Os corruptos pagam a conta
As multas aplicadas pela Justiça a políticos e empresários flagrados pilhando os cofres públicos ajudam a pagar a conta do combate ao coronavírus
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Em abril de 2016, agentes da Polícia Federal em Foz do Iguaçu avançaram sobre uma organização criminosa incrustada na prefeitura da cidade que, segundo o Ministério Público Federal, tinha como líder o então prefeito Reni Pereira, do PSB. Era a Operação Pecúlio. Ao longo da apuração, doze dos 15 vereadores da cidade foram presos em decorrência de desvios em quase todos os setores da administração pública. O prejuízo calculado pelos investigadores é de mais de 30 milhões de reais. Um dos casos de corrupção envolvia uma parceria público-privada por meio da qual empresas ficariam com a administração de unidades de saúde municipais, entre elas, o Hospital Padre Germano Lauck. Documentos mostraram que o processo estava viciado e fora direcionado para uma empresa ligada ao grupo político do prefeito. A parceria foi cancelada, pessoas foram presas e, a exemplo do que ocorreu na Lava Jato, os artífices do esquema resolveram contar tudo o que sabiam em acordos de delação premiada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José s.
2020-04-16 16:42:36INCRÍVEL, INACREDITÁVEL, o ex-prefeito RENI PEREIRA e os 12 vereadores estão soltos e com seus direitos políticos restabelecidos. Que Brasil é este?
FERNANDO
2020-04-15 11:39:58E os corruptores, os políticos??? Não pagam nada! Continuam metendo a mão no dinheiro empresário e nos cofres públicos... E nós, que só protestamos contra aumento de passagem de ônibus, pagamos mais de 1 Bi para o fundão eleitorial para que esses Covid-19 de ternos nos roubem continuamente...
Uira
2020-04-13 22:01:39Se não tivessem sido as AÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO, estes RECURSOS estariam sendo RETORNADOS? Se eles não tivessem sido RECUPERADOS, o ESTRAGO não poderia ser MAIOR? Tudo isto pode ser INSERIDO como se fosse um CONTEÚDO PATROCINADO, no meio dos DADOS vem a INFORMAÇÃO que realmente importa, como se fosse o RECHEIO que trás a TEXTURA que fornece a ASSOCIAÇÃO LÓGICA entre RECURSOS DESVIADOS e MENOS SAÚDE, CORRUPÇÃO e MENOS SERVIÇOS.
Uira
2020-04-13 21:51:12O MINISTRO Sérgio Moro não poderia tirar uma das COLETIVAS sobre o COMBATE AO CORONA VÍRUS para DETALHAR MINUCIOSAMENTE os RECURSOS RECUPERADOS e a DESTINAÇÃO deles? De onde os RECURSOS vieram? Para onde eles foram (HOSPITAIS, CIDADES)? Se estes RECURSOS, ao invés de terem sido DESVIADOS lá atrás, será que não poderiam ter sido utilizados para se INVESTIR na INFRAESTRUTURA HOSPITALAR e MÉDICA? VIDAS não poderiam ter sido SALVAS? As VIDAS PERDIDAS para o CORONA não poderiam ter sido MENORES?
Uira
2020-04-13 21:46:26Mas é claro que para a PGR fazer este TRABALHO de CONSCIENTIZAÇÃO e PEDAGOGIA há alguns LIMITES, incluindo a FALTA DE HOLOFOTE. Os PROCURADORES DA LAVAJATO ainda conseguiram ter uma EXPOÊNCIA MAIOR, mas eles são EXCEÇÃO no MPF. Para isto o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA e o MINISTRO Sérgio Moro poderiam ser IMPORTANTES, tanto para dar um DESTAQUE à DESTINAÇÃO dos VALORES RECUPERADOS quanto para mostrar a o EFEITO CONTÁBIL DA CORRUPÇÃO. MAIS CORRUPÇÃO -> MENOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
Uira
2020-04-13 21:41:00Em suma, trata-se de EXPLICITAR a ASSOCIAÇÃO LÓGICA, RECURSOS DESVIADOS -> MENOS SAÚDE e MENOS SERVIÇOS, RECURSOS RECUPERADOS -> MAIS SAÚDE e MAIS SERVIÇOS. Não há MÁGICA, qq INDIVÍDUO com o MÍNIMO de NOÇÃO de ADMINISTRAÇÃO DOMÉSTICA sabe que se ele tiver o SALÁRIO DO MÊS ROUBADO, não terá CONDIÇÕES de PAGAR as CONTAS DO MÊS. Pq deveria ser diferente no ESTADO, se vc paga seus IMPOSTOS e eles são ROUBADOS, como é que os SERVIÇOS PÚBLICOS serão CUSTEADOS?
Uira
2020-04-13 21:35:52Portanto, se os VALORES estão sendo RETORNADOS agora (CRÉDITO) e permitindo o CUSTEIO de MATERIAL e INSUMOS necessários para a OFERTA DE SAÚDE (DÉBITO, na RELAÇÃO CONTÁBIL a CLASSIFICAÇÃO é INVERTIDA, os VALORES serão DEBITADOS no momento em que se tornarem INSUMOS, que serão CREDITADOS, mas em TERMOS PEDAGÓGICOS, há um CRÉDITO que cobre o DÉBITO), isto significa que lá atrás, quando eles foram DESVIADOS, não podiam ser CONVERTIDOS em INSUMOS para a OFERTA DE SAÚDE.
Uira
2020-04-13 21:30:58Em essência seria uma LIÇÃO de CONTABILIDADE para os CIDADÃOS, se há uma SAÍDA DE RECURSOS PÚBLICOS, não há SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA. Se há uma ENTRADA, então há SERVIÇOS, isto vale para a CORRUPÇÃO e para a ECONOMIA, sendo que o RESULTADO PRÁTICO da CORRUPÇÃO invariavelmente é ESTAGNAÇÃO e DEPRESSÃO ECONÔMICA. Em CONTABILIDADE o MÉTODO PADRÃO de REGISTRO das TRANSAÇÕES FINANCEIRAS são as PARTIDAS DOBRADAS, para cada CRÉDITO corresponde um DÉBITO e vice-versa.
Uira
2020-04-13 21:16:57O COMBATE À CORRUPÇÃO não deveria estar só no MEDIDAS JUDICIAIS e PUNITIVAS, mas tb na PEDAGOGIA. Pq o DINHEIRO está RETORNANDO para os COFRES PÚBLICOS? Não é pq ele foi DESVIADO? Pois bem, se agora ele está sendo destinado para o MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) para COMPRA de INSUMOS BÁSICOS, a partir do momento em que ele foi DESVIADO, não fez FALTA? Portanto, estaria aí o CARÁTER PEDAGÓGICO neste caso específico da DESTINAÇÃO dos RECURSOS para o MS.
Goiaz
2020-04-13 10:51:11Precisa tomar todo o cuidado com estas verbas, pois ladrão é o que não falta nestes governos estaduais e municipais.