É a política, estúpido!
A alta do dólar indica que em economia não há mágica: recuperar o país após a terra arrasada deixada pelo PT requer tempo. O cenário ainda é positivo, mas a política bem que poderia ajudar
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Desde a eleição, Jair Bolsonaro é ele e sua circunstância – e a economia talvez seja a única parte visível do comportamento maleável do presidente da República. Ainda sob os escombros da terra arrasada legada pelos sucessivos governos do PT, Bolsonaro – a despeito dos sinais controversos emitidos durante toda sua trajetória parlamentar – adotou como norte econômico o liberalismo, único receituário possível. Embora não seja um ortodoxo de quatro costados, resolveu alçar ao comando da Economia um integrante da escola de Chicago, o ministro Paulo Guedes, e começou a aplainar o terreno para livrar o país das amarras estatais, desburocratizando procedimentos internos e hasteando a necessária bandeira das privatizações. A aprovação da reforma da Previdência, em relação à qual o presidente já esteve na trincheira oposta quando era deputado, serviu como um bálsamo para empresários, investidores — e para todos os brasileiros conscientes de que, sem as alterações nas regras da aposentadoria, o Brasil caminharia célere e fagueiro rumo à bancarrota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ernani
2019-11-27 16:42:49Juros baixos significam também saída de investidores que se banhavam nas altas taxas que o povo brasileiro pagou durante anos nos títulos públicos. Assim, parte da alta do dólar é o preço que estamos pagando por ter juros civilizados. Os reflexos estão nas perspectivas de retomada da economia. Isso é que tem que ser explicado. Então que suba o dólar, que saiam os especuladores e que venham os investidores.
Ana
2019-11-26 17:49:27mesmo diante de tantas adversidades,hoje temos condições de enxergar a luz que faisca no final do túnel fétido que o PT deixou o Brasil
Suely
2019-11-26 16:29:22excelente seu texto .. mas só acentuou a sensação que tenho que os empenhados em salvar o pais mal podem dar um passo sem as hienas nos calcanhares ... é tanta hiena que parece pesadelo ou cena de filme de terror !
Márcio
2019-11-26 10:51:53Some a tudo isso os juros reais abaixo de 2% aa e você verá que a queda do real (ou alta do dólar, como você preferir) é inevitável. 2% simplesmente não remuneram adequadamente os riscos e os investidores não estão renovando suas aplicações. Basta olhar para o saldo em transações correntes para comprovar isso.
Heloisa
2019-11-25 20:27:56Excelente!!!
Alberto
2019-11-25 03:36:33Fica mais do que claro, após essa leitura, que os principais responsáveis pela situação são esses canalhas vagabundos que estão no "congresso" nacional, interessados que são sómente na manutenção do toma lá dá cá para que possam continuar a roubar os cofres públicos. Também tem culpa os pulhas que estão no "stf", os quais fazem tudo que podem para proteger os bandidos da nação. Disso se aproveitam psicopatas como Ciro Gomes e o Carniça de 9 dedos.
Mércia Nascimento
2019-11-24 21:20:26Desejo muita sorte ao governo porque precisamos dela . Depois da terra arrasada deixada pelo PT não está sendo fácil. O coroné Ciro já tentou a presidência 3 vezes e perdeu não passa de um invejoso tal qual é Toffoli com relação a Moro , até Marina tá dando palpites depois de 3 derrotas. O Lularápio já tem solução para o país que eles destruíram e roubaram, tudo isso significa que só temos esse time de técnicos em campo é desejar muito boa sorte e adeus cassandras.
Raimundo
2019-11-24 16:31:07brilhante a citação: "o homem é o que é e sua circunstância" é bom o Bolsonaro ficar esperto as Cassandras estão soltas. precisa focar no trabalho para o qual foi eleito, inclusive com o meu voto, mas não para os filhos.
Nilton
2019-11-24 13:05:40Passei a considerar que o Presidente se usa como boi de piranha, para atrair para si os agentes do quanto pior ,melhor. Enquanto isso sua equipe, que é técnica, pode trabalhar mais concentrada no que realmente interessa. Fazer a máquina funcionar.
LUIGI
2019-11-24 12:04:02Apesar do texto der uma clareza excelente, eu discordo do autor em um aspecto: Na realidade o governo esta perdido em materia economica. 1) Em diversas ocasioes foi dito que bastava passar a reforma da previdencia que o Brasil iria crescer em media 3% ao ano, devido ao aporte de capital que seria inserido na economia. (Esclareco que entendo os motivos da reforma e se fosse um parlamentar votaria a favor); 2) Em seguida ae vendeu a ideia que o leilao do pre sal seria um estrondoso sucesso.