Adriano Machado/CrusoéTramas envolvendo funcionários fantasmas, milicianos e transações financeiras sem lastro: Flávio Bolsonaro no olho do furacão

01 sem blindagem

Operação do MP-RJ lança mais luz sobre o caso Queiroz e complica a situação do senador Flávio Bolsonaro, considerado o líder do esquema criminoso. Investigação nunca chegou tão perto do filho do presidente
20.12.19

Em busca de vestígios dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, os promotores do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção do Ministério Público do Rio de Janeiro, o Gaecc, realizaram na quarta-feira, 18, operações de busca e apreensão em 24 endereços de ex-assessores e pessoas próximas ao senador Flávio Bolsonaro, entre eles, Fabrício Queiroz. Todos são suspeitos de participação no esquema popularmente chamado de “rachid” operado dentro do gabinete do filho do presidente Jair Bolsonaro, quando ele era deputado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Uma análise minuciosa sobre o material reunido pelos investigadores clareia o caminho para entender o quanto os desdobramentos do caso Queiroz podem afetar a família Bolsonaro. As informações contidas no pedido do MP, reveladas com exclusividade por Crusoé, são nitroglicerina pura. Pela primeira vez, Flávio Bolsonaro, o primogênito do presidente da República, é alçado à condição de líder de uma organização criminosa em uma trama que, segundo o MP, envolve funcionários fantasmas e milicianos. De posse das informações bancárias dos alvos da operação, os investigadores conseguiram mapear o rastro do dinheiro. Desde os pagamentos realizados pela Alerj, os saques nas contas dos servidores, até os depósitos, no mesmo valor, em nome de Queiroz. Além de acusar o filho do presidente de comandar o esquema, uma vez que era ele quem nomeava os servidores que devolviam o dinheiro, o MP detalhou como suas declarações fiscais não param em pé. O relatório indica, por exemplo, a ausência de lastro para boa parte do dinheiro movimentado por Flávio. Por isso, para os promotores, os valores obtidos pelo “rachid” no gabinete do filho de Bolsonaro, cujo operador financeiro era Fabrício Queiroz, eram lavados por meio da compra de imóveis e na loja de chocolates de Flávio, também alvo das buscas do MP, situada na Barra da Tijuca.

Para chegar a essa conclusão, o Ministério Público elenca uma série de divergências entre transações financeiras do 01 de Jair Bolsonaro, de sua mulher, Fernanda Bolsonaro, e de seus sócios. Só na loja de chocolates, Flávio gastou 1 milhão de reais, em 2014, sem conseguir, no entanto, comprovar renda suficiente para o desembolso. No caso envolvendo a aquisição de ao menos dois imóveis, o MP também encontrou provas de que os valores declarados foram subfaturados. Ao rastrear os pagamentos, os promotores perceberam que, logo depois de receber 310 mil reais pelos apartamentos localizados no bairro de Copacabana, no Rio, o vendedor dos imóveis teve suas contas irrigadas com mais 638 mil reais. Para o MP foi o indício de que o valor pago ficou muito acima do declarado por Flávio. “A fim de dissimular a origem dos recursos, os depósitos em questão foram realizados com dinheiro em espécie, na mesma agência onde foram depositados os cheques do casal Bolsonaro”, diz o MP.

Reprodução/FacebookReprodução/FacebookFernanda, mulher de Flávio Bolsonaro, teve boleto de imóvel pago por PM
É no processo de compra de outro imóvel, desta vez em Laranjeiras, que emerge um novo personagem com potencial explosivo para Flávio Bolsonaro. Trata-se do sargento da PM Diego Sodré de Castro Ambrósio. A quebra de sigilo fiscal do senador mostrou que Diego quitou com recursos próprios um boleto bancário de 16,5 mil reais, equivalente a uma prestação do apartamento, emitido em nome de Fernanda Antunes Bolsonaro, mulher do senador. As ligações entre o PM e o filho do presidente não se encerram aí. Ambrósio também efetuou transferências bancárias para outros assessores da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e para a conta corrente da loja de chocolates, da qual Flávio é sócio. Não é a primeira vez que Diego Ambrósio é alvo de investigação. Ele foi investigado pela corregedoria interna da PM, depois de reportagens denunciarem o assédio a moradores de Copacabana para contratarem os serviços de segurança privada de sua empresa, a Santa Clara Serviços, para a retirada de moradores de rua.

As consequências dessas descobertas para o primogênito do presidente da República podem ser graves. A citação à família da ex-mulher do próprio Jair, Ana Cristina Siqueira Valle, é outro indicativo de que dias piores se anunciam. As quebras de sigilo mostram que ela e parentes receberam 4,8 milhões de reais em salários da Alerj. Do total, 4 milhões foram sacados em espécie na boca do caixa, o equivalente a 83% da remuneração paga. Segundo o MP, à época dos fatos, eles moravam em Resende, no interior do estado, portanto longe da sede do Legislativo fluminense, no centro do Rio.

A semana que termina foi considerada a mais turbulenta para a família Bolsonaro desde a posse. Tanto que, na noite da operação, Flávio foi ao encontro do pai, no Palácio da Alvorada. A reunião, que incluiu o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o filho 03, durou quase duas horas. O presidente se pronunciaria sobre o assunto na manhã de quinta-feira, 19, na portaria do Palácio. Diante da insistência dos repórteres, afirmou não ter “nada a ver” com as suspeitas levantadas pelo MP.  Bolsonaro também insiste em dizer que Wilson Witzel, governador do Rio, está por trás de uma “armação” para implicá-lo com milicianos. E que surgirão diálogos comprometedores a respeito dessa suposta ligação, mas que tudo não passa de invenção contra ele.

A investigação sobre o “rachid” na Assembleia do Rio foi iniciada com base em relatórios do Conselho de Controle da Atividade Financeira, o Coaf. Quando o material estava pronto para embasar um pedido de busca e apreensão, em julho, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, determinou a suspensão das apurações sobre Flávio Bolsonaro e, por tabela, também blindou Queiroz. No fim de novembro, o Supremo reverteu a decisão autorizando o compartilhamento de informações de órgãos de fiscalização financeira, o que abriu caminho para a operação do Ministério Público do Rio. Os sete promotores do Gaecc assinaram as diligências dando início à fase mais ostensiva da investigação contra o filho 01 de Bolsonaro um dia depois de o plenário de o STF rechaçar as teses de Toffoli. Consumou-se, neste caso em particular, o fracasso do acordão destinado a impor travas ao combate à corrupção no país.

Na quinta-feira, 19, a defesa de Flávio entrou com pedido de habeas corpus no STF. O caso está com o ministro Gilmar Mendes, que determinou que lhe fossem enviadas com urgência informações sobre a investigação do MP do Rio. O Brasil, no entanto, não admite mais conchavos para blindar quem quer que seja.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vejo o Bolsonaro como um governo de transição, ele é um "ladrão de galinha" se comparado ao Lula, e no caso Queiroz o JB já deixou claro que recebeu um valor na conta da Michele, muito suspeito, tem averiguar. Eu acredito que eles, a família, roubou "pouco" para os padrões da política brasileira e acharam que nunca seriam pegos, mas pelo que vejo, a casa deles vai cair esse ano.

  2. É uma pena,isso compromete sobre maneira a administração do pai,que querendo ou não, tem dado conta de cumprir o prometido em campanha,dispondo também de uma equipe ministerial de fazer inveja à todos los hermanos latinos. Pena mesmo,que tudo isso esteja acontecendo,pobre Brasil!

  3. Impressionante como vocês aderiram à narrativa da mídia marrom sobre este caso. Vocês não mencionam que os valores envolvidos tem boa base na sustentação financeira da família ou que o processo como um todo corria em segredo de justiça até o momento em que este juiz Itabaiana, que tem uma filha trabalhando no gabinete do juiz-governador Witzel, resolveu divulgar inescrupulosamente os detalhes ou que o valor que originou a “movimentação suspeita” se referiu a entradas e saídas SOMADAS etc...

  4. 01 ...cai fora e leva o energúmeno junto. O energúmeno está tentando acabar com qualquer combate contra a corrupção para te salvar . Deixa o Mourão e leva a anta do teu pai para trabalhar na loja de chocolates mais lucrativa do mundo.

  5. Pede pra sair 01. Tome tento. Lembre-se que Getúlio Vargas suicidou por causa de um irmão, e você está destruindo o resto de credibilidade do governo de seu pai, bem como do Min. Moro, que é o sustentáculo desse governo.

  6. Os gênios dizem que ele pagou por 2 conjugados em Copacabana quase 1 milhão em 2012, mas hoje você compra até 3 por este preço.

    1. Aliás eu errei, olhando agora no ZAP, HOJE vc compra 4 ou 5 conjugados em Copacabana pelo total de 1.000.000.

  7. Resta saber se o Presidente vai conseguir passar incólume, ao largo desse emaranhado de `dinheiros`circulando nas contas do primogênito, ou vai ser arrastado pelo tornado que se avizinha.

  8. infelizmente + do mesmo. Dentro ou fora do governo o "puder" e a certeza da impunidade reina. Concordo com final da materia; doela a quem doela. Pist me of

  9. Bolsonaro, o traidor do povo brasileiro, não vetou o juiz de garantias (da impunidade), emenda do P Sol, para salvar a pela de Flávio Bolsonaro. A esquera e o Centrão aplaudem. O Brasil do bem está revoltado com a traição.

  10. quem é de fato inocente quer mais é que o processo caminhe o mais rápido possível, para que sua inocência seja logo reconhecida e possa voltar a ter o sono dos justos. travar o processo, ficar buscando liminares e quebragalhos com Toffoli e com o Beicola é clara confissão de culpa, coisa de criminoso escolado e safo. um vexame total, uma desgraca.

  11. Isso precisa ser esclarecido o mais rápido possível. Essa novela precisa terminar. Se culpado, cadeia nele. Ninguém está acima da lei.

  12. Se cometeu delito,tem que pagar. No meu ponto de vista o Senador por nada temer, deveria se afastar do cargo até provar sua inocência,caso seja inocente. Pois essa seria a essência deste governo, afastar quem comete corrupção. Mas como se diz, " A justiça tarda mas não falha!!!!

    1. vasculhem ele,e todos demais da ALER J- já famosa. Terão Maia -pai e filho e etc s.... Quantos casos e o quanto??? Limpa Geral..Mandavê!

  13. O "rachid" é só o começo da brincadeira. Se puxarem mais a corda, virá coisa pior. Tanto Lulinha como Flávio Bolsonaro tem que pagar. A bandeira de combate à corrupção não tem partido ou ideologia. Ou vamos com tudo para limpar o país, ou vamos voltar para trás. Se o 01 for realmente culpado, algo que eu acredito, que vá para a cadeia. Se o Bolsonaro abrir mão se seu governo e da promessa de campanha, para defender o seu filho da justiça, então que caia.

  14. Ha' algum tempo foi criada uma expressao q representava bem quem era contra a corrupcao - NOS NAO ADOTAVAMOS BANDIDOS. Pra mim a regra continua valend. Bolsonaro usava tb dizia - NAO QUER SER PRESO? NAO ROUBA, NAO ESTUPRA, NAO MATA... No caso do filho, ou valem essas regras ou JB perdera td a moral e aprovacao popular. Contuo a nao adotar bandido e tb nao votar em quem os defende. O filho tem q ser julgad/preso sem a interferencia do pai. A lei vale pra todos. Moro nele tb.

  15. Votei e voto novamente em Bolsonaro. Porém, se qualquer pessoa da família dele ou de qualquer outra estiver envolvida em corrupção, torço para que nunca mais seja eleito. Ninguém aguenta mais ser roubado pela carga tributária brasileira, e ainda ser roubado novamente pelos políticos corruptos. Tomara que peguem também os outros filhos de políticos, tipo, Lulinha!!!

  16. Acredito que a época do jogo sujo está no fim, ao menos o jogo limpo está prevalecendo. E isto é muito gratificante para quem preza o mínimo de patriotismo!

    1. Fanatismo não tem jeito! tem representantes na direita e na esquerda. não conseguem enxergar o que está na cara de todos ......

    2. Walter, Parabéns ! A sua colocação foi muito inteligente. Realmente, combate à corrupção não tem ideologia. Confesso ter votado no Bolsonaro, justamente por crer que ele tinha o discurso mais sincero no combate à corrupção. No entanto, para defender esses filhos dele que estão todos enrolados com a justiça, ele abriu mão de sua promessa de campanha e entrou em um vergonhoso "acordão". Nossa bandeira será sempre o combate à corrupção, não importa o partido, e o 01 que se entenda com a justiça.

    3. Transformar qualquer denúncia de corrupção em "brigas" de ideologias partidárias favorecem excepcionalmente os corruptos. Tanto Flávio Bolsonaro quanto Lulinha precisam ser investigados e punidos de acordo com as comprovações dos fatos. Precisamos ter muito cuidado para não sermos transformados em "massa de manobra " pelos políticos corruptos.

  17. Em que pese o fato do nome "Bolsonaro" dar muito mais peso a qualquer notícia, vale lembrar que Flavio é apenas um dos inúmeros investigados pela prática de Rachid na Alerj. Seria de bom tom que Crusoé também citasse outros casos, como do deputado pelo PT que movimentou quase 50 milhões. Todas as investigações correm em segredo de justiça, mas estranhamente só se divulgam detalhes desse caso. Por que será?

    1. Não importa que ele seja o filho do o presidente, tem que ser investigados TODOS os que estão suspeitos!!! Levantar o lamaçal!! Chegar nos corruptos ou isso faria que muitos políticos e juízes se desinteressassem pelo caso????????

    2. porque ele é filho do presidente da República que se elegeu com a bandeira da honestidade!! não é suficiente? justiça para cima dele.....

    3. Elson, desculpe, mas devo discordar. A Crusoé vem denunciando políticos de todos os partidos, sem exceção. Leio todas as reportagem, rigorosamente, e vejo uma revista imparcial. O fato é que, se o Bolsonaro tanto prometeu combate à corrupção, que deixe o 01 se entender com a justiça. Todos nós sabemos que as denúncias contra o Flávio Bolsonaro tem fundamentos e a possibilidade de ser indiciado é enorme. Sabemos das práticas do "rachid" e, se puxar a corda, vem coisa pior por aí.

    4. o eleitor brasileiro não deve aceitar qq tipo de corrupção dos governantes. independente mente de ideologias.

  18. E aí Flávio vai contar a verdade ou aguardar a ação da justiça? De uma coisa você pode ter certeza todo carioca que votou em você pra Senador jogando no Lixo 4 milhões de votos não repetirão a façanha então nosso conselho é que continue roubando e fazendo suas falcatruas pois esta foi sua última eleição.voce é um dos abutres que no final comerás a própria carne do corpo. aguarde e verás o fim em uma eleição atrás da outra. O povo não é bobo e não aceita mais ser enganado por vocês.fim

  19. A matéria está lançando suspeitas ao vento. Trata com estranheza de volumes que o empresariado da classe média alta movimenta normalmente num ano. Com esse padrão, a Crusoé tangencia o padrão do restante da mídia brasileira.

  20. Eu quero que tirem o nome de meu filho WILLIAM como titular neste site. William é o meu filho e pagador de minha assinatura. Antes desta assinatura renovada, eu constava como principal, com o nome RUDY. Obrigado p/providencias. RUDY ERICH BOGER. [email protected]

  21. Essa investigação é inconsequente e desonesta por conta do vergonhoso direcionamento. Na lista do UIF (COAF) há parlamentares com valores próximos a R$ 50 milhões, muito mais elevado do que o de Flávio. Todos têm de ser investigados. É notório o intuito de atingir o Presidente da República. Quem está por trás dessa artimanha?

    1. É desculpa sim. Por que dar prioridade ao caso do filho do Presidente quando existem movimentações financeiras de mais de R$50 milhões? Isso não signigica que o Flávio não deva ser investigado e denunciado. Mas a fila tem que ser respeitada. Desde quando o COAF (agora UIF) existe? Como é que nunca investigaram as falcatruas dos filhos do Carniça? Se isso não é querer prejudicar o Presidente, o que é então?

    2. Isso não é desculpa. Se está errado vai pagar caro por isso...

  22. muito correto as investigações sobre as falcatruas do Flávio Bolsonaro, tem que investigar e condenar mesmo, pois ser filho presidente não lhe dá nenhum direito. Agora que o governador do RJ está por trás não tem a menor dúvida. Porquê outros parlamentares que tb apareceram na lista do COAF inclusive com valores muito superiores até agora nada aconteceu? O ministério público tem que investigar todos sem exceção, dia a quem doer . O presidente não pode pagar pelos erros dia filhos.

  23. Em 21/01 deste ano, o Estadão publicou que o Coaf enviou ao MPF, em junho/18, os nomes de 21 deputados e seis ex-deputados da Alerj a serem investigados pelo esquema ora em discussão; que o nome de Flávio Bolsonaro foi enviado ao MP do RJ em dezembro/18. Assim, independente de sobrenomes, sejam os 28 políticos investigados e responsabilizados na forma da lei, assim como todos os outros envolvidos. E que a imprensa apure sem envolver, por pura má-fé, o nome do Presidente.

  24. A confusão está se desfazendo os fatos vindo à tona trazem provas contra o "01", lamentavelmente. E a declarada "politica nova" vais se desfazendo e assumindo o formato da "polícia velha" profligada pelo Bolsonaro, lamentavelmente. São hábitos da classe política brasileira que persistem nas atuais práticas partidárias, lamentavelmente.

    1. ARU Jr, os nossos "representantes" têm multiplicada obrigação de serem exemplares, de terem conduta proba e de serem referência de legalidade e decência.

    2. Na verdade, o que se constata com esse, e outros vários casos que acontecem na política, é uma cultura brasileira que se observa em qualquer ponto do país. Numa cidadezinha do Amapá, numa prefeitura de outra cidadezinha de Goiás, na Alerj, na Alesp, no Congresso Nacional, esse comportamento está lá. Culpa-se muito os políticos, como se eles vivessem de uma outra cultura, e quase nada é dito sobre esses péssimos costumes da população. Não é exclusividade dos Bolsonaro.

    3. Os patetóides professam as mesmas idéias e conceitos aloprados do pai mas, "mandam" nele segundo seus interesses, LADISLAU.

    4. A nova política é do Presidente e não dos pimpolhos aloprados...

  25. O problema desses 3 patetóides completamente sem noção, é que se acham "privilegiados" com licenciosidade para condutas permissivas, ilegais, sempre totalmente à margem de todas as leis, por serem crias do p.r., quando é exatamente o contrário: justamente por esse mesmo motivo é que têm multiplicada OBRIGAÇÃO de terem CONDUTAS ABSOLUTAMENTE EXEMPLARES!!!!

    1. O presidente e seus filhos precisam ter condutas absolutamente exemplares!!

    2. Tiveram uma péssima e distorcida educação mas, já são marmanjos o suficiente para questioná-la e se redirecionarem a uma extensa escala de valores legais, éticos, morais, probos e humanos por conta própria!!! O problema basilar no entanto, é que lamentável e vergonhosamente, cresceram apenas fisicamente, mantendo os cérebros completamente hipotróficos, incapazes de questionamentos lógicos, seguindo cegamente o p.r.!

  26. Gostaria de saber por que não investigam todos os deputados , já que dizem que todos fazem o tal rachid? Por que só investigam o flho do Bolsonaro?

    1. verdade. dizem que tem um outro lá que movimentou por volta de $40 milhões e parece que nada aconteceu com este... Se devem, que paguem. Com certeza não vai ter "Flávio Livre".

    2. pegou...Os outros foram quietinhos prestar esclarecimentos. O Flávio se sentiu especial e se negou. até hoje o Queiroz não compareceu...O Flávio evocou todos os poderes de filho do p.r. pra não prestar. Todos os deputados estão sendo investigados.. Mas nem eles comentam pra não alvoroçar a imprensa. Quem dá motivo pra imprensa rebater...É ele próprio com suas atitudes e desculpas esfarrapadas.

    3. Não "investigam só o filho do Bolsonaro", Maria. O problema é que, assim como com a cria do luladrão, há muitas outras complexas e longas extensões criminosas em processo de investigação, acontecendo o mesmo com a ALERJ. Não dá p/ revelar tudo 'ainda' objetivando preservar o abrangente trabalho da equipe de investigadores. Esses crimes são tentaculares e, sem exceção, muitíssimo graves mas, variam as extensões e as características específicas, daí as investigações ocorrerem em tempos diferentes.

  27. Caro Serapião, em sua matéria sobre Flávio Bolsonaro você cola nele, por 11 VEZES, menções como "filho do presidente da república", "o primogênito de Bolsonaro" "o 01 de Jair".... É sério que você acha que os leitores de Crusoé não percebem esse tipo de tática para tentar desviar a atenção para cima do chefe do governo!? Você acha que os leitores de Crusoé não sabem quem é Flávio Bolsonaro? Shame on You.

    1. Os filhos do presidente precisam ter uma conduta absolutamente irreparável. Se não tiveram vai pagar caro!!

  28. Quem deve tem que ser punido, seja do PT ou do Bolsonaro!!! Chega de verba de deputado, senadores e tribunais !!! São o câncer do Brasil

  29. Essa questão de “Rachid”, totalmente ilegal e imoral, infelizmente é prática comum nos legislativos do país. Para resolver de vez essa questão, proponho que 100% dos parlamentares estaduais e federais sejam alvos de investigação e, assim, se revelará coisas muito tristes. Por outro lado, não usem essa investigação para atormentar o governo Bolsonaro-precisamos dele para este e o próximo mandato.

    1. Não coloque todos no mesmo saco. Se os outros tivessem comendo M...ele também comeria? É questão de mal caráter mesmo.

  30. Achei que a matéria poderia ser mais robusta. Ficou parecendo que já se tem conhecimento mais informações e que não foram publicadas. Um esforçado contorcionismo em apresentar detalhes que, me fica a impressão, poderiam ser bem mais esmiuçados. Esse assunto já dura em torno de 1 ano e ainda não tem denúncia formal; estranho. Investigação sigilosa, com acesso e ênfase da imprensa, e não se fala dos casos mais vultosos. Por quê? Isso é matéria manca ou manipulação de informação em conta-gotas.

  31. O Presidente não deveria estar dando pitaco no trabalho da justiça. Ele vai dificultar as coisas para todos eles. Atacar o governador o juizes O Ministério Publico, nao e uma boa ideia.

  32. É indiscutível que os possíveis malfeitos de Flávio Bolsonaro devem ser apurados, mas o que incomoda é o fato de que o MP do RJ não tem feito esforços semelhantes para apurar os demais deputados cariocas, em especial o presidente da Assembleia. Os membros do MP carioca teriam vínculos políticos identificáveis? É muito suspeito não buscar os suspeitos de desvios de maior vulto! Que se investigue a todos e as punições também não se limitem a alguns!

    1. eles estão fazendo...Mas os outros mais espertos..correram sem alarde prestar contas sem barulho. O Flávio pra se sacar fez um monte de estardalhaço, evocou os poderes do pai, se acomunou com o Toffoli...esperniou...culpa do barulho todo. com toda está resistência...tiveram que escancarar os motivos de tal acusação.

  33. Porrete e cenoura, eles têm que ser instigados, provocados a irem mais fundo. Sempre que eles tentam fazer isto, acabam mais enforcados e enrolados do que estavam antes. É só apertar que não vai restar outra alternativa a não ser eles saírem com a mão para cima. Eles perderam completamente o senso do ridículo, é deixar que se desgastem enquanto o cerco se fecha.

  34. Não foi que eles receberam mais de 4 milhões (sem especificar quantos foram os beneficiários e durante quanto tempo eles receberam salários, para não diluir o efeito) e sacaram o valor em espécie? Ou seja, o que eles querem é aproveitar a sensação de imoralidade da coisa para fazer parecer que há algo grave. É a mesma lógica que eles usavam com a estória do auxílio-moradia, Sérgio Moro não cometeu um CRIME HEDIONDO ao receber auxílio-moradia?

  35. O que acontece quando se dá corda para os CORRUPTOS se enforcarem? Eles não vão lá e se enforcam mais ainda? Então o que deve ser feito? Porrete e cenoura, se Bolsonaro fizer que vai na conversa deles e logo der um olé neles, restaria a eles somente a opção de tentarem de todas as formas possíveis intensificar a chantagem, buscando cavar mais coisas contra Bolsonaro que eles acham que vão atingir. Qual foi o mote nas ações de busca e apreensão da família da ex-mulher de Bolsonaro?

  36. Isto é só para citar um exemplo do tipo de "lógica" rocambolesca dos grandes COMBATENTES DA CORRUPÇÃO do MP-RJ. Deve estar difícil até para quem quer ver Bolsonaro fora da presidência, o sujeito faz as contas, bate uma coisa com a outra, mas não consegue entender como é que o Queiroz se relaciona com os parentes de Bolsonaro, como a compra dos imóveis em 2012 tem algo a ver com o COAF de quase 4 anos depois, é uma autêntica salda mista.

  37. O Bolsonaro usou a bandeira de combate à corrupção como um dos principais argumentos para se eleger. Corruptos deverão ser punidos, doa a quem doer. Pagamos uma infinidade de impostos, pra esses caras contratarem assessores, muitos, desnecessários, e se apossarem de -mais- do nosso dinheiro. Isso tem que acabar. Se for culpado, que pague!

    1. Concordo. Os culpados devem pagar, independente de padrinhos ou filiações.

    2. E mais: devem ser responsabilizados TODOS os que aceitam ser assessores laranjas. Corruptos também!

  38. Não importa quanto são os descaminhos do dinheiro público e nem quem são os personagens. A punição dos envolvidos deve existir para que se comece a cortar esse mal da corrupção. Há por todo lado... Valha-me Deus!!!

  39. Lula tem o Ronaldinho dele. Bolsonaro, o Neymar. Ambos estão enrolados. Uma minoria, frustrada, insiste em não enxergar os fatos cristalinos.

    1. exatamente...tem que fazer muito esforço pra ser "gado" neste Brasil.

  40. Certo. Mas e os demais implicados e as vultosas somas dos demais deputados dos outros partidos, como o PT, dono do maior esquema de ROUBO de $$ do PLANETA?? Independente do quem seja tem q mostrar a cara e os valores de todos os acusados. Tá na cara q só querem "linkar" o rachid q parece ser regra nas câmaras e assembléias legislativas do 🇧🇷 ao PR.Reportagem seletiva.

    1. pegou...Os outros foram quietinhos prestar esclarecimentos. O Flávio se sentiu especial e se negou. até hoje o Queiroz não compareceu...O Flávio evocou todos os poderes de filho do p.r. pra não prestar. Todos os deputados estão sendo investigados.. Mas nem eles comentam pra não alvoroçar a imprensa. Quem dá motivo pra imprensa rebater...É ele próprio com suas atitudes e desculpas esfarrapadas.

  41. Sem blindagem coisa nenhuma! esqueceram que o relator é o Beiçola? do STF. Tem também o Antonio Dias, presidente do STF. Precisa mais?

  42. Estou enojada com o seletivismo desse caso do Flávio Bolsonaro, tanto por parte desses órgãos (COAF e MP) quanto da mídia. Há outros gabinetes da ALERJ com somas vultuosas e o do Flávio é insignificante perto deles. Os números citados nessa reportagem não são de milhões e nem de bilhões e se referem ao decorrer de um ano ou dois anos. Aonde estavam esses acusadores (órgãos e mídia/CRUSOÉ ou Antagonista) com relação a ALERJ nos governos anteriores??

    1. pegou...Os outros foram quietinhos prestar esclarecimentos. O Flávio se sentiu especial e se negou. até hoje o Queiroz não compareceu...O Flávio evocou todos os poderes de filho do p.r. pra não prestar. Todos os deputados estão sendo investigados.. Mas nem eles comentam pra não alvoroçar a imprensa. Quem dá motivo pra imprensa rebater...É ele próprio com suas atitudes e desculpas esfarrapadas. Quando tiverem alcance de bilhões...veremos está sifras ligadas à eles. infelizmente. grande decepção.

    2. pegou...Os outros foram quietinhos prestar esclarecimentos. O Flávio se sentiu especial e se negou. até hoje o Queiroz não compareceu...O Flávio evocou todos os poderes de filho do p.r. pra não prestar. Todos os deputados estão sendo investigados.. Mas nem eles comentam pra não alvoroçar a imprensa. Quem dá motivo pra imprensa rebater...É ele próprio com suas atitudes e desculpas esfarrapadas.

    3. Miguel, ainda bem que você e a maioria nesse bate papo entenderam o meu posicionamento. Quanto a sua análise dos que conseguem distorcer um comentário claro como o que fiz, infelizmente você tem toda razão e pior nem sabem escrever direito tamanha a repulsa dessas pessoas em ver divergências de raciocínios e opiniões.

    4. Todos esses crimes são tentaculares e, sem exceção, muitíssimo graves mas, variam as extensões e as características específicas, daí os trabalhos de investigação ocorrerem em tempos diferentes, o que não é de difícil dedução, não é mesmo?!

    5. GIGI, assim como a cria do luladrãomandante tem outras muitas, complexas e longas extensões criminosas em processo de investigação, o mesmo acontece com a ALERJ. Não dá pra revelar tudo 'ainda' objetivando preservar o abrangente trabalho da equipe de investigadores, captou, cara compatriota?

    6. GIGI, não perca seu tempo com estes COMUNERGÚMENOS ou ENERGUMUNISTAS, eles não conseguem raciocinar com lógica, são como os alunos que fazem o ENEM, não conseguem interpretar um texto . Todos sofreram a lavagem cerebrasl nas escolas por professores usando a militância do método paulo freire. Não perca mais seu tempo com eles. São dignos de pena. COITADOS (com segundas intenções).

    7. Maria, essa acusação de ligação com milicianos é preocupante sim. Parece-me, não tenho certeza, que o Flávio tem em seu eleitorado policiais, daí, quando alguns desses policiais se desvirtuam para outros caminhos num local aonde impera o crime organizado, o candidato eleito ou não, corre esse risco de ser acusado sem estar ligado. A oposição faz de tudo para ligar o oponente a esse segmento para se locupletar. Um jogo sujo ! Não tenho opinião comprovada, só analítica.

    8. Gigi, estou enojada mesmo é com a notória ligação com milicianos. Máfia.

    9. ODETE6 , leia nessa mesma edição da CRUSOÉ a excelente reportagem de autoria de Hudson Corrêa entitulada : "O SIGILOSO RACHID DO PT".

    10. Não estou defendendo , Odete6. Na verdade , estou analisando a desproporcionalidade de ações judiciais e da mídia com relação a esse caso. É notória e revoltante essa desproporção. Que se punam os culpados, mas que se divulguem todos os gabinetes envolvidos nesse RACHID com seus nomes, partidos e valores. COM URGÊNCIA!!!

    11. Então continue a defender e cuidar bem do seu ""ladrãozinho" "bandidinho" de "estimação", gigi.

    1. Porque a cria do luladrãomandante tem outras muitas, complexas e longas extensões criminosas que estão sendo investigadas. Não dá pra revelar tudo ainda para preservar o trabalho de investigação, captou, ROSANA?

    2. Também estranhei,pensei em encontrar aqui reportagens sobre o caso do Flávio e do Lulinha. mas do Lulinha... NADA. POR QUÊ????? Parece que o caso do Flávio está ajudando o esquecimento do caso do Lulinha. Estratégia proposital da imprensa? Decepcionante a tendencia esquerdista da mídia. Notícias têm que ser insentas.

    3. Mauro, focar nos vinténs é subestimação do problema real. A ligação com milicianos é o que é inaceitável nisso tudo.

  43. A boa política, se algum dia existiu, desapareceu do mapa. Nós que pensamos estar livres dos petralhas , tucanos e outras aves de rapina, caimos na armadilha da família miliciana do Bozo, evangélicos arrecadadores e outras mutretas. Isso não tem fim. É um filme de terror!

    1. Não se pode colocar no em segundo plano a ligação com a milícia

    2. Exatamente, Joaquim, é um filme de terror dos mais horripilantes e repugnantes!!!

  44. A matéria faz uma confusão entre os patrimônios de Flávio e o da ex esposa do presidente, desconsidero por ora. Mas faz afirmações fortes sobre a movimentação financeira de Flávio, sugerindo sonegação fiscal e sobre o pagamento de contas por terceiros. Sem mostrar os fatos. A matéria poderia ser mais detalhada, apresentando as evidências que menciona, para a Crusoé não virar uma Globo do B. Não queremos que pensem por nós. queremos os fatos para tirar nossas próprias conclusões, por favor.

    1. Mais impactante não seria a relação clara com milicianos?

  45. Pra que serve o MPRJ? Até hoje só ouvi falar destas letrinhas no caso do Flávio Bolsonaro, eles já existiam quando o Sérgio Cabral roubou mais de 1 bilhão do miserável povo Carioca, ou foi criado em 2019?

  46. Se não tem nenhum problema com a justiça, qual o motivo para que o senador Flávio Bolsonaro prover sua inocência e acabe de vez com esta palhaçada.

    1. o problema é que para provar inocência, tem que ter a denuncia, que não tem.

  47. CLÃsAJATO será certamente das + importantes investigações q limparão do mapa sarneys, barbalhos, a matilha do Édson, Renans, lulinhas da silva, bolsomignios, bezerrinhos do nordeste, vianas.Envolverá ñ só o competente Capitão, mas certamente o agreste reviverá o tempo em q Marajás e Coronéis defloravam suas filhas.Só q estenderam os estrupos aos filhos homens, fadando-os à marginália, ao BANDITISMO desenfreado q já dizimou gerações de brasileirinhos, lançando-os em redes d esgotos fictícias.

  48. A Crusoé está parecendo a revista Veja..😡 Somente no dia 18/12 perdi a conta de quantidade de artigos sobre o senador Flávio Bolsonaro!! É uma pena q eu já tenha pago a anuidade!!

    1. cara , vc só quer ver noticias que interrasam a sua ideologia ou pseudo ideologia ?

    2. Concordo! Tudo sobre o caso do Flávio,ok. e sobre o caso do Lulinha???? Silêncio...

    3. A globolixo, Reinaldo Azevedo, Carla Bigato, Eduardo Einegue, finalmente retomam a busca de 1% de audiência. Imprensa marrom e bandida. Como OAB, como Ibope e Datafolha, nada + representam nesta nova era.

    1. KU lumbre, com apoio do borsonaro, acredite se quiser, estamos sendo enganados.

  49. como ja disse no Brasil nao deve ter criminoso de estimaçao portanto cadeia em todos citados na reportagem, inclusive nos 7 promotores parciais que nao investigam André Ceciliano do PT por quantia maior e outros deputados da Alerj por prevaricaçao, parcialidade, abuso de poder e orcrim com Witzel e filha do Juiz Itabaiana segundo consta assessora fantasma do governador e no Rio nao tem mocinho sim só viloes

    1. Só sem vergonha entra na política do Rio de Janeiro. Pessoas de bem fogem dela, aliás já estão fugindo da política em todo o Brasil, por sua contaminação com o crime, organizado ou não. O Rio de Janeiro é hors concours.

    1. Millôr Fernandes já escreveu: Político que chama outro político de ladrão esta cuspindo no prato que, ainda não comeu, que deixou de comer ou morre de inveja pra poder comer.

  50. Não bastasse o desprezo do Congresso, o autoritarismo do STF, a ira da esquerda, a traição de correligionarios, um País pra ser destravado, ainda aparecem esses 01, 02 e 03 pra acabar de sacanear tudo. Putz Grila!

  51. Se for para analisar com seriedade não há a menor dúvida que Flávio Bolsonaro é um transgressor da lei. Ele cometeu desvio de dinheiro público. Comprar imóveis e abrir lojas comerciais pagando uma parte significativa em cash é uma prova cabal da ilicitude.

  52. Aconteça o q acontecer o presidente tem q continuar!! O trabalho q vem sendo feito no seu mandato está dando certo e ainda tem muita coisa boa para acontecer. Dane-se o 01, o 02 e o 03. Brasil acima de tudo!

    1. Ele tem culpa sim, Eliza. Não só não os educou para a honestidade, para a correção e para o bem, como também deseducou, pervertendo o que provavelmente a escola tenha feito em seu lugar. Eles são todos mal educados, desonestos, nefastos e nocivos às pessoas e ao país, tal qual aquela matilha de marginais vermelhos que os antecedeu.

    2. É verdade. O Presidente não tem culpa dos erros cometidos pelos filhos. E por isso deverá continuar governando sobretudo porque já se vislumbra grandes melhoras no cenário econômico do País. E ele tem muito a fazer pelo Brasil.

  53. Não surpreende! Já é bem conhecido o popular adágio sobre a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro: “Se gritar pega ladrão, não sobra um, meu irmão”

  54. Se não for provada a CULPABILIDADE do Pres. da Republica, o SHOW deve continuar, caso contrário, retira-se o Pres. e assume o vice. Simples....

  55. Que gentalha imunda. Milicianos fdp. O que poucos falam é que o chefe do Queiroz não é o senador dos zeros à esquerda, mas o próprio Bozo, lógico!

  56. Uma das promessas do Presidente era o combate a corrupção, portanto não deve impedir as investigações e seu filho está sendo investigado no âmbito estadual, não consigo entender, ainda, porque sempre entra com pedido de habeas corpus no STF. Quer blindagem?

    1. Um miliciano combatendo corrupção. Foi nisso que você acreditou?

  57. vamos dar o direito de defesa para o senador. não se deve julgar por recortes dia autos, cabeção poder judiciário como um todo concluir o processo na firma da lei. já o presidente não pode, não deve se meter, deve e espero neutralidade do contrário será uma decepção, vamos esperar as cenas dos próximos capítulos, como ele conheceis a verdade e a verdade o libertará, eu vou parafrasear são Tomaz de Aquino. a verdade é a filha do tempo

    1. O Linha não tem imunidade,poderiam ir adiantado as investigações e denúncias se for o caso,não acham? O Flávio esta sendo investigado e o processo que estaria sobre segredo de justica (não é?)foi dispinibilizado para imprensa por quem????

    2. Concordo que se os indícios forem verídicos ele deve renunciar ou se afastar para se defender, ou até mesmo confessar.

    3. Brasil não é USA ou Inglaterra. Ladrão, aqui, não renuncia.

    4. os demais deputados da ALERJ também né? mesmo procedimento.

  58. Triste mas é uma boa oportunidade para que o Presidente mostre seu carater. Ele tem responsabilidades de Estado que estão acima de questões Familiares. Que se lembre do Coronel Moscardó (a defesa do Alcazar de Toledo) que estudou nas Agulhas Negras (Os Comunistas fusilaram seu filho nos portões da fortaleza para forçar sua rendição). Pai e Filho cumpriram com seu dever. Força Presidente, senão o flavinho ficará igual que o lulinha e nós perderemos nossa única chance de virar um Pais Serio.

    1. Eu ia até comentar sobre a matéria, mas o Juan já disse o que precisava.

  59. Flávio deveria se licenciar para que as investigações se processassem mais rapidamente. Mas me parece que isto acontecerá. tomara que Jair cumpra o que prometeu.

  60. Pera aí, agora estão indo longe demais !!! "LIDER DO ESQUEMA CRIMINOSO" tá demais, não acham? Fábio Serapião... eu que não investigo nada, leio uma coisa aqui e outra ali , já li várias vezes que dos gabinetes dos deputados da ALERJ , o gabinete do Flávio teve implicações insignificantes diante dos demais nesse tal de Rachid! Daí, quando vejo esse exagero fico tendente a duvidar da veracidade dessas acusações.

  61. Está cada vez mais claro que o Bozonaro não tem mais qualquer moral para falar do tema Educação.... ele que tanto se colocava no altar dos bons exemplos. Não soube educar os filhos nem a parentada tem se mostrado dada a comportamentos retos ou muito éticos.... qualquer hora uma onda de esgoto provocada por essa família volta e bate nele também..... não seria surpresa...

    1. Assim como nem todos os dedos das mãos são iguais, não irão querer sempre culpar os pais por certas atitudes dos filhos.

    1. Nosso amado povo? põe ele lá no lugar dos parlamentares que nos estão roubando.... vai simplesmente ser mais do mesmo..... Melhor do Brasil são aqueles poucos como o Moro que lutam pela justiça ao invés de incentivar o "jeitinho"....

    2. Quando eu fico p*** da vida eu xingo todo mundo menos o nosso povo. Esse é sagrado.

  62. Quem deve, tem que pagar. Não importa quem seja. Estamos cansados de tantos exemplos de impunidade e desmandos. Chega, não dá mais, ou melhor, já deu.

  63. Está rindo cinicamente, debochando acintosamente e dormindo folgadamente beeeeemmm menos ultimamente, hein, patetóide 01 ???!!!....rsrsrsrsrs......

    1. o jair já está nessa pois tudo comoeçou com ele tentando livrar o filho através do acórdão com o toffe que por absoluta incapacidade profissional não conseguiu manter a blindagem negociada. Agora que aguente, vai ter mais podre aparecendo....

    1. Em tese concordo com o Robson. Ele não está generalizando, apenas especificando a qualidade, o viés da maioria. E também pelo contrário está correto. Se a maioria fosse boa, não teríamos o país que temos.

    2. Não se esqueça igualmente, que você se expressa aqui, num espaço aberto por brasileiros da melhor qualidade, que produzem também à custa de muito e incessante trabalho um Jornalismo excepcionalmente influente de altíssimo nível, equivalente para o BRASIL à resistência dos aliados na Segunda Guerra. Não valorizar ou, desvalorizar os bons é glorificar os maus, além do que, é deplorável pisotear no prato em que come, que é o seu país!

    3. E não se esqueça dos nossos bravos da PF, MP, RF, do POVO que vai às ruas e demais heróis nacionais na luta incansável contra a corrupção e outras graves mazelas nacionais. Esse sim, é o melhor do BRASIL, esses sim são o verdadeiro BRASIL!

    4. Não generalize, Robson. Isso é um tratamento injusto, covarde, ingrato e imoral para com um povo que paga anualmente mais de um trilhão e meio de imposto de renda. Vagabundos, malandros e bandidos não pagam impostos. Somente o fazem os que trabalham se conduzindo nos parâmetros da legalidade. Uma nação inteira de milhões, de gente incansavelmente lutadora, não pode carregar a pecha de 'bandidos' por culpa da facção criminosa que infestou a Administração Pública.

  64. O establishment formado pelas oligarquias que comandam o Brasil é implacável... Collor caiu por causa do Fiat!! Não seria diferente com o Bolsonaro. É a história tentando ecoar! Lula ficou poderoso porque simplesmente alimentava o monstro. Flávio entrou nessa é por ingenuidade achou que as falcatruas fossem passar batidas. Que engano...

  65. Estamos mais uma vez órfãos. Será que não conseguiremos nunca encontrarmos pessoas sérias,aquele que ainda possuam um pouco de bom carácter. O que nos resta?

    1. Esse cara é igual o governador do DF. Mesma laia... Ganhou aqui puxando o tapete dos adversários. Só que a máscara dele caiu nos primeiros meses...

  66. Se esse governo se elegeu levantando a bandeira anticorrupção, o mínimo que ser espera é transparência e nome limpo. Parece que não está sendo assim! Flávio precisa reconhecer os erros e isentar o seu pai disso tudo.. Se postergar a coisa só vai piorar!

    1. Mas isso ele deve ter aprendido com o pai,afinal ele tambem tinha assessores fantasmas, lembra de uma mulher que trabalhava para ele e vivia na praia?

  67. Passar o Brasil a limpo, relativamente a corrupção, significa investigar e punir envolvidos e beneficiários, laranjas, etc. Seja quem for, mesmo o filho do presidente....

  68. Investigar tudo e punir responsáveis . Presidente deve , caso não esteja na confusão , manter-se neutro na situação sem querer influenciar os resultados da investigação .

  69. Crusoé, acho que tem que ser investigado sim. Mas vocês deveriam cobrar do MP como anda a investigação do Andre Ceciliano e Rosângela também . Não acham.

  70. que sejam apuradas todas suspeitas relacionadas aos parantes do presidentes,pois se queremos um novo brasil,temos que dar exemplos,e começando de dentro de casa,ou seja,que se investigue com rigor a familia do presidente Bolsonaro que está envolvida em crimes,que podem acabar com a imagem do Brasil no exterior e do líder dessa nação..! chega,deu,basta de esquemas,o Brasil está de cara nova..!!

  71. Infelizmente essa é a crua realidade. Uma loja de chocolates num shopping entre a Barra e Jacarepaguá não pode ter o maior faturamento do país. Mais uma decepção para o carioca que elegeu Flávio Bolsonaro como seu representante no Senado acreditando ser a escolha certa. As esperanças de um Rio melhor acabaram.

  72. Nunca no Brasil alguém teve sua vida tão investigada como a de Jair Bolsonaro. Tentaram de tudo: Dinheiro da JBS, machismo, misoginia, homofobia, racismo, fascismo. Nada colou, agora vão atrás do Flávio. Evidente que não tem ninguém que resista. É o sistema mostrando suas garras.

  73. que vocês jornalista da Crusoé - sejam implacáveis nos casos que envolve: PSDB; PT ; PSOL... ETC ... Já que vocês tem fontes inesgotável de informação - tenham coragem de revelar o lado podre da policita em geral. porque vocês calam com a movimentação do líder do PT do Rio que movimentou 40.000.000,00 (quarenta milhões)... vocês não são isentos, pelo contrario são tendenciosos, e o Brasileiro Honesto esta indignado com essa postura do jornalismo Brasileiro...vocês da imprensa é uma vergonha.

    1. jose você está querendo dizer que situação atual do Brasil é culpa da Crusoé?

    2. Infelizmente, no Brasil não dá para acreditar em políticos.É triste, o futuro do País está na mão de bandidos! Infelizmente , não há luz e nem túnel ! Não há solução, Dna comprometido !

    3. Enquanto isso os outros envolvidos no esquema criminoso não aparecem nos noticiário e principalmente da Crusoé que diz ser isenta, o foco está sendo unilateral, que se lasquem todos.

    1. Onde estava este MPRJ quando Sérgio Cabral roubou o Rio de Janeiro todo? Ninguém conseguiu me explicar até hoje.

  74. Dentre tantas Marias ha que se lamentar a existência daquelas que, oportuno dizer, exercem seu liquido direito de expressar-se não conseguem ver a gritante realidade dos fatos. Como dito pelo saudoso Ulisses Guimarães apontando para uma cadeira vazia ao seu lado. “ aqui esta o fato. Sua excelência o fato...”

  75. Aposto que a capa da #VejaLixo vai ser sobre isso também e parece que esqueceram os milhões e milhões roubados pelo Lulinha... E claro que isso (Lulinha) nem aparece na #VejaLixo, querem virar #CrosueLixo?????

    1. Maria não adianta justificar os erros dessa família com os erros do Lula.Eles são iguais na safadeza.

    2. Minha cara, ninguém esqueceu de Lula, Lulinha, Gleisi, Renan, Temer e o restante da imensa lista de políticos ladrões do dinheiro público... O MP continua a tarefa árdua de acusá-los e lutar com a Justiça, nem sempre isenta, para condená-los. Flávio Bolsonaro é o nome mais recente desta lista e prevejo que, em breve, o pai será incluído nesta extensa lista...

    3. Pois é, como não consegue chegar no Presidente, tentam de todo jeito afetar com a família.

  76. borsonaro, todo o seu discurso de a patria acima de tudo, acabar com a corrupcao, foi para o ralo, pior, coisas piores virao adiante, se nao parar com o protecionismo dos pirralhos, politicamente, ja era.

    1. Filhotismo ... deu no que deu Tem que saber dar palmada também Fedeu

  77. À globolixo tá nadando de braçada. Ainda nem sabe o nome da banca de advogados que está por trás do "lulinha", o exemplo de empresário, como o Eike.

  78. Este é o país que queremos. Mas não desviemod a atenção dos crimes que logo prescreverão. Tem muita gente à toa q pode trabalhar em várias frentes, com a sugestão de que câmaras de vereadores de cidades com menos de 30 mil habitantes, onde constatado o "rachid", ñ só sejam punidos os infratores, mas que essas cidades dissolvam as câmaras municipais, pois não precisam delas. À economia ao PAÍS é exorbitante, haveria mais participação dos cidadãos, vê surgimento de líderes comunitários.

  79. Seja lá filho de quem for se cometeu crimes que pague!Tanto o filho fenômeno do criminoso mentiroso tanto quanto o filho do presidente em exercício. Sem distinção !

    1. Concordo, Vera. Além disso, o Bolsonaro pode e deve deixar claro que não mudará o discurso por causa do filho. "O Brasil acima de tudo..."

    1. Não Analfabento, Crusoé não age como imprensa bolsonarista ou petista, dá a notícia e o problema é teu se a notícia te incomoda.

    2. Concordo Alexandre, vejo que as pessoas só gostam de ver notícias que reforçam o seu pensamento e não os fatos em si. Agradeço a Crusoé por se isenta!

    3. Crusoé não age como petista. Cruzoé tem e deve aos seus assinantes o dever de ser isenta. Quando a assinamos firmamos um compromisso de recebermos notícias fidedignas sejam de quem for. Isso nos faz acreditar na imprensa livre.

  80. Me parece que o Rachid de assassores para políticos que os contratam é uma prática comum no país. Assim MP vamos ter trabalho para muitos anos para apurar todo esse elo de corrupção. Vai faltar cadeia para todo mundo. Teriam que construir um presídio só para corruptos. Esta será uma nova fase da LAVA JATO? Mais um detalhe, petralhada não vem tirar onda com isso pois vcs estão com corpo todo enterrado na M....

    1. Exatamente, Jogar toda a m...no ventilador, e de todas as esferas do legislativo nacional.

  81. Muito boa a reportagem investigativa de Crusoé. Parabéns. Agora... aproveitando o tema muito em moda “filho corrupto”, e o Lulinha hein? A reportagem não se movimenta para nos brindar com a informação sobre esse mistério?

  82. Fábio, li todas as suas publicações sobre o Flávio. N apoio o Flávio, n passo o pano em coisa errada, apóio o PR. Mas saiba q já está cansativo o seu foco incansável sobre ele. Comente, mas comente sobre todos os deputados envolvidos. A mesma coisa cansa.

    1. Concordo com voçê. Sobre a reportagem de $$49"milhões, uma nota de rodapé.

  83. Danem-se todos. Por enquanto o PR não foi envolvido. Mas poderá ser. Para o bem do país, o PR "jair" pensando em passar o bastão ao general vice, seria uma boa!

  84. A justiça tem que ser para todos. Me lembro que o presidente Bolsonaro no início das investigações em 2018 falou “ se ele cometeu erro, deve ser punido”, então vamos aguardar a defesa, até agora o que temos é a acusação do MP e boa parte da imprensa que já quer condena o Senador. Devemos ficar atento, pq de uma lista enorme de Deputados da ALERJ porque somente a investigação ao Flavio, outro ponto, dessa mesma lista ele é um dos menores em movimento financeiro, pq a imprensa ignora os outros?

  85. País não são responsáveis pelas atitudes de filhos adultos. Espero q o pai não tenha envolvimento, seria ruim pro Brasil outra crise de credibilidade. Já temos dois presidentes "impeachmados", um ex presidente condenado e preso( depois solto, mas não inocentado), sem falar nos casos de corrupção no Legislativo, Judiciário...

  86. Nada me deixa mais feliz que ver essas oligarquias sendo desmascaradas. Espero (sem muita esperança) que o salvador dos canalhas GM não atenda ao pedido da defesa de bloquear as investigações e que o MP possa continuar puxando o fio dessa meada que certamente chegará ao pai que é o mentor dessa vergonha e tb aos demais criminosos envolvidos.

    1. Acontece com todos. Prego que gosta de aparecer leva martelada!

  87. Pelo que se ver, o Flávio estava no esquema, agora esperamos as ainvestigações avançar sobre os outros. Cicilianos etc etc.

  88. Jeitinho não mais. Que sejam punidos. Por mais que o Senador tente se justificar, deixo claro que votei no mesmo, não tem mais argumentos. Esse tipo de conduta não é digna de um agente público que se respeite.

  89. A investigação precisa continuar! Torço para que o nosso presidente esteja fora disso, pois o Brasil precisa da sua governança para prosseguir em busca de resultados positivos que se prenunciam e se multiplicam em futuro próximo!

    1. Sim. Gostaríamos de saber mais sobre os outros casos também. Os montantes são altos e os cariocas merecem acompanhar de perto o assunto, diligentemente.

  90. Quero ver o que o Gilmar vai aprontar agora e como reagirão os demais membros da banda sadia do STF e especialmente a sociedade brasileira.

  91. O acordão não existe e nunca existiu, segundo Cláudio Dantas em vídeo de algum tempo atrás, e os próprios fatos demonstram isso um dia após o outro, afinal se existisse o STF não mudaria nada. Tome vergonha na cara

    1. robou tem que pagar, seja do PT ou PSDB, PSL ou PSOl. Chega de corrupto de estimação.

    2. Se os promotores fizerem seleção ou sorteios de quem investigar, então, fica evidente que não estão comprometidos com o cumprimento da constituição!

    3. pode até ser verdade as narrativas do MP do RJ porém fica a minha pergunta por que a investigação só é na família Bolsonaro?

Mais notícias
Assine
TOPO