Como fica a Lava Jato no exterior
Investigações nos Estados Unidos e na Suíça seguem de pé, mas fim da operação brasileira teve efeito negativo na América Latina
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Ao se esparrar por dezenas de países, a operação Lava Jato tornou-se a mais abrangente da história. Depois que os desvios foram revelados e informações foram compartilhadas internacionalmente, empresas brasileiras assinaram acordos com o Departamento de Justiça americano, o DOJ. Na Suíça, contas bancárias foram congeladas. No Peru e na Colômbia, forças-tarefas inspiradas na Lava Jato foram deflagradas. Dez anos depois, com a operação minguando no Brasil, seu legado no exterior é duplo. Nos países ricos, os acordos assinados continuam valendo. Nos países em que o combate à corrupção nunca foi digno de mérito, forças políticas enterraram os avanços, usando o ocaso da operação brasileira como exemplo. “Depois de exportar corrupção, o Brasil passou a exportar impunidade”, diz Bruno Brandão, diretor-executivo da ONG Transparência Internacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Terezinha Caetano Leal
2024-03-23 04:17:53VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! DESILUSÃO! Pobres coitados passando fome nas ruas e poderosos livres, continuando se refastelando com o produto de seus crimes.
100413CAIO02
2024-03-19 10:16:15A corrupção campeia no Brasil há décadas, talvez séculos, porém, quando a Lava Jato iniciou seus trabalhos houve uma luz de esperança para os brasileiros honestos e os corruptos tremeram nas bases. Infelizmente, o supreminho e os governantes de plantão, juntamente com os políticos de má fama, destruíram todo o processo e só nos resta lamentar, pois não há mais esperança, não podemos confiar em ninguém!
Maggie J
2024-03-18 17:32:51Triste legado dos que estão destruindo a Lava Jato: entrar para a história como agentes do atraso, da permanência do Brasil como país de corruptos. Vale a pena, por trinta moedas?
Neia De Lazzari
2024-03-18 14:27:14Põe longo e doloroso nisso 😢🖤😢🖤😢🖤😢
RUBENS GONÇALVES
2024-03-16 16:42:07Como a incompetência e a impunidade caminham juntas nos países em desenvolvimento!
Andersson Antônio Ferreira Porto
2024-03-16 11:37:54Parabenizo a toda equipe da Crusoé pela retomada dos fatos ocorridos nos 10 anos da operação. Os artigos narram de maneira fidedigna os fatos. Quanto a este último artigo sobre o exterior, vemos que ainda há um longo caminho a percorrer para o Brasil.
Clayton De Souza pontes
2024-03-15 13:47:05A harmonia entre os poderes são muito caro pro pagador de impostos. Governantes corruptos terminam por aparelhar toda a máquina pra se proteger. É o que temos visto por aqui, onde o STF só serve pra blindar corruptos e disseminar insegurança jurídica
Um velho na janela
2024-03-15 10:46:47Não foi tão difundida e famosa quanto a Lava Jato, mas sem dúvida, a Lava Lula foi muitíssimo mais eficaz, poderosa e exemplar da força da impunidade representada pela associação e conspiração do crime, política, advocacia, imprensa e judiciário contra a Lei e a Justiça.
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-03-15 09:57:17É isso aí. O Brasil se alinhando aos corruptos e mantendo sua péssima imagem perante o mundo. Mas, quem do alto clero aqui se importa? O negócio é manter os ladrões corruptos soltos, apesar de todas as evidências. E muitos esquerdalhas sabem disso, mas só admitirão se isso for maléfico para suas "carcaças".