A reunião em São Paulo, que foi planejada para ser secreta: participação especial de assessor da Presidência

Os blogueiros de crachá

Mensagens de WhatsApp revelam como atua a militância virtual bolsonarista. Como são combinados os ataques, o financiador que guia a 'tropa', a operação com dinheiro público, as estratégias para interferir nos rumos do governo e o fogo amigo contra Moro, Paulo Guedes e os generais: a reportagem a seguir leva você para dentro do universo da tropa de Allan dos Santos e companhia
11.10.19
Felipe Moura Brasil é colunista de Crusoé e diretor de Jornalismo da Jovem Pan.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que matéria de fôlego, heim? Estou lendo somente agora, mas contribuiu para eu entender melhor sobre a "indústria bandida" das fake news. Parabéns pelas denúncias corajosas. Jornalismo verdadeiro é isso!

  2. Parabéns, FMB, pela reportagem. Acompanho e sigo muitos dos citados, desde antes das eleições. Percebi que havia coordenação nos ataques e/ou elogios há meses. A reportagem serviu para costurar alguns pontos sobre pessoas que surgiram aparentemente do nada, mas que já estavam em cargos públicos. A mudança de discursos conforme a temperatura também era perceptível e com narrativas para convencimento do "gado".

  3. Sigo quase todos os que foram citados aqui e vou passar a seguir aqueles que até então não estava seguindo. Adoro todos eles, inclusive o "Felipe Loras Brasil", kkkk. Concordo com todas as postagens deles, NÃO, mas as que eu concordo eu RT mesmo. Quem sou eu? Uma tiazinha do wathsapp? Bolsominion? MAV? Robot? Miliciana? Sou uma aposentada que votou nesse governo e que continua acreditando nele. E vou continuar TT tudo aquilo que eu acredito e que são postados por esses "blogueiros de crachá".

  4. Soube que essa "reportagem" serviu de base para a convocação, feita pelo PTista Rui Falcão, para a CPMI DAS FAKE NEWS, cujo resultado pode ser, inclusive, o de retirar a liberdade das pessoas se expressarem. Fiquei surpresa com o comportamento da Crusoé, que sofreu com censura, mas, agora, se aliar com o PT e favorecer uma mordaça generalizada! Não reclamem caso o Min Toffoli, novamente, se manifestar contra vocês.

  5. Este é um comentário de uma eleitora do Bolsonaro que fez campanha por ele nas redes sociais e em nenhum momento me arrependi do meu voto e tenho intenção de votar nele em 2022. Tendo dito isso, achei a matéria do FMB, a quem eu respeito, informativa. Só isso. Nada de mais. Acho a turma, nele referida, “over The top”. Cada um querendo aparecer mais do que o outro. Se estão ganhando pra isso, quem paga é um trouxa porque o efeito está sendo o oposto. Enfim, obrigada pelas informações FMB.

  6. Parabéns pela reportagem, Felipe. Já passou da hora de expor esses ataques dessa militancia. Uma pena que a vitima da vez é a Joice...sempre desconfiei das "divas" de gabinete...passando mto pano pra Flavio e cia.

    1. Apoiado. Concordo. Chega de profissionais em política e de pilotos de mídia social.

    2. A própria reação a esta reportagem e o que estão fazendo com a Joice, serve para respaldar o texto. Nas próximas eleições, há necessidade de ampla e irrestrita renovação: nem PT, nem seu Espelho. Nem qualquer outro deputado ou senador que já tenha exercido mandato.

  7. O calor tem que aumentar para os CORRUPTOS sentirem uma vontade incontrolável de fugir da cadeia. O caos e a confusão já estão instalados ou os CORRUPTOS vão para cima ou então correm o risco de serem apagados do mapa em 2022, com Moro candidato ou até mesmo antes disto, com Moro ministro do STF. É ministro do STF, presidente ou vice-presidente, nenhuma outra opção a mais ou a menos. Os CORRUPTOS têm só que escolher o menor dos prejuízos.

  8. É bom que a guerra servirá para se lançar e alastrar este tipo de narrativa, para plantar a sedição e a desconfiança. Bolsonaro iria para um novo partido e levaria Sérgio Moro. Não, não, o Podemos está oferecendo o partido para Sérgio Moro para transformar o Brasil na República de Curitiba e a Lavajato em patrimônio nacional com feriado e tudo. Não, não, Sérgio Moro só veria a possibilidade de se candidatar se o pacote anti-crime não fosse aprovado.

  9. Seria bom se no meio da guerra intestina, houvesse tb uma disputa pelo passe de Sérgio Moro, pois, ele vale ouro. Os CORRUPTOS acharam que ia desequilibrar o sistema a favor deles, mas iria acontecer exatamente o oposto. Imagina este pensamento na cabeça do ministro do STF que tem a capa da revista Veja com Sérgio Moro emoldurada em seu gabinete? O que este ministro não estaria disposto a fazer para evitar que tal possibilidade se materializasse?

  10. Seja como vice, seja como candidato, Moro irá desequilibrar a balança de tal forma, que os CORRUPTOS não terão a menor chance em 2022. Até lá há muito tempo para convencê-lo, especialmente se os CORRUPTOS continuarem tentando fugir da cadeia. Diante disto, indicá-lo para uma vaga no STF nem seria tão mal assim, com certeza seria um prejuízo menor do que tê-lo como candidato a presidente e puxador de votos. Os CORRUPTOS só criaram a armadilha para que seja abatidos depois.

  11. Mesmo com todas as ações para desgastá-lo, a popularidade de Moro está acima de 50%, imaginem se ela subir mais ainda, para a casa dos 60%? Quem seria capaz de parar Sérgio Moro em uma disputa presidencial? Os CORRUPTOS já eram, eles têm que ficar sabendo disto, que é só questão de tempo para eles serem pegos. Se não for agora, então será quando Moro for eleito. Por isto que Bolsonaro não pode mandá-lo embora e ainda teria todos os incentivos para tê-lo como vice.

  12. Isto aí deve ser o suficiente para reavivar a vontade dos CORRUPTOS de derrubar Sérgio Moro, além de demonstrar como o Fundão na verdade pode ser utilizado mais adiante como um mecanismo para que um populista simplesmente abocanhe a maior parte dos recursos do sistema eleitoral e logre se perpetuar no poder. Por outro lado, neste momento, com a popularidade de Sérgio Moro nas alturas, a possibilidade de uma verdadeira república policialesca e judicial é muito palpável.

  13. A corrida deveria começar, cadê os partidos disputando o passe dele já pensando na bancada que elegerão nas próximas eleições e na bolada que receberão? Sérgio Moro é o rei do Brasil e nem sabe disto, com sua popularidade, ele poderia se candidatar e simplesmente abocanhar a maior fatia do Fundão. Ou melhor ainda, imaginem uma candidatura Bolsonaro/Moro em 2022? Imaginem se eles conseguissem uma bancada que abocanhasse uns 40% do Fundão. Isto é possível.

  14. Se nas próximas eleições, Moro se candidatar e conseguir fazer uma bancada entre 2 e 3 vezes maior do que a segunda maior bancada, ele pode praticamente se declarar imperador do Brasil e extinguir a democracia (claro que ele não vai fazer isto, mas isto serve exatamente para demonstrar como os CORRUPTOS são estúpidos e só armaram a armadilha que irá pegá-los depois). O negócio agora é simples, o partido que irá dominar a cena política no Brasil pelos próximos anos é aqueles que filiar Moro.

  15. Na verdade, há que se declarar que o Fundão é na verdade um golpe na democracia, pois imagine que Sérgio Moro, a figura pública mais importante do país, se filie a um partido? No rastro dele, o partido vai lá e simplesmente elege a maior bancada da câmara, mais do que o dobro da segunda bancada. O que estaria se configurando, o Petrolão, o Fundão é na verdade a reedição do Petrolão, mas de forma totalmente legal, quem elege a maior bancada, fica com a maior parte dos recursos e se perpetua.

  16. Os blogueiros de crachá tem que revidar e ir para cima, não podem deixar esta traição sem um troco. Cadê eles dizendo que a democracia está sendo atacada e o governo foi traído por um mísero punhado de reais? É isso aí, tudo em nome do dinheiro do Fundão, é só disto aí que o pessoal quer saber. Sem Bolsonaro, o PSL não teria nem um décimo do que tem de verba do fundo eleitoral e partidário, é a ele que deveria caber o dinheiro do Fundão.

  17. E isto ocorre por uma questão extremamente trivial, o judiciário é teoricamente o poder que deve monitorar, fiscalizar, investigar e punir os demais poderes, mas quem é que o monitora, fiscaliza, investiga e pune? Ninguém, daí a necessidade de que crimes de corrupção e de magistrados passem a ser julgados via júri popular, desta forma, o ciclo da corrupção é quebrado, a não ser que o cidadão seja a favor de ser roubado e absolver os CORRUPTOS.

  18. As eleições ocorrem somente a cada dois anos, enquanto isto, uma estrutura inteira que custa bilhões de reais é mantida. Como é possível que uma justiça que custa quase tanto quanto a justiça federal não tenha capacidade de saber o que os partidos fazem com o dinheiro do contribuinte. O judiciário inteiro é um imenso cabide de empregos, uma vez que não faz nada daquilo para o qual foi criado e que é esperado dele, é o lugar perfeito para que a corrupção se instale e se perpetue.

  19. A guerra tem que tomar as redes, com antigos aliados se acusando e trocando ofensas, cada um acusando o outro de fazer exatamente o que eles fazem. Enquanto eles se agridem e se atacam, eles aproveitam para ir expondo e implodindo o sistema, deixando às vistas de todo o país as falcatruas, as brechas para a corrupção, os atalhos para se infringir a lei. A briga do PSL é perfeita para se mostrar que o TSE é um verdadeiro elefante branco.

  20. Só o caos e a confusão não são suficientes, pois os CORRUPTOS estão arredios, é necessário aumentar a fervura, criar a impressão de que, se eles não agirem logo, então perderão a única oportunidade que podem ter, há que se solapar mais a base da pirâmide da corrupção para que o topo dela comece a sentir que não há outra saída a não ser ir para o tudo ou nada. Talvez seja bom que a ala "anti-Bolsonaro" do PSL dê uma explorada nos blogueiros de crachá e que estes revidem.

  21. O caos instalado é a cenoura, mas só ele não basta, pois há um único elemento no cenário que ainda está a favor dos CORRUPTOS, a inércia. Eles provavelmente adorariam empurrar as coisas com a barriga, continuar sabotando os esforços anti-corrupção e enrolando a opinião pública até que os crimes prescrevessem e esta esquecesse deles. Não foi assim que sempre funcionou? Por isto que, além da cenoura, é necessário tb o porrete, para que eles não fiquem empacados no meio do caminho.

