Crusoé
24.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Edição Semana 364

O escândalo e a lógica

Como o caso INSS ilustra uma tragédia coletivista

avatar
Dennys Xavier
9 minutos de leitura 25.04.2025 03:30 comentários 10
O escândalo e a lógica
O ministro Carlos Lupi. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

Em tempos de escândalos recorrentes nos organismos estatais – como o INSS brasileiro, alvo de fraudes, ineficiências e aparelhamentos –, o cidadão atento é frequentemente induzido ao espanto.

Diários

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé Visualizar

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah Visualizar

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé Visualizar

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé Visualizar

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé Visualizar

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

corrupção

INSS

< Notícia Anterior

O diabo na hora da inflação

18.04.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Brasil contraria a própria história

02.05.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Dennys Xavier

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Iliane Mary de Oliveira Pinto Pinto

2025-04-28 19:14:56

Educação, quem sabe um dia conseguiremos! Já de muito a única saída, porque, na atualidade, ninguém neste país acredita mais nem no público, nem no privado!


Amaury G Feitosa

2025-04-28 16:21:12

O assalto aos aposentados vem de longe e o atual ministro admite foi avisado em 2023 e foi omisso obque indica cometeu crime de prevaricação isto na melhor das hipóteses pois é impossível uma fraude imensa e massificada sem a conivência no sistema, será mais um escândalo impune? Não tenham a menor duvida, a pizza será incomensurável ... eu que fui roubado a minha de calabresa.


Clayton De Souza pontes

2025-04-26 22:02:58

Além de gastar mal, ainda existem ineficiências sistêmicas que destroem o valor pago pelo cidadão


ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

2025-04-26 11:26:06

"Você gasta o dinheiro dos outros com os outros. A forma mais irresponsável: não há zelo nem pelo custo, nem pelo resultado", esta quarta opção apresentada como modo de gastar o dinheiro e que é a praticada no Brasil tem um agravo em nosso país, vez por outra "escorrega" uma boa verba para bolsos alheios, não sendo exatamente uma despesa irresponsável, mas roubo mesmo.


MARCOS

2025-04-25 16:17:54

TEXTO UTÓPICO. PELO MENOS AQUI NA BANÂNIA. OS GANANCIOSOS POLÍTICOS NUNCA VÃO ACEITAR TAL RECONVERSÃO POIS ACABA ALGUMA MAMATA PARA ELES.


JRamos

2025-04-25 15:48:51

Brilhante reflexão! A tarefa de devolver ao indivíduo o que lhe foi tomado deve começar pela educação, abolindo-se a manipulação politica nas escolas e propiciando que os estudantes tenham acesso às diversas formas e correntes de pensamento a fim de criar uma consciência critica coletiva que viabilize uma sociedade livre para escolher e solidária para melhorar o seu conjunto. Educação, educação, educação, é onde a mudança tem que começar.


Olinha

2025-04-25 14:03:19

Excelente reflexão 👏🏼👏🏼👏🏼


Neusa Aparecida Alves Lobo

2025-04-25 12:23:40

Texto impecável.


Neusa Aparecida Alves Lobo

2025-04-25 12:22:58

E a história se repete: corrupção, desperdício… e nós? Aceitamos calados o que os poderosos decidem. Pobre povo 😪


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2025-04-25 10:40:32

Nada foi mais brilhante do que convencer o cidadão que tomar o seu dinheiro compulsoriamente e devolver serviços de saúde, educação, justiça, segurança e previdência absolutamente podres não é roubo.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Iliane Mary de Oliveira Pinto Pinto

2025-04-28 19:14:56

Educação, quem sabe um dia conseguiremos! Já de muito a única saída, porque, na atualidade, ninguém neste país acredita mais nem no público, nem no privado!


Amaury G Feitosa

2025-04-28 16:21:12

O assalto aos aposentados vem de longe e o atual ministro admite foi avisado em 2023 e foi omisso obque indica cometeu crime de prevaricação isto na melhor das hipóteses pois é impossível uma fraude imensa e massificada sem a conivência no sistema, será mais um escândalo impune? Não tenham a menor duvida, a pizza será incomensurável ... eu que fui roubado a minha de calabresa.


Clayton De Souza pontes

2025-04-26 22:02:58

Além de gastar mal, ainda existem ineficiências sistêmicas que destroem o valor pago pelo cidadão


ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

2025-04-26 11:26:06

"Você gasta o dinheiro dos outros com os outros. A forma mais irresponsável: não há zelo nem pelo custo, nem pelo resultado", esta quarta opção apresentada como modo de gastar o dinheiro e que é a praticada no Brasil tem um agravo em nosso país, vez por outra "escorrega" uma boa verba para bolsos alheios, não sendo exatamente uma despesa irresponsável, mas roubo mesmo.


MARCOS

2025-04-25 16:17:54

TEXTO UTÓPICO. PELO MENOS AQUI NA BANÂNIA. OS GANANCIOSOS POLÍTICOS NUNCA VÃO ACEITAR TAL RECONVERSÃO POIS ACABA ALGUMA MAMATA PARA ELES.


JRamos

2025-04-25 15:48:51

Brilhante reflexão! A tarefa de devolver ao indivíduo o que lhe foi tomado deve começar pela educação, abolindo-se a manipulação politica nas escolas e propiciando que os estudantes tenham acesso às diversas formas e correntes de pensamento a fim de criar uma consciência critica coletiva que viabilize uma sociedade livre para escolher e solidária para melhorar o seu conjunto. Educação, educação, educação, é onde a mudança tem que começar.


Olinha

2025-04-25 14:03:19

Excelente reflexão 👏🏼👏🏼👏🏼


Neusa Aparecida Alves Lobo

2025-04-25 12:23:40

Texto impecável.


Neusa Aparecida Alves Lobo

2025-04-25 12:22:58

E a história se repete: corrupção, desperdício… e nós? Aceitamos calados o que os poderosos decidem. Pobre povo 😪


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2025-04-25 10:40:32

Nada foi mais brilhante do que convencer o cidadão que tomar o seu dinheiro compulsoriamente e devolver serviços de saúde, educação, justiça, segurança e previdência absolutamente podres não é roubo.



Notícias relacionadas

Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Rodolfo Borges, Wilson Lima
19.06.2026 03:30 10 minutos de leitura
Visualizar notícia
Como virar o jogo do comércio internacional 

Como virar o jogo do comércio internacional 

Márcio Coimbra
19.06.2026 03:30 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
De volta ao ventre do Atlântico

De volta ao ventre do Atlântico

Rodolfo Borges
19.06.2026 03:30 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Roberto Ellery
19.06.2026 03:30 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso