosa. Essa ilha do jornalismo autêntico construiu muitas pontes ao grande continente da midia que prima p n expor apenas fatos, mas construir narrativas polarizadas. Querem convencer quem, com a balela de que o governo não se predispõe a fazer política? Aquela q conhecemos, e vcs mais ainda? A sacanagem de nos roubar 30 bi é secundária, além do fundão, etc. Isso não é o foco do problema, mas à reação do PR e seus ministros a essa insanidade exacerbada dos canalhas.

  164. Péssima análise, que queda de qualidade da revista hein!! Acho que deve ser por influência do Felipe Moura Brasil. Antes vcs afirmavam que havia um acordão entre o presidente, Toffoli, Maia e Alcolumbre, agora que o presidente está refém. Ta ficando difícil de continuar assinante da revista. O q vcs vão dizer qd o congresso não conseguir derrubar o veto, e não tomar conta desses 30 bilhões hein? Vão falar q foi errada a posição do presidente?

  165. Que decepção, nunca mais assinarei nada com vcs , jornalismo tendencioso ao invés que ser uma mídia isenta. O governo não molhou a mão de vcs tb ? Bem que fez ! B38

  166. Então, para a Crusoé, o Bolsonaro deve se render às chantagens políticas para se manter no cargo. Ledo engano, vamos apoiar o Presidente para governar sem o toma-lá-dá-cá, priorizando a nomeação de técnicos preparados para conduzir o Brasil ao 1º mundo, longe das republiquetas idolatradas pelos pilantras da esquerda e boa parte da imprensa.

    1. A melhor solução é dissolver esse Congresso. Não tem legitimidade

    2. NÃO têm como negociar com esse congresso. simples assim.

  167. FERNANDO Que decepção Crusoé... Interessante... Essa não era inicialmente a postura jornalística de vocês... Passaram a fazer parte da mídia imunda e oportunista como os congressistas... Essa roubalheira tem que acabar e ponto final! Como acabou a mamata por ministérios... TEM QUE ACABAR!

    1. Isso mesmo. Com bandido não se negocia. Aliás, por que ter um congresso que atrapalha o desenvolvimento do Brasil? TEM DE ACABAR

  168. Vou me ater a Igor Gadelha, praticante, a tempos, de um jornalismo tendencioso. Só não cancelo minha assinatura porque paguei à vista, mas certamente não renovarei pela falta de parcialidade, deste pseudo jornalista, em suas análises. Quer dizer que, no seu entender, o governo deve deixar esse Congresso, recheado de aproveitadores do dinheiro público, manipular, a seu bel prazer, os escassos recursos disponíveis para atender minimamente a governança deste país e ficar quieto? Faça-me o favor!!

    1. Chega a ser inacreditável... Haja irracionalidade... impressionante!

  169. Uma sugestão para pesquisa de opinião pública. O que a maioria da população apoiaria: impeachment ou fechamento do congresso.

    1. Fecha! Fecha! Fecha esse covil de bandidos. É uma despesa enorme esses “ parlamentares” imprestáveis que só atrapalham o bom funcionamento do Brasil. Análise a década de 70, o milagre econômico e tudo de bom que tivemos quando os militares botaram para correr os comunistas sórdidos que assolavam o Brasil. A hora é agora! Bolsonaro tem o apoio militar. Falta o povo na rua, como em 64, pedindo a dissolução do Congresso

  170. Por que ninguém da imprensa critica o comportamento dos deputados que não aprovam quase nada ou quando aprova, são projetos meia boca. vejam o que disse o Paulinho da Força.

  171. Com a ameaça do coronavírus batendo à porta do Brasil, seria interessantíssimo o presidente vir a público e pedir aos seus seguidores, o cancelamento da manifestação: primeiro, por motivos de saúde pública e segundo, em nome da segurança institucional.

    1. Acompanhado dos seus, o NHONHO está fazendo o seu "carnavalzinho oficial" pela Europa; quem sabe, uma passadinha pela Itália viria a calhar. De repente, apesar do baixo índice de mortalidade do Covid19, já seria o início da limpeza!!!

    2. Seria bom se alguns infectados visitassem o Congresso, assim não seria necessário dissolvê-lo e não precisaríamos ir às ruas.

    3. A CBF deveria, também, cancelar os próximos jogos de futebol até que apareça a vacina. Não acha?

  172. Dia 15 dia do F***-SE eu estarei lá. Colocar o PR na parede por estar a favor do BRASIL é insano. O sinistro Botafogo tem 70.000 votos nós os Patriotas somos 57 milhões. Brasil Sempre!

  173. Essa matéria estava pronta e você não revisou, Igor Gadelha? Você é o que da Vera Magalhães? O vídeo da convocação é da manifestação de 15/03 de 2015!!! E Bia Kicis já falou que não assumiu liderança de convoco nenhuma. Escrevam a VERDADE ou... Vão acabar perdendo leitores e voltando pra fila do desemprego.

    1. É Marcos O tal jornalismo investigativo está simplesmente copiando outros jonalecos idiologisados.

  174. O Brasil tá quebrado... pedaços e mais pedaços jogados ao chão...por anos sucateados por esses mesmos políticos e jornalistas que criticam a postura do presidente. Vou falar pra vocês, independente do que acontece, estou fechado com a verdade, se eles pensam que podem derrubar JB eles estão muito enganados, estou falando do povo, nem me referi ao exército.

    1. Se precisar ter guerra pra defender o governo,que tenha!

  175. Bolsonaro sempre foi rejeitado pelo congresso desde deputado e continua sendo, articular política com este congresso é dar verbas para compra de votos e se não der complica, democracia com ladrões às vezes funciona com pressão do povo nas ruas principalmente com pessoas investigdas na lava jato na presidência do congresso.

  176. Quem semeia vento, colhe tempestade que destrói a semeadura. Comedimento, prudência e silêncio são chaves do sucesso, aplicai ....

  177. É uma vergonha, nem vocês conseguem entender que não é possível negociar com gente que sempre agiu com desonestidade. Uma revista que deveria atuar de outra forma, atua para atender aos interesses daqueles que menosprezam os interesses da população. Vocês merecem governos comunistas!!

  178. Então na visão da Crusoe’ o poder executivo do governo brasileiro tem que “articular” e “fazer politica” com um grupo de larápios profissionais que dominam o congresso. E quem se rebela, como a Deputada Bia Kicis e’ “incendiaria”. Vocês querem o que? Se mete a boca: que absurdo, não sabe fazer politica! Se distribui dinheiro, que absurdo, não mudou nada dos últimos 35 anos ! Daqui a pouco vocês se juntam a FSP, OEST e OG e fazem editorial pedindo impeachment ? Mario Sabino, você e’ o editor ?

  179. Eu espero de vocês jornalismo honesto, não esse jornalismo tendencioso e baseado em ideologias da extrema imprensa. Esse artigo distorce vários pontos. E vocês culpam Bolsonaro de coisas que ele não tem feito. Cansei da sua falta de integridade. Estarei cancelando minha assinatura!

  180. Td começou qdo foi aprovado o orçamento impositivo e Oficializada a roubalheira qdo foi aprovado um aumento Absurdo para 10 bi em emendas parlamentares. Esse dinheiro sempre foi desviado, td mundo sabe disso. Esperava q JB fosse contra o aumento mas o PSL votou em peso a favor e JB aprovou. O problema todo está na base, tem e’ q acabar com as emendas parlamentares como tem q reduzir muito a qtd de assessores e verbas parlamentares. O legislativo tem q legislar e não tocar projetos doexecutivo.

