Adriano Machado/Crusoé

O novo bote em Moro

A disputa pela paternidade dos bons resultados na segurança é o menor dos problemas do ministro: o movimento para limitar seus poderes segue a todo vapor, seja por interesse eleitoral ou simplesmente criminal
10.01.20

O desenho de um mago sorridente ostentando uma robusta barba branca, postado nas redes sociais pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, precipitou um inevitável embate político de 2020: a busca por protagonismo na segurança pública. O combate à criminalidade foi um dos principais temas das eleições de 2018. Nas disputas deste ano, a história deve se repetir com os candidatos a cargos municipais tentando desfraldar a bandeira com a mesma desenvoltura de Merlin ao empunhar a varinha mágica.

À primeira vista enigmática, a ilustração publicada no último dia 4 foi uma resposta irônica de Moro a críticos que questionavam o papel do governo federal na redução dos índices de violência. “Se quiserem atribuir a queda ao Mago Merlin, não tem problema. Trabalhamos para melhorar a vida das pessoas e o que importa é que os crimes continuem caindo”, escreveu o ministro.

A reação de Moro ultrapassa as fronteiras da mera disputa por holofotes na área de segurança. O ministro segue sob intenso ataque e, não sem razão, passou a erguer diques em sua própria defesa. Depois de desidratar o pacote anticrime, setores do Congresso e do próprio governo se movem, alguns sem a menor discrição, para enfraquê-lo politicamente. A ofensiva tem diferentes razões.

Alguns dos atores agem por interesses pessoais — de olho em verbas e cargos, não faltam entusiastas do desmembramento da Segurança Pública da pasta da Justiça –, outros por temor político, já que Moro exibe torneada musculatura eleitoral para as eleições presidenciais daqui a menos de três anos e, se quiser partir para um voo solo, vira de imediato o favorito da peleja. Há, claro, um ponto de intersecção onde as duas conveniências se encontram, uma vez que a tentativa de esvaziar o papel do ministro no combate à criminalidade também teria a finalidade de enfraquecê-lo no plano eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro descarta, por ora, dividir o Ministério da Justiça em dois, separando a área de Segurança Pública, o que poderia fazer também com que a Polícia Federal saísse do controle de Sergio Moro. Mas, nos bastidores, usa essa possível carta como biombo para a hipótese de o ministro frustrar suas pretensões eleitorais para 2022. Bolsonaro acalenta o sonho de ter Moro como vice. Mas e se o ministro da Justiça quiser se transformar no protagonista da chapa?

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro: aliados próximos do presidente defendem abertamente que ministério seja dividido
Auxiliares do presidente reconhecem que ele já avaliou internamente, em conversas com aliados, a possibilidade de Moro sair candidato à Presidência da República. Bolsonaro acredita, porém, que pode convencer o ministro a ser vice em sua chapa à reeleição. O presidente afirmou, mais de uma vez, que a dobradinha com Moro tornaria os dois invencíveis.

O lobby no Congresso e no entorno do governo para desnutrir Sergio Moro tem organização e estratégia. É orquestrado por líderes de partidos do centrão, os mesmos que desfiguraram o pacote anticrime nos bastidores, e por aliados com trânsito livre nos palácios de Jair Bolsonaro. Um dos principais defensores da cisão dos ministérios da Justiça e da Segurança Pública é o ex-deputado federal Alberto Fraga. Coronel reformado da Polícia Militar de Brasília, ele não é apenas amigo e conselheiro do presidente. Apelidado no Planalto de “23º ministro”, Fraga integra a chamada “turma da maçaneta”, aquela que entra no gabinete presidencial sem precisar bater à porta nem marcar horário.

Com moral nas alturas, o ex-deputado não se acanha em fazer críticas públicas ao ministro Sergio Moro. “O Moro pode conhecer muito de justiça, mas não tem conhecimento nenhum sobre segurança pública, com todo o respeito. Seria importante termos alguém com mais vivência na área criminal, com mais bagagem. O presidente tem ouvido todos os argumentos, mas acha que não é o momento de mexer nisso”, disse Fraga a Crusoé.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública desmoraliza as críticas ao revelar a redução de vários indicadores de violência. Os homicídios dolosos caíram 22% entre janeiro e agosto de 2019 na comparação com o mesmo período do ano anterior – 6.684 vidas foram preservadas. Apesar da persistente crise econômica, até mesmo crimes contra o patrimônio despencaram: assaltos a bancos tiveram redução de 36,4% e roubos de carga caíram 22,9%. Responsáveis por 80% dos gastos com segurança, os governadores apressaram-se em disputar a glória pelos bons resultados. Especialistas no combate à violência reconhecem que o papel dos estados é fundamental, mas garantem que uma coordenação federativa e republicana é indispensável.

Mesmo confrontado com os números, Fraga mantém a toada de ataques. “A criminalidade realmente caiu. Mas qual foi a medida adotada pelo ministério que justificaria essa redução dos índices? Nenhuma. Não existe. O mérito é realmente dos governos estaduais, não tenho nenhuma dúvida disso”, diz. O interesse do amigo de Bolsonaro é claro como a luz do Sol. Nesse caso, não guarda relação com as eleições de 2022. O parlamentar atua em causa própria. Ele tem interesse na vaga, caso a pasta de Moro seja cindida para a criação do Ministério da Segurança Pública – seja para assumir pessoalmente, seja para indicar alguém de sua estrita confiança.

Agência BrasilAgência BrasilIbaneis e Fraga saem de reunião com o presidente no Alvorada: discurso afiado
Ex-titular da Defesa, Raul Jungmann é mais um interessado em disputar os holofotes do setor. E trabalha por isso. Ele pilotou a pasta em seus onze meses de existência. A segurança pública havia ganhado um ministério exclusivo em fevereiro de 2018, quando o então presidente Michel Temer editou uma medida provisória, posteriormente aprovada pelo Congresso Nacional. A lei determinou que a pasta deveria “coordenar e promover a integração da segurança pública em todo o território nacional, em cooperação com os demais entes federativos”.

A Crusoé, Jungmann fez coro ao discurso de Fraga atribuindo o mérito da queda da violência aos executivos estaduais. “Os estados são os grandes protagonistas desse resultado. Constitucionalmente, eles que cuidam da segurança. Mas o governo federal, na nossa gestão e na atual, contribuiu para isso e tem dado sustentabilidade a essa queda da criminalidade”, disse o ex-ministro. Para ele, a criação do Sistema Único de Segurança Pública, em 2018, foi fundamental para consolidar a trajetória de redução da violência. “Não existe antagonismo, mas é preciso dizer que a criminalidade começou a cair lá atrás e o SUSP foi importante para isso”.

Há outros políticos relevantes na campanha. “Temos encontrado muita dificuldade no ministério, sobretudo na liberação de recursos do Fundo de Segurança Pública. Tanto que, em dezembro, o ministro Dias Toffoli deu liminar para desbloquear esses recursos”, diz o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB. “É preciso avançar muito, o governo federal tem recursos e programas que precisam ser implementados. Mas falta diálogo do ministério com governadores e secretários de Segurança”, prossegue Ibaneis, que também é coordenador do Fórum de Governadores.

Os que querem Moro longe da Segurança Pública são porta-vozes de um outro grupo que atua nos subterrâneos do poder em Brasília e faz o diabo para tentar influenciar o presidente Bolsonaro: a turma de colarinho branco enrolada em inquéritos e processos. Na atual legislatura, 50 deputados federais respondem a processos criminais na Justiça e pelo menos 27 senadores e 93 deputados são alvos de algum tipo de investigação. A escolha de Sergio Moro para o Ministério da Justiça havia indicado lá atrás a altura da régua moral do presidente eleito. Capitulará Bolsonaro às pressões? Sucumbirá ele ao próprio interesse eleitoral? São perguntas ainda sem respostas, mas que povoam as mentes dos principais atores políticos da cena nacional.

A chamada “bancada da bala”, pela qual Bolsonaro diz ter apreço, parece estar ao lado do ministro da Justiça. Líder da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, o deputado Capitão Augusto, do PL, defende o trabalho desenvolvido até agora por Sergio Moro. “A César o que é de César. A redução da violência é, sim, um mérito do governo federal e do Moro. Não tivemos nenhum fato novo significativo na educação, na economia e nem no campo da inclusão social. Ainda assim, todos os índices de violência caíram”, afirma Capitão Augusto. O parlamentar conta que foi um dos articuladores da criação do Ministério da Segurança Pública, em 2018. “Mas já que houve a unificação das pastas, agora não dá mais para separar. Senão, o presidente passará a mensagem de que quer enfraquecer o Moro, o que seria péssimo”. Para ele, se Bolsonaro separar as duas áreas novamente, será “um tiro no pé” e o escolhido para o ministério será visto como alguém “que traiu o Sergio Moro e o povo”. Não só o escolhido. O arquiteto da escolha também.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro que se cuide! Moro é ético,honesto,educado , cofiável e não tem rabo preso. Portanto fica com Moro ou pode se aposentar como presidente e da vida politica vai ser mais um Lula e Dilma da vida, diferenciado somente no quesito corrupção.

  2. O Brasil não estará livre de impunidade enquanto os Poderes estiverem infestados de criminosos de colarinho branco investigados ou não. Principalmente no STF e no Congresso, destaque para a Câmara de Deputados. Acabar com o Foro Privilegiado e com a impunidade não acaba com a corrupção mas a inibe muito. O maior problema é que esses criminosos têm poder inclusive ao redor do Presidente que montou excelente Ministério mas não tem ainda a experiência de gestão pública necessária para ser Estadista

  3. Se mexer com Moro mexe comigo e uma turma bem grande . Os que só pensam em eleição estão nos bastidores e no Congresso tentando sabotar o trabalho do Ministro. A cada sabotagem o Ministro Moro cria novas alternativas para diminuir os índices de violência. Siga em frente Ministro o povo está de olho >

  4. Assim não ficaria parecendo que estão querendo se livrar dele e, mesmo que eles não conseguissem entregar resultados iguais ao de Sérgio Moro, ele estaria no STF, ninguém poderia levantar qq suspeita de sabotagem. Nem sempre é possível se ter tudo o que se quer.

  5. Mesmo que o MJ fosse dividido em dois, isto não necessariamente implica que Sérgio Moro seria esvaziado, pois isto daria a impressão de que estão exatamente tentando fazer isto e ainda haveria a possibilidade de que, tão logo a SEGURANÇA PÚBLICA saisse das mãos dele, a criminalidade e a violência voltarem a aumentar. Este ano abrirá a vaga de Celso de Mello, pq os CORRUPTOS não entregam os anéis para não perder os dedos: entregam uma vaga no STF para Sérgio Moro.

  6. É claro que ter Sérgio Moro no STF tampouco está nos planos dos CORRUPTOS, mas não se luta contra a REALIDADE DOS FATOS, ele é extremamente competente, esta é a origem do capital político dele. Existe ainda uma outra opção: matarem ele. Mas até neste caso pode ser que estariam no máximo criando um MITO que não seria passível de ser apropriado eleitoralmente pelos CORRUPTOS. Nada impede um indivíduo de tentar, mas outra coisa é conseguir o que ele deseja.

  7. Mas até nisto as chances são remotíssimas, já que ele praticamente passou incólume pelo ROUBO DAS MENSAGENS. O negócio é o seguinte: se a intenção de Bolsonaro é se livrar de um concorrente, então a única opção que ele tem é nomear Sérgio Moro para o STF. Esta é a única possibilidade de ele não precisar se preocupar em ser ofuscado por um ministro que é mais popular do que ele e que vem apresentando resultados significativos e consistentes.

  8. Em contrapartida, se os números continuarem despencando, aí a situação dos CORRUPTOS só se agrava, pq Sérgio Moro se tornará realmente um HERÓI NACIONAL, PALADINO DA JUSTIÇA na luta contra a corrupção e a violência. A verdade é que se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, a única hipótese real de manchar a imagem de Moro seria que fosse descoberta alguma novidade provando que ele não é quem diz ser, que se envolveu em algum tipo de atividade ilícita.

  9. Inclusive, mesmo se a queda dos índices de criminalidade cessassem ou voltassem a se elevar, isto ainda poderia ser colocado na conta do Congresso e do próprio STF que passaram leis e adotaram entendimentos que favorecem os CRIMINOSOS. Até mesmo nesta situação não se poderia falar peremptoriamente que Sérgio Moro seria responsabilizado publicamente, dado que ele possui maior credibilidade e reputação do que os CORRUPTOS. Portanto, quem seriam os primeiros suspeitos?

  10. E se Bolsonaro dividisse o MJ em dois e os índices de criminalidade voltassem a subir, como ele justificaria a separação e retirada da área de segurança pública de Sérgio Moro? Isto não serviria só para enfraquecer Bolsonaro e aumentar ainda mais a aura de MAGO MERLIN que já paira sobre Moro? Se o pessoal que quer escapar da cadeia realmente quiser ser bem-sucedida, seria bom eles começarem a pensar em um jeito de resgatar o Marcola e o Beira-Mar do presídio.

  11. Pq de que adiantaria tirar Sérgio Moro e logo em seguida os índices pararem de cair ou voltarem a subir? Rapadura é doce, mas não é mole, não basta tirar Sérgio Moro, é necessário fazer melhor do que ele? Mas se os CORRUPTOS pudessem realmente fazer isto, pq esperaram até agora? A verdade é que eles nunca deram a menor bola para isto e fomentaram o cenário ideal para que chegasse alguém com o mínimo de competência e freasse a escalada da violência.

  12. Dentro de um raciocínio bem frio e calculista, a melhor alternativa para enfraquecer Sérgio Moro não seria dividir o MJ ou retirá-lo do cargo, mas torcer ou atuar para que os índices de criminalidade voltassem a subir. Estando ele no cargo, isto serviria para arranhar a imagem de combatente do crime e da corrupção que já se formou em torno do ex-juiz. Várias das medidas tomadas pelo Congresso e pelo STF já caminharam neste sentido, mas elas não são suficientes para atingir este objetivo.

    1. Renato, você acredita nessa matéria? Quem são as pessoas que compõem os tais "setores" do governo? Nomes? Fraga? Só? Qual cargo ele ocupa do Governo? Nenhum...E quem disse que Bolsonaro acata o que ele diz? A esquerda e o centrão já conhecemos e a Joice e os outros Bivarianos também.

  13. A melhor maneira de se livrarem do Moro é conduzindo-o ao STF. É o combinado e será ótimo que os opositores se convençam disso.

    1. Exato. Mas com Moro no STF a corja fica ainda maia com a corda no pescoço.

  14. Os políticos tem inveja de Moro, a única coisa q fazem bem é ROUBAR !!! Bolsonaro dará um tiro no pé se dividir o MJ. Está provado q funciona muito bem !!!! Moro montou uma boa equipe com pessoas competentes sem politicagem. A cada dia a sociedade tem mais NOJO dessa turma de bandidos . Não trabalham p melhorar o país, tentam se proteger e tirar o q é bom p continuar a safadeza da roubalheira e a exploração da sociedade. C A N A L H A S

  15. A sociedade não pode cochilar. Os bandidos e seus defensores c/ assento no congresso usam e abusam de subterfúgios para aniquilar toda e qualquer tentativa de desgabirutização da república. Alberto Fraga é discípulo do corrupto Jose roberto Arruda, aquele q renunciou a um mandato senador p/ evitar a cassação e depois teve o mandato de governo DF cassado, depois de ser preso na operação caixa de Pandora. Alberto Fraga foi um dos poucos políticos a visitar o ladrão na papuda. Abra os olhos, JB.

  16. Bolsonaro deve conservar Moro até o final do seu governo,caso não o faça perderá pelo menos 15% dos seus eleitores,digo isso,porque me incluo nesse porcentual. Moro quer o STF,seria o ápice da sua carreira bem sucedida de magistrado,o Capitão não tem que ouvir os políticos rasteiros que o bajulam,Fraga é um deles,ouça sim os verdadeiros patriótas que querem o crescimento do País,exemplificando,entre outros,General Heleno. Conseguiu formar um ministério de experts, que me surpreendeu,agora é cons

  17. A inveja não é boa conselheira. Querer tirar créditos do Ministério da Justiça em relação à melhora da Segurança Pública, para queimar Dr. Moro, é atitude infantil e soberba, própria das “dores de cotovelo”. São asquerosos .

  18. O sistema presidencial do Brasil como está só precisa de dois ministérios o da economia e da justiça o resto só secretarias.

  19. Se realmente são os estados que estão melhorando a segurança, por que não simplesmente apoia-los mais? Articulistas como esses claramente só pensam em si, no poder e nunca no País. Espero que Bolsonaro não pise na bola. Como eu, muitos ainda não tem candidato para 2022.

  20. Talvez seria o ideal MORO Presidente, Bolsonaro Vice , Mourão Ministro no lugar de Moro, mas temos que torcer para que saia da Vida Publica ao menos metade desse caras já envolvidos em trambique.

  21. Lendo os comentários postados nesta matéria, cheguei as seguintes conclusões: - As pessoas são muito inocente, ou; - Fecham os olhos pra aquilo que não querem ver, ou; - Não sabem interpretar um texto.

  22. "O exemplo vem de cima",eis o principal motivo psicossocial da queda da criminalidade no Brasil.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  23. Bolsonaro se reelege com Moro de vice. Moro se elege em 2026 e de novo em 2030. Aí Paulo Guedes se elege em 2034 e indica Moro para o STF. Reeleito em 2038 Paulo Guedes entrega o Brasil saneado para o Tarcisio governar de 2042 a 2050. Questão resolvida.

  24. Grande parte dos políticos sao incapazes. Tem inveja da competência do Sergio Moro. Sabem pq ele ganha de todos? Pq é leal...voces politicos idiotas, não descobriram ainda. O que o povo quer? Vcs esqueceram de quem elegeu Bolsonaro? Isso tambem serve para o presidente. Não ataque o Moro. Vc perderá e muito. Ouviu Bolsonaro.

    1. Eh exatamente isso. Se quiser se reeleger tem ficar ao lado do povo é mesmo assim não vai ser fácil.

  25. Dr.Moto é a única reserva moral deste País, e com mais 3 ministros são os competentes deste governo. O Judiciário é uma podridão capitaneado pelo STF, o legislativo que é um esgoto , quase que 100%, levam-nos a miserabilidade. Nós O Povo obrigatoriamente tem que proteger o Dr Moro que é a última esperança

  26. O ministro da justiça, Sérgio Moro só faz crescer perante à opinião pública diante dessas investidas com intuito de enfraquecê-lo. Tem paixão pela justiça, e zelo pelo país. O destino dele será o STF. Hoje, essa instituição vive a pior crise de credibilidade. Uma parte dos ministros, os togas imundos, trabalham contra a lava jato. Vestem a camisa da corrupção. Não há liga entre o juiz Sérgio Moro e a política.

  27. deixe esses babacas cutucarem o Moro, vão se estrepar e queimar a própria imagem, ninguém é tonto, estamos de olho em tudo, quem bate em Moro, coisa boa não é, e Moro, fica MAIS MAIS FORTE. E Bolsonaro que se cuide, pois o MORO é o Grande Ministro dele, se mexer com Moro, perde a popularidade; só tonto não vê.

  28. Moro presidente em 2022, se vc se aliar a bolsomito vulgo bolsomacarrão não levará o voto de milhões de brasileiros, caia fora dessa, oficial militar nunca mais, só vêem o lado deles oficiais.

  29. O tratamento com desprezo que o Jair dedica ao General Mourão é um prenúncio de como Moro será tratado, caso aceite sair como vice-presidente na chapa de reeleição do Jair em 2022. De fato, se a economia seguir melhorando e não se confirmarem as suspeitas de “rachid” ou algo mais envolvendo o 01, o Queiroz e o próprio Jair, a chapa Jair e Moro será imbatível em 2022. E aí, Moro terá que decidir se estará pronto para atender a sociedade e mudar ainda mais o BR. Fraga cai fora e leva o Ibanes.

    1. Concordo! A probabilidade de Moro ser usado como alavanca é imensa, infelizmente.

  30. Aí aí Bolsonaro,não seja intolerante com seus eleitores.caso atinja Dr Sérgio Moro seu governo vai para o beleléus,de uma vez.

    1. Com o que já aprontou - acordão, nepotismo, deformações no projeto anticrime do DR. SÉRGIO MORO, interferências várias, para proteger-se e aos seus, medidas destrambelhadas, falas e gestos inconsequentes, etc...etc...etc... - já foi! Como 2 e 2 são 4.

    2. Concordo com você Maria, se Bolsonaro não der apoio ao Ministro da Justiça não conseguirá se reeleger! Seguiremos apoiando DR. SERGIO MORO!

  31. As aves de rapina continuam a assediar o Presidente Bolsonaro. Querem continuar saqueando impunemente a República e até venceram algumas batalhas, que se revelarão efêmeras e anganadoras. Não desista Ministro Sérgio Moro! Os brasileiros de bem estarão contigo. A luta contra essa corja é difícil, mas você é o nosso grande guerreiro! Nossa inspiração vem da: CANÇÃO DO TAMOIO "... Viver é lutar. Se o duro combate, Os fracos abate, Aos fortes, aos bravos, Só pode exaltar." Antonio Gonçalves Dias

  32. Quanto mais batem, mais "presidenciável" e mais respeitado o Sr. Moro se torna. Moro 2022! Afinal quem não percebe que o Moro leva bote apenas de corruptos e corruptores? Isso mesmo, tirem as máscaras e mostrem as caras aos eleitores! Isso, isso, isso! Vamos em frente!

  33. Essa fofoca baseada na inveja de alguns diante do desempenho do ministro da justiça não deve ser valorizada pelo presidente. A vaidade de alguns não pode colocar em risco o andamento positivo do Governo. O Brasil antes de tudo!

  34. Cá pra nós... vcs da Crusoé parecem da revista da Dilma... falam, falam , falam e lá no meio da reportagem colocam o nome do sujeito que está querendo atrapalhar o Moro e o país: falem logo de cara o nome desse sujeito - ALBERTO FRAGA!! Não deixem para as últimas linhas...🤦‍♀️

  35. Digam o que quiserem, façam o que quiserem ( e fazem), armem as arapucas que cada índole vil for capaz, nada e ninguém vence Moro. Até agora os ditos "poderosos" não entenderam isso. Mas o povo sabe e sente e apoia e vibra e aplaude! Se Moro sair candidato NÃO TEM P NINGUÉM. Bolsonaro pode entrar como vice. Moro jamais. Moro é o GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA. Ninguém ,nem ao menos, se compara a ele. O Brasil é MORO!

    1. É isso, Ana, é só ele querer e, PRESIDENTE MORO DIRETO e NÃO TEM PRA NINGUÉM!!!

  36. Moro é o responsável pelos bons resultados. Segurança Pública existe há muito tempo, então, o que mudou? Simples, o Ministro.

  37. É impressionante como esses politiqueiros ficam buscando holofotes para satisfazer seu ego e proveitos políticos, ficando a sociedade um mero efeito de suas conquistas, quando o objetivo deveria ser a SOCIEDADE o POVO QUE OS ELEGERAM. Acho que não tem mais solução, políticos honestos, comprometidos com a SOCIEDADE, representam no máximo 10 %, sem medo de errar. Acabar com o Congresso, Senado e STF, seria uma solução para ontem!! Não penso como ditador, mais sim como desgosto, revolta e decepção!

    1. Artigo 142,pronto!!! O Presidente não cai e no fechamento do STF,não precisará de um jeep,um soldado e um cabo. Baixar as portas do congresso,com certeza é o sonho de muitos brasileiros honestos desse Brasil tão saqueado e mal amado.

  38. Bolsonaro se elegeu para tirar o PT, liberalizar a economia c Paulo Guedes e dar combate ferrenho à corrupção e ao establishment, que o odeia, agora nem tanto. Os 3 filhos patetas estão pondo tudo a perder. Alinhar a tofoli é o fim da linha! O ministro Moro é mais importante que o Guedes, pois impediria que a melhora da economia volte a ser roubada pelo establishment, que não desistiu de destruí-lo

  39. Bolsonaro so nao descarta Sergio Moro pq sabe muito bem que nem é um tiro no pé....é um suicídio mesmo! Mas nao o impede de sentir uma "baita" vontade, como ja o fez com declarados oponentes, feito o Witzel e Dória. Sergio Moro nao tem perfil para ser decorativo como um vice. Ou vai para o STF.....ou sai fora! Aguardemos.....

  40. A régua moral dessa cambada pontua à esquerda do zero. À direita, há pouca honra e muito interesse. O combate necessário à imoralidade e à falta de ética exige um grande esforço dos poucos que nele acreditam. Renovar o Legislativo parece ser primordial.

  41. Com um rodízio de repórteres, essa matéria requentada sempre volta. Quem acredita nisso?? Ninguém né?? Até suspeito que eles rolam de rir cada vez que o tema volta...mas me pergunto: qual o objetivo de vcs??

    1. Isso mesmo! Crusoé deixando cair a máscara! A quem vocês pensam que enganam?

  42. Porque a imprensa não se cansa de aguçar uma suposta instabilidade entre o presidente e o ministro? Há sempre nas entre linhas um tom de fofoca....

    1. ""Suposta" "instabilidade""...... rsrsrsrsrsrsrs.......

  43. O ministro tem o meu apoio se for do seu interesse ser o n. 1 do executivo, mas sabemos que está rodeado de serpentes. ainda há muita limpeza a ser feita no congresso.

  44. Esses bandidos do centrão deviam está era atrás das grades, porcos corruptos sempre contra a nação, e agora esse coronel fraga, não limpar nem os sapatos de moro.

  45. Dr Sérgio Moro não veio pra Brasília pra ser vice de ninguém, ele veio cumprir uma missão muito árdua e a está cumprindo de forma exemplar. Também não pode ser esquecido pelos eleitores de JB que tem outra promessa feita ao Dr.Sergio Moro: dar-lhe a primeira vaga que surgir no STF, agora a ideia dele ficar sentado numa cadeira sem nada a fazer tipo #mulher abandonada# nós eleitores não vamos engolir.

  46. Bolsonaro que não se atreva a desgastar Moro e traí-lo. Terá a resposta nas urnas. Depois que o Brasil acordou e foi salvo por Moro quem dará créditos ao que disser o presidente.?

  47. Dr. Sérgio Moro vice de JB, simplesmente ridículo. Más, é típico, usou ele para se eleger com a promessa de superministro contra a corrupção. "Infelizmente" não barrou a investigação do COAF contro Flavinho e caiu na desgraça (vingança). Entre meio, visto como perigoso concorrente para 2022 (ciume), quer rebaixar e ao mesmo tempo usar Moro novamente p se reeleger. Esta vez sem cargo e sem perigo p os corruptos. JB deve que achar que Moro e menino. Ridículo!

  48. Estes canalhas não vão apagar a luz que Moro possui. São escoria, atacam quem ajuda. Se isso acontecer a popularidade de JB, que ja está quase no pé, vai a zero. Conselheiros do apocalipse. O povo vai se revoltar "malandros"!

  49. Todos se dizem entendidos e experts, é Fraga, é Jungmann etc mas sinceramente se tivesse de comprar um carro usado, compraria de quem ? Do Moro ou destes espertos?

  50. Não! Isso é pura inveja e, também, medo de que o Moro seja candidato à Presidência! Como o Moro tem reputação ilibada, é muito culto, tem muita educação e paciência, e é amado pela população de bem, esses políticos, antítese do Moro, ficam com esse morde e assopra tentando fazê-lo desistir do cargo! Isso é cansativo e dá nojo!

    1. 02, abaixo, detected.... Querendo aterrorizar o povo??? Não colará não!!! rsrsrsrsrs......

    2. Só em conceder acesso livre a este Fraga, pra ir lá para criticar seus ministros o governo Bolsonaro está, nem só traindo o povo brasileiro, bem como também enfraquecendo seu próprio governo

    3. Se o moro chegar a presidência,ele não vai nem vestir a faixa verde e amarela. Tem muitos mais muitos que vão querer ele mortinho da Silva. Os congressistas odeiam o moro.

  51. Presidente Bolsonaro a questão é simples: Em time que está ganhando não se mexe! Também dá pra perceber que existem interesses escusos pelos que querem mudanças. Por favor , não piore a sua imagem.

  52. O presidente disse "que não é hora de mexer com isso", na verdade ele morre de medo dos resultados caso venha a alterar algo, é o traíra em pessoa.

    1. E você sintetizou tudo isso perfeitamente, Aparecida!

    2. O pr está numa "sinuca de bico"! Ele tem a pretensa intenção de paralisar o DR. SÉRGIO MORO na vice-presidência. Não o quer fora do cargo de ministro porque parasita o prestígio dele, teme que se candidate à presidência e sabe que os BRASILEIROS lhe reduzirão e aos patetóides a zero, se ele piorar ainda mais o tratamento dispensado ao DR. MORO. Não o quer no stf, porque sabe que ele não protegerá os patetóides de seus crimes e desequilíbrará a turma dos corvos corruptos, ferindo assim o acordão!

  53. Bolsonaro, cuidado com o fogo amigo. Se vc mexer com o Moro estará mexendo com o Brasil. Cuidado que a sua vaca pode ir pro brejo.

  54. As facções criminosas querem queimar o Moro por razões óbvias. O xerife enfrenta facínoras de colarinho branco e de todas as cores partidárias. Estejam na Papuda ou penitenciárias federais, ligados ao PCC ou Comando Vermelho e até soltos pela "injustiça".

  55. Fraga é coronel aposentado e nunca influenciou p diminuir a criminalidade. Se Bolsonaro cair no canto da sereia(fraga), será a pá de cal de seu governo. Moro precisa, sim, de apoio e blindagem do governo, o q nunca teve de forma clara. Ao contrário, Moro é quem sempre preserva o presidente e ajuda a diminuir as escorregadias (?) q acontecem.

  56. Voto em Sergio Moro sem titubeio, mas....em Bolsonaro não voto mais! Considero traição o acordo com o RÁBULA TOFFOLI e conversa mole de não vetar o FUNDO PARTIDÁRIO por temer impeachment. Provou que é um político ruim como a maioria. Ao contrário, desfruta de meu apreço por enfrentar com maestria , civilidade e serenidade toda essa corja de corruptos.!

    1. concordo que bolsonaro tem falhas. Mas qual a alternativa?Doria? Witzel? Hulk? Cuidado quando diz que não vota mais nele.

  57. O ministro Sérgio Fernando Moro é maior do que esse governo do presidente Jair Bolsonaro, maior que o Congresso Nacional. Ele é uma reserva moral da nação e respeitado no exterior. Pode fazer muito mais pelo Brasil, seja no STF, seja na presidência da República ou em representação em fóruns internacionais. A politicalha rasteira pode atrapalhar essa contribuição possível e desejada. Infelizmente.

    1. exato ! Sergio Moro é o alicerce desse governo. Bolsonaro que abra os olhos. Sem ele (Moro), o seu governo cai.

    2. (Helena Mader, adorei o seu texto e as suas figuras de linguagem. Congrats.)

  58. É só olhar quem deseja desmembrar os ministérios:é corrupto querendo fugir da justiça ou indiciado em processos ou querendo dividendos políticos ou seja:é sempre o mesmo bando de safados,corruptos ou ladrões

  59. Tomara que os inimigos do país consigam isolar, junto com o traíra do Jair, isolar completamente o Moro e ele finalmente tome vergonha na cara e se candidate sozinho a Presidente da República sem esses falso patriotas que temos hoje. QUEM SABE ASSIM NOSSO PAÍS SE TORNE UMA NAÇÃO DE VERDADE!!!

    1. CJRM O que se colhe é o que se planta. Bolsonaro irá colher o que plantou. Essa msg a revista Crusoe,não vai censurar. Nós estamos onde estão nossos interesses.

  60. Absurdo! Um Ministro com a visão teleológica de Sérgio Moro, adquirida como juiz, atuando em Vara Criminal, sabe quase tudo que as polícias fazem, de bom ou de mau,e o que deveriam fazer efetiva e honestamente, não pode ser rebaixado por baixo, alcançado por quem não tem, inquestionavelmente, o mesmo mérito e desempenho comprovados. O Coronel cuide de melhorar o policiamento ostensivo e seu relacionamento com as polícias federal e civil, e o psicólogo, das suas " terapias políticas",!

  61. MORO já era um HEROI antes de ir enriquecer (MUITO) este Governo. E continua sendo HEROI NACIONAL e um arrimo do Bolsonaro, não só junto à maioria do povo brasileiro, mas também e principalmente a nível Internacional!!! MORO será sempre um HEROI desta nação por representar, ele sim, a Justica com que todos sonhamos. E todos os canalhas que tentarem atingi-lo, como os covardes que ajem na sombra, até com pusilânime aval do Capitão, sofrerão “efeito bumerangue”, caindo merecidamente em desgraça.

  62. BOLSO MOSTRANDO A VERDADEIRA CARA .NAO É A TOA QUE OS GENERAIS ESTÃO DEIXANDO O GOVERNO .PARECE QUE ESTÁ SE RODEANDO CADA VEZ MAIS DE PICARETAS ,E CADA VEZ QUE ABRE A BOCA É DE ARREPIAR ,.ESTA CADA VEZ MAIS IGNORANDO MORO .FAMILIA ACIMA DE TUDO ,E VIVA O ACÓRDÃO

  63. Sinceramente eu temo pela insinseridade do presidente. As atitudes que ele tem tomado, contrariando algumas promessas de campanha, mostra a sua falta de pulso em determinados assuntos. Vale recordar alguns, principalmente os relacionados ao judiciário.

  64. Não creio que Moro deseje ser presidente ou vice; sua escolha desde sempre foi o judiciário e não consigo vê-lo como "político". Seria um excelente Ministro no STF hoje tão carente de togados competentes e dignos (com honrosas exceções). Moro somaria entre os melhores mas Bolsonaro o teme e jamais o nomeará. É o que penso!!!

  65. Ao meu juízo, ninguém do governo passado deseja que qualquer ministério dê certo. Hoje está muito mais eficiente que no governo do ex-presidente Michael Temer e Dilma Rousseff. O ex-deputado Fraga foi reportagem nos jornais por agressão a um funcionário do prédio que ele mora quando o funcionário seguia ordens do estatuto do condomínio e agora o ex-ministro Raul Jungmann, ligado ao PT é apenas um ex. Simples assim...

    1. Moro está acima de todos. Bolsonaro veio depois, na onda moralista de Moro e só venceu porque prometeu continuar o que Moro iniciou.

  66. Está na hora de o PR ter coragem de enfrentar os políticos corruptos. Está na hora de o PR se desligar da influência dos seus filhos. Está na hora de o PR reconhecer o excelente trabalho do Ministro Moro, apoiando-o incondicionalmente. Está na hora de o PR protelar seus anseios de reeleição e se concentrar em primeio lugar no endireitamento desse governo fisiológico e corrupto. Não se deixe influenciar pelos mal intensionados, Sr Presidente! É isso que o povo brasileiro espera!

  67. O medo, a inveja e a ambição desses marginais, não vencerão a CONFIANÇA, a ADMIRAÇÃO, o APREÇO e a GRATIDÃO que os BRASILEIROS de bem têm pelo DR. SÉRGIO FERNANDO MORO. Não precisamos e nem queremos piltres ignorantes, desastrados, destemperados, nepotistas, aéticos e populistas, de qualquer que seja a vertente, desgovernando o BRASIL. Não queremos e não precisamos mais votar em pontes provisórias e nem de alternância de néscios.

    1. Onde estiver, ele sempre fará um grande bem ao BRASIL!

    2. Queremos e podemos eleger um cidadão ético, cônscio, íntegro, confiável, inteligente, preparado, probo, eficiente e trabalhador para que nós o ajudemos a conduzir o nosso país e nos tornarmos uma grande nação! Já temos no DR. SÉRGIO MORO um GRANDE BRASILEIRO, já tendo provado isso com seu impoluto e competente trabalho, TOTALMENTE APTO para essa NOBRE e GRANDE MISSÃO. Ou, não considerando o nosso sonho majoritário, o queremos para qualquer outra em que ele deseje atuar.

  68. Tirar a Segurança Pública de Sérgio Moro, como querem o Centrão e alguns "amigos" do presidente, é uma grande burrice! Uma interferência sem sentido no que está dando certo, e, claro, uma afronta à vontade da sociedade que reconhece a competência e apoia o trabalho do Ministro. Os brasileiros não toleram mais a velha políticalha podre!

  69. Ao mexerem com o grande Sergio Moro toda a sorte de crápulas demonstram ganância política e, pior ainda, conivência com o crime organizado. Gente da espécie desse albertofraga e ibaneis é o que mais tem nesse meio político sem moral que querem tomar conta do país.

  70. PC. 1. Parabéns pelo desempenho, Ministro Moro. 2. Alberto Fraga: suspeito de corrupção. 3. Bolsonaro: traidor. 4. MORO: Presidente em 2022.

  71. LEMBREM-SE: “ MEXEU COM MORO, MEXEU COM O POVO, REALMENTE, BRASILEIRO “, que quer um futuro diferente e melhor do que esse povo do Centrão e esquerda, querem continuar a lhes destinar.

  72. O que esse Alberto Fraga está querendo, ao fim e ao cabo, é desestabilizar o Min. Sérgio Moro, mas se conseguir isso, em última análise, será com o devido incentivo e apoio do PR J.M. Bolsonaro, que com isso estará pavimentando mais caminhos para o Moro ser nosso próximo Presidente. Como o PR pode ser amigo e influenciado por um Alberto Fraga, que é condenado a 5 anos de prisão, e só não está preso por causa da famigerada prisão após transitado em julgado? Que Deus nos livre e proteja!

  73. Moro representa uma ameaça pra muita gente, seja pelo passado dessas pessoas, ou pela perda de oportunidades de roubar mais. Más , para o cidadão brasileiro,ele é uma grande esperança de futuros melhor. por tudo, de mexer com MORO, vai ter resposta.

  74. Se o Presidente Bolsonaro mexer com o Ministro Moro vai se ferrar porque uma grande maioria que hoje ainda está do seu lado ficará contra. Ele pode mudar, trocar fazer o que quiser com qualquer Ministro menos com o Moro. Se ele quiser continuar com o grande apoio da população que trate do Moro com muito cuidado.

    1. concordo plenamente com você José.... Se Bolsonaro trair Moro..o povo não perdoa.

  75. Não foi aqui que eu lia insistentemente que Moro deixaria o governo ???? E iria trabalhar com doria ???? Mas ele continua lá kkkkkk Minha amiga que mora na bahia me perguntou outro dia quem é doria kkkkkkkkkkkkkkkk

  76. Moro como vice de Bolsonaro é se desmoralizar. Podendo ser titular não vice, passaria um recibo do que as oposições sempre o acusam. Melhor seria não ser nem uma coisa, nem outra. Pelo menos na eleição de 2022. Caso eleito e não logre êxito em seu mandato, o que não é difícil dadas as oposições que enfrentaria, perderá a considerável popularidade que angariou como juiz. Melhor é aguardar por um Congresso menos hostil para se aventurar nesse voo. Ou tentar uma vaga no Senado primeiro.

    1. Acho que seria pra ele mais gratificante ser nomeado no STF. governar o Brasil com uma oposição da esquerda é super desgastante e sempre vai ser crucificado.

  77. Escrevo isso sem ler os comentários, ainda. O Fraga é um hipócrita ao falar que o Moro não tem experiência em Segurança Pública...Justamente o cara que sempre recebeu os principais problemas de segurança pública na mesa, para decidir o futuro de da nossa sociedade...Além disso, combater à corrupção é o mais alto nível de ação para a segurança pública. Ou o engomadinho que rouba sem dar tiro é diferente daquele que atira? O Fraga tem é vontade de PODER pelo Poder, e o Moro, de PODER para fazer...

  78. Chega a dar asco ler isto tudo. As hienas estão famintas e cada vez mais audaciosas para aniquilar o ministro Moro . Vamos ver se o Leão , único que amedrontas as hienas, não o abandona . Se fizer isto sua moral e coerência política vai para o lixo !

  79. Moro será o futuro presidente da República. 2022 está muito longe, mas acredito nisso. Moro, presidente. Dória ou Huck de vice. Mas só vai se movimentar a 8-9 meses da eleição. Até às vésperas, nada. Os ventos e as nuvens da política mudam constantemente de lugar.

  80. A situação é simples: sem Moro, Bolsonaro perde 50% de seu eleitorado. Se tentar manchar a imagem dele, perde 100%. Se, e eu não acredito que seja essa a vontade de Sergio Moro, fosse candidato, poderia escolher Mourão para vice, até porque, os filhos dos dois não causam problemas para os pais e para o país. Alberto Fraga fazia o que antes de falar bobagens? Nem eleito foi!

    1. De pleno acordo! Filhos a gente não escolhe, apenas procura educar o melhor possível, mas o PR não escolhe bem seus amigos... já descartou muitos e insiste em manter praga por perto!

  81. Quem é essa figura do Fraga 23°? É Famoso quem? O ex-coroné esta querendo a BOQUINHA pra ter "poder" e se arrumar, isso sim! Em vários Estados a BANDIDAGEM tinha tomado conta e NÃO fosse a Força de Segurança Nacional o país tinha se ferrado. Só esse tal de ex-coroné Fraga 23 AINDA não percebeu. Acorda pra vida!

  82. Alberto Fraga EX-deputado, mas é do DEMo do botafogo, do batoré e do caixa dois. Moro, vice do boçal, é piada. Moro na "cabeça".

  83. Todos os políticos ex-politicos que lutam para diminuir poder tem passado enrolado com justiça esse povo não tem vergonha e acha que Bolsonaro compra briga desse povo. Bolsonaro é homem íntegro não vai se sujar com essa banda podre dos políticos!

  84. Acho que separar Moro da segurança será dar um fim na popularidade de Bolsonaro.Pois combater a corrupção foi o lema da campanha do Bolsonaro.e tendo Moro como seu ministro é a solução para que seus apoiadores continue apoiar esse governo.Moro é a segurança do bom governo.

  85. o povo brasileiro através das redes sociais Foi amplamente ludibriado por um candidato que até da eleição nem sabia que era candidato, foi criado e o restante da população teve que engolir, mas a esperança e tem nome Sérgio moro ele vai ser o próximo presidente do Brasil o povo brasileiro através da rede sociais foi amplamente ele desligado por um candidato mais a esperança.

  86. A maior desgraça deste país são os canalhas dos políticos, principalmente este cel. Fraga que só pensar no umbigo dele, o ministro Sérgio Moro, vai ser o próximo presidente da República Federativa.

  87. Todas estas tentativas de minar o trabalho e a popularidade do Moro devem ser continuamente denunciadas. Bolsonaro ilude-se que tem 57 milhoes de seguidores, os votos recebidos não refletem o numero de seguidores, e nem do apreço por ele, apenas a rejeição ao Lula e ao PT.

  88. Estou cansado de ouvir persimo políticos principalmente o cel. Fraga, o DNA do Jair Bolsonaro é ser um bom político e Sérgio Moro é ser o futuro presidente do Brasil.

  89. Votei em Bolsonaro,mas para mim, ele perdeu todo o crédito. Prometeu a Moro o cargo de Juiz do Judiciário! mas já desconversou. Prometeu que iria aumentar o poder do Coaf. Tudo em vão Espero que Moro não compartilhe de sua chapa, porque terá o mesmo destino de MOURÃO, UM DESRESPEITO ENORME.

  90. Todos somos Moro! cerrado! se a o decepcionante Bolsonaro o vê como fantasma eleitoral, sugiro q se Dr. Moro aceitar seja membro do STF. felicidade geral. Tá ok?

  91. Não adianta essa canalhice toda por parte dos congressistas, do judiciário, da inprensa, ou mesmo do executivo, na tentativa de impedir uma eventual candidatura do juiz, ministro, pessoa de bem, Sérgio Moro. Basta ele querer se candidatar a sua eleição será no primeiro turno com recorde de votos.

  92. O que não entendo é que continuamos eleger bandidos e são eles que tentam apagar o brilho do ministro Moro. Sempre acreditei que o bem vence o mal. Sergio Moro futuro presidente do Brasil. Nossa esperança.

  93. Espero que o presidente se segure dessa vez. Já cometeu inúmeros deslizes. Quem diria que justo ele iria criar a palhaçada do juiz de garantias??? Quem votou nele , queira um basta na corrupção. Mas a prática revela-se bem diferente. Prejudique (mais) Moro, e boa parte do eleitorado irá procurar uma outra via.

  94. Bolsonaro que fique esperto. O presidente não pode duvidar que se ele bater no Ministro Moro, a dor será sentida na grande maioria dos eleitores que o elegeram chefe do executivo.

    1. Eles estão tentando desidratar Moro. Tarefa de alta periculosidade. O país está sabendo separar o joio do trigo, para o bem e pra o mal

  95. Favor fazer um plebiscito. Resultado 99% decidirão que Segurança Pública fica no Ministério da Justiça. E fim de papo.

  96. ha uma diferenca... O sacerdocio. O combate ininterrupto a capacidade de ser ouvido sem a possibilidade de negociar em prejuizo da operacao. Da alma limpa contra a qual ninguem pode se opor

  97. tem muita gente que trabalhou na area, porem nada acrescentou de concreto. Neste caso nao eh um simples gestor eh um exemplo pessoal, lider, capacitado, coerente, e outras qualidades podem ser acrescentadas. Ha uma diferenca para

    1. Cretino, irmão gêmeo de Jose Jerico, ataca outra vez!

  98. Quanto mais o Ministro Sergio Miro apresenta resultados, mais inimigos invejosos surgirão mas o povo sabe separar o joio do trigo e reconhecer o trabalho do Ministro. Quanto mais o atacarem mais o fortalecerão!

    1. ou no STF ou Presidente. Bolsonaro, o super star se perdeu, por filho...no Mer cy

    2. No STF ele será apenas mais um... Trabalho com Moro há algum tempo e sei da probidade dele, mas sei também da dificuldade que terá de se manter em cargo federal...as pressões são imensas e a política é maldosa...esse sujeitinho Alberto Fraga é mais um que deveria ser CUSPIDO da presença do nosso Presidente...quer holofotes, apenas....

    3. Concordo 100%. Espero que em hipótese alguma o Moro seja vice. Ou STF - sua vocação nata - ou presidente!

  99. Fragas?Nada disso,é praga mesmo a serviço do desgoverno que não tem mais qualquer credibilidade na área de segurança e quer acabar de vez com Moro. Fraga"praga" é bandido de "farda".Pobre Pátria Amada Brasil

    1. concordo. Bolsanoro nao é inteligente, se perde e decepciona!

  100. Bolsonaro é a kriptonita do ptismo. Apenas isso! Sozinho, apoiado por um discurso lastreado na moralidade, foi eleito presidente. Mas, governar, é muito mais complicado. O que lhe garante sustentação ao peitar o sistema, é a competência de seu ministério. Guedes, Moro e Tarcísio, são os pilares mais profundos. Qualquer ação para desestabilizar o governo, vai mirar num desses três. Com Tarcísio é mais difícil, porque a autoria das realizações é clara e os resultados são imediatos.

  101. Para piorar, o ex-deputado Alberto Fraga está condenado pela justiça. Aliás, essas amizades do Bolsonaro ainda vão ser sua ruína... https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/04/12/justica-aumenta-pena-de-alberto-fraga-para-5-anos-de-prisao-por-ve-lo-como-chefe-de-esquema-de-propina.ghtml

  102. Caso o presidente venha a mexer, dividir o Ministério da Justiça vai sim dar a conotação de tentativa de enfraquecer o ministro Sérgio Moro. Quanto mais baterem no Moro mais corpo ele ganha para ser o nosso presidente.

  103. Acho que o Moro deve continuar no ministério e não sair como vice. Os índices da criminalidade caíram mas ainda estão muito longe do que devem ser em um país civilizado. Só o trabalho duro e competente do Moro e de sua equipe de confiança podem nos tirar dessa situação. Depois de atingir essa meta aí sim, ele sai do Ministério com a missão cumprida e pronto para a presidência em 2026. STF? Será apenas 1 entre os onze. Depois da presidência ele pode ir para lá, em 2035

  104. Bolsonaro precisa dar um basta nessa onda deletéria urgente. Moro é essencial ao Brasil e tb à reeleição do próprio Bolsonaro em 2022

  105. A ala do crime e a dos interesses pessoas/partidários são extremamente unidades, atuar sob as escuras, influenciam e manipulam. Temem o ministro e há interesse, do grupo criminoso, em se vingar. O congresso ainda é um antro das falcatruas e dos interesses, que são totalmente contrários aos do país. Portanto, essa guerra ainda vai longe. Caberá ao presidente escolher, a todo momento, de que lado quer estar. Recaindo sobre ele o apoio ou a indignação das pessoas que realmente pensam no país.

  106. Acho que o suporte maior de Bolsonaro é justamente a presença de Moro no seu quadro de Ministros! Se ele aceitar executar esse plano e o Ministro se desvincular do Governo, penso que será difícil Bolsonaro se reeleger! Ê muita traição e quem votou no Bolsonaro só pra se ver livre da corrupção e do PT vai escolher outro candidato, seguramente!

  107. Tudo dependerá de MORO. Para o Brasil é importantíssimo desaparelhar o STF. No momento o vejo à caminho, até porque o bacana, me parece, não tem ambições políticas. Correto que é, terá a Rosangela Wolff atuando longe da área política, na contramão do q ocorre hoje com alguns togados.

    1. Importante ressaltar que BOLSONARO e MORO comungam ideais de um país pungente, de 1o. MUNDO. Competência e APOIO de um POVO esperançoso ñ falta.

  108. Mais uma Vez a Crusoé tenta criar uma crise entre Moro e Bolsonaro. Bolsonaro é fiel ao Moro e uma crise seria muito ruim para ambos. Vão procurar outro assunto para falar ou fiquem na mesma tecla e percam a credibilidade ainda mais.

    1. Eu já cancelei a assinatura e debocho desta revista sempre que tenho oportunidade. Não aqui, pois a tigrada parou de publicar meus posts. Essa eterna crise sempre renovada e requentada de Bolsonaro com Moro já cansou. Não sei como não saiu como matéria de capa.

    1. O apoio ao pacote anticrime do Moro, em forma de outdoor no Brasil de norte a sul, causou dor de cotovelo no presidente, confirmando a musculatura política do Moro.

  109. Sinceramente acho que o Moro deve se lançar candidato à presidência, e não ser vice do Bolsonaro. Eu votei no presidente, mas ele tem se mostrado pouco disposto a enfrentar o sistema. O Moro, ao contrário dele, é uma pessoal esclarecida, inteligente e preparada, seria o melhor presidente que essa nação jamais teve. Moro 2020.

  110. Pelo que vemos, PR no Brasil não consegue fazer praticamente nada. Melhor Moro ser juiz do STF. Trabalhará dentro de sua área (está longe de ser político: sorte dele) e servirá ao país por muitos e muitos anos.

    1. Moro no STF seria uma decisão q favorece o PR em duas frentes.. retira S. Moro da corrida presidencial e fará aumentar a popularidade..

    2. Concordo plenamente Regina. Moro no STF estará na área onde tem competência e menos afeto à politicalha nacional.

  111. Moro veio para ser ministro da Justiça no governo de um homem que prometia luta contra a corrupção e evitar o toma-lá-dá-cá. Toffoli, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre têm o presidente no bolso por causa do Flavinho. Flavinho também não conseguiu trazer o panaca do Witzel pra ele. Resultado: estamos sequestrados. Moro não deve ser vice nada!

    1. Acho que Moro não deveria sair vice de Bolsonaro! O presidente tem tido um comportamento totalmente omisso em relação a defesa da lava jato e ao combate à corrupção ! Parece que sucumbiu mesmo ao sistema! Que pena votei nele esperando que ele fosse agir tal como prometia... Mais um estelionato eleitoral!

    1. Concordo. Estamos com ele . Se o traírem, seguiremos fortes com ele rumo a 2022 !

  112. É impressionante a extensão e a profundidade da inveja desses subespécies!!!! Eles dão "botes" no EXCELENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, e a gente "bota" SUA EXCELÊNCIA o MINISTRO da VERDADEIRA JUSTIÇA, na PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL!!!! Os "botes" só resultarão em cada vez mais estímulo para que os BRASILEIROS coloquem o DR. SÉRGIO MORO exatamente onde ele quiser estar!!!!!

    1. A esperança que resta é Moro presidente, não há outra.

    2. Isabel PEREZ moro na presidencia esse país vai para frente e ; e um luxo de presidente de U.S. queira

    3. Isabel PEREZ Moro na presidencia e un luxo .e esse país vai para frente

    4. Penso que Dr.Sergio Moro como presidente ,ele irá nomear pessoas muito capacitadas para o supremo,também suas escolhas para ser seus ministros também serão de primeira linha. A câmara e o senado temos que fazer escolhas bem melhores.Depende de nós. Sérgio Moro ,nosso presidente !

    5. Bolsonaro e o cachorrinho do Tofoli. Ficou refém . Além da péssima retórica (aí o, tá legal? , entre outras besteiras que fala), também tem medo do GRANDE DR MORO. Jair , pague ao DR MORO a eleição que ele lhe deu. Cumpra a sua promessa . Coloque-o no STF. Não seja mais hipocrita do que já está sendo. Presidente não manda em NADA

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO