O assassinato de Celso Daniel, ocorrido em 2002, é investigado até hoje pelo MP de São Paulo

O mistério da fita

Uma fita com pistas sobre o assassinato de Celso Daniel. Um pedido de Lula a um amigo para esquecer o assunto. Uma invasão de bandidos em busca de provas contra petistas. Crusoé revela outra história sobre o crime que assombra o PT há quase duas décadas
03.01.20

Passava das cinco horas da tarde quando dois homens, um deles de boina e bengala, desceram de um Spacefox preto em frente a uma loja de roupas de grife em um bairro residencial de Ponta Grossa, no interior do Paraná. Era quinta-feira, 26 de abril de 2018, e a rua estava calma, como de costume. Armada, a dupla rendeu duas pessoas logo na entrada e anunciou o assalto. Outros dois comparsas chegaram em seguida para invadir a casa que fica nos fundos do mesmo imóvel, fazendo 11 reféns, entre eles uma idosa e uma criança. Mas em vez de dinheiro e objetos de valor, os bandidos queriam “os documentos do PT”. As vítimas foram amarradas, amordaçadas e agredidas, enquanto parte da quadrilha quebrava as paredes atrás de um cofre onde o material poderia estar escondido. Após mais de uma hora de terror e destruição, o bando não achou nada e fugiu levando apenas carteiras, celulares, bijuterias e algumas peças da loja. Apesar da explícita conotação política, a Polícia Civil do estado concluiu, poucos meses depois, que o caso foi um típico crime comum, contra o patrimônio, sem indiciar ou prender ninguém.

O episódio ocorreu na casa onde mora uma irmã do fazendeiro Valter Sâmara, um cartorário rico e influente de Ponta Grossa. O nome dele, inclusive, foi mencionado pelos bandidos durante a busca frustrada pelos arquivos petistas. Conforme Crusoé mostrou em novembro, Sâmara foi amigo íntimo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante 25 anos, e chegou a se oferecer como colaborador à força-tarefa da Lava Jato em Curitiba em 2018. Exatamente um mês antes da invasão, um intermediário dele, o advogado Paulo Reusing, havia se encontrado com procuradores da força-tarefa para falar da intenção do ex-companheiro de Lula em contar tudo o que testemunhou sobre o petista ao longo de duas décadas. No repertório apresentado aos investigadores, estavam fatos envolvendo o tríplex de Guarujá, que já havia levado à condenação de Lula em segunda instância, a compra do segundo apartamento em São Bernardo do Campo, que ainda não teve sentença, e outro crime igualmente classificado como “comum” pela polícia, mas muito mais trágico e rumoroso por envolver um proeminente personagem político e uma trama de chantagem e corrupção que até hoje assombra o PT: o assassinato de Celso Daniel, em janeiro de 2002.

A Crusoé, Sâmara revelou fatos inéditos vinculados à morte do então prefeito de Santo André — fatos que pretendia contar à Lava Jato antes da invasão da residência de seus familiares. Entusiasta da operação de combate à corrupção que nasceu no seu estado, em 2014, ele recuou depois do assalto, temendo novas represálias. Suspeitava estar grampeado e se recolheu por mais de um ano. Mas a soltura do ex-presidente Lula, em novembro, encorajou o fazendeiro de Ponta Grossa a quebrar o silêncio. Sâmara conta que, em abril de 2002, três meses após o assassinato de Celso Daniel, recebeu uma fita cassete com a gravação de uma conversa entre Gilberto Carvalho e Miriam Belchior, que eram secretários da administração petista na cidade do ABC. Ele diz que obteve o material das mãos de um antigo amigo, Álvaro Lopes, um lobista conhecido nos corredores do poder de Brasília. que, à época, segundo o fazendeiro, atuava como emissário do então deputado Michel Temer, ex-presidente da Câmara.

O boletim de ocorrência registra o que os bandidos queriam: documentos de interesse do PT
Na conversa, relata Sâmara, Carvalho pede para Miriam continuar de luto pela morte de Celso Daniel, com quem foi casada por dez anos antes do sequestro e assassinato dele. E diz à então secretária municipal de Habitação e Inclusão Social de Santo André para guardar por mais alguns dias uma misteriosa encomenda que ele iria retirar em outra ocasião — o fazendeiro diz acreditar que, pelos termos da conversa, os dois tratavam de dinheiro. O conteúdo da fita impressionou Sâmara. Na mesma semana, ele foi a São Paulo mostrar a gravação a Lula, no apartamento do petista em São Bernardo. “Fiquei bem preocupado quando ele disse que era uma montagem. Eu tinha ouvido a fita e falei que não, aquilo não era montagem nenhuma”, diz o fazendeiro. Ele conta ter deixado a gravação com o petista. À época, Lula já rodava o país em pré-campanha na sua quarta e, desta vez, vitoriosa tentativa de chegar ao Planalto.

Logo após a morte de Celso Daniel, em 20 de janeiro de 2002, a Polícia Federal iniciou a investigação sobre o crime em que realizou uma série de grampos telefônicos entre os suspeitos. Elas duraram até março daquele ano. Um dos alvos era Gilberto Carvalho, secretário da prefeitura de Santo André à época. As 42 gravações mostravam a preocupação do núcleo político do ex-prefeito com a suspeita sobre o envolvimento do empresário Sérgio Gomes da Silva no assassinato. O Sombra, como era conhecido, estava com Celso Daniel no dia do sequestro e foi acusado pelo Ministério Público estadual de ser o mandante do crime. Ele morreu em 2016 com o processo ainda em instrução, após a anulação determinada em 2014 pelo Supremo Tribunal Federal. As fitas originais feitas pela PF já haviam sido destruídas a mando do juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, que as considerou provas ilícitas. Em 2003, Rocha Mattos foi preso pela Operação Anaconda e, depois, condenado por venda de sentenças judiciais.

O áudio ouvido por Sâmara chama a atenção por dois fatos importantes: 1) ao contrário dos grampos feitos pela PF, cujas cópias chegaram a ser apresentadas na CPI dos Bingos em 2005, a gravação contida na fita cassete, segundo ele, não era de uma ligação telefônica, mas produto de uma escuta ambiental, o que indica tratar-se de áudio inédito; 2) a conversa fazia alusão à arrecadação ilícita de dinheiro na Prefeitura de Santo André, um suposto esquema nunca  comprovado, mas que converge com a acusação feita pelos irmãos de Celso Daniel, João Francisco e Bruno Daniel, contra Gilberto Carvalho, de que o então secretário e futuro chefe de gabinete de Lula coletava propinas provenientes de um esquema de corrupção municipal, para entregá-las a José Dirceu, à época o presidente nacional do PT. Os desvios teriam financiado as caravanas da pré-campanha presidencial de Lula em 2002 e servido como uma espécie de laboratório para a engenharia montada mais tarde por Dirceu para captar recursos públicos em esquemas como o mensalão e petrolão.

Arquivo pessoalArquivo pessoalValter Sâmara com Lula nos tempos de estreita amizade: ele diz que levou a fita ao ex-presidente
Para Sâmara, o assassinato de Celso Daniel foi um crime político, ao contrário do que concluiu a polícia de São Paulo em duas investigações segundo as quais o ex-prefeito petista foi vítima de um sequestro seguido de morte por uma quadrilha da favela Pantanal. Pela tese do ex-amigo de Lula, também defendida pelos irmãos do petista, o ex-prefeito era conivente com os desvios de dinheiro para o partido, mas teria reagido contra o enriquecimento ilícito pessoal de aliados e empresários amigos do setor de transportes. “Ninguém até hoje teve interesse em descobrir os fatos verdadeiros sobre isso”, afirma Sâmara. O fazendeiro acredita que os bandidos que invadiram a casa de sua irmã em abril de 2018 estavam atrás da fita cassete que ele diz ter deixado com Lula em 2002. Sâmara jura que não ficou com nenhuma cópia da gravação.

Apesar do trauma ainda presente na família, o fazendeiro não exibe mais tanta preocupação. Aos 82 anos de idade, ele jogava paciência sobre uma mesa de carteado na varanda de sua chácara em Ponta Grossa, quando recebeu Crusoé numa tarde de terça-feira. Com um inseparável chapéu de cowboy, bermuda jeans e camisa polo Lacoste, ele espalhou sobre o feltro dezenas de fotos nas quais aparece com Lula, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em 2017, e vários outros amigos petistas, como o senador Jacques Wagner, o ex-ministro José Eduardo Cardozo e o ex-deputado e ex-presidente de Itaipu Jorge Samek. Nos seus comentários, sempre fez menção carinhosa a Marisa, de quem virou amigo muito próximo jogando baralho. Sâmara demonstra guardar certa mágoa de Lula pelo tratamento que ele dispensava a Marisa. Diz que ela foi traída pelo ex-presidente.

Ao contrário do que diz o petista, o fazendeiro afirma que é antigo o relacionamento de Lula com Rosângela da Silva, a Janja, a namorada com quem ele afirma ter começado a se relacionar na cadeia e com quem pretende se casar. O namoro, diz, teria começado quando Marisa ainda era viva. “O Lula tinha um caso com ela. Quando a gente viajava para diversos lugares, ela sempre ficava com o Lula. Aquela safadeza de sempre de homem que não tem o respeito pela mulher “, afirma. Socióloga e ex-moradora de Curitiba, Janja foi nomeada para trabalhar em Itaipu por Gleisi Hoffmann, ex-diretora da usina binacional e hoje presidente do PT, no início da gestão de Jorge Samek e do governo petista, em 2003. Ficou lotada no escritório de Itaipu em Curitiba até novembro, quando Lula saiu da prisão, trabalhando no setor de responsabilidade social da empresa.

Antônio Cruz/Agência BrasilAntônio Cruz/Agência BrasilGilberto Carvalho e Miriam Belchior: eles negam a existência da conversa
O fazendeiro conta que, no final do governo Lula, um ex-assessor pessoal do presidente lhe telefonou pedindo ajuda. Queria que ele fosse fiador da Janja no apartamento que ela alugava na capital paranaense. “Aceitei porque o Lula pediu, mas não imaginava que ela não ia entregar a chave, que ia esculhambar o apartamento e deixar todos os compromissos para eu ir lá acertar”, recorda. Sâmara afirma que teve de gastar cerca de 50 mil reais para quitar seis meses de aluguéis atrasados de Janja, entre 2012 e o início de 2013, e ainda reformar o apartamento para entregar a chave ao proprietário.

Antes de ajudar a namorada de Lula, Sâmara disse já ter ajudado a família do próprio petista, inclusive pagando dívidas dos filhos. Como mostrou Crusoé em novembro, o fazendeiro gastou mais de 140 mil reais para comprar 77 peças de mobiliário para o segundo apartamento de Lula em São Bernardo, que era alugado com recursos da Presidência da República e depois teria sido comprado, segundo denúncia do MPF, com dinheiro de propina da Odebrecht — o fazendeiro diz que solicitou formalmente ao PT a devolução dos móveis para doá-los ao 13º Batalhão de Infantaria Blindado, do Exército, em Ponta Grossa. A única empreitada da qual Sâmara pulou fora, segundo o próprio, guarda relação com o famoso apartamento no Guarujá. Depois que optou por ficar com o tríplex reformado pela OAS, Marisa insistiu para que ele comprasse outra unidade no mesmo prédio, no edifício Solarium, na praia das Astúrias. Mas nessa ele não caiu.

Procurados por Crusoé, Lula e Janja responderam que não vão se manifestar sobre as declarações de Sâmara. Gilberto Carvalho disse que a gravação mencionada pelo ex-amigo de Lula é “invenção do Sâmara ou uma grosseira montagem” e desafiou o fazendeiro a “provar a veracidade desta fita”. O ex-ministro de Lula afirma que as investigações feitas pela Polícia Civil de São Paulo e pela Polícia Federal já apontaram os responsáveis pelo assassinato de Celso Daniel e que “o resto é luta política, ativismo judicial do Ministério Público de Santo André e picaretagem de oportunistas”. Miriam Belchior negou que algum dia tenha tido com Gilberto Carvalho o diálogo mencionado por Sâmara. “Essa conversa nunca existiu”, disse ela.

A gravação ouvida pelo ex-amigo de Lula nunca chegou ao conhecimento das autoridades que investigaram a morte de Celso Daniel. O promotor que apurou o caso, Roberto Wider Filho, diz que o áudio, se ainda existir, pode contribuir para iluminar a história do crime. “Eu nunca ouvi essa conversa, mas se ele (Sâmara) tiver interesse em falar com o Ministério Público ou entregar esse material, nós temos bastante interesse”, afirmou o promotor a Crusoé. Ainda há um inquérito aberto no MP paulista apurando as circunstâncias do assassinato.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esta estória escrita em janeiro e novamente requentada pela Crusoé tem algum propósito? Que apresentem as provas jornalistas, q sejam tão independentes e investigativos quanto o The Intercept, vamos lá, mostrem sua autonomia. Ou tem q pedir autorização de investidores e empresários q representam? Vão à luta, mostrem seu valor. É muito importante tirar o PT do cenário político. Afinal mesmo sofrendo o golpe, com STF e tudo, a esquerda começa a dar algumas cartadas novamente..o tempo urge..kkkkk

  2. Fatos sórdidos que precisam ser provados, para jogar Lula e o PT na lata do lixo da história do Brasil! Provavelmente, dado ao estilo, mostram o DNA de Lula, Dirceu, Gilberto Carvalho e do PT, devem ser verdadeiros!

  3. Mas a perguntinha que não quer calar:... será possível que a PF ""ingenuamente"" destruiu uma fita com tal conteúdo de tamanho e altíssimo teor de gravidade "por ordem do juiz bandido", de cujos crimes com certeza ela já deveria ter no mínimo alguma ciência, sem nenhumazinha copiazinha arquivada???!!! Né possível!!!!..... Só se a PF tivesse virado petralha... rsrsrs.... o que vamos combinar, depassa qualquer delírio possível!!!!.... rsrsrsrs.....

    1. Isso mais parece ser pura questão de "hora certa da maçã cair do pé".... porque a facção criminosa por hora é uma só, uníssona e coesa!!!! Isto é, não é mais luladrão mas é broncossauro e as respectivas crias de ambos, o que dá exatamente no mesmo!!!!....

  4. Este é um caso que nos envergonha pela inoperância da justiça em concluir logo essa criminosa situação. Ainda corre muito dinheiro de "cala boca" e de obstrução da justiça.

  5. Agora as faturas para cobrir os rombos nos Fundos de Pensão e Planos de Saúde das estatais, estão sendo cobertos pelos funcionários e aposentados, em prestações mensais por até 18 anos.

  6. Todo esquema começou em Santo André, com Celso Daniel e a gangue do PT, que o matou quando ele se manifestou contra a roubalheira, que tinha crescido demais e tomado caminhos estranhos, com sinais de enriquecimento de alguns figurões, tipo Zé Dirceu e Gilberto Carvalho. Depois disso, todos sabemos, esse esquema e essa roubalheira expandiu-se para os governos dos estados e prefeituras governados pelo PT, para o governo federal, estatais e seus fundos de pensão.

  7. Duas coisas ferem a inteligência do povo brasileiro: os verdadeiros sobre a morte de Celso Daniel e a facada no Bolsonaro...

  8. Fraquíssima a reportagem. Não há prova alguma de existência da fita, menos ainda do seu conteúdo. É preciso denunciar com competência. Do contrário, fica a pecha de “fake news”.

    1. Não obstante, gostaria de vê-lo padecer no mundo dos vivos , onde fez com que muitos sofressem pela falta dos recursos devido à corrupção

  9. Só interessa ao PT e Lula toda este disse me disse deste assassinato, mas todos sabem que ele foi assassinado assim como todas as testemunhas do processo para abafar os mandantes Lula e Dirceu.

  10. O PT é uma Organização Criminosa, os fatos mostram isso! Em qualquer País sério essa máfia já teria sido extinta e os seus líderes presos! #PTnuncamais

  11. Excelente e, ao que me parece, as coisas estão tomando o rumo necessário à finalização e punição dos responsáveis pelos desmandos e assassinatos ocorridos "em cadeia"!

  12. A vida do Lula é sempre uma mentira. Nada do que ele diz ou faz é verdadeiro. Um homem pobre, nordestino, semianalfabeto, tinha tudo para ser um dos maiores estadistas do planeta, mas, optou por ser bandido. Que pena Lula! Não de desperdiça uma vida dessa maneira, afinal, dinheiro não é tudo.

    1. Bem feito para todos!! Inclusive esse fazendeiro idiota é cúmplice!! Bem feito para quem votou nesse sindicalista inculto e explorador!!!