  181. Os jornalistas subestimam a experiência de Bolsonaro de 30 anos como parlamentar. Transferem para o Presidente a responsabilidade de não saber negociar com o Congresso, como se política e não MUITO DINHEIRO fosse a solução. Deixem de escrever bobagens. Vcs sabem que eles só querem um acordo espúrio com o Governo para sujar a reputação de Bolsonaro. Devemos questionar é a honestidade de quem escreve essa matéria.

  182. #Dia15EuVou. Nós somos da Pátria a guarda, Fiéis soldados, Por ela amados. Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória, Fulge a vitória. Em nosso valor se encerra Toda a esperança Que um povo alcança. Quando altiva for a Terra Rebrilha a glória, Fulge a vitória. A paz queremos com fervor, A guerra só nos causa dor. Porém, se a Pátria amada For um dia ultrajada Lutaremos sem temor. #Dia15EuVou

  183. De ponta a ponta do texto verificamos uma imprensa imunda e nojenta nas suas colocações. Falam de Bolsonaro como se os prejuízos causados pela facção, chamado Congresso Nacional,fosse prejudicá-lo e não o povo. Essa imprensa nojenta fala que a caneta do Presidente não pode tudo.. e o quê ele teria feito até agora ? O que essa facção criminosa, chamada Congresso Nacional, está fazendo pelo povo? Vocês não parecem ser brasileiros! Devem estar perdendo alguma boquinha com certeza!

  184. Em diferentes momentos ao longo da reportagem se diz que existem diferentes meios de convencer o Congresso, sem o toma lá dá cá. Só esqueceram de exemplificar algum deles. Também esqueceram de verificar se a banda podre do Congresso está disposta a aceitar isso. Ficou faltando maior profundidade na matéria

  185. #Dia15EuVou. A força da DEMOCRACIA cresce ou diminui na proporção de nossa PARTICIPAÇÃO, de nossa indignação. #Dia15EuVou. OMISSÃO é CONIVÊNCIA. #Dia15EuVou. A PARTICIPAÇÃO é a alma da democracia. #Dia15EuVou. O BRASIL DEMOCRÁTICO depende do envolvimento de seus cidadãos. #Dia15EuVou. NÃO SE OMITAM EM RELAÇÃO À POLÍTICA. #Dia15EuVou. Estamos sendo feitos de BOBOS e de PALHAÇOS. #Dia15EuVou.

    1. Então se prepare para dar duas porradas. A outra em mim, seu viado. Tem que saturar sim. Chega de só manipulação dos robôs, petralhas e pilantras em geral. Vamos quebrar tudo!

    2. Miguel eu até não ia na manifestação, mas de tanto você insistir acho que vou só prá te dar uma porrada na cara, que cara chato, assim o PT vai querer te contratar.

  186. Atencao, muita atenção o Fujimori fez exatamente isso. com a justificativa de que a vontade do povo é a vontade de Deus, fechou o congresso e o Supremo tribinal, tornando-se um ditador. Sou Bolsonaro, mas esse não é o melhor caminho

  187. Eu só queria saber como é fazer política qdo a política até agora é o toma lá dá cá, não sei como é fazer política como todos esperam do JB

  188. O cenário se complica com a crise econômica internacional resultante do coronavírus. Haverá, forçosamente, menos recursos para que os superabundosos congressistas promovam suas farras. É lamentável que JB tenha perdido tanto tempo e consumido tanta energia ao se enroscar nos problemas dos filhos; os eleitores queriam um novo presidente e não uma nova dinastia. Apesar disso, logrou tento importantíssimo, ao fazer aprovar a reforma da previdência. Outras terão de vir, se a citada crise o permitir.

    1. Até se entende a fraqueza do Executivo ante o Judiciário. Ao se confundirem problemas domésticos com questões nacionais, é maior a propensão a aliar-se com adversários, sempre dispostos a simular solidariedade. A longa experiência parlamentar do PR deveria tê-lo preparado para lidar melhor com os exabundantes e tão pródigos congressistas. A escolha do apagadíssimo Alcolumbre, porém, em nada ajudou o Executivo. Tampouco favoreceu o Grupo Sem Rabo Preso do Senado, cujos membros tb querem reformas.

  189. Se a grande imprensa inclusive essa estivesse ajudando o "BRASIL" essa situação já estaria resolvida com os chantagistas os oportunistas e os parasitas fora ou presos.Mas quando se falou que seria sem " Toma lá da cá " foram todos contra ,automáticamente se colocaram a favor desses "lesa pátria " fazendo esse desfavor a população brasileira. Palmas para a imprensa então...

  190. Se fazer política, articular etc. é distribuir dinheiro público a quem quer que seja, em troca de apoio político, que o governo continue só com o povo que o elegeu.

  191. Vem aí o TSUNAMI do dia 15 de março. As ruas de todo o BRASIL serão inundadas por um MAR DE PATRIÓTAS que estão cansados de serem tratados como bobos e palhaços pelo congresso e pelo STF. Eles estão se cagando de medo do #DiadoFODA-SE. Estão se articulando, ameaçando impeachment e o diabo. Apelaram até para o FHC e o papa comunistóide, mas não adianta, o povo, verdadeiramente do bem, mais uma vez não vai se omitir. Todos para as ruas. #15 de março o #DiadoFODA-SE.

  192. O legislativo deveria legislar a favor do Brasil, deveriam criar leis que organizasse o Estado. O povo que elegeu o legislativo é ignorado constantemente. As leis aprovadas são de interesse próprio, ou de seus ‘currais eleitorais’. E o povo só serve para pagar impostos e votar. A cada dia os direitos desse povo são subtraídos.

  193. A independência dos 3 poderes no Brasil funciona assim: Legislativo e Judiciário podem falar o que quiserem do Executivo, principalmente do presidente – está liberado – “faz parte da democracia”. O Executivo não pode dar um pio sobre os outros dois poderes, pois é “intromissão inadmissível”. #Dia15EuVou.

  194. Não deixam governar. Como o uso e costumes dos canalhas e terroristas estão trabalhando em colocar um tapete para puxar depois. Antes que derrubem mortalmente, desta vez o Bolsonaro, sou favorável um "AI 5", CURTO E EFICIENTE EM UMA FAXINA GERAL, e fim.

  195. O diagnóstico desse texto está perfeito. Há um porém: Embora tenha mostrado a doença, não indicou o tratamento. O que seria lidar de forma política com a velha política? Como virar esse jogo, sem se render ao toma lá, da cá? Sobre essa, a chave da questão, o texto foi vago. Atenção: não estou defendendo os erros do governo e tampouco defendendo o congresso, possivelmente o poder com a menor credibilidade de sua história, além de ser objeto de asco da população há muito tempo, bem antes do Bolso.

    1. Concordo plenamente. Parabéns pelo brilhante comentário.

    2. De fato! Bom texto, mas faltou explicar como domar a velha política.

    3. Pra virar o jogo sugiro mandar estes dois repórteres por um mês naquele prostíbulo em Brasília. Com certeza tudo mudará pra melhor. Eles não se transformarão em prostitutas, garanto. Pois sabem como fazer política, mesmo em Brasília. Quanta inocência e quanta arrogância

  196. Acho válido a tentativa de conversar, mas com sequestradores do poder como Rodrigo ladrão Maia, só há um jeito. Apea-lo do poder.