  22. Se eles não foram com tudo para cima de Bolsonaro é pq estão ressabiados, nada do que esperavam deu certo, de que adianta a popularidade de Bolsonaro ter caído, se nem eles nem Lula conseguem ser mais popular do que ele. Pior, Sérgio Moro, que eles adorariam ver desgastado e expulso do governo, não só é a figura mais popular do país, como ainda é aquele que vem consistentemente entregando resultados e demonstrando o tamanho do mal que a impunidade causa.

  23. A ilusão de poder dos CORRUPTOS está no controle e no domínio da máquina, consideram que se forem capazes de se infiltrar e contaminar o Estado, então nada poderá detê-los. Ademais, eles ainda buscam semear a desunião e a discórdia para que não sejam incomodados enquanto se refastelam às custas da sociedade. Enquanto todos brigam, os CORRUPTOS se sentam à mesa e jogam umas migalhas para que os pobres mortais se digladiem entre si, enquanto eles se fartam com o verdadeiro banquete.

  24. Entre o fim das eleições do ano passado e o início do governo, qual será que era a grande esperança dos CORRUPTOS? Os cenários preferidos deles certamente seriam um governo débil e refém, ou um governo completamente acuado pela opinião pública. Se este era o plano, então eles falharam miseravelmente, o queijo está quase sendo colocado na boca deles, mas eles ainda assim ficam ressabiados em estar caminhando para uma armadilha sem volta. Mas precaução à esta altura do campeonato é inútil.

  25. Só fofoquinhas. Não há nada de relevante. Esperava que tivesse alguma coisa de importante na matéria. Muito ruim a Crusoé publicar essa porcaria.

  26. não leio mais nem estadão, folha já deixei de ler há 5 anos, e minha alternativa é crusoé e antagonista, pois vc percebe que há apuração, trabalho duro de jornalismo; mas felipe moura, que admiro, fez um trabalhinho vergonhoso nessa suposta 'reportagem', deixou de ouvir os acusados, o outro lado....que feio hein? cabe direito de resposta a todos e uma mancha no currículo do felipe, lamentável........

  27. Aí está uma boa reportagem para ser publicada na revista Contigo. Você precisa ter aulas com o Mário Sabino. Uma reportagem comprida dessas não justifica

  28. Cruzes as coisas são bem mais complexas que uma patriotas que torce para o bem dos brasileiros poderia imaginar. Ajudo por que sinto que é a melhor opção. Não sou Bolsanariana, estou bolsonariana do Zap e Face até quando achar ser o melhor para o futuro do Brasil.

  29. Em poucas palavras, decepcionada com a Crusoé... Mais ainda com o jornalista Felipe Moura Brasil. Não esperava por esta falta de visão... Que decepção!

  30. FMB, por que utilizou instrumentos, que sempre criticou, no caso Intercept? Utilizar áudios particulares! O que está por trás de tudo isso? Fiquei triste e decepcionada.

  31. Que baixaria!!!! Virou folhetim de fofoca...em que isso acrescenta? Apenas desprezo por vcs! O nível só desce! Qd olho para trás, sobre a proposta inicial quando a revista foi lançada, chego a ficar triste! Que decepção...

  32. Vergonhosa matéria, Xilique Moura Brasil. Foi bem ao estilo Intercept com Tititi. Recomendação de leitura ao autor da materia: "Soneto do estudante sério", de Felipe Moura Brasil (versão 2012) - http://www.felipemourabrasil.com.br/2012/06/soneto-do-estudante-serio.html?m=1

  33. Há alguns dias, quando vi os comentários aqui, eram 2 mil e alto. A maioria desfavorável. Hj há 800 e pouco. A maioria favorável. Estranho, não? Bem, esta matéria é, em suma, uma peça de fofoca deslavada. Vazia. E totalmente anômala em relação ao padrão jornalístico geralmente apresentado pelo FMB. Fraca. Tenho certeza que ele e os responsáveis dessa revista sabem que o é. Lamentável o papel a que o FMB e este veículo de comunicação se presta. Continuem nessa toada que vai dar serto çim.

  34. Alguém um dia citou: Tema mais debatido em Israel: fronteira. Tema mais debatido na Europa: fronteira. Tema mais debatido nos EUA: fronteira. Tema mais debatido no Brasil: besteira. De quem era a frase mesmo?

  35. Parabéns, Felipe! Me fez entender muita coisa que soava estranha. Imagino como já deve estar sendo bombardeado, mas prefiro nem ver. Sua reportagem, de jornalista sério, nos esclarece ao mesmo tempo que nos deixa apreensivos com a ingenuidade do Presidente e como tem sido usado. Eles estão enfraquecendo um governo que dizem defender. A luta é mais complicada do que imaginamos, mas com ajudas como a sua e da Crusoé vamos seguir. Obrigada!

  36. Guerra suja de gente que se assemelha aos esquerdistas doentes. Poderiam usar toda essa energia para produzir coisas boas para a sociedade. Lamentável ainda mais por serem jovens e ainda por usarem tão negativamente a comunicação. Vergonhoso. O Brasil merece uma liderança jovem mais patriota.

  37. realmente essa reportagem tá parecendo discurso da Dilma, impossível de aguentar até o final.... nesse ritmo não vou renovar a assinatura da revista....uma pena já foi melhor

  38. Estou decepcionado com esse grupo do Antagonista e Crusoé. Cancelei a assinatura hoje. Essa matéria infantil escrita pelo felipe (com f minúsculo mesmo) foi a gota d´água. Um faniquito de uma pessoa ordinária com raivinha querendo vingança pessoal e usando um meio de comunicação grande pra isso. Já vou tarde.

  39. Bom, a caixa de comentários da matéria poderia muito bem servir-lhe de anexo, para o fim de corroborar o texto do Felipe. Aliás, é até um pouco engraçado o tom sereno e crítico que alguns adotam para criticar agora, reclamando do texto "prolixo". Ora, deixem de preguiça. Quem disso reclama está acostumado a só ler rede social. Ótimo trabalho, FMB e Crusoé. Uma matéria dessas, sozinha, vale meus cento e poucos reais de assinatura. Abraços!

    1. Se você gostou desta reportagem, recomendo você usar mais cento e poucos reais pra assinar a Revista Contigo, ou a Revista TITITI, ou mesmo a Revista Caras. Pelo teu perfil você vai adorar.

  40. Gosto muito dos comentários do FMB na Jovem Pan, mas está reportagem parece ter sido escrita por um estagiário sem Supervisão. Não tem checagem dos fatos, verificação de fontes, é tanta fofoca que nem deu vontade de chegar ao fim. Além da parte prolixa, parece um obituario sem fim e sem nexo. sou seguidor do Antagonista desde o 1o dia e assinante assíduo da Crusoé. Mario, Cláudio e Mainardi, mantenham o padrão que vocês sempre se auto impuseram. Não descambem para o jornalismo superficial.

  41. Quando se fica com sono no meio de uma reportagem, alguma coisa está errada. Ou com o leitor ou com a reportagem. Gosto do FMB, mas esta reportagem confusa foi de uma leitura torturante.

  42. Reportagem tendenciosa! Como se o uso da rede social pudesse ser controlada, e como se a esquerda não tenha usado e abusado disso com dinheiro do povo jorrando da torneira aberta.

  43. Que reportagem absurda, fabricada por uma figura ressentida cheia de soberba, traíra absoluto, mais um jornalista canalha que se revela

  44. que vergonha hem, Chilique Moura.....não esperava tal postura de sua parte. realmente a imprensa brasileira tem muito a evoluir e ter moral pra criticar aquilo que não esta em sua folha de pagto

  45. São militantes. É o início de uma militância de direita no Brasil, finalmente. A esquerda já faz isso há décadas, disfarçada de movimentos sociais, de jornal, de universidade, de movimento artístico, de ONG, etc. O jornalismo não deveria se sentir ameaçado pela comunicação da militância. Deixa eles se organizarem em paz. Pra que toda essa hostilidade contra a militância?

  46. Essa matéria é uma porcaria! ninguém nem sabe quem são metade dessas pessoas relatadas ai! São apenas uns loucos que gostam de achar que fazem conspirações e que acham que estão mudando alguma coisa no Pais. Quem muda as coisas por aqui é o povo e não meia dúzia de doidos ditos "bolsonaristas".

  47. Depois desta matéria absolutamente ridícula, eu, bom miliciano jacobino financiado que sou, deixarei de financiar esta revista que tanto trabalha contra o conservadorismo e contra o país.

  48. Felipe, que decepção. Essa matéria, além de muito cansativa, acaba não mostrando nada muito grave. Eu mesmo sou um que critico esse blogueiros que não fazem uma crítica ao governo e não podem ver ninguém criticando que já repreendem. Acredito que são tão tapados e gados quanto petistas. Mas daí tentar fazer crer que isso é uma conspiração já é demais. A maioria não passa de um bando de analfabetos funcionais e fanáticos que mal percebem que estão atrapalhando o governo, que apesar disso vai bem.

  49. Matéria de leitura difícil. Prolixa ao extremo. Peneirando bastante, sobra a espantosa descoberta de - pasme! - uns 10 ou 15, "blogueiros de crachá", a serviço do bolsonarismo e contra bolsonaristas que não sejam tão bolsonaristas quanto eles. Até aí, cada um sabe como ocupa o espaço jornalístico que tem ao seu dispor. Pretender, no entanto, que isso expresse uma conspiração extremista contra a democracia, só mostra que F.M.B. aderiu gostosamente ao discurso dos "moderados". Pfiu...

  50. Que matéria enfadonha, só fofocas. O FMB decepcionou um admirador. Mas depois da entrevista do Bebiano à JP, meu conceito sobre o FMB caira muito. Afinal o Bebiano tentou mostrar que não era X9, como? Sendo X9. O Mourão e o Santos Cruz não foram difamados, é só assistir suas entrevistas e percebe-se que eles traem as propostas do presidente. Em vários programas do 3 em 1, eu comentei que o trio torcia ao invés de fazer análise, logo não houve difamação ao Andreazza

  51. Parabéns Felipe e Crusoé... matéria extensa e sem conteúdo relevante... só serviu para dar munição aos inimigos do Brasil... se é que vcs tbm não o são... pelos frutos conhecereis a árvore. Observador 777-Faço minha tuas palavras. Vide comentários sobre Fake new no Antagonista. Basta ver os comentaristas e os tipos de comentários.

  52. Matéria sem contraponto. Um monte de texto, cada um num contexto, só pra demonstrar chateação com as alternativas à imprensa podre (e militante) que atua no Brasil. Que papelão hein Felipão?! O brasileiro passou décadas acreditando na grande mídia. Só levou na cabeça com tanta manipulação de informação. As alternativas à mídia oficial chegaram; pelo menos agora temos outras opções pra formação de opinião. É um risco, mas é melhor assim do que o que tínhamos antes.