    2. Também concordo, poderia ter sido um grande estadista, infelizmente optou pela corrupção.

  13. Reportagem é fraquinha e não merece capa da revista. Caso já foi chacoalhado demais para ser confrontado com histórias que podem ser taxadas de fofocas. Uma fita que não existe, com quase 20 anos, aceita qualquer conteúdo, não é mesmo? Crusoé mandou muito mal.

    1. Poderiam atualizar, e investigar a morte de D. Marisa.

    2. Que vergonha petelho plinio... Seus amigos, com seu apoio, roubaram nosso Brasil e aumentaram a miséria do nosso pobre povo!

    3. Mas o interessante é a comprovação de uma segunda amante mantida com favores... E possivelmente com nosso dinheiro... Mas o molusco continua sendo a alma mais honesta do braisil...

    4. Plinio, pelo visto você e petista e acredita em papai Noel. Infelizmente seus ídolos são lixo da pior espécie.

  14. A denúncia do fazendeiro assemelha-se a bomba que não explode. Ele garante que teve a fita em mãos e a entregou ao amigo Lula, o qual dificilmente confirmará isso. Os conversantes negam terem conversado. Em resumo, o que é que se tem? Nada...

  15. O esquerdista psicopata, ávido por dinheiro, poder e grifes, deve estar por trás. Comunista mata pela tríade citada por mim acima. José Dirceu é a escória da escória.

  16. Esse fazendeiro não trouxe nenhuma novidade e a única prova ele entrega pra quem? Para o chefe da organização criminosa! Por que resolveu falar só agora e por que ele se prestava a fazer tudo o que fez pelo lula e família? Se for só pela amizade estou disposto a ser amigo dele tbem..

    1. Verdade , você compra a revista por uma notícia inútil

  17. Sem a tal gravação não existe provas.Porque esse fazendeiro resolveu falar agora?O que ele ganhou em troca dos favores feitos ao Lula e familia,alem de sua amante?Ou fez por idealismo?

  18. Essa matéria é chuva no molhado. Muita especulação; de concreto, só o assombro que a morte de Celso Daniel causa no PT. É um crime político e esse caso não vai passar disso, infelizmente. Não foi resolvido porque não se quis e principalmente porque há muitos interesses escusos em jogo. Por haver interesses escusos, não se resolve os casos do assassinato de Marielle (crime comum) e o da facada em Bolsonaro (crime político).

  19. achei pouco esclarecedor, já que não há como comprovar...e, mais...se esse senhor só viu quem é Lula agora, depois das condenações...sinceramente...nunca vi o lula, nunca convivi com ele, mas nunca votei nele, pois nunca me enganou...

    1. Concordo. Espero que não tenha votado no cara que está igualmente enganando...

  20. Assassinaram a vereadora Mariele do PSOL e o PT como toda esquerda mundial reclamam ate hj a prisao dos mandantes. Nada contra, realmente tem q ser descoberto e preso, mas ha quase 20 anos um importante prefeito do PT foi torturado e assassinado. Uma dezena de pessoas envolvidas tb morreram e ate hj so' vejo a esquerda querer colocar uma pa de cal sobre o assunto. Pq sera? Nos q nao somos de esquerda queremos saber quem foram os mandantes.

    1. Darcy, vc nao entendeu nem meu nome Nao sou Joao, mas td bem.

    1. Mas e o material com provas do Adélio o que é? Continuamos na mesma

    1. A prescrição começa a contar a partir da descoberta de autoria. Por ex., no caso de existir (e ser descoberto) um possível mandante do Homicídio de Celso Daniel ou de testemunhas.

    1. Esse VERME, sempre foi mau caráter,pobre Marisa,corna mansa até morrer.

  21. . Então, Será que agoa este caso Celso Daniel irá ter um fim? Tudo isso já era esperado a tempos pela opinião pública, pois aos amigos tudo, mas aos inimigos a morte. Ou não?

    1. A senhora também crê em Papai Noel, que o que fizeram com a Dilma foi "golpe" e que o Palmeiras é Campeão Mundial?

  22. Quero ver postado meu comentário que fiz as 23:33 de hoje respondendo a outra colega Maria sobre portagens falsas em meu nome. e novamente peço não editem meu comentário

  23. Macabro o caso. Todos morrem: Assassinaram Celso Daniel, morreram todas(?)as testemunhas;o suposto mandante"Sombra" e até mesmo o juiz corrupto, vendedor de sentenças, Rocha Matos, morreram de câncer; teve a história da chantagem de Ronan Pinto que ameaçou falar o q sabia; e eis q quase 20 anos depois do assassinato derrubam paredes atrás de algo comprometedor. Tudo isso reforça q alguém quer manter nas sombras o verdadeiro mandante e p/a coisa tomar esse volume é alguém poderoso.

  24. pelo amor .....quem vai ter um apelido de JANJA . misericordia......isto é a cara do ex metalugico comunista ......lula e janja .....ôôôô... bandidagem misturada com cafonice.

  25. No Paraná, começou o desmanche do PT com a Lava Jato. Espero que no mesmo Paraná, em Ponta Grossa esteja o fim desse Partido de Bandidos! Walter Samara sabe muuuuita coisa!!!

  26. Cadê a fita ou cópia fidedigna? Muito blá blá blá e de concreto pouca coisa. Com o nosso corrupto STF e outro juízes da mesma laia , o caso do Celso Daniel ainda vai longe!

  27. Ninguém notou um detalhe óbvio: a delegada que dirigia e encerrou o inquérito do assassinato de Celso Daniel foi a dra. Elisabete Sato, tia do marido de Lurian Lula da Silva, filha do Lula...

    1. Exatamente! E os 6.000.000,00 para o comprar o jornal de Santo André? Foi doação do PT, de Dirceu e de Lula? Ou foi extorsão para calar a boca de alguém? Bandidos assassinos!

  28. Conheço tanta gente de boa formação que admira o Lula. Só pode ser hipnotismo ou loucura, porque um sujeito tão sujo como ele só merece o desprezo.

    1. Formação no que? Os PTralhas só distribuíram diplomas, ensinamento nada!!! Não sabem nada ( e agora, eles são os atuais professores, Deus nos acudam). Analfabetos funcionais.

  29. Todo mundo sabe quem é o mandante do assassinato. Mas aos milhões "precisamos informar isso às forças de segurança", não é mesmo?!

    1. Bom mesmo é se chamar ODETE6, quero ver alguém copiar,decidi mudar meu nome por causa disso, tenho muitos amigos nesta revista e estou levando muita gozação de todos e gosto do anonimato.

  30. Todo mundo sabe quem é o mandante do assassinato. Mas aos milhões "precisamos informar isso às forças de segurança", não é mesmo?!

  31. Minha assinatura não está atrasada porque informei na realização da mesma que não queria renovação automática. Quando completou um ano recebi várias cobranças, fiz contato com os Srs. e reafirmei que a renovação não deveria ser automática. Assinei porque acredito na seriedade da revista, mas não previ que a insistência seria igual a todas as outras editoras. Quando eu achar o momento faço contato. Não quero mais receber mensagem indevida de cobrança.

    1. Também não apoio essa tática. Eu tinha optado por renovação não automática e foi renovada assim mesmo. Espero que não aconteça na próxima renovação, a opção da escolha tem que ser do assinante , isso sim é ser democrático!

    2. Muito ético, honesto e elogiável a Crusoé publicar as nossas reclamações referentes à assinatura.👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏

    3. Ah, e ainda bloquearam por dias o acesso à revista para pressionar a renovação automática e à vista.

    4. Em plenas compras de fim de ano fui obrigada a cancelar um cartão de crédito, por suspeitar de hacker. Depois de muita luta, aborrecimentos e tentativas de impor a assinatura, é que consegui assinar da maneira que quero e não da imposta por essa empresa que parece ser uma terceirizada. Enquanto isso a comunicação direta com a Crusoé sobre problemas com a assinatura tornou-se totalmente inacessível porque tem que, obrigatoriamente, passar por eles.

    5. Aconteceu o mesmíssimo comigo. Isso é decepcionante e vai na direção contrária da filosofia da revista. Renovação automática é um absurdo que deve ser proibido, a não ser que haja *autorização expressa*, *específica* e, *em separado* do assinante. Isso vem insidiosamente embutido na ocasião da assinatura. Um ano depois invadem a nossa conta com uma razão social estranha que não reconhecemos e causam inúmeros transtornos.

    6. Nós, já sabemos da Verdade!!! Morte de Celso Daniel, foi assassinado, "mando de Lula" com o Carvalho...E daí, "Justiça Brasileira, Acordem" - Queremos solução!!! Lula Criminoso de S.Bernardo do Campo - tem que ir pra Cadeia Sim. URGENTE 😡

  32. Creio que há um pequeno erro de revisão no texto. A frase que se inicia com "Em 2003" na verdade deveria ser o final da frase anterior, para fazer sentido na informação sobre o juiz Costa Mattos.

  33. Ora, por que será que a elite política e empresarial tem tanto receio da desenvoltura e coragem do ministro Sérgio Moro? Os brasileiros estão ao seu lado!

  34. Essa história é escabrosa. Mataram um amigo por esse não concordar com a roubalheira. Isso é típico de mafioso, cujos bandidos do PT devem entey muito bem

    1. Na verdade ele não reclamou da roubalheira, e sim do desvio da roubalheira destinada ao partido para fins pessoais por alguns envolvidos.. Não se esqueça que ele era petista e parte do esquema. Não era santo, era arquivo.

  35. Tenho certeza que foi crime encomendando. É só ler o livro do filho do Tuma que foi o primeiro a chegar no local. As outras 8 mortes. A sebadira Gabrille nunca escondeu como seu pai era achacado e ameaçado. Nunca soube que num carro blindado fosse tão fácil abrir a porta e, mais, deveriam procurar quem foi que fez a autópsia de Celso Daniel.

    1. O endereço do médico legista, dr. Printes, é no cemitério. Ele foi suicidado.

  36. E este senhor fez todos esses favores de graça? por pura amizade? inclusive entregou esta suposta fita assim, de coração puro? Que senhor ingênuo, não? essa turma é assim, enquanto posso usufruir do poder sou aliado, quando não existe mais poder, sou delator.

  37. Somando tudo deu zero. Sem provas fica tudo como antes no quartel de Abrantes. Tudo o que o fazendeiro fala é praticamente de domínio público. A menos de mais uma amante de Lula. Mas isto é problema particular, e para falar a verdade Lula pagou caro. Pelo que consta Dna Marisa, agastada com as aventuras do marido, acabou pressionando para ficar com o ap do Guarujá e o Sítio de Atibaia. No primeiro caso ele passou mais de um ano em cana, no segundo irá. O STF vai ser renovado...

  38. É tão claro e cristalino o envolvimento da cúpula petista no assassinato. São anos de evidências contra essa gente perigosa e nada desenrola na justiça paulista e federal. Lula é o ser mais PODRE E PERIGOSO que já surgiu na política. Até quando vamos ver esses criminosos protegidos pela justiça?

  39. Carlos Delmonte Printes, diretor do IML e meu professor de Medicina Legal, homem alegre, feliz da vida, querido por todos, atestou que Celso Daniel sofreu torturas antes de morrer... a tal gangue política “suicidou-o”... Todos que o conheceram pedem que os seus assassinos e grandes bandidos sejam punidos! Justiça!!!