  197. Ah, então quer dizer que como reação ao suposto ato de Bolsonaro (não o vi), Maia e Alcolumbre decidem NOS prejudicar ok? Explico - se eles pretendem criar mais despesas e problemas maiores para aprovação de coisas que são "óbvia e ululantemente" corretas, estão ME usando, NOS usando para praticar extorsão mediante sequestro ok? Em tempo - ADORO Crusoé e Antagonista e NÃO compartilho de comentários detratores sobre elas! Colocam tudo nos devidos lugares, sem preferências...

    1. Desta vez erraram, paciência, tem tempo para correção

    1. Perfeito. Aqui nesta mensagem tem mais dois. Adoraria vê-los por um dia como presidente. Acho que deixariam todos os políticos morrendo de vergonha. Sim, porque estão todos errados, principalmente o JB

  198. Até a posse como presidente, Bozomerda recebia 3.800 de auxílio moradia, apesar de possuir imóvel próprio no DF. Mais um da imobiliária Bozolândia. "Era pra comer gente" foi a resposta do "defensor dos valores da família". Grande filho da puta

    1. Nossa... se vê que tipo de gente educada entra na conversa...

  199. A análise é bem feita, mas também se rende à velha política. Sugere que o presidente pratique política; mas como praticar política com um Congresso corrupto? Ele não cederá às pressões e a única forma de convencer o Congresso é assim como está sendo feito: o povo nas ruas a favor do Presidente. Às vezes eu penso se não seria melhor entregar o governo aos jornalistas, tanta é sua sabedoria....

    1. Sou um bozomerda e adoro a Crusoé. Fico irritado com notícia sobre a política de Brasília como se lá imperasse um conto de fadas maravilhoso onde só o presidente não é anjo. Adoraria ver o Igor Gadelha e Renato Alves no lugar do JB por um dia. Só pra ensinarem a esta b.o.s.t.a como se faz política

    1. Pois é... Descrevem o cavalo mas põem chifres na cabeça do mesmo. É uma evidente forçação de barra. Mentira, mesmo! O que está acontecendo é simples: uma campanha mentirosa contra o Presidente. E a Crusoé faz parte.

    2. Confuso é o Bolsonaro. A reportagem só mostra a confusão que ele próprio ajudou a criar.

  200. Perdi a confiança na Crusoé. Tal como os outros órgãos da imprensa tradicional, para mim não tem mais credibilidade. É uma pena.

    1. Adoro a Crusoé. Mas estes repórteres imaginam que a única prostituta naquele prostíbulo é o JB

    2. Eu também confio meu caro Antônio. Sou contra criticar o mensageiro. Mas Igor Gadelha e Renato Alves fazem uma reportagem baseada numa política correta, como deve ser. Mas não levam em conta que em Brasília impera um prostíbulo. Porém criticam o presidente por ser uma puta safada

    3. Pois eu confio, e muito. Mostra a realidade como ela é

  201. Igor Gadelha e Renato Alves, reprovo pessoas que criticam o mensageiro, mas eu tenho uma bem leve pra seu conhecimento: Vcs criticam esta política do JB versus congresso com base no método correto de como ela deve ser, ou seja, conto de fadas. Em resumo, vcs enxergam só até onde os livros lhe ensinaram. Não tem a mínima ideia de como é sujo lá dentro. Mas se mostram mestre da política, que fariam muito melhor. O/concluir, só dão notícias ruins deste presidente, não falam do seu grande esforço

  202. Sabe de quem é a culpa pela raiva ou pelo ódio que a maioria do povo brasileiro tem do Congresso e da maioria de seus congressistas? A culpa é da classe política, única e exclusivamente, que há décadas defende com unhas e dentes um sistema político corrupto e ultrapassado, feito sob medida para eleger representantes de oligarquias econômicas que só sabem viver às custas do Estado! O Congresso se transformou numa ilha isolada em Brasília, de costas para o povo e de frente para interesses escusos.

    1. Concordo com você. E é preciso sim, combate-los, mas da maneira correta. Crusoé tem razão neste artigo, embora o povo nas ruas seja imprescindível. Cada macaco no seu galho...

  203. No começo do governo ele tentou, mas propostas para o país, estão muito longe dos interesses pessoais da banda podre que comanda o Congresso. Agora é confronto, mostrar força para dissuadir qualquer iniciativa que vise desestabilizar o governo. Parece que CRUSOÉ aderiu à grande mídia e se fazem de desentendidos. Interesses da Empiricus, sócia majoritária da revista, estão agora junto de Maia, Alcolumbre e o Centrão? Espero que Mainardi e Sabino respeitem seus passados.

  204. Se a Crusoé tem o vídeo do Presidente chamando a população para manifestação contra o Congresso então divulgue, pois até agora o que se viu foram narrativas sem nenhuma comprovação. Crusoé está se igualando à Folha de São Paulo.

  205. Essa Crusoé é hilária (e farsante/oportunista). Dias antes publicou o vídeo compartilhado por Bolsonaro a amigos, afirmando não conter ataques ao Congresso/Judiciário, mas tão-só solicitando apoio ao próprio Presidente. Agora - em reportagem de capa - muda todo o contexto ao afirmar no 2º parágrafo sobre o "...vídeo com a convocação para um protesto contra o Congresso...". É ou não uma baita canalhice desses dois jornalistas que assinam essa matéria podre? FODAM-SE vocês também!

  206. Gadelha, não sei se você é inocente demais ou mal intencionado, quando diz em fazer a boa política com esse congresso, vai uma dica, não existe diálogo com grande parte desse congresso, eles não estão interessados no bem estar do país, como bem você relatou no episódio dos 3,8 bilhões, eles só querem sugar, sugar, e sugar os recursos da união em proveito próprio pra se perpetuarem no poder, sempre se lixaram para o povo, então não vai ser agora que vão mudar o seu pensamento.

  207. as coisas mudaram,antigamente ficávamos sabendo das tramoias dos políticos quando os jornais publicaram, já votadas, agora ficamos sabendo antes e temos sim que intervir.esse congresso e podre,não tem mais o toma lá dá cá,estão querendo 30bi para mandarem para prefeituras e de lá roubarem,não perdem o vicio

  208. Collor e Dilma foram derrubados pelas ruas, não pelo Congresso. Enquanto JB tiver o povo ao seu lado, não cairá. Pena que ele ainda não entendeu isso e anda traindo a confiança do eleitorado (vide juiz de garantias e todas as rasteiras dadas no pacote anti-crime de Moro). Sim, temos que ir às ruas e encurralar o Congresso, o STF e o STJ, pois só assim esses criminosos poderão ser freados.

  209. Sr. Jair Bolsonaro, faça o seu trabalho sem alarde e deixa os congressitas conosco, que nas próximas eleições vamos passar o rodo nas porcarias que lá existem. Eles ainda pensam que fazendo as gracinhas em anos de eleições continuarão enganando os brasileiros. Ledo engano, vão sentir a mão pesada dos brasileiros. Tiramos a quadrilha do PT. O resto será fichinha para nos. Lembre-se que em rio que tem piranha jacaré nada de costa, apesar do jacaré ser o predador das piranhas.

  210. Pra mim essa reportagem é uma demonstração cristalina do que disse o General Heleno: o Congresso está dominado por chantagistas cujos atos são pautados por puro cálculo político pessoal. O mérito dos projetos e o interesse do Brasil sequer são considerados. E Bostafogo é o general da tropa.

  211. Sobre o Presidente não fazer política : está bem claro que “ fazer política “ significa aceitar suborno , meus amigos. Esses parlamentares estão viciados em roubar . Para mim ser refém é justamente isso : aceitar suborno. Ai sim , fica refém. Que ele se mantenha integro para fazer jus às promessas eleitorais. Os reféns somos nós brasileiros, incluindo vocês, jornalistas .

  212. É de uma desfaçatez o congresso querer executar os 30 bilhões, prerrogativa do executivo. A maioria desses congressistas é um bando de patifes. Mas existe gente seria. Quem não viu, pegue o depoimento do senador Randolfe Rodrigues, que faz constantemente oposição consciente ao governo, mas que sabe distinguir o certo do errado.

  213. Dica pros que agora compartilham ideias de fechamento do Congresso e do STF do lado do balcão ideológico atualmente instalado no Planalto: a exemplo do que se recomendava para os PTralhas, mudem-se para Cuba ou pra Venezuela! O Brasil precisa de mais educação e mais consciência cívica; menos arrogância e menos ignorância!!!

    1. Não têm esse tom meramente crítico ou pró-ativo os convites que circulam pelas redes sociais: é fácil encontrar no material divulgado referências explícitas, diretas e objetivas a “fechamento” do Congresso e do STF, instituições democráticas e republicanas que, por pior que sejam seus integrantes, ainda servem como redes de proteção da sociedade contra arroubos ditatoriais e absolutistas de governantes de ocasião...

    2. Onde está o pedido de fechamento do congresso? Não nenhum, o que haverá será uma demonstração de critica ao congresso e STF, direito adquirido por clausula pétrea da constituição. O que ameaça a democracia é querer reprimir uma manifestação pacífica e legitima do povo, o resto é fake news.

  214. Não dá pra ,"aparar as arestas não?"... muitas coisas nos 14 meses que vc tão bem mensurou, mudaram, e pra melhor!!! mas vcs só exarcebam os "s" e 'rr" que porventura fogem da boca de quem não é um orador profissional! tá. não vou renovar essa assinatura CRUSUE. ti ti ti,,, já tem Editora: é da Abril.

    1. Pode crer.. vai fazer uma falta danada.. e pq nao entra logo no cancelódromo?

  215. Matéria boa, q nos instiga a dialogar, esse instrumento essencial obscurecido na névoa d ti-ti-tis do Brasilão. Apoio Bolsonaro, porém ele & tripulação precisam comedir declarações e atuar melhor nas articulações políticas pra não descambar na politicagem

  216. mestre em Ciências Políticas o artigo para variar, traz uma análise "tendenciosa'".mais que isso, diria, "preconceituosa' pq pra o Gadelha o Presidente da República é, começando do título e da introdução: Presidente -"Refém" Bolsonaro - "não tem . política. " seus arroubos - "o deixam a mercê" -"enrroscou-se nas suas próprias pernas" novamente "os arroubos presidenciais " -empilha crises e, por fim, Refém do Congresso..não sei se parabenizo o artg ou o Presidente que o inspirou!!

  217. Artigo cansativo e pouco inspirador. Diz o que é e não mostra nenhuma solução. Vontade nenhuma de ler outro desse nível ...

  218. A política do Congresso chama-se grana, a política do é dando que se recebe, a política do toma lá, dá cá ! Simples assim ! Cadê a renovação do Congresso ? Todos imunizados e contaminados pela sem vergonhice !

  219. Reportagem cansativa e sem opção para soluções. Dizer o que é sem mostrar saída não me faz querer ler de novo artigos desse nível...

  220. É pena, mas Crusoé com gente inteligente, mas com seu ativismo "blog" (que sempre tem bandidos de estimação), atraiu uma manada de péssimos (e)leitore(a)s que não sabem ler os textos (devem ter sido formados pelo PT (???)). Quanta bobagem e xingamentos idiotas. Aqui uma matéria de apoio implícito ao tal ato é taxada de "esquerda". É pena também que os blogueiros da Crusoé não se dignam a fazer algum tipo de interlocução, ou ter um ombudsman para colocar (pelo menos) alguns pontos no I.

  221. Sou a favor de uma intervenção militar e o fechamento do Congresso Nacional e do STF. Estes canalhas não querem o bem do Brasil. Estão sabotando todas as propostas apresentadas pelo Governo com o objetivo de enfraquecer o Presidente. Afinal, o interesse deles é maior que os interesses do Brasil? Temos que ir para as ruas e pedir o fechamento destes antros de corruptos!

  222. Como sempre, igor Gadelha, suas análises e conclusões são muito ruins. Vc está até apelando para escrever com o coleguinha... só de ver quem assina a reportagem, já desconfio

  223. O Congresso é composto, em sua maioria, por bandidos. Bolsonaro fez parte desse mesmo Congresso por 28 anos. Esta situação só será resolvida nas próximas eleições se Sergio Moro for eleito presidente... Oxalá!

  224. Quando o Presidente da República viaja ao exterior a pauta e a agenda se tornam públicas e a Crusoé sabe até o que cochicham. Mas quando o Maia, Alcolumbre viajam ninguém sabe de nada, por que será? Quais são seus interesse lá fora? Agora o carniça condenado viaja como se fosse autoridade e nenhuma nota dessa redação nem sobre o absurdo disso e nem o que a figura nefasta anda fazendo por aí a fora. É revoltante!!!

    1. Parabéns GIGI por tocar nas feridas, inclusive de Crusoé. Parece que a "Ilha" está com suas praias infestadas de mães d'água, provocando os ferimentos ao bom jornalismo que antes faziam.

    2. Perfeito GIGI. Esse Igor Gadelha parece que tem o rabo preso também. Eta sujeito pra torcer contra!

    3. Gigi, a seguir esta linha, não demora e até o Diogo Mainardi vai estar elogiando o molusco ladrão chamando-o de estadista. Pode esperar. Crusoé já mostrou a verdadeira face faz tempo. Jornalismo independente sim, desde que a independência signifique exaltar a esquerda corrupta deste Brasil varonil

  225. Entre esse longo texto repleto de considerações tendenciosas e de poucas informações fidedignas, reportei-me aos comentários que considerei brilhantes. Será que a Crusoé não vai acordar ? Ou o corporativismo midiático a impede de ver o óbvio... : Não existe articulação com o Congresso que não seja empanturrá-lo de dinheiro para interesses escusos e pouco republicanos!!! A fala grosseira de Bolsonaro seria mesmo um defeito? O povo se identifica com ele principalmente nisso.

    1. Nem perco mais tendo em ler.Qdo minha assinatura vencer,não renovarei mais.

    1. Tadinho. Está com saudade da Dilmanta ou do Luladrão...

  226. O que está. acontecendo com a Revista Crusoé? Mudou de lado? É claro que os dois presidentes do congresso vão fazer o jogo deles mas o governo não pode afrouxar. Ir às ruas e convocar o povo é uma atitude democrática o povo elegeu aquele bando do congresso e tem o direito de manifestar sua indignação com a trava que querem por no governo federal

  227. Se Bolsonaro errou ao longo desse um ano e pouco, certeza absoluta que o Congresso e o STF tambémmmmm, erraram dez vezes mais e de forma escandalosa. Uma coisa é fato: precisa-se acabar com o toma lá da cá , a Velha Nojenta Política. Bolsonaro não vai conseguir sozinho. Quem o apoia tem que ir para às ruas dia 15/03. Fato. JRGUZZO tem razão qdo diz que a manifestação não é contra se ter um Parlamento, mas como esse Parlamento funciona por aqui.

  228. Embora a manifestação convocada para o dia 15 de março seja legítima e democrática, criou-se uma narrativa de enfrentamento do Congresso, que cá pra nós, atua como chantagista em inúmeras ocasiões mesmo. Mas em nome da governabilidade e do andamento das necessárias reformas, a negociação é preferível à beligerância. A força das ruas pode ser um meio que traga as lideranças do Congresso à retomada do bom senso.

    1. A "goverabilidade" sempre foi pretexto para as maiores barbaridades! Mas hoje, diante da manifesta incapacidade intelectual do presidente, a melhor opção, seria aposenta-lo por sequela do esfaqueamento e, pela governabilidade, entregar o cargo ao vice, Gen. Mourão. Pessoalmente, considero um general sempre mais bem preparado que um capitão. Ainda mais quando o capitão é alguém q precisa dos filhos (mesmo DNA) até pra fazer xixi...

    2. Desde quando as lideranças do Congresso tem bom senso? Eles só pensam neles mesmo e foda-se o país.

  229. A cada semana, a Revista Cruzoé compromete mais a sua propalada isenção e credibilidade! Essa matéria endossa todo o enrosco criado pela Vera Magalhães, que publicou um vídeo de 2015 como se fosse atual!! Vocês devem achar que somos todos retardados! Dia 25 o país estará nas ruas para defender o Governo Bolsonaro e denunciar os Chantagistas do Congresso que querem afanar 30 bilhões do orçamento para fazer politicagem. Isso é democracia!!

  230. Concordo que o presidente não tem a menor moral, porém quem vai parar esse congresso, um dragão insaciável por dinheiro e cargos? Eles minam o país, trabalham contra o povo, viajam com o nosso dinheiro sem limites, boicotam as reformas, isso tem que ter um fim, não importa qual.

    1. Do jeito que andam as coisas acredito que só uma intervenção militar salvará o País, já que as forças do presidente estão minadas, ou tudo irá para o brejo.

    2. Quem irar parar somos nós, que iremos às ruas dia 15, e pode ter certeza que temos apoio de muitos militares sim. O que esses jornalecos, artitas, políticos vagabundos e afins acham que somos, robôs, idiotas ou o que?

  231. Errar uma vez é humano... duas vezes é burrice, errar sistematicamente é Bolsonaro.... Será que não vê que essas atitudes não funcionam?!? Já passou da hora de ter acessores competentes para a articulação política pois ouvir os filhuxos e os puxa sacos não esta funcionando...

    1. Ô cara..e já tá na hora de tu aprenderes as manhas da língua portuguesa.. "acessores" é phoda..

  232. "o que as excelências serão capazes de fazer com 30 bilhões de reais" - E o que o governo poderá fazer com os 74 bilhões de reais que sobrariam depois de deduzidos os 30 ? Será inviável cumprir com os pagamentos obrigatórios do orçamento. É o que querem os congressistas?

  233. Toda a reportagem só mostra mais uma vez que o Congresso é composto de sacanas e cafajestes, que seus interesses são primordialmente os próprios para sua manutenção na cena e que são poucos os parlamentares que realmente trabalham para o pais. a metáfora das hienas é validada todos os dias .. nojo e asco destes politicos ...

  234. Crusoé, com a coautoria da pena de Gadelha,repete acima o cenário que toda a pessoa com mínimos neurônios já viu.É um brete.Como fazer avançar um projeto de anticorrupção e não fisiologismo,se as cancelas e pedágios são controlados pelos corruptos e fisiologistas? Que JB tenha sido inábil em alguns pontos,penso ser verdade,mas a maior massa crítica é fabricada com papel reciclado pela "velha imprensa".É uma sinuca de bico. Tem que negociar, mas se o fizer, se contradiz. No money, no business...

    1. Tem que haver um confronto, para depois as partes, assustadas com as consequências, negociarem uma trégua, cedendo cada um um pouco. Na guerra bélica é assim, exatamente assim que a razão humana funciona. Primeiro a tempestade, aí o sofrimento, depois a bonança. mas sem sofrimento não aprendemos nada.

    2. Então como faz? Não cai na esparrela dos corruptos e fisiologistas mas não aprova as pautas indispensáveis para acabar com a corrpção e com o fisiologismo?

    3. É como vejo. E não adianta ficar correndo atrás do próprio rabo. Tem que haver outro fator nesse cenário emperrado. O povo?

    1. Realmente ninguém comenta as suas centenas de viagens ao exterior, e qual o motivo da viagem, o congresso funciona aqui ou tem uma filial por lá? As pautas das viagens do presidente são todas anotadas por toda a imprensa e a dos presidentes da Câmara e Senado porque não são?

  235. Cruzoé está entrando na linha dos que fazem tempestade em copo d'água! Existe algo mais democrático do que uma manifestação popular pacífica? A sociedade não está contra a "Instituição Congresso". Está contra os chantagistas que lá estão tentando, entre outros absurdos, afanar 30 bilhões do orçamento da união para fazer politicagem!! Dia 15 de março, o Brasil estará nas ruas para defender o governo Bolsonaro e as reformas que vão tirar o país do buraco!

  236. Me parece que toda questão ficou reduzida às manifestações do dia 15, data marcada para a população mandar um recado ao congresso: "Parem com a chantagem seus vagabundos, estamos atentos", o que de acordo com meu critério de avaliação (se os contrariados são gente do nipe de Gilmar Mendes, Alcolumbre, Celso Melo, Gleisi Hofman, Hadad, FHC, etc...), a iniciativa é muito boa, no mínimo! A população tem o direito a manifestação, e se não houver pressão, este horrível Centrão toma conta do país!!!

  237. Lendo alguns comentários podemos chegar a algumas conclusões. É impressionante a distância entre a opinião da imprensa e a opinião dos seus leitores nos dias de hoje. A imprensa acusa seus detratores de bolsonaristas fanáticos. Mas será que todos viraram bolsonaristas ?

  238. blá blá blá..... fazer politica é dar verbas aos políticos corruptos desse velho congresso . Dia 15 nas ruas contra essa velha politica

  239. Não entendo esse apoio da imprensa à essa parcela do congresso, que só não está presa graças a leniências do STF. É só comparar, enquanto Sérgio Moro proferiu mais de 160 condenações, o STF abriu processo a um número inferior a meia dúzia. No meu entender, eles não tem foro privilegiado e sim, a proteção privilegiada do supremo que não julga nada. Para que os Botafogo e Amantes não continuem a chantagear, não ao Bolsonaro, mas sim o País, só tem um jeito, é o povo nas ruas. NÃO FALTE NO DIA 15.

    1. Perfeito o seu comentário...eu também não consigo entender essa "guerra" que a imprensa tá criando a favor de BANDIDOS declarados.

  240. A história do Brasil ensina, aqui não há políticos (estadistas); o que existe aqui são agrupamentos de gente defendendo o próprio umbigo (salvo raríssimas exceções). Alguém escreveu lá atrás: artigo único da constituição, “todo brasileiro é obrigado ter caráter”(evidente também, que existem exceções). Será que um dia seremos uma grande Nação? Com essa gente que comanda o país será muito difícil. E a imprensa, a “imprensa brasileira é a pior do mundo”, como disse Chico Anisio.

    1. "A maioria da imprensa brasileira é muito confiável. Se forem bem pagos publicam até a verdade" (Juca Chaves)

    2. Crusoé nasceu com um objetivo: A verdade. Mas tenho visto suposições, e suposições. Não é possível uma política ‘nova’ com o velhos costumes da ‘velha política’, como também é impossível uma imprensa ‘nova’, com os jornalistas de sempre, ou piores. Pobre povo brasileiro, massacrado em todas as camadas.

  241. Faltam 16 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

  242. Fazer política, fazer política...a Crusoe pode dar exemplos? O que existe é o toma lá dá cá... é um preço insuportável, é chantagem! Falta brasilidade para esses congressistas que só agem em interesse próprio e o povo qsf! Quando comentam sobre a dificuldade de obter o número necessário de apoios para montar o novo partido, pergunto: vcs leram as exigências? Eu sim, cumpri o ritual macabro estabelecido e fiz... preencher ficha, reconhecer firma no cartório pessoalmente, etc é pra não acontecer!

    1. Exatamente Rui . Foi o que passou o teor dessa matéria. Outra questão preocupante é tentar formatar o povo (que vem presenciando horrorizado a abertura da caixa de Pandora desses políticos totalmente sociopatas) como “ bolsonarista”. Será que somos assim tão primitivos e tão formatáveis ou o que se vê é apenas a reação indignada justamente dos mesmos que elegeram Bolsonaro ( poderia ser outro) para enfrentar a roubalheira deslavada oi o sinônimo desta chamada de um modo bonitinho de “política “?

  243. Essa revista é nossa mais nova decepção!!!!realmente infame! O povo consegue enxergar mais que esse bando de jornalistas infames, não temos outra saida, nosso congresso é um lixo, a mídia de uma maneira geral outro lixo!! Esperem até CNN começar e até essa revista saíra do ar. Lastimável

    1. Infelizmente nos EUA a CNN se mostra muito de esquerda. Logo...

    2. Não deposite esperança na CNN, nos EUA ela é de esquerda, e da radical

  244. Lula no passado em discurso frenético afirmou que o congresso tinha 300 picaretas, mote que virou música dos Paralamas do Sucesso.Nem por isso a República acabou.Hoje a picaretagem é bem maior.Mas o Brasil é maior que todos.Fodam-se os chantagistas.

    1. Esta é a solução mais racional e eficaz para resolver o problema à curto prazo, antes que a falsa ideia de democracia destrua a verdadeira democracia. Mas parece que as autoridades de bem deste país se negam a aceitar que não se limpara o chiqueiro com os porcos dentro. Não sei se é ingenuidade ou falta de coragem.

  245. Pela primeira vez aqui fui primeiro ver os comentários antes da matéria. Algo me sugeriu fazer desta forma. Quando tiver tempo, e muita paciência, lerei o panfleto, digo, a matéria.

  246. quem não morde (bolsomito), acaba sendo mordido (câmara, senado,STF), não tem culhoes p se fazer o q precisa ser feito, passe a bola para os Generais.

  247. 600 parlamentares loucos para botar a mão na bufunfa igual antes no quartel de outrora , não é velha política e sim a cleptocracia instalada por um ex presidente ladrão , tentando voltar nos tempos do ninguém viu e ninguém sabe !!! Bando de corruptos dos quais saíram somente uma ínfima parcela !!

  248. O que BOLSONARO quer e luta, está em sintonia com o POVO, ainda q tenha contrários, é maioria, e assim é a DEMOCRACIA. Se o LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO ñ ouvem a voz das ruas, TEMOS UM PROBLEMA, pois mostram ser surdos, DESORDEIROS, e para isto, as país, tem suas FORÇAS ARMADAS. Responsabilidade é o que se cobra. Chega de imaginarem: povo rebanho. O QUARTO PODER é oficioso , comunista como via de regra, CE tem se q separar o joio do trigo. Verá Magalhães ontem na TV CULTURA foi uma VERGONHA

  249. O culpado é a vítima. Mais um tiro no pé desses jornalistas, que não querem entender se Bolsonaro ceder sofrerá impeachment. A guerra pelo poder continua sendo disputada e o parlamento está desesperado para apocanhar o orçamento. O povo brasileiro foi ludibriado mais uma vez.

  250. Incrível como a imprensa como um todo está torcendo para que a malta que se se instalou nos diversos poderes vença e retorne ao Quid Pro Quo...saudades da mamata governamental investindo nos diversos veículos de comunicação?

  251. A imprensa inteira é esquerdista! Quando comecei s ler Crusoé, tive a impressão de ser uma imprensa séria. Ledo engano. Não quero mais saber de vcs. E olha que sou jornalista mas nunca desfiz dos fatos. Tentei ser integra.

    1. Vera Magalhães ontem fez o que a maioria da imprensa faz: desserviço à NAÇÃO, publicando vídeo de 2.015 e confundindo o POVO. Hipócritas.

    2. Pois é, Sonia. Também estou estarrecida com a forma com que a imprensa altera o sentido dos fatos manipulando notícias a favor da esquerdalha. Não renovarei as assinaturas.

  252. Ñ estou entendendo a Crusoé !Qual é a tua ? COMO negociar com esse congresso corrupto se só o que eles querem , e vc bem diz isso , é grana ? Dinheiro ! Bufunfa !Money ! O congresso se prestasse fazia a parte dele ! TUDO o que ocorre é responsabilidade do Bolsonaro? E o Lularápio de pacto com o DEMO tá solto ?

  253. RSRSRSRS O MAIOR PROBLEMA É ESTABLISHMENT DA MÍDIA. SORRATEIRA. ALGUÉM JÁ VIU O VÍDEO QUE EMBASOU A REPORTAGEM DA VERA MAGALHÃES? DIZEM AS MAS LINGUA QUE É DE 2015.

    1. DIA 15 DIA "D" CONTRA A CHANTAGEM, fim do parlamentarismo branco "oficioso", que na semana passada em Paris foi homologado pelo BANDIDO do Doria, e essa excrescência representante do STF, o amigo do amigo do meu pai, Tofolli. Aquela foto é uma VERGONHA.

  254. Não concordo em nada com o diagnóstico que a matéria quer sugerir. Bolsonaro e o governo como um todo está no caminho correto, apoiado pela imensa maioria conservadora do povo. O congresso tem que ser pressionado constantemente para atuar no sentido de aprovar com celeridade a pauta das reformas já enviadas pelo executivo e às que estão por vir.

    1. João, concordo com você. A imprensa está toda corrompida no que é de mais sério: a imparcialidade. Marrom❗

  255. A reportagem só reforça que esse congresso é fisiológico, corporativista, chantagista e está se lixando para o que é bom para o país. Cabe O povo mostrar seus limites. Quem não tem respeito deve ter medo.

    1. Isso, e ninguém da imprensa escapa, pensei que aqui neste espaço seria diferente, ledo engano!

  256. Existe uma solução rápida, prática e eficiente para esse impasse....a receita foi criada no governo petista e alcançou enorme sucesso: O MENSALÃO!!!!!

  257. Estranho a maioria do povo enxerga as chantangens dos parlamentares, reconhecem que são pilantras negociadores, mas ficam em cima do muro de boca aberta esperando alguma rabeira e não se posicionam como deveriam, ficam sempre em cima da fala do JB e os seus, entendo que a imprensa é hipócrita e alimenta a hipocrisia

  258. Muito complicado esse momento que vivemos. Parece uma democracia, parece q o povo tem voz, parece q o presidente eleito governa, mas só parece. Vivemos um momento cada vez mais tenso do “nós contra eles”, criado a alimentado com muita atençao no governo petista. Eu nao me lembro, ja aos 55 anos de idade, de ter visto algo sequer parecido com esse bombardeio contra um governo eleito. Nao sou a favor de uma sequencia de atitudes do PR e sua equipe, mas paciencia tem limites.

  259. em 26/02 vocês colocaram o título da matéria: "Bolsonaro enviou no Sábado vídeo convocando para atos contra o congresso." me expliquem senhores, onde os vídeos atacam o congresso. melhor, até mesmo Vera Magalhães, Gaguejando no jornal, falou que o Presidente não instigou a população contra o congresso. pois ela sabe que foi está narrativa que causou este alvoroço. É vocês ainda vão alimentar isso como se isso fosse o o que ocorreu!?

    1. O vídeo que ela menciona não é o de 15/3/2015 são vídeos da facada. mas em momento algum eles mencionam ataques ao Congresso. É a mídia que esta Construindo está narrativa depois da Matéria da Vera que insinua isso... Assustador, até mesmo para quem se declara isento, a Crusoé está atuando de uma.maneira muito a quem do esperado alimentando isso. Será que gastei dinheiro atoa acreditando que seriam isentos!? queremos informações, opinião, cada um constrói a sua... Nos responda Crosué!

    2. Eu cheguei a pensar que poderia acreditar na Crusoé. Corja.

    3. A QUESTÃO É! PORQUÊ NINGUÉM DIVULGA ESSE VÍDEO? SERÁ QUE A VERÁ MAGALHÃES É MAIS UMA FAKE NEWS? Em se confirmar que o vídeo é de 2015. O QUE DIRÁ OS JORNALISTAS? SERÃO COOPERATIVISTA? OU FALARAM A VERDADE?

  260. O Brasil é talvez o país com a classe política mais podre do mundo. E, me arrisco a dizer, com a imprensa mais parcial e tenebrosa também! Quando é que vão aceitar o resultado das eleições? O Antagonista/Crusoé estão juntos com a Globo na empreitada de derrubar este governo eleito democraticamente? Para qual "santo" vocês acendem vela? Digam a verdade, em editorial, quem vocês são e quem vocês apoiam de verdade. A verdade liberta! Não sejam hipócritas!

  261. O tal congresso é uma quadrilha de assaltantes chantagistas do dinheiro publico. Nunca pensaram no bem do povo que os elegeu. Só pensam no dinheiro no bolso deles e dos amigos deles, `São chantagistas sim. Só pensam em se darem bem. Não é suficiente a quantia de grana que recebem. O povo que lasque.

    1. pior eh um desonesto com fala horripilante, nao??? Lhe vem alguem à cabeça?

  262. A melhor matéria sobre o affaire "F*da-se". Comparando isso com o editorial "imprensa da Era Vargas" da Folha, voltado inteiramente para derrubar um Presidente. Em nenhum momento a "grande imprensa" parece dar importância aos "chantagistas fisiológicos". Crítica firma, na medida e na proporção certas a desta excelente matéria.

  263. Frank Sinatra certa feita, comparou a imprensa a prostitutas, a justiça então o fez se retratar. Ele então pediu desculpas às prostitutas. Escrevendo este fato passado, com um americano no enredo, não dá pra se esquecer do Verdevaldo e do Gilmar.

  264. Fazer politicagem com Congresso Senado e Supremo que abusam do poder só pensando neles e não no país, chega! O que o povo quer Crusoé é o bem do país como um todo !

  265. Fazer política como Cruzoé ? Com este congresso e tendo o STF sabotando a CF e os seus colegas da imprensa apoiá-los ? E vcs ainda falam em fazer política? Eu só lamento não ter o STF como pauta também nas manifestações do dia 15/03. Realmente , como o Diego Mainardi falou numa live e eu tb concordo “ . Não sabemos onde isto vai parar”

    1. Júlio ñ têm q ter STF, até pq CPI no Brasil, tbm é uma forma de arrecadação ilícita, e os resultados das CPIs são desoladores. Parecem o concílio Vaticano liberando geral. Ñ votamos nesses togados, e eles não nos toleram, basta ver o q têm de benefícios e o q produzem, e sequer olham p os excluídos. Votamos sim nos congressistas, e é com eles a prestação de contas. Tbm ñ votamos no QUARTO PODER, e é deste "oficioso" mandatário q temos de nos livrar. Dia 15/03 refundaremos a República.

  266. Temos uma Constituição porca, que criou um Estado monstro, com estrutura institucional podre, corrupta, e sem ética. Temos que protestar sempre que houver oportunidade.

  267. Nossa Constituição porca montou um Estado monstro, institucionalmente sem pé nem cabeça. Perdeu-se em 1988 a oportunidade de arrumar o país, trabalho jogado pelos nossos políticos e juízes corruptos e sem ética para outra geração. Temos que ir às ruas gritar contra esta situação.

    1. o vitimismo protagonizado pelos políticos que não apoiavam o movimento democrático de 1964, capitaneados pelas velhas raposas da política, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e outros, pariram uma constituição totalmente parlamentarista.

  268. "FODA-SE" O legislativo e judiciário deixam seu papel de lado concentrado esforços em atrapalhar o trabalho do governo. Travam pautas importantes,interpretam leis conforme o casuísmo, tiram 30 bilhões do governo(em ano de eleição) criando um parlamentarismo tendo um presidente votado pelo povo,temos juízes do stf suspeitos sendo proibidos de serem investigados e acusam de antidemocrático os que não se calam .Obrigado general Elenco por sua voz nos ouvidos do povo que fingem não ver.

  269. O congresso deve impor o orçamento impositivo e retirar deste idiota, que se considera a última bolacha do pacote, qualquer possibilidade de construir obras para obter o fruto disto para o seu próprio nome.

    1. Idiota é este post estúpido seu babaca. Então o PRESIDENTE tem q ser impedido de fazer obras, ñ precisa do Tarcísio de Freitas, do Guedes, da Damaris? Ñ precisa de ministérios! E como ficam os 90 milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração, Que votarem e querem este estilo de governo, sem corrupção? Vc está na mesma descarga do Botafogo, se não é filho dele. Babaca!!!

  270. O deputado, aliado de Maia disse que o Brasil precisa de paz e responsabilidade, mas nas entrelinhas quer dizer que o Congresso deve continuar usando os velhos argumentos para as verbas impositivas, por exemplo, sem interferência do Presidente. Bolsonaro está certo, tem que recorrer às ruas, caso não fique demonstrado para o bando de sangue-sugas esse apoio (di povo), os "parlamentares" vão continuar agindo assim, não aprovando nada, sem a contrapartida. Que a mídia apoie também!

  271. Matéria lúcida e realista quanto à conjuntura brasileira que vivemos. Na forma, conteúdo e alternativas. Que o bom senso se instale!

  272. O pior disso tudo é não enxergar no Bolsonaro condições para virar esse jogo, ele precisa de alguém realmente capaz para ajudá-lo nisso.

  273. O presidencialismo de coalizão, é uma forma saudável de gestão visto que há mtos partidos a serem atendidos. Mas isso q o congresso está fazendo é chantagem das mais ordinárias ...

  274. Articulação política faltaria se tivesse que negociar tramitação de propostas no congresso O que a imprensa não denuncia é que o CENTRÃO é uma quadrilha Chefes atuais Maia e Alcumbre) e que chantageiam e vendem caro seu apoio. Com esse congresso e sem fiscalização efetiva deste pela imprensa não dá

    1. Vamos resumir Crusoé, Maia e Alcolumbre querem protagonizar as reformas , é chantagem pura, é a velha política apavorada pelo que ainda vem por aí, o Brasil não pode ficar a mercê desses corruptos da velha política. O povo tem que ir pra rua sim e dar um basta nesse circo armado no congresso, Senado e STF..

  275. Os politicos mais novos do Congresso nao fazem parte do grupo de risco do coronavirus. Há males que vem para bem. O Projeto do PT era destruir a democracia e implantar a ditadura chavista

    1. Crusoé, nunca mais. Quem vocês pensam que são? Fazem parte da quadrilha. Tristeza.

  276. difícil sobreviver num país onde tanto a imprensa como a maioria das "instituições democráticas" querem derrubar um presidente eleito. estão agora no terceiro turno. Decepção com esta revista. Fiz a assinatura achando que aqui encontraria análises mais honestas do q acontece no nosso Brasil.

  277. A Crusoé virou O Antagonista versão Pulp Fiction. A Crusoé fala as mesma barbeiragens que o Antagonista anda falando, sendo que a única diferença pe que é recheada de texto pdeu-culto, pseudo-intelectual, pseudo-informado. AVISO de um cliente: Não vou continuar pagando para ser insultado e ler fake news.

  278. Algumas expressões utilizadas na fala ou na escrita são reveladoras. Quando o cara diz "a presidentA Dilma", eu já paro de escutar. Hoje quando cara escreve "protesto CONTRA o Congresso", eu já paro de ler. Já é horrível ler esquerdista; ler papagaio de esquerdista é mil vezes pior. Vade retro!

    1. Penso e acho o mesmo. Comeco com “presidenta” ja viro a pagina ou mudo o canal.

  279. Para mim, como brasileiro médio, tenho, em perspectiva dois tipos de politico: o.politico que eu não gosto e o politico que eu destesto. Fito isdo, vislumbro um única alternativa: é tudo jogo combinado.

  280. Reportagem furada. Mais uma na conta desse Gadelha. Amigo do céu, suas análises vai de encontro com a realidade das coisas. Vc está mais perdido que cego em tiroteiro.

  281. A democracia me dá o direito de defender o presidente que eu ajudei a eleger. A "democracia" do congresso não entende assim.

  282. Essa reportagem Ñ NOS PRESTA. Boicotaram e boicotam esse governo LIMPO, requisito p os antagônicos sentarem-se à mesa. A imprensa, o QUARTO PODER, é q brinca c o POVO desta NAÇÃO.Numa constituição Frankenstein, de idealizadores comunistas, larápios como Lula da Silva, hj os termos q se usam é "estado democrático de direito", qdo na verdade CADÊ A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA? CADÊ O FIM DO FORO PRIVILEGIADO? O que pensa essa imprensa suja dos feitos em um ano? e da honestidade dos governantes

    1. Por acaso alguém +, além do Álvaro Dias em 2.017, deu importância p as ñ pautas ANTICORRUPÇÃO alinhadas desde 2.013? CADÊ a imprensa? CADÊ Crusoé?BOLSONARO e seu excelente ministério, destaque p os generais escolhidos, é com quem o POVO deste PAÍS pode contar. Ñ é hora + de discursos. As chances foram dadas aos congressistas e ao judiciário, q nos fazem passar vergonha aqui e lá fora, num momento q temos de ser enérgicos na economia, depois do saque geral dado p comunas, q continuam soltos!

  283. O problema do Bolsonaro é só um: não admite dar cargos nem dinheiro para aprovar o que seja. Veja o exemplo das carteiras estudantis e do DPVAP. Os caras se queimam até com a população para fazer pressão máxima! Não entendem que podem se eleger gastando pouco se fizerem o correto. Tem tantos vícios e medo do povo que só andam de FAB! Ou seja, só sabem fazer política com dinheiro! Não servem mais para o cargo!

    1. Ñ tem salvação p os políticos desta NAÇÃO. Mas tem quem os acoberta além do judiciário, em parte cooptado: o QUARTO PODER a imprensa comunista. Nunca mostram à população o lado bom é honesto do Brasil, e tentam implantar o parlamentarismo branco, RASGANDO A CONSTITUIÇÃO quando é do interesse, característica marcante de comunas q se transvestem de social-democracia. Dia 15 próximo é dia da verdade, e a sociedade ñ + se engana: Pautarem a prisão em segunda instância? E o FIM do Foro privileg?

  284. A matéria deixa claro os problemas de ambos os lados, mas duvido que estas duas casas de horrores tenham coragem de implementar uma manobra de impeachment diante da população. Os eleitores brasileiros estão cientes de quem são os políticos que compõem esta máfia que há 35 anos mantém o país no atraso político, judiciário e econômico.

    1. Aumento em pouco tempo para 50%,que o presidente tem de apoia perante à população

  285. Se por um lado sabemos que o congresso embarga muitos projetos de reforma importantes para o Brasil, por outro o presidente se tornou uma presa facil quando resolveu manobras as coisas em favor do seu filho. Se o filho nada fez, se não há provas de nenhum envolvimento em ilícitos, por que se associou aos vigaristas do STF? Não se pode servir a dois deuses ao mesmo tempo, senhor presidente. Digo isso como seu eleitor e apoiador. Governe o Brasil.

    1. Tendeciosa a reportagem, comparar Dilma e Collor, dois corruptos, com Bolsonaro é forçar a barra. Se o veto for derrubado, não se fazer uma reforma administrativa e tributária por pirraça do congresso, tudo isso é prato cheio pra Bolsonaro justificar algum insucesso do governo. E o povo repudiará mais ainda o congresso.

    2. Alguém acha que existe alguma forma de negociação, se não for na pressão ? Povo na rua . Bolsonaro não tem partido mas tem o apoio da rua , e ao contrário do que todo o lixo esquerdista tenta , esse apoio só cresce! Pois ele representa o anseio do brasileiro normal , aquele doente de esquerda não interessa sao meu país , esse Bolsonaro tem de esquecer!

    3. verdade, ele quis se desvencilhar da mídia podre e ficou preso no mais sujo do submundo. o STF.

    4. infelizmente muitos políticos, principalmente do FAMIGERADO "centrão", pensam somente em "em se arrumar", querendo apenas que o "povo se exploda". #ForaPoliticosCorruptos

Mais notícias
Assine agora
TOPO