"Queremos um estado a serviço do cidadão"
Eleito deputado federal na esteira do escândalo que derrubou Geddel Vieira Lima, o ex-ministro Marcelo Calero se mostra otimista com o futuro Congresso e a nova configuração do poder em Brasília. Ele acredita que o país pode, sim, vencer as práticas fisiológicas e clientelistas da velha política
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Marcelo Calero foi o pivô da primeira grande crise do governo de Michel Temer. Então ministro da Cultura, ele denunciou Geddel Vieira Lima, à época o poderoso ministro-chefe da Secretaria de Governo, que o pressionava para liberar as obras de um prédio em Salvador. No edifício, Geddel tinha um apartamento. As obras estavam embargadas pelo Iphan, subordinado a Calero àquela altura. O baiano queria porque queria um jeitinho para derrubar o embargo. Não conseguiu porque o colega, servidor de carreira do Itamaraty, resistiu. Passados dois anos, Geddel está preso, seu irmão Lúcio, deputado federal, não se reelegeu e o jovem diplomata de 36 anos conseguiu uma das vagas do Rio de Janeiro na Câmara. Candidato pelo PPS, ele teve 50.533 votos. Uma das muitas caras do novo Congresso Nacional, Calero integra um grupo que foi às urnas apoiado por movimentos civis de renovação política. O dele, o Agora!, tem como um dos líderes o apresentador Luciano Huck. Nesta entrevista a Crusoé, o ex-ministro e futuro deputado admite que foi o entrevero com Geddel que o guindou ao Congresso. E diz que o Brasil está diante de uma oportunidade histórica de vencer os hábitos da velha política.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo
2018-12-09 23:14:22Marcelo Calero, muita objetiva sua entrevista, onde destaco sua luta pelo "voto distrital misto" que mudará a política deste país. Êsse pequeno ítem trará uma "revolução benéfica" e definitiva ao Brasil. Caro deputado federal eleito pela vontade popular, apoie nosso presidente eleito Jair Bolsonaro porque êle é o último portal antes do campo aberto da intervenção militar.
Geraldo
2018-12-05 13:08:58Calero está certo quando diz que Bolsonaro pode receber apoio de outras legendas, pois se um encalheiros deixa de defender o mdb para defender ladrão pestista, então uma Simone Tebet pode muito bem apoiar projetos ao Brasil. Certo?
Leonardo
2018-12-04 23:53:34Toda mudança é perigosa, exceto a do mal para o bem
Luciano
2018-12-04 14:03:20O fato de ser filiado ao PPS já ascende a luz de alerta. Ligado diretamente ao grupo do Luciano Huck então... Quero ver a postura dele diante das pautas do novo governo. Até lá, o máximo que ele merece é desconfiança.
Flavio
2018-12-04 09:35:08Marcelo Calero, lendo teus comentários sinto renovar em nossos corações a esperança de que o Brasil pode, e vai dar certo. Que Deus ilumine tua jornada pautando tuas decisões dentro da ética e da honestidade. Vc junto com os Bolsonaros e as centenas de deputados que comungam dos mesmo princípios, vamos construir um país melhor.
FERNANDO
2018-12-04 07:36:07Um bom quadro, embora alinhado à esquerda, em sintonia com os ventos de mudança.
ANTONIO HENRIQUES
2018-12-04 00:18:08Só pra constar: PPS é o antigo Partido Comunista Brasileiro que teve como fundador Luiz Carlos Prestes e principal militante Roberto Freire. Abram o olho e não se iludam!
Neyde
2018-12-03 15:51:12Essa entreviata foi muito esclarecedora,não conhecia esse Deputado.Gostei das colocações que ele fez em relação ao panorama político do país.Vou acompanhá-lo
Victor
2018-12-03 09:20:48Menos Estado. É a melhor forma de servir ao cidadão. Que o estado cuide apenas do que ele deveria tratar, segurança, educação, saúde e infraestrutura. Tente fazer isso bem e só isso. Não invente moda. Gosto do Calero, mas um social-democrata é sempre um social-democrata. Acredita que no estado em suas boas intenções, o que é um perigo. Ainda seu discurso anticorrupção é muito bem vindo.
Jose
2018-12-03 07:15:45Como pensa Calheiro a respeito da Reforma de Previdência, Trabalhista e Política. Pena o reporter Caio Junqueira nao ter perguntado nada sobre isso. A entrevista foi uma repetição de tudo qie se se sabe sobre Calhero. Perda de tempo esssa materia.