    1. Foram sete os que foram "morridos" pela organização criminosa, inclusive o dr. Printes. O João Francisco, irmão de Celso, exilou-se na Europa para escapar da morte. Essa história tem muitos capítulos ...

  40. Se foi escuta ambiental (grampo), alguém deve ter os originais bem guardados; e todo esse material vai ainda aparecer. Sempre aparece. Tomara que apareça com os envolvidos ainda vivos e com processos em aberto. Não adianta nada só aparecer 50 anos depois do ocorrido.

  41. A Crusoé precisa prestar mais atenção está postando comentários com meu nome que eu não fiz, quando faço um comentario anoto dia, hora e assunto. peço que vejam o que está acontecendo quando entrei pra Revista em Maio/19 o meu nome Estela, assim escrito, era o único, não quero ver mais comentários com meu nome, dá um jeito de trocar os nomes e deixem de usar o meu.

    1. É Maria, pra voce ver, agora copiam seu nome fazem comentários em seu nome já é a terceira vez que reclamo se a revista não postar este meu agora vai começar a perder a credibilidade e parem de editar meus comentários ok. sou responsável por meus atos, já sou maior, portanto não suprimam algumas palavras que não sejam ofensas a ninguém.

    2. Estela é vc mesma? Ou é a outra Estela? Tem outra? Kkk

    3. Meu nome é Maria. Por favor, não publiquem comentários com no e Maria que possam parecer meus! Kkk

  42. O espírito de Celso Daniel nunca irá descansar enquanto os envolvidos em sua morte não forem punidos. E como nada sobre a face da terra fica oculto, a verdade ainda aparecerá.

  43. Um palpite, depois te tantos anos que já se passaram continuo a acreditar que, não pelos fatos ditos que até parece um castelo de cartas bem montado, o que me faz crer foi que houve um justiçamento. Algo bem típico,de ideologia,extremismo e ganância pelo poder, quando companheiro não confia mais em seu outro companheiro e que em nome da causa, o executam mesmo tendo ou não comprovação de gestos ou atitudes.

  44. Pergunta que não quer calar,pq só agora este Samara está dizendo tudo isto? Pq não entregou está fita para polícia? Ah! Eram amigos? O que mudou? Realmente o caso Celso Daniel não foi esclarecido e a chance de ter sido assassinado pela gangue petista é enorme.Mas pq só agora este Samara vem dizer estas coisas? Estranho, muito estranho....

  45. Sou fascinada pelo Caso Celso Daniel desde sempre! Lembro de seus irmão dando entrevista no Programa do Jô e muita coisa mais. Sonhava que descobrissem os mandantes do crime para que Lula não conseguisse se eleger naquele ano! Sonho até hoje com algo que elucide o caso. Seria sensacional! Mais uma vez me trazem alento num momento em que tantas autoridades têm facilitado a vida de criminosos. Parabéns pela reportagem! Excelente!!!

  46. Pra analisar esse tipo de causa que serve um Juiz de Garantias. Quando um Juiz oferece uma denúncia bem fundamentada, aparece um Juiz amigo da família Petralha e anula tudo (Pede-se novas análises, perícias etc.) . Volta-se tudo à estaca zero. Concluindo: Bolsonaro vc fez besteira e agora o Tofinho vai tripudiar sobre o caso.

    1. Bolsonaro fez essa besteira pra salvar a pele do seu filho Flávio, mas vai acabar salvando toda petralhada, lamentável!

  47. É estranho como o PT e seus satélites da esquerda só querem a apuração da morte da Mariele. Nunca quiseram a verdade sobre os assassinatos do Celso Daniel e do Toninho de Campinas. Só a verdade liberta!

    1. É,Adriano.Ai está o X da questão: quando eles cometem crimes, se dizem inocentes até a morte.Quando imputam a outros, mesmo sem provas, afirmam categoricamente que esses últimos são culpados.Bom, né?

  48. Ótimo! A população do ABC, em especial a de Santo André, vai ficar muito agradecida quando finalmente for solucionado o (nada) misterioso caso do assassinato de seu prefeito tão estimado e querido.

  49. Não existe dúvida que esse gangster que é ex presidente e ex presidiário tem participação efetiva no comando do assassinato do Celso Daniel

  50. Lula e quem o proteje não prestará contas nunca com a nossa justiça, mas da divina essa ele não escapa e com certeza antes irão se encontrar com aqueles que tanto prejudicaram

  51. Fábio Leite, parabéns pela reportagem, bem escrita, bem contada, um primor de jornalismo 'old school'. É por matérias assim que a Crusóe vai continuar sendo, em 2020, a melhor fonte de informação do Brasil.

  52. Pura cortina de fumaça para confundir ainda mais as investigações. O tal assalto não passa de um teatro armado para dar tintas de veracidade à farsa. Só o que falta agora à polícia se lançar numa cruzada sem fim por causa de uma fita e de uma conversa que nunca existiram.

    1. Sabe tudo, hem, Adolfo? Deveria ir lá e dar um help para a polícia.

    1. PT, PC do B, PSOL, PTB, PDT, MDB, DEM, PL, PP, PSD, Republicanos, Pros... Ao todo são umas 28 facções criminosas.

  53. A população esclarecida sabe que foi um crime político, que ele foi executado, e durante todos esses anos, as provas foram ocultadas!! É muito bom retomar esse assunto, com tantos pontos obscuros, pq o que todos querem hoje é, que a justiça seja feita e os culpados sejam julgados e condenados!!

  54. A tumultuada informações que constam do processo sobre a morte de Celso Daniel é uma intencionada contradição de informações para alem de tumultuar e postergar qualquer direcionamento. É coisa de quadrilha cumpliciada e orquestrada pelos envolvidos. Se fosse o Celso Daniel até poderia ser esquecido. São tantos e intencionalmente assassinados ! Pobre Brasil que acalenta e paga uma quadrilha desse nível com os nossos recursos.

    1. Celso Daniel e Toninho-mandantes os mesmos. Os mesmos motivos e só não sei se as mesmas terceirizações bandidas,as piores...foram os mesmos.E se não abrem o bico,devem ter morrido-Causas naturalis.

  55. Estou sendo cobrada duas vezes pela assinatura do OANTAGONISTA E OANTAGONISTA+.Fiz diversas reclamações mas falam que é o cartão que tem que extornar. Só quero manter uma assinatura, a do OA+ e a do Crusue. Aguardo contato. Faz tempo que reclamo e nada.

    1. Vânia, aconteceu o mesmo comigo Ligue para a administradora do cartão, relate o ocorrido que eles vão verificar a duplicidade da cobrança. Cancelam o Cartão atual e enviam outro, retiram um dos pagamentos.

  56. Agora estou com pena da Mariza, que foi traída um milhão de vezes. Devia ser muito infeliz mas não podia se manifestar. Sem a fita não vai ser possível provar nada. Mas tá na cara que o mandante foi Dirceu, com aval do molusco. Apertem essa janja que talvez a coisa avance de alguma maneira.

  57. Aos que duvidam de certas verdades, o relacionamento do Lula com a Janja é de mais de dez anos. Quem confirmou foi o próprio pai da Janja. Precisa de fonte melhor????

    1. Antônio, pensei o mesmo,embora não haja mais a prova(fita).

  58. Tudo lorota deste fanfarrão chapeludo!!! Acredito na veracidade dos fatos com relação aos envolvidos, mas esse cara esta querendo se promover!!! antes se promovia ao lado do cachaceiro!!!

    1. Talvez quando você chegar aos 82 anos e não querer deixar nada sem resolver, vice pense diferente.

    1. No inferno Lula ira ouvir os gritos dos filhos : PAI NOS lHE SEGUIMOS ATÉ AQUI

  59. Achei muito estranho , na época a falta de interesse petista no caso , afinal companheiros e camaradas são irmãos de luta , onde há fumaça também pode haver fogo , não duvido que possa haver certas verdades

    1. “Enquanto houver cavalo, São Jorge não anda a pé”. Em pleno 2020, ainda tem inocentes neste nosso Brasil.Td se transforma em dinheiro até a morte de “companheiros”; td é uma cadeia de comando( vc leva as migalhas e nos o Poder) e isto chama-se “sindicato”; os criadores pensantes põem lábios capachos a convencer os desavisados e isto é “quadrilha”; misture td isto ao judiciário corrupto e ... pronto ... aí estamos até hj.

  60. Olha só, mais do mesmo que só confirma a empreitada criminosa do PT. Todos os ex-caciques, implicados e, naturalmente, "inocentados", haja vista o poder que exerciam, hoje vivem lépidos e fagueiros como se nada tivesse acontecido e o que é mais grave, pretendem, a todo custo, o retorno ao poder, a fim de consolidar os crimes por eles perpetrados, que não se limita a este do Celso Daniel, não! É uma quadrilha perigosíssima, não resta dúvida, que o diga a Sen. Mara Gabrilli.

  61. Morte de Celso Daniel? Basta ler os dois livros do Romeu Tuma Jr. Lá esta tudo sobre o caso partindo de quem viveu o processo. E era a época delegado da seccional que investigou o caso a partir do momento que encontraram o corpo. É ler e tirar conclusões.

  62. Estou querendo acertar minha assinatura da Crusoe que está atrasada, mas não consigo porque tanto no site quanto no telefone, não dão nem bola!!!

  63. Desculpe, mas não há provas materiais. Sem isso, voltamos a especulações sem fim. Mesmo que acreditemos que a história não é a que a "inteligência de São Paulo" apontou

  64. À justiça Brasileira só funciona de verdade quando tem pessoas sérias e comprometidas com seu dever e responsabilidade na investigação.

    1. É, Luiz. Tanta gente e ninguém teve a sua sabedoria para elucidar esse caso simplezinho. Resolve isso isso pra gente. Confio em sua capacidade.

    1. Pensei o mesmo... uma matéria escrita em cima de uma fita que ninguém sabe se existe mesmo... e que parte da matéria se perde em ficar fazendo fofoca das traições de Lula...

  65. Como dizia um amigo. Cada enxadada é uma minhoca. Haveremos de ver ainda o fim desta historia de terror pelo qual o país passou.

  66. Se querem saber o podre do Lula? Apertem o Gilberto Carvalho, ele chegou ao posto de Ministro só porque tem um segredo cabuloso do Lula.

    1. Isso sim!!! Esse Gilberto Carvalho é o grande mentor intelectual da criminalidade do PT...Apertem e ex-padre velhaco que sai informação quente!!!!

  67. O molusco, se recebeu a fita, já a jogou no fogo. Se fosse mais esperto teria feito uma cópia, entregado ao nove dedos e ficado com a original. Era isso que os petralhas queriam encontrar.

    1. É muita ingenuidade desse senhor,entregar a fita ao amigo meliante,suposto mandante desse crime hediondo,sem antes fazer uma cópia. Os invasores nada encontraram porque não havia cópia.Ou essa ORCRIM tem muita sorte,ou os envolvidos foram muito bem recompensados pelo silêncio. Não houve investigação; o caso foi arquivado pela delegada, apesar de ser um crime hediondo. Logo após, ela foi promovida a Diretora do DHPP. Coincidência ou não, ela é aparentada do suposto mandante.