  53. Desafio o Moura Brasil, a demonstrar com documentos que a Paula Marisa, ganha 7.611,00, pois ela provou com hollerith que ganha 4mil reais, caso contrário a revista Crusoé fica sem respaldo dos assinantes.

    1. A Paula Marisa é concursada em uma Prefeitura. E não ganha nada a mais por participar de Conselhos. Não tem nada a ver a reportagem falar em vencimentos dela. E pior ainda sem dar a informação de que é servidora concursada.

    2. Ele falou R$ 7611,00 BRITO e a Paula Marisa mostrou 4 mil LIQUIDOS, mas bruto no Hollerith da R$ 7000,00 e pouco mesmo.

  54. Excelente matéria Felipe! A cada dia, percebo que o poder muda as pessoas... e muito rapidamente... ver certas figuras (que se diziam de direita), com “políticos de estimação” me enoja...

  55. Parabéns pela excelente reportagem, infelizmente Bolsonaro está perdendo uma grande oportunidade de ser não só lembrado como um grande estadista, mas também em fazer um grande governo. Suas promessas de campanha estão cada vez mais caindo no abismo do esquecimento, não da sociedade, mas dele mesmo. Este pessoal manipulado e tendencioso não entendeu que o Brasil quer mudanças para melhor e não o mesmo que tínhamos nos governos do PT, mas com roupagem de extrema direita.

  56. Gostava muito do Felipe. Mas essa matéria foi fofoquinha pura, além de ser uma resposta, utilizando o fígado e não o cérebro, para uma turma que toma cada vez mais lugar do jornalismo oficial, da imprensa a quem o Felipe representa. O jornalismo é um instrumento de poder, sempre foi e continua sendo, e ainda bem que hoje em dia há outros canais. Venha com matérias sérias, caro Felipe, que leremos. Grupos de whatsapp ainda são livres para se discutir, e cargos públicos podem ser ocupados.

  57. O triste é ter que parar de falar com parentes e amigos porque estão sob a influência maligna desses milicianos digitais. As famílias estão se dividindo e o país está cada dia mais perto de se tornar um lugar de ódio. Não vejo desse governo terminar e que seja eleito ou eleita um(a) presidente que não se vanglorie de ser de direita ou de esquerda, mas que simplesmente faça o seu trabalho com honestidade e eficiência.

  58. Felipe admiro seu trabalho. Mas confesso que acertou no que queria dizer, mas errou no tom. Sabe por quê? Há uma enorme assimetria atualmente. Eu diria que até criminosa contra o lado menor. Faça um exame de consciência, e avalie os comentários.

    1. Mauro parabéns você foi brilhante esta certíssimo. Não da para comparar formiga com elefante. Não da para ficar só focando nas formigas quando tenta não se perceber os elefantes passando. Onde esta aquela jornalista da FdS que acusou o Bolsonaro de Fake New sem prova e que deu origem o foi usada como argumento para um processo contra o Bolsonaro. Isto pode? Isto não é relevante, certo? É só uma escolha de pauta.

  59. Estive no blog da Paula Marisa (ótima). Sua defesa, confesso, quase me fez concordar com o carinhoso epíteto que ela usou para o FMB: "Chilique Moura Brasil"... Meu admirado Felipe, na minha opinião, foi ingênuo com esse texto enfadonho... Infelizmente, precisamos de uma estratégia... E a julgar pela defesa de Paula Marisa, houve má-fé. nesse texto...

  60. Fiz a assinatura da Crusoe no fim de semana da matéria das transferências financeiras da esposa do Toffoli para ele. Aquilo foi jornalismo investigativo na veia! Já essa matéria do FMB é uma decepção pura. Para começar, conteúdo de fofoquinha de revista contigo, enquanto isso, o congresso samba na nossa cara. Não deu chance das pessoas citadas refutarem ou comentarem. Violou art. 14 do código de ética do jornalismo. Depois, matéria programada para atacar o evento dos conservadores.

  61. FMB: deixa de ser igual ao Verdevaldo e passa a seguir o Código de Ética Jornalismo: rt. 14 – O jornalista deve: – Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas; – Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.

  62. fALTA uma reportagem sobre os MAV's petistas... Questiono a Crusoé, da mesma forma quando saíram as primeiras publicações sobre os filhos de Bolsonaro. Logo após veio a reportagem sobre o filho de Lulla. Então... Mãos à obra!!! Vs não podem cuidar só de um lado, pois o resto da imprensa faliu, diuturnamente têm uma pauta bem calculada para favorecer o PT. Digo bem calculada, pois há um claro esforço para não caírem na vala do discurso panfletário. Mas se aproximam disso ....

  63. Devo confessar que durante algum tempo tive uma certa má vontade para com o Felipe Moura Brasil por diversos motivos que não interessam aqui. Mas seu trabalho na Jovem Pan e Crusoé tem me o brigado a reavaliar minha opinião sobre esse jornalista. Parabéns pelo artigo, Felipe. Seu trabalho tem demonstrado que seu jornalismo é praticado com ética e apego à verdade.

    1. rt. 14 – O jornalista deve: – Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demostradas ou verificadas; – Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.

  64. Que mar de fofocas. Por certo tem coisas importantes para se comentar. Por que não comenta? Talvez ache melhor o retorno à velha militância ao velho governo destruidor sem ter quem nos defenda e ao nosso atual governo que só não fez melhor por perseguição dos órgãos aparelhados. Triste papel de quem quer ser enganado pela cigana!!!

  65. Parabéns pela matéria Felipe! Eu quase acreditei nas mentiras ditas contra sua pessoa, a reportagem esclareceu definitivamente o assunto!

  66. Parabéns pela reportagem, agora sabemos quais youtubers podemos confiar e quais são pagos para ZUMBIFICAR massa de manobra, aos quais tem muitos nos comentários abaixo...

  67. É muita falta de assunto! Que decepção, Felipe Moura! Use seu jornalismo investigativo para coisas mais importantes!

  68. Pelo visto ja invadiram esse espaço aqui, Felipe. É isso aí, parabéns pela reportagem, precisamos de jornalistas independentes como a turma dos Pingos nos is. Sãos uns aloprados essa turminha comandada pelo clã.

    1. Muito oportuno seu comentário, Soraia. Serve de alerta, invadiram por aqui!

  69. Péssima matéria. Mal escrita, sem apuração e sem materialidade documental. Quando assinei a Crusoé tinha a expectativa de jornalismo sério, como foi a matéria da mesada do Toffoli. Uma decepção isso ser endossado por jornalistas de nível do Mainardi e Sabino. Patético demais. Espero que se superem e voltem às origens!

  70. É isso aí, Felipe, devem estar até agora tontos com essa reportagem, fique firme, precisamos de jornalistas com você, Augusto Nunes e José Maria Trindade.

  71. Já li reli e não vejo nada de errado em Conservadores se unirem para exercer uma militância minimamente organizada, sem usar instituições do estado pra isso. Até agora não vi nada, mas se tiver mudo de ideia Felipe moura Brasil.

  72. Péssima a matéria de capa desta semana, com conteúdo tão pobre, desimportante, além da forma verborrágica. O país inteiro carente de informações sobre o embate subterrâneo para acabar com a Lava Jato e lá vem o Moura Brasil com fofocas e futricas do submundo das redes sociais. Para falar tantas irrelevâncias, não precisava tanto latim, bastavam dois ou três parágrafos. Fosse vivo, e o grande Stanislaw Ponte Preta certamente incluiria essa ¨pérola¨ no festival de besteiras que assola o país.

  73. Pelo que depreendi da leitura, TODOS os membros do governo federal em posição de liderança e ao lado do nosso Presidente, tem sérios problemas de credibilidade...e os que tocam esses grupos são os bonzinhos...tomara que Bolsonaro analise o grau de comprometimento desses grupos, continuando a tocar o governo e procurando distancia desse pessoal...particularmente, vejo acertos em determinadas conclusões contra membros (vide Santos Cruz), mas também erros nas tentativas de acertos contra outros...

    1. Esse pessoal acha td mundo e' idiota. Qdo a esquerda fazia isso, como fez, criticavamos. Agora q estamos no poder td e'permitido e ainda tem o comprometimento e apoio dos tres filhos patetas.? Votei em JB pra q o dinheiro publico fosse investido em saude, educacao, infraestrura, etc..., nao a favor dessa bandalha contra qual lutamos tanto. Isto explica pq JB ta caido direto nas pesquisas.

  74. Não vi nada de mais. Quer dizer que é proibido à direita ter uma militância organizada, articulada? Estão falando mentiras, caluniando, assassinando reputações? No meio desse textão todo, não vi nenhuma ilicitude.

  75. Não vi nada de mais. Quer dizer que é proibido à direita ter uma militância organizada, articulada? Estão falando mentiras, caluniando, assassinando reputações? No meio desse textão todo, não vi nenhuma ilicitude.

  76. Sou empresária goiana, defensora do governo Bolsonaro e assino a Crusué há um ano. Recebi hoje em dois grupos de WhatsApp a resposta de Paula Marisa (que até há meia hora atrás eu não sabia nem quem era) às suas acusações. Busquei a reportagem. Fiquei realmente decepcionada com seu texto. Não vi absolutamente nada de errado na conduta dela (agora vou procurar informações sobre os demais). A Crusoé vai virar uma NOVA VEJA e sair por aí distribuindo FAKE NEWS? Denegrindo pessoas gratuitamente?

  77. Sou assinante da Crusoé e quase me arrependi... vergonhosa a matéria que trata dos blogueiros, principalmente no caso da Paula Marisa!!!! Acessem o canal dela e vejam a outra versão!! Inclusive ela mostra o contra cheque e todos os detalhe que foi envolvida pelo FMB! Triste

  78. ótima materia. explica muito algumas trapalhadas do Bolsonaro,. passada de pano da direita pra juiz corrupto livrando cara do filho do presidente, as tentativas de queimar Moro e Paulo Guedes. eu n votei no Bolsonaro por conservadorismo , votei pra uma reforma política, previdência, seguranca. e ao contrário do q os militantes extremistas pensam foi por isso q a grande maioria votou. esses militantes extremistas vão afundar o Bolsonaro até o fim do governo.

    1. Não concordo!! É preciso escutar o lado de quem foi injustamente envolvido! No caso a Paula Marisa, ela responde sobre essa acusação imbecil

    1. Durante a eleicao o PT reuniu uma quantidade enorme de blogueiros em Sao Paulo e caimos de pau pq eram caras q estavam sendo pagos pelo proprio PT e outros eram funcionarios publicos. Pq agora devemos achar essa turma uns caras bacanas e o FMB um traidor? Pra mim, a esquerda e a extrema direita sao farinha do mesmo saco. Nao foi pra isso q votei em JB e nao suporto mais esses filhos dele q so atrapalham.

  79. Caros. Eu já havia achado que essa 'matéria' era muito ruim, um grande disse-me-disse com cara de picuinha, briga de egos, incompatível com os propósitos e histórico da revista. Procurei 'ouvir o(s) outro(s) lado(s)'. Algo salutar, principalmente no jornalismo. Só aumentou minha decepção. Especialmente porque acompanho e prestigio o trabalho do autor, com mais proximidade no programa 'Os pingos nos is'. Enfim. Reflitam e não se deixem cair na tentação do jornalismo superficial. Atenciosamente.

    1. Apoiado. Infelizmente este artigo só aumenta a guerra das narrativas e mostra que o patriotismo só pode existir se for pago por alguém, ou melhor, por todos os brasileiros. Ainda consumiremos tempo para mudar comportamentos e fundamentos de cidadania, onde as pessoas atuam apenas por que acreditam em Valores Comuns e Patrióticos. Nesta guerra, morre a Verdade e com ela nós, Brasileiros.

  80. FMB, deixa de mimimi... a Paula Marisa acaba de lhe refutar. Vc ficou mal na fita, virou jornalista de segunda... Lamentável... mas ainda dá pra pedir desculpas.

  81. Sempre tive dificuldades em encontrar, na prática, um exemplo categórico da "Espiral do Silêncio". Obrigado, Felipe, por nos fornecer um exemplo tão claro!!! "Cala boca"; "Que feio"; "Fica quieto", etc...

  82. Felipe Moura Brasil, você deveria que ter vergonha de assinar essa materia. Você colocou os blogueiros, influenciadores de opinião, a direita conservadora, funcionarios publicos concursados, nomeados em gabiretes, empresarios e os eleitores do Bolsonaro em um saco só. Ou você é mais um purista ingênuo que acha que vamos limpar o Brasil com Flores? Que desserviço ao Pais.

  83. Surpreso com o panfleto tendencioso quando não mentiroso, produzido por quem reputo alta conta. Felipe, você incorreu em várias quebras de ética, desrespeitou código de conduta dos jornalistas a não ser que seja apenas uma peça ficcional, pode ser processado. Supondo que está "organização do diretcha" seja verdadeira e esteja de fato se articulando, acho ótimo. Finalizando, não sou bolsonaristas e achei essa matéria, uma tremenda

  84. Em um jogo de futebol ou a gente torce para um time ou para o outro. Votei no Bolsonaro para não ser comandado por um presidiário que aparelhou muito bem toda a estrutura. Fico claro que isto é fogo amigo. Para que não sabe e quando um soldado em vez de atirar no inimigo atira em seus amigos dentro da trincheira.

  85. Eu ja endava cheio dessa historia de perseguicao da midia. Agora percebo q isso faz parte de uma estrategia, convenhamos criminosa usando dinheiro publico. Prefiro uma midia q tenha, como tem, seus defeitos, do q uma midia amedrontada como querem esses malucos extremistas.

  86. Felipe Moura Brasil já está recuperado do surto que te acometeu para escrever tamanha ignorância que foi essa tua matéria. Ressuscite o que vc tem de bom.

  87. Quem me garante que a Crusoé também não serve ao Stablishment e está fazendo matéria combinada? Toda a mídia age de forma orquestrada. Mas agora, a milícia virtual ameaça o monopólio da narrativa.

    1. A Crusoé possui donos. Fique atento com a guerra da desinformação.

  88. Sabem por que esse tipo de pessoas (blogueiros, influenciadores, militantes "convictos", ou sei o quê) conseguem tudo o que foi exposto aqui? Porque, infelizmente, faltam ao brasileiro educação formal de qualidade para entender um texto para além de sua superfície (sendo ele de qualquer tamanho) e uma séria vontade de buscar a verdade do que acontece ao seu redor. O primeiro quesito impede a compreensão real do que o outro quer dizer e o segundo gera preguiçosos que delegam a função de refletir.

  89. Meu entendimento é que, no geral, todo mundo está fazendo o que tem que fazer. Seria burrice engajar-se para eleger o Presidente e, após eleito, deixá-lo sem apóio.

  90. Parabéns felipe, estamos com você, obrigado por esclarecer, e por nos dar um norte, me decepcionei com esse governo e com esses imbecis do terça livre, vou começar a bater neles todos dia agora, pode ser presidente, filho ou o caralho, errou tem que ir pra cadeia, e esse Allan é um charlatão Mentiroso, eu ajudei aquele lixo de canal dele.

    1. Felipe é um bom condensador de artigo(s)- vide semana do Antagonista. Essa longa matéria serviu p/ alguém como eu,que odeia,odeia essas jogada-esquerdistas ou direitistas/filhotinhos-bobos,atingem o Brasil. Gororoba,angu. Até parece que não temos temas gravíssimos a discutir. Prá mim,agradeço-escolho bem quem ouvir-Anotei os nomes,só vou verificar..creio que não gostarei de nenhum ! Agradeço. Mas, sei do seu poder de Foco e resumo-que me impressiona(aqui não deu). Gosto assim mm mas,...

    1. E, como sou velhinho, vou esperar alguém que faça uma RESENHA. Kkkkkk

  91. Grande reportagem! Democracia e transparência são as melhores armas para vencer o obscurantismo ideológico de direita e de esquerda.

  92. Vim ler esperando e tendo o receio de que depois do infelicíssimo caso Bebiano, encontraria algo que denotasse, sendo a segunda vez, uma tendência do Felipe. Não, ele não errou desta vez, a não ser pelo tamanho da matéria. Graças a Deus! Ele expôs a imbecilidade de Alan dos Santos, crápula oportunista que eu sempre avisei que era do mal. NANDO MOURA, TATÁ RODRIGUES, LILO, BERNARDO KÜSTER, DANIEL LOPEZ são alguns que NÃO SÃO MILITANTES BOLSONARISTAS, mas sim APOIAM Bolsonaro. Livres, confiáveis.

  93. Senti que está parecendo frustração de não ter mais as fontes dentro do governo e o antagonista perdendo espaço para o terça livre e outros sites. Eu não tenho político de estimava é muito menos jornalistas. Mais aprende a ser jornalista como o Alexandre Garcia!!

  94. Felipe, sempre admirei se trabalho na Jovem Pan. Jornalista sério destemido e de direita. Mas decepcionei com esta matéria. Muito longa, sem objetivo preciso. Sinceramente não consegui ler tudo. Muito cansativa. Acho que o Bolsonaro está encurralado pela imprensa que o tem como inimigo. Um governo ainda infiltrado de petista. Uma oposição e o centrão jogando sujo. Só resta os blogueiros de direita para defendê lo.

    1. Bela Análise, Carlon! Sempre fui admirador do Felipe, pareceu-me meio perdido nessa reportagem!

  95. Defender o Bebiano e o Bivar é o problema de vocês. Pois saibam que na convençao do partido havia uma prévia para o Vice que foi ganha por Luiz Philippe. Gente como vocês conseguem mudar até uma prévia escolhida pelos eleitores do Presidente. Medo de Príncipe e preguiça igual do Boulos de ler livro de Príncipe. Conhecemos e amamos Bruno Garschagen. Somos outro público. Pergunte ao Bruno sobre a convenção do PSL que ele te explica.

  96. 👋👋👋 parabéns Felipe, bombou!!! Engraçado ler a militância suja por aqui, escrevendo ou em caixa alta ou se repetindo nós ataques. Já são manjados o modo como agem, ora dizendo que irão cancelar a assinatura ora chamando para o ninho de ratos. Vão perder como perderam os petistas, as máscaras sempre caem.

  97. Infelizmente as militancias só mudam de endereço, ou melhor, de partido. Pois nem o método é diferente do praticado pelo PT. A mim, basta torcer que as pessoas de bem, consigam se blindar deste tipo de manipulação. Felipe, sempre brilhante.

  98. Felipe, acredito que lendo essa matéria, acrescido daquilo que já tinha conhecimento, estou entendendo melhor o governo Bolsonaro. Parabéns, pela sua qualificação profissional e caráter ilibado. Pode ter certeza, O apoio ao Jornalista é bem maior que a crítica dos ativistas de esquerda e direita.

  99. O que se depreende da matéria é um zig- zag de intenções diversas, que conflitam e comungam ao sabor de conveniências de momento. É uma seara alheia ao bom senso e voltada ao desvario. Imagine cogitar agressões ao Moro e Guedes por razões táticas.

  100. Belo trabalho FMB. Uma pesquisa importante e de relevância pública. Parabéns. Fora do exército, os Generais ficam sujeitos a esse tipo de armadilhas? Não deixa de ser um teste para os comandantes de guerras.

  101. Felipe, eu quero saber como este governo vai continuar existindo com está máfia de blogueiros de crachá que só ficam atrapalhando o Governo! O JB quer proteger os filhos, mas este pessoal entorno dele só serve para atrapalhar! Eu já imaginava que o Allan ganhava do Governo, mas não que fizesse este tipo de trabalho ! Eu votei no Bolsonaro pois era contra o PT, mas estes caras estão prioresa que PTistas! Não entendo o que o Bolsonaro ganha com isto! E o J B ainda tem que se livrar do PT!

  102. Essa reportagem serviu pra mostrar aquilo que sempre falei: o FMB não sabe escrever. Se passar de dois parágrafos qualquer texto dele já se torna um fardo. Ainda mais esse de 1 hora de vingancinha pessoal.

    1. Sabe escrever e escreve bem. Talvez seja problema seu não saber ler e interpretar textos longos

  103. parei de assistir o Reinaldo Azevedo quando bem antes da vitória de Bolsonaro ele chamava a "direita chucrA" e ele tem razão

  104. A reportagem tem informações relevantes, mas pede uma edição melhor. Ficou confusa, cansativa. O que é relevante se perde.

  105. Pelas barbas do profeta!!! Com mil papagaios de bicos quebrados!, como Jack Sparrow, da trilogia "Piratas do Caribe". Felipe, como ouvinte assíduo dos "Pingos nos IS", não duvido de nada do exposto na matéria. Vc tem que pensar é na produção de um livro. Bem, com um galera de desatinados, comandada por esse Farkhoury, Filipe Martins e outros ali citados, cria-se a maior guerra intestina, de total autofagia. Como é que o governo vai sobreviver à guerra interna da manipulação da informação?

  106. Sugestão à CRUSOÉ: no início da matéria deve ter algum recurso que nos leve direto à área de comentários. Isso porque qdo a gente volta à matéria, tem que dar muitas dedadas no celular. Neste caso, tenho que dar umas 60 dedadas. ___________________________ Com respeito ao cancelamento da assinatura que alguns estão dispostos a fazer: desrecomendo. É melhor a gente estar aqui dentro para ver, ouvir e opinar (contra ou a favor).

    1. Concordo ! É sempre bom ter notícias sérias, contra ou a favor! Os jornalistas da Crusoé tem sua idéias, mas acho que todos tem bom caráter! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  107. Caro Felipe, o que disseram, em sua defesa, os citados em sua matéria? Há comprovação de dinheiro público usado na contratação/pagamento aos citados? Há irregularidades nas ações? Consegui, no máximo, ler até a metade de seu texto. Passou, para mim, a impressão de tratar-se de fofocas e vingança contra pessoas que porventura estejam te criticando.

    1. FMB só existe por conta do Olavo, se não seria até hoje um WHO no jornalismo brasileiro.

    2. Leandro Ruschel já publicou resposta. Muito boa por sinal.

  108. Qual é o problema (crime?) um assessor parlamentar ter um blog? Esses blogs receberam dinheiro público da SECOM como no tempo do Lula e Dilmanta? Grupo Bandeirantes (Jovem Pan), Organizações Globo etc sobreviveram por décadas devido a bilhões da SECOM injetados nelas... O Antagonista pertence a um grupo financeiro americano (Wall Street) que é dono da Empiricus e do Money Times... Quem me garante que as opiniões do Antagonista não são manipuladas???

  109. A única justiça que vi em muitas críticas negativas é sobre o quanto o texto é longo. Apesar de longo, o artigo é claro, objetivo e direto em apresentar e provar a forma de atuação da militância virtual bolsonarista e a utilização do dinheiro público de forma inadequada. O autor demonstrou competência e coragem em apresentar essas informações. Parabéns ao autor e ao periódico.

    1. Concordo inteiramente mente com seu posicionamento ! O Felipe é um rapaz muito inteligente e de muita coragem! Este time todo agora vai ficar tentando descons truí-lo ! Desejo de coração que ele consiga aguentar os trancos !

    2. cara, "texto claro e objetivo"? faz favor.. esse texto é prolixo e chato

    3. Onde você leu que dinheiro público está sendo usado de forma inadequada? Um assessor parlamentar não poderia ter um canal de notícias? A exclusividade da informação é monopólio dos grandes grupos de mídia?

  110. Quem não ajunta espalha. Esses grupos informais, incrustados no governo, ciscam para fora do ninho e promovem desavenças. Não se faz boa governança sem unidade propósito.

    1. É isto mesmo, estou com você! Não vejo o que o JB tem a ganhar com isto! Já bastam as trabalheiras dos três filhos!

    1. Sim, a prolixidade o tornou menos interessante e diluiu o impacto

    2. Se ele tivesse tido tempo, acho que teria feito ! Está meio confuso mesmo, mas ele escreveu o que pretendia!

  111. Ler esses blogueiros faz quem quer, acreditar em tudo que escrevem é opção de cada um , estamos ,por enquanto ,num país de liberdade de pensamento(não deixe o stf ler)

  112. Parabéns, Felipe. Fica nítido nos comentários que militante pago com dinheiro publico só não pode se não for o que você apoia. Estão relativizando tudo nesse governo. Militância paga, fundo eleitoral, advogado pago com dinheiro público...impressionante. Mais uma vez, parabéns pela coragem.

    1. Concordo inteiramente! Está cada vez mais difícil sair disto , pois a Câmara tem muitos petistas e o Senado ainda tem que ser mais renovado! Tem um grupo ótimo que tem brigado, mas o centrão e o Alcolumbre ainda dão as cartas!

  113. Bom dia! Me permita fazer uma sugestão de matéria para as novas capas: COMO ERA A MILITÂNCIA DE TODA A ESQUERDA(PT, PSOL,PTB, outros), e COMO ESTÃO AGORA

  114. os comentários só deixam claro como estamos em uma época em que as pessoas são incapazes de ler um texto longo e de relacionar as ideias nele contidas. Para quem sabe intetpretar, a matéria é bem ilustrativa: os mesmos métodos da militância petista se replicam no atual governo, inclusive com cabides de empregos. parabéns Felipe

  115. GUERRA É GUERRA, não há que se medir esforços para tirar a esquerda das entranhas deste país, porque ela fará o impossível para minar esse governo e voltar ao poder. E Felipe, o que acabou de fazer é obra de quinta coluna !!!

  116. Voltando da minha caminhada diária pela Lagoa Rodrigo de Freitas, abri uma cervejinha e tentei, sem sucesso, ler o artigo. Muito mal escrito. O assunto é relevante, sou usuário do Twitter e leio alguns dos mencionados no artigo. Mesmo assim ficou ruim de acompanhar. Seria honesto, de parte da revista, revisar o artigo.

  117. Matéria decepcionante. Primeiro pela relevância secundária do assunto. Esse círculo de tweeteiros e blogueiros não passa de um ambiente de retaliações mútuas que qualquer cidadão de mediana percepção desmascara e não se deixa influenciar. Segundo pela redação ruim, tornando o artigo de difícil leitura e compreensão. E, por último, porque deixa transparecer um ranço pessoal do autor que, certamente está dentro daquele círculo de agressões mútuas.

    1. Discordo ! Parabéns , Felipe de Moura Brasil , pela sua coragem !

  118. Perfeito Felipe! Eu apoio o governo Bolsonaro, mas não aceito a interferência de grupos radicais. Tiramos uma quadrilha ideologia, não queremos uma milícia ideologia também.

  119. Parabéns Felipe! Restou claro que no momento estão estruturando e profissionalizando a militância virtual - às custas do contribuinte, tal como o PT fez. Ao mesmo tempo atacam toda e qualquer voz independente e não comprometida ao plano de perpetuação no poder dos Bolsonaros, prioritariamente aqueles que possam disputar no mesmo espectro político alguma liderança não subserviente a eles ou que possam representar ameaça ao projeto - anulando qualquer concorrência (Morão, Moro, Guedes ...) ...

    1. ...para chegar às próximas eleições presidenciais (foco de longo prazo) como única opção centro direita com chances de enfrentar a esquerda e ganhar - então aglutinando os votos dos eleitores que não se identificam com a esquerda.

  120. A matéria é importantíssima simplesmente porque serve como uma espécie de base para compreendermos o que move todos os comentários de demérito, sem lógica racional e nexo com o conteúdo nas postagens da oposição na rede. São meros ataques de quem recebe um bom dindim pra isso.

    1. É isto mesmo ! Mas atrapalham muito mais do que podemos imaginar ! É quem decide quem malhar são os filhos, e não o próprio JB ! Isto é muito ruim !

    2. Parece que estamos assistindo ao vivo “A Revolução dos bichos”

    3. Aliás, o que move esses posts de ataque gratuito ninguém desconhece. Mas, mais que qualquer outra matéria jornalística que li nos últimos meses, essa aqui mostra o modus faciendi de uma organização seríssima, cujos envolvidos e entusiastas são perigosos irresponsáveis, socialmente irresponsáveis, que desprezam abertamente a democracia e são movidos por uma espécie de compulsão destrutiva. É o outro lado da moeda. Iguais aos extremo -esquerdistas, pero ao contrário. O ovo da serpente.

  121. O Felipe é sem duvida um dos poucos repórteres inteligente desse país, mas essa matéria não é nada igual ao que ele escreve e comenta. Acho duvidoso que ele tenha feito essa material de baixa qualidade e com um tom de revanchismo, logo, enfadonho e sem sentido pratico de análise. O jornalismo investigativo no Brasil não passa de fofoca de whatssap. Triste por saber do potencial desse jornalista.

    1. fofoca de whatsapp combinada com investigação sobre os cargos públicos - e vencimentos recebidos - ocupados pelos donos de perfis que apoiam cegamente o governo, ganhando nosso dinheiro para isso.

  122. Primeiro o elogio ao jornalista, depois vem o mais.....o texto tava longo, não entendi nadinha, a esquerda fazia o mesmo e ninguém ligava. Parece que o Felipe deixou muita gente zangada.

  123. Considero o jornalista um dos melhores no País, por isso demorei a acreditar que este texto, mal escrito, longo, sem didática foi escrito por ele. Por outro lado, o que está querendo denunciar? Será que não percebeu que estamos em uma guerra na comunicação? Onde poderosos meios de comunicação levavam pilhas de milhões de reais para apoiar o governo, e agora que secou a fonte estão todo dia criticando sem fazer nada para melhorar. Infelizmente FMB, você não alcançou nada com esta reportagem

  124. O engraçado é que ter toda uma estrutura midiática padrão batendo indiscriminadamente o tempo todo no presidente, de forma estruturada e coordenada, é normal. E pra ele parece que está errado o governo ter o direito de se defender sem recorrer a essa mesma estrutura midiática. Obviamente com exceções, mas o que essa "militância" virtual faz é justamente comentar, questionar e rebater, COM ARGUMENTOS, tudo o que a mídia "expõe" sobre o governo. E isso tem chateado alguns pseudo jornalistas.

  125. Minha assinatura anual termina daqui duas semanas. Reportagens toscas como essa me fizeram não renovar. Vou assinar a Gazeta do Povo, que está com uma equipe de colunistas todos liberais.

  126. Considero um ótimo material porem mal trabalhado do ponto de vista jornalístico. Texto longo e muito truncado o que dificulta a analise e entendimento.

  127. Gosto do FMB. Li a reportagem toda e achei longa, cansativa e por isso mesmo, difícil absorver tudo. Sugiro que o FMB volte ao assunto e faça a sua análise de forma mais sucinta e objetiva .

  128. Impossível ler até o fim. Texto truncado e mal escrito. Que o governo está tomado por retardados mentais todo mundo já sabe, não precisava escrever tanto assim. Prefiro o Diogo Mainardi, com seus textos curtos e incisivos.

  129. Felipe Moura Brasil, sim eu te ouço todo dia e parabéns pelo seu esforço. Mas vamos para a solução, como lutar e se defender de uma esquerda comunista do PT PSOL PCdoB PDT PSDB PSB Rede mais a maioria da imprensa e jornalistas que propagam as mentiras dos comunistas para não perderem a teta, contra a midia e militancia internacional que nos atacam junto com George Soros e agora o Papa Chico comunista. Posto que eles utilizam da falta de informção do povo e querem manter o povo na miseria e domin

  130. Que matéria sem proveito. tá parecendo a emissora tradicional que só presta desserviço a nação brasileira. faça uma matéria desse tamanho com as coisas boas que o governo tá fazendo. com os contratos superfaturados reincidido e a economia que se fez. militância com pão e mortadela pode né. mst que nunca foi assentados pode, sem tetos e invasores do bolos pode. Crusoé, Crusoé. olha quem tu é Crusoé.

  131. Hoje eu quero falar de Felipe Moura Brasil, eu gosto da sua postura , da maneira como expões as reportagens, porém essa que vc fez falando dos blogueiros de crachá , me poupe Felipe. O que é que a esquerda faz direto? denigre a imagem do presidente, não tem um jornal que fala dos feitos bons no governo Bolsonaro , as notícias são dadas quase da mesma forma e isso não é uma rede ensaiada combinada para destruir o governo? Se o dinheiro público for gasto para beneficiar o Brasil eu aprovo.

  132. Dava pra tirar 30% dessas mazelas intra-governo e suas certezas e canalhices. Enfim, tá de parabéns pela exposição a que se pretendeu, embora longa. "Vamo que vamo", da pra vislumbrar um modêlo que quebre alguns paradigmas, sociais, culturais e outros bichos, de forma a termos uma sociedade mais limpa, vele e solta.

  133. É proibido o encontro de pessoas com as mesmas afinidades e propósitos? Tinha algum terrorista ali, planejando um ataque às instituições democráticas? Viajou na maionese. Se o governo conta com esse apoio, melhor para ele, pois a esquerda, essa sim anti-democrática, continua conspirado como nunca!

  134. Achei esse texto horrível . Admiro seu trabalho na Jovem Pan , mas agora não entendi nada. Você quer dar uma conotação de conspiração , quando na verdade isso não existe.

  135. É Felipe, já foi melhor, usando argumentos tautológicos para mostrar conexão é a mesma coisa que você olhar meu imposto de renda, sou servidora pública, apoiei bolsonaro e no fim você fazer ilações direta de que fui paga para fazer militância, a gente luta pelo que acredita, e senão aguenta ouvir, ao menos, não haja como pensador com atitudes de um moleque aborrecido, porque alguém te tirou o doce. Para você: "sua "matéria" ganhou o selo @TheInterceptBr de qualidade".

  136. “O FMB sempre escreveu mau...” “Estou errado em algo?” Está errado pelo menos em duas coisas: conteúdo e forma de sua postagem. Antes de ousar definir a escrita de alguém como “...tosca, infantil, ...” aprende melhor a tua língua mater para não passar vergonha.

  137. A reportagem de Felipe Moura Brasil na Crusoé traz uma revelação, a meu ver , extremamente grave, de como o dinheiro público continua sendo utilizado de forma abusiva por aqueles que deteem o poder . O TCU em uma decisão inédita proíbiu a utilização de recursos públicos para informar à sociedade sobre as medidas propostas para combater o crime organizado e a corrupção, de incontestável interessante público. Então pergunto : O MP não vai tomar providências? Estou aguardando manifestação a respeit

  138. BELO TRABALHO. TEM MESMO Q SER TRANSPARENTE DOA A QUEM DOER. VOU RENOVAR A ASSINATURA. QUEM QUERIA UMA MIDIA CHAPA BRANCA, ASSINOU A REVISTA ERRADA.

  139. O FMB sempre escreveu mal, de maneira truncada e tosca. Cita pessoas mas não comunica as mesmas para se defenderem. Esta reportagem em si enfadonha, prolixo, infantil e escrita de maneira recalcada comprova o que estou falando. FMB só existe porque montou no Olavo. Estou errado em algo?

    1. Parabéns Felipe! Esses radicais precisam sumir do governo, só fazem "M".

  140. Parabéns Felipe. Triste ver o surgimento de um movimento conservador legítimo ser tomado de assalto por um bando de retardados. Vai acabar por colocar a direita no freezer por mais uns 30 anos.

  141. FMB me parece um oportunista positivista pseudoconservador. Cresceu e ficou conhecido às custas do Olavo de Carvalho, é editor-chefe de um programa diário “direitista”, e agora sentindo-se independente e seguro, mostra sua verdadeira face. Até a terminologia adotada (“ataques”, “tropa”, etc) remete muito mais aos seus supostos “inimigos” esquerdistas. Realmente, crescer sobre os “ombros de gigantes” (máxima conservadora) parece tê-lo subido à cabeça. “Bem-vindo ao time”, grita a Esquerda feliz.

  142. Artigo longo e chato e eu que admirava FMB, só vi um grupo se articulando para combater quem sempre utilizou estes recursos. O presidente apanha da Mídia 24 hs por dia e precisa mesmo quem o defenda.

  143. Não convenceu. Felipe Moura Brasil se enredou na novela que criou. Os cleptolulistas e a mídialixo estão exultantes. A direita dividida entre egos crescidos e saltos altos indiscriminados. Os argumentos são fracos, à tese do jornalista. Militante não precisa ser jornalista. E vice versa. Blogueiro não é jornalista. Essa intriga toda me lembra um dito gaúcho, "Parece tosa de porco, muito grito e pouca lã."

  144. O mercado financeiro também banca jornais e jornalistas para defender seu candidadto João Doria. alguns se vendem tão claramente que até mudam de lado.

  145. Mais uma vez, a realidade suplantando a ficção. A narrativa é bastante detalhada, isenta de juízos de valor. A complexidade é enorme, a ponto de desencorajar a leitura, mas vale ir até o final. O termo "Rede" dá uma impressão mecanicista quanto ao funcionamento desses grupos. A coisa me parece tão dinâmica que não me assustaria se a ordem atual, atores, e respectivos posicionamentos, seja absurdamente transformada em prazo bem curto. Acho que vou estudar um pouquinho mais a revolução francesa.

  146. Quando vi alguns desses que convocaram para a última manifestação a favor da LTOGA e estranhamente tempos depois (sob ordens do FLÁVIO, claro) passaram a ser contra! percebi que virou SEITA! Avisei a todos nos comentários que virariam DCM, BRA247! Os esquerdistas comemoram passaram até a citar a CRUSOÉ e o “odiado” FMBRASIL até seus subordinados do MORNING CHORO!

  147. Sensacional, o aprofundamento que o FMB deu a esse assunto, vai de encontro ao que observamos na conduta dessa turma ao longo do tempo, reportagem espetacular.

  148. Esse vira-casaca não sabe a diferença entre jornalismo e militância. Quer por que quer que o militante seja jornalista. Não tem de ser. O FMB foi aluno do Olavo de Carvalho. Parece que esqueceu o que o mestre lhe ensinou.

    1. Militar com nosso dinheiro é coisa de esquerda. Ou você aprova?

  149. Assisto o “Os pingos nos is” toda noite e amooo, mas não acredito numa vírgula do que está escrito nesse artigo! Viajou Felipe! Votei em Bolsonaro, tenho horror aos filhos dele, q trabalham contra o pai, mas discordo de tudo o que vc diz!

  150. O assunto interessa mas o texto ficou muito ruim. Chato de ler. Pena. Poderia ter sido uma ótima matéria. (Quem sabe, voltar ao assunto, com um texto melhor?)

  151. Há algum tempo ficou claro o bolsolavismo ser o lulopetismo com sinal trocado. Nada além de uma seita asquerosa a serviço de um projeto de culto à personalidade.

    1. É evidente que é isso mesmo: é uma guerra de morte entre o comunismo marxismo ateísmo X civilização ocidental capitalismo religiões famílias propriedades dogmas. O #LULADRÃO estava bem disfarçado de New PSDB à esquerda, mas Cuba, Venezuela, Nicarágua, Equador mostram claramente a imposição da PÁTRIA GRANDE comunista. GUERRA É GUERRA. Quem sobreviver verá....

  152. Obrigado Felipe por trazer à luz o que essa turma, a dos passadores de pano a soldo, andam fazendo às escondidas. São muito piores que os militantes petistas. Aliás, fazem com que me lembre do PT antes da chegada ao poder. Antes o partido da "ética" depois a ORCRIM devastadora. Obrigado, Crusoé e Felipe. Tamo junto!

  153. Felipe deixe de ser hipócrita! Você é livre para defender as pautas de Bolsonaro e ser Conservador. Por que atacar pessoas que tem o propósito comum de defender o Presidente de ataques covardes diários? E ainda incluiu os Deputados mais atuantes (únicos) que defendem o Presidente !!! A resposta do Leandro Ruschel para você foi educada e correta, ao contrário da sua "matéria", vale a pena ler.

  154. Li “ os blogueiros de crachá “ na revista CRUSOÉ. Esclarecedora e excelente reportagem de Felipe Moura Brasil. Parabéns à Revista e ao Felipe.

  155. FALTA ESCANCARAR GRUPOS PETISTAS como fez com os bolsonaristas nesta reportagem. Talvez não o faça por exigir grande investigação enquanto os bolsonaristas são mais acessíveis e autocríticos, demandando menos trabalho investigativo. Terminei a leitura com dúvida se houve excesso de exposição de mensagens e sobre o trabalho que foi feito de compilar e "traduzir" todas elas.

  156. Parabéns Felipe Moura Brasil e Crusoé pela reportagem! Importante saber dos fatos dentro do que já vem acontecendo nas redes, e visto pelos mais conscientes. Essa parte da militância está tentando construir um modus operandi muito parecido com a que tanto criticamos da esquerda e PT. Simplesmente triste essa tentativa de imposição através de mentiras e fatos distorcidos, que infelizmente vem fazendo efeito em alguns casos.

  157. Na escassez de fontes de jornalismo sem ideologia, o cidadão comum fica a mercê dessas milícias e blogs. Esse tipo de milícia, seja de direita (como os mencionados na reportagem) assim como os de esquerda (DCM - Diário do Centro do Mundo e outros) só pregam desinformação e são uma erva daninha. Cada vez mais estou convencida de que a internet deu voz aos idiotas.

    1. Nesses portais de notícias mencionados pelo Felipe, eu leio o Conexão Política e o Terça Livre. E nunca vi desinformação por parte deles. Pelo contrário.

  158. Estou estarrecida com todas estas barbaridades e a denuncia muito feita pelo Felipe Moura Brasil, apesar de nao estar totalmente surpreendida. Ja ha algum tempo eu estava desconfiada que algo estava errado dentro do governo Bolsonaro e tbem com relacao a alguns produtores de conteudo na net que nao de um imprensa chapa branca. E decepcionante tudo o que esta acontecendo com o Brasil e o povo brasileiro foi mais uma vez traido.

  159. Raramente me manifesto nessa revista. Mas o que foi essa reportagem? Foi realmente escrita por Felipe Moura Brasil? Que decepção!! Tinha esse rapaz e o Caio Copola como dois jovens inteligentes e promissores. Infelizmente, depois de "tentar ler e comprender" está enfadonha e infantil reportagem, só espero não ter uma decepção com o Caio......

    1. Também estou nessa. Nada de tentar podar nossos blogueiros conservadores. A desgraça feita continuamente pela esquerda nos chama , infelizmente, talvez, a um "ativismo", (chamemos assim) que faça frente às narrativas nefastas de uma esquerda que mente como se respira... OC já chamou a atenção pra isso e foi mal interpretado...Gosto do FMB, todavia penso que ele gastou muita tinta nessa reportagem. Com todo respeito ao seu talento jornalístico.

    2. Achei que só eu tinha está impressão, reportagem enfadonha, com mais fofocas que constatações realistas, o texto se baseia na articulação de conservadores para defenderem suas ideias, qual problema nisto! As críticas aos adversários. Que mimimi sem fim, mas tem um objetivo na minha interpretação dar força a projetos que limitem o alcance das redes sociais dando o monopólio da informação para a mídia tradicional.

  160. Sempre que ouço esse Allan, acho realmente que ele zoou a batatinha frita do Mamãe Falei rs. Tem cara e jeito de escroque. Então...

    1. "Esfihas" hahaha. Mas sim, um sujeito baixo. Lembro que uma vez, em um boletim da manhã, ele divulgou o telefone de um "hater" e pediu pra militância do chat aloprar o cara com mensagens e ligações intimidadoras. e pensar que tem gente que ainda assina aquele lixo de revista...

  161. Manchete condizente com o conteúdo e confirmando a atuação dos MAVs, e pior, com dinheiro público. Pelos comments, parece que algumas pessoas não entenderam...

  162. Já disse inúmeras vezes e repetirei uma vez mais: Bolsonaro perderá a chance de entrar para a história como o presidente que mudou o país para melhor e se tornará um Collor II. Os olavistas entendem tanto de política quanto eu entendo de culinária e acham que uma narrativa excludente como a deles tem condições de se tornar hegemônica. Sob a influência deste grupelho Bolsonaro acabará isolado e implorando por apoio. Já está, tanto que se vê obrigado a pedir arrego ao establishment.

    1. O incrível é que este pessoal revolucionário se intitula conservador. Nunca. Estão esperando a hora de fritar o Paulo Guedes e na sequência o Moro. Podem aguardar. Espero que o Moro seja bem maior que o Bolsonaro, como a mim me parece.

    2. Exatamente, Éder. Porém, Bolsonaro já abriu as pernas ao establishment. Acho mesmo que ele está cego e amedrontado em decorrência da bolha pela qual retém as suas "informações" e do envolvimento do Flávio nestes escândalos todos. Vou te falar: acho que ele não termina esse mandato, hein!

  163. Você esperava que a direita não se organizasse (assim como a esquerda tem feito há décadas, o que resultou na eleição dos últimos presidentes petistas)? Feliz em saber que finalmente a direita está se organizando.

    1. Bem isso, infelizmente o Felipe Brasil está no caminho errado quem deseja calar a mídia é a esquerda.

    2. Rodrigo, por isso faz-se necessário que os youtubers de direita exerçam a autocrítica.

    3. Organizarem-se pr manterem apenas as suas ideias, não admitindo críticas, obrigando a seguirem a cartilha deles como se fossem dogmas, sob pena de ser considerado um inimigo? E o pior é que agindo assim eu desconfio muito da lisura de tudo isso. É, estamos seguindo os passos dos esquerdopatas... E rachados iremos deixar a sinistra mais forte pr retomar o poder...

    4. Isso inclui passar panos para as articulações terroristas do Flávio contra a CPI do Flávio Bolsonaro... Digo, da lava toga? Se sim, não, obrigado.

    5. Organizar-se é bom. Ruim é organizar-se para assassinar as reputações de aliados que não subscrevem 100% a cartilha autoritária do Olavão.

  164. Saudade dos aspones raiz, que recebiam salário e iam pra praia aproveitar a vida, em vez de ficar fazendo linchamento virtual e atrapalhando o governo... Fora Filipe Martins!

  165. [Se algum dia retornar de lá,] vai voltar com uma deficiência mental tão grande, provocada pelo olavismo e pela lavagem cerebral pró-governo, que duvido que volte a exercer alguma atividade intelectual com relativa eficiência hahaha. Boa sorte!

  166. Sou fã do Felipe mas achei o artigo indigesto de ler. Uma montanha de informação que poderia dar em algo mais enxuto e dentro do padrão normal do Felipe

  167. Uma matéria extensa e com pouquíssimo conteúdo que pode ser considerado jornalismo sério, 80% fofoca de Whatsapp. Parecia até que vocês estavam falando do grupo do Whatsapp da minha família. A pior matéria de capa dos últimos meses! Vamos melhorar aí galera.

    1. Fofoca, sim. Lamentável, Sr. Felipe. Não se combate um inimigo, poderoso, diga-se de passagem, armado até os dentes com .50, com uma moral que só um lado a possui.

  168. Reportagem nível “Globolixo ainda no armário”: seleciona parte das informações da história e cria uma narrativa para manipular a opinião pública. Não houve crime nenhum, nada grave em comentários privados. Que “investigação” é está que não apura todos os fatos? Nenhum dos citados teve a chance de expressar opinião. 1/2

    1. Eles são pagos para trabalharem para outras funções , tipo projetos, etc..e não para fazer militância contra aqueles que criticam.

  169. sou seguidor do Felipe e o acho inteligente demais, mas essa matéria não passa de fofocas e o jornalismo investigativo agora é fuçar whatsapp. O paí é o governo é atacado por todo lado de modo que uma militância é de fundamental importância para defender e contra-atacar também, principalmente quando a própria mídia trabalha contra. bem, o desabafo é importante, mas muito longe do sempre foi suas criticas. espero melhoras.

    1. Concordo, Eliude. As quadrilhas criminosas ainda poderosas não medem esforços para desconstruir o governo do PR Bolsonaro. A única alternativa é a volta da corrupção sistêmica em todo o país. Estas quadrilhas dominaram o país por décadas. Serão necessários muitos anos de trabalho na linha contra a corrupção, para recuperarmos a verdadeira democracia (não esta que muda as leis em favor dos criminosos). É necessário apoiar quem está contra a corrupção sistêmica.

  170. Na torcida por um Brasil melhor, espero que esses milicianos corrijam a rota passando a perseguir a corrupção e a impunidade como foi prometido na campanha presidencial

    1. GUERRA É GUERRA, não há que se medir esforços para tirar a esquerda das entranhas deste país, porque ela fará o impossível para minar esse governo e voltar ao poder. E Felipe, o que acabou de fazer é obra de quinta coluna !!!

    2. Prezada Maria, são militantes, não “milicianos”, ok?

  171. Gostaria de saber quando Crusoé, O Antagonista e seus puxadinhos farão uma reportagem com a real militância que apoia Bolsonaro? Sabe o povão? Aquelas pessoas comuns que transformaram as suas redes sociais em plataformas de debates políticos? O projeto político vitorioso nas últimas eleições foi o liberal/conservador mas parece que vocês não se conformam com isso! Sim, continuaremos a fazer militância DE GRAÇA para ajudar o governo. Sim, finalmente os conservadores estão se organizando.

    1. Os conservadores se beneficiaram do levante popular contra a corrupção que serviu de palanque para a vitória do Bolsonaro. A todo custo agora tentam passar a mensagem que os milhões de votos vieram pela pauta dita “conservadora” desse governo. O tempo da ingenuidade já passou, ninguém aqui está disponível para engolir a meia dúzia de ideias desses chatíssimos militantes. Não cola.

    2. É que vocês são o gado, aqueles se acham os cabeças.

  172. Parabéns Felipe, excelente reportagem: votar em Bolsonaro e torcer por um Brasil melhor não implica em perder o senso crítico e de realidade.

  173. Esse grupo é tão pernicioso para o Brasil quanto a militância nefasta de esquerda que tanto se esforçam para combater. São IGUALMENTE ruins. Essa reportagem é muito importante é mostra a extensão preocupante da influência ideológica de uns poucos. Que isso chegue a muita gente e se espalhe. Não lutamos tanto para trocar uma ideologia cega por outra!

  174. Felipe, quem foi a sua fonte para uma matéria tão minuciosa? Estou boba: as confabulações e conspirações da militância têm a mesma cara e o mesmo modus operando dos "milicianos" petistas, com uma única diferença: a sofisticação dos meios. Isso explica e alimenta o ódio da esquerda.

    1. O ódio de ter perdido a eleição em 2018, que fique claro. O PT e a esquerda perderam o bonde - ou melhor, a espaçonave.

    1. Gostaria de saber quando O Antagonista, Crusoé, etc., farão uma reportagem com a real militância que apoia Bolsonaro? Sabe o povão? São essas pessoas que resolveram transformar as suas mídias sociais em plataformas de discussão política e fazem propaganda DE GRAÇA nas redes. Vocês precisam entender que o projeto político que ganhou nas últimas eleições foi o liberal/Conservador. Nós o elegemos e o apoiaremos DE GRAÇA e para a tristeza de vocês, os conservadores estão se organizando SIM.

  175. O País começa a viver de conspirações. O mais grave é que a conspiração é do próprio governo, paradoxalmente, contra si.É bom ter conhecimento dessas baixarias, Creio que o presidente deveria começar a governar, não que perder a confiança e principalmente o meu voto! O Brasil não tem mais tempo para virar um país digno!

  176. Parabéns Felipe pela matéria! Confirmou o que eu já desconfiava: o governo tem outro nome no poder, mas as pessoas continuam as mesmas. Fazendo um poder paralelo e com as mesmas práticas dos governos anteriores. Triste Brasil!

  177. EXCELENTE MATÉRIA. ISSO PROVA QUE SÓ TROCAMOS DE QUADRILHA. PARABÉNS, FELIPE 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  178. A reportagem presta um serviço a muita gente boa que pode se envolver nesse tipo de militância, ou por legítimo interresse pelo país ou até nos mais jovens por necessidade de “pertencer” a um grupo “forte”. Mesmas táticas da esquerda que repudiamos nas eleições. A arrogância e a falta de escrúpulos é a marca dessa gente.

    1. Os sites descritos na reportagem são reconhecidos como bolsonaristas e fizeram campanha sistemática por ele. Interessante notar que agora colocam o conservadorismo como o grande vitorioso da eleição e não a pauta anticorrupção que fez milhões de eleitores votarem nesse governo.

    2. A real militância que apoia Bolsonaro não foi descrita nessa reportagem pífia. É formada por pessoas do povo que transformaram as suas midias socias em plataformas de debates políticos. Quem convive com a militância nas redes sabe que os eleitores do Bolsonaro apoiam Paulo Guedes, Sérgio Moro e Damares. Em relação ao Santos Cruz, a divergência se deu por suas posições progressistas. Ao contrário do que O FMB escreveu, nossa militância não se reduz a brigas de Youtubers e é isso que os preocupa.

  179. PARABÉNS pela reportagem Felipe. Com ela vamos que estamos vivendo uma época de PT às avessas. É estarrecedor ver como nosso dinheiro e gasto... POBRE POVO BRASILEIRO!!!

  180. Comecei a ler a matéria com curiosidade pela repercussão no Twitter. Na metade estava com sono e fui ler os comentários. A mesma dúvida de outros leitores: será que a Crusoé agora virou revista de fofoca?

    1. Maria tenho a mesma opinião que a sua. Sempre leio pela manhã a Crusoé, no entanto, essa matéria não conseguiu prenser minha atenção até o fim. Mas vou ter que reunir minhas forças mais tarde para terminar de ler, quem sabe até o final da matéria eu consiga entender o que se passou na alma do autor qdo decidiu gastar sua honrável inteligência num texto tão "paia" como esse.

    2. matéria investigativa? fiquei horrorizado pela má redação e pelo amontoado de dados sem nexo e sem relevancia. Ô jornalista para lidar mal com a escrita! na jovem pan ele é ótimo.

  181. Incrível que esse artigo de fuxicos invejosos seja do mesmo jornalista que organizou O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota.

    1. Pois é xará, ele acordou pra vida. Mas vc ainda não.

  182. Excelente matéria, Felipe como sempre imparcial, defendeu quando é correto e critica igualmente quando é errado - assim agem as pessoas que raciocinam e que DE FATO QUEREM UM PAIS MELHOR!

  183. O que sobra desta "reportagem":pessoas que comungam a defesa do governo e conversam entre si e trocam idéias(que crime mortal!),fora levar ao pe da letra zoeira de memes por parte de adolescentes.Milicia cruel,organizada a soldo esta e a grande imprensa:não são raros os dias em que as capas dos jornais e pautas das rádios são exatamente iguais,trocando apenas algumas palavras.Vai ver que é telepatia,coincidência não é?

    1. Que pena você não ter e entendido ou achar grave a nomeação de militantes em cargos comissionados, para fazer campanha política ideológica.

  184. Felipe, meus parabéns pela matéria, muito esclarecedora e confirma as minhas suspeitas. Um fato que chamou muito a minha atenção e causou muita estranheza foi a batalha contra a "lava toga", nesse momento todos tinham um discurso em uníssono.

  185. Comecei a ler a matéria preocupada com o impacto negativo que poderia causar ao governo. Mas ao final ,a impressão que ficou usando a expressão do próprio jornalista ,a quem admiro ,é que tinha muita “espuma “ ...

  186. Irrelevante para o contexto político. A maioria dos partidos políticos tem essas estruturas internas de "defesa". Muitos deles financiaram "jornalista" para expressar seus "interesses". Dizem que chumbo trocado não doí, mas alguns sentem mais né. Todos eles vivem do mesmo "esgoto" onde a verdade não vale nada, mas opinião é de ouro. Ouro de tolo! Muita Luz para todos!

  187. Felipe Moura Brasil eu sinceramente esperava mais de você. Muito disse me disse para em resumo não dizer nada. Lamentável, poderia gastar seu tempo em fatos mais úteis. Capacidade você tem.

  188. Artigo injusto e difamatório contra todos que, como eu e as pessoas com quem troco whats , nunca receberam nada para divulgar suas ideias e defender ideias liberais redentoras, cujo único pagamento visado é o afastamento da esquerda corrupta e a implantação das mudanças políticas e econômicas necessárias para o crescimento sustentável do Brasil.

  189. Tem deputado na Rússia c/ dinheiro, se especializando! Felipe, tem um Best Seller 615 pag. E a Suprema corte citam livros p/ dar 1 voto jurídico! Efeito teflon, c/ Crusoé, Jovem Pan, Moro,Deltan, e muitos outros colaboradores! Felipe! O País é muito grande, a vida não se resume numa livel. Seria leviano, prepotente e infantil, se eles pensam que tem a nação sobre controle. As Onças observam, o Brasil tem plano C ! Mas, prefiro resgatar os trilhões roubado. Nada mudou, estamos aqui.

  190. Acho que o Felipe Moura Brasil deveria ser colunista de site de fofoca...muito bla-bla-bla...muita fofoquinha. Pq vc não coloca logo uma camisa escrito Lula Livre??? Matéria irrelevante...

  191. Grande Felipe Moura Brasil, você é o maior melhor jornalista do Brasil, e isto porque você é verdadeiro, sempre, de forma tal que será impossível questionar sua reportagem com a facilidade que tínhamos contra os blogues sujos do PT, todos mentirosos. Mas o fato é que, depois de trabalhar 5 anos no IPEA e 35 anos no BC, sei perfeitamente que as funções comissionadas SEMPRE foram ocupadas pelos poderosos de plantão e sempre serão. O fato é que as Direitas Democráticas vão destruir o comunismo!

    1. Meu camarada o problema do PT não foram os blogueiros do PT, mas a sistemática de corrupção e ocupação de espaço ideológico na sociedade. O financiamento público da grande mídia, associação com crime organizado (FARC, CV, PCC), financiamento de ditadores genocidas, destruição moral, econômica e social de um continente inteiro. O Moura Brasil que antes criticava as assimetrias e o monopólio da informação, agora ataca de forma absolutamente covarde um pequeno grupo independente.

    1. Penso exatamente o contrário, esse relevante artigo mostra como o os asseclas de Bolsonaro usam dos mesmo métodos do time de Lula. Cadeia para ambos!

  192. Excelente matéria! Excelente jornalista!A cada dia que passa mais cresce minha admiração pelo Felipe Moura Brasil em virtude de sua competência, inteligência e integridade.

  193. Minha ficha já caiu faz tempo, Não Suporto militância, seja de que lado for, só não digo que me arrependi do meu voto, pq não tinha outro prá votar, votaria nele novamente pro pt cair fora; VIVA a CRUSOÉ, O Antagonista, e Parabéns a vc Felipe, e obrigada.

    1. Perfeito, Nancy. É isso mesmo. São pavorosos a mediocridade, a humilhação e a degradação das mentes voluntariamente escravizadas, prisioneiras de cartilhas de qualquer espécie.

  194. Perfeito Felipe, há tempos tenho acompanhado nas redes sociais os ataques aos que agora chamam de "Isentões", você, Danilo Gentili, André Guedes e o modus operandi, além de ser muito familiar com o utilizado em governos amteriores, é ao meu ver nada conservador em sua essência, por não respeitar os valores cívicos e cristãos de agir sempre às claras, com zelo antes de mais nada à verdade, e sem se deixar corromper pelos rompantes passionais que relativizam a moral. Parabéns e continue íntegro.

  195. Alguém por acaso acha que a direita vai se manter sem militância? Discordo totalmente de você, Felipe, e até estranho esse seu posicionamento, não esperava isso de você, lamentável.

  196. Estaria a revista que assinei, em busca de ler algo proativo em favor do meu país, vendendo espacos para a Folha, Globo, Carta e Uol, que perderam, há tempos, a credibilidade que tinham? Só pode ser isto.

  197. Saber dos fatos descritos nesta reportagem, nem a imaginava. Mas já desconfiava a tempo do Modus operante. Tive certeza quando começaram a atacar o Deltan Dallagnol, pra justificarem a indicação do petista Augusto Aras, nessa hora caiu por terra toda a narrativa.

  198. gosto muito dos textos do FMB, mas esse, além de muito extenso, é demasiado cansativo. Parece mais um relatório policial.

  199. Quem tem Felipe Moura Brasil, não precisa de esquerda. Aos poucos tudo vai fazendo sentido. CPI das FAKE NEWS, Lei do Kim e agora ataques contra os apoiadores de Jair Bolsonaro. Lamentável. A guerra contra a esquerda já é assimétrica e ainda tendo Felipe, Nando Moura e Diego Rox atacando a própria direita, a esquerda agradece.

    1. Concordo! É triste o desserviço ao país, desta reportagem. A Crusoé está mudando a bandeira, como o Doria, Alexandre Frota, a Joice Hasselmann e outros, por interesses próprios, e não pelo país. Decepcionante.

  200. Boa noite. Gostaria de informar que darei um voto de confiança pra vocês, esperando que voltem a ser uma revista séria e respeitosa. Por favor, não publiquem mais essas fofocas idiotas. Eu contratei uma revista com reportagens jornalísticas. Quando quiser ler fuxico eu contrato a Tititi...

    1. Talvez fosse melhor assinar a revista Terça Livre 😂

  201. O duro é ter que aguentar esses militantes virtuais identificarem a si mesmos como conservadores. Um monte de cabeça oca procurando um messias... Não possuem a menor idéia do que significa o conservadorismo. Lamentável.

  202. Hum!!!! se tem muitos lacradores gostando, comentando, reproduzindo e indicando; Eu tenho uma profunda desconfiança da "boa" intenção do texto em especial da afirmação " Esses brasileiro não idiotas: eles sabem - e saberão - distinguir propaganda e jornalismo. A melhor resposta para a primeira continua sendo o segundo", além disso o vitimismo no final do penúltimo parágrafo .

  203. Jair Bolsonaro ganhou a Presidência, mas perdeu o controle sobre a Tropa de Ocupação. O Felipe Moura Brasil e a Crusoé estão de parabéns pela excelente reportagem. Isso sim, é jornalismo de verdade.

    1. Péssima reportagem. Não entrevistou os citados. Não é reportagem. Foi mais um textão de ressentido do que outra coisa... Quem mando O Felipe Moura Brasil se vender para o stablishment? Chama todos que não são "grande mídia" de extremistas, corruptos, criminosos, golpistas...

  204. Prolixo demais. 1 hora de texto? se fosse algo interessante ainda.. o ego do Felipe é maior que ele. o Mainardi escreve e transmite mais conteúdo em 2 minutos do que o felipe nesta sonolenta novela de 1 hora

  205. Ótima matéria: fatos e só fatos. Triste realidade de pessoas que precisam mamar das tetas do governo para lutar pelas causas políticas.

    1. Kkk, militantes virtuais bolsonaristas vindo aqui tentar desestimular leitores de Crusoé, que piada. LEIAM tudo!

    2. Leiam sim, Rodrigo quer esconder como todo petista. Leiam.

  206. Parabéns Felipe! Você expôs este mundo sujo que pulsa nos esgotos da internet regado pelo nosso dinheiro. Gente rasteira que usa da ignorância para conseguir seus objetivos nada republicanos a fim de continuarem mamando nas tetas do dinheiro público. Não há diferença com o esgoto do PT.

  207. Se a militância organizada da "Direita" rendeu esse longo, longo texto, gostaria muito de ler também uma matéria sobre o submundo da militância da "Esquerda", deve ser muito interessante, em uma guerra de informação as armas usadas por ambos os lados são muito parecidas!!!

  208. Parabéns Felipe. A reação orquestrada destas ratazanas neste artigo já prova que vc tem razão. Aliás todos já preceberam...só idiota não percebe. Fico com dó das vítimas que eles atacam sem dó, sem ética e sem nenhuma consideração pela história da pessoa.

    1. Muito orquestrada!!! 99% da mídia ataca o Presidente e