  68. Sem provas materiais dera muito difícil seu depoimento ser aceito iria justiça brasileira, embora tudo indica serem verdadeiras suas acusações.

  69. Polícia tucana que concluiu por crime comum? Isso só mostra que PT e PSDB são ORCRINS irmãs. Qualquer criança sabe que foi crime mandado.

  70. É há os assassinatos conexos ao caso. É aterrorizante a extensão do sequestro da Administração Pública e de outros setores públicos e privados do BRASIL, incluindo covardes assassinatos, por essa amaldiçoada marginalha petralha!!!!! E é igualmente aterrorizante que essa bandidalha circule à solta país afora por obra e graça da marginalha de corvos!!!!! É impressionante!!!!! Não é filme de terror, é realidade de terror!!!!!

    1. Odete6, Se fosse um furto num supermercado, certamente a pessoa ficaria presa,sem data para ser solta.Como é uma extensa rede de criminosos profissionais que usam dinheiro roubado para pagar seus advogados caressimos, os casos (quando descobertos) se arrastam por anos e anos, até prescrever, graças ao nosso Supremo Tribunal Defensor de Bandidos do Colarinho Branco!

  71. Se o cara cometeu a burrada de entregar a tal fita para o (argh!!!) Lula, e não fez nenhuma cópia, segundo ele mesmo disse; agora é tarde e Inês é morta. Esse assassinato foi muito bem planejado e executado por quem sabia que nunca seria elucidado. Crash!!!!

    1. Em janeiro de 2002, quando Celso Daniel foi assassinado, toda a máquina pública estava nas mãos do PSDB. Tanto em São Paulo como em Brasília. Lula foi eleito em outubro de 2002 e tomou posse em janeiro de 2003.

    2. Leve-se em conta que no acobertamento do crime o Lula usou a máquina pública para que ninguém chegasse ao mandante do crime, ele próprio mais o José Dirceu E ASSIM, INFELIZMENTE O PT ficou forte e destruiu o Brasil durante 24 anos.

  72. O esforço que os petistas fazem para desqualificar qualquer aproximação com esse nebuloso assassinato por si só já é uma confissão de culpa. O PT sabidamente é uma organização mafiosa que sempre procurou dar coloração política ao exercício puro e simples de muita bandidagem. Infelizmente conseguiu envolver e corromper setores importantes do judiciário e com isso sempre escapou da exemplar punição que merece. O PT é um câncer perigoso e continua a assombrar o Brasil.

  73. Essa esquerda bandida fala do período da ditadura militar, mas foge da ditadura comunista desse período sombrio, onde quem não lesse a cartilha deles era sumariamente assassinado ....hipocritas

    1. Até entendo porque você gosta de de ler Crusoé e o Antagonista. Jornalistas , reportagens que nao se encontra nos jornais da esquerda. Será que o ex presidiário vendeu todo o estoque de bebidas do Sítio de Atibaia.?

  74. É o Brasil vivendo em sua época de penumbra,uma escuridão profunda em que fez muitos cidadãos abandonem seu país, ainda temos muitas lutas para desarticular essas quadrilhas especializadas e de grande recursos em nosso governo.deposito toda minhas esperanças na linha de governo Bolsonaro, espero que continue resistindo, pois é a única esperança na desarticulação destas quadrilhas q se mantém agarradas a altos cargos no governo.Q o povo veja nossa realidade,não se deixe levar p certas midiáticas

  75. pena que a gente começa a ler com tanta ânsia, achando que até que enfim, a comprovação do envolvimento do PT na morte de Celso Daniel, é real, mas nada , só especulação. um bom fds pra tds. Fco Fábio

    1. Não, Edilza, ajudava Lula porque tinha convicções políticas... Tonguinha...

  76. Nós estamos esperando mais provas sobre esse crime faz tempo. Por que não vieram antes? Nenhum ideopata poderá dizer que essas revelações tem finalidade eleitoral. A canalhice desse partido não tem medida! Mais um gol de Crusoé!

    1. Nao entendo como permanecem no cargo ,ministros do STF nomeados por um presidente preso por corrupçao e envolvido em crimes de assassinato. No meu entender,aqueles que foram alçados a posicões de respeitabilidade como a Suprema Corte, deveriam ser imediatamente afastadas de seus cargos vitalícios. Nao ha quem possa entender nossas leis !

  77. A senadora Mara Gabrilli cansou de afirmar que presenciou o esquema e as ameaças ao pai dela, ela acusou Gilberto Carvalho cara- a-cara em plenário . Como dizem nos meios esotéricos que 2020 é o ano de Xangô , da justiça, das máscaras caírem, espero que esse caso seja um deles.

    1. Eu não fiz este comentário enfatizando que concordava com as informações da Mara Gabrilli. tudo isso é falso, mas foi postado pela revista como se fosse meu, se continuar a fazer isso a Crusoé vai ser obrigada a me dar um codinome.

    2. Excelente comentário. Mara Gabrili corajosissima, e que venha o Ano de Xangô!

  78. Aguardamos ansiosamente o desfecho justo desta barbarie . Lula e Dirceu em prisão sem direito a progressão. Mas não só eles.

    1. Pior é que se o Bolsonaro continuar governando apenas para proteger o filho investigado, corremos o risco de ter a quadrilha de volta ao poder.

    2. Estou impossibilitado de ler a Crusoé? Estão alegando atraso no pagamento, já mandei "n" fotos pelo Wattsap do pagamento na fatura do Cartão de crédito. Telefonei para os telefones que aparecem nas suas mensagens,e nada. É desorganização ou incompetência?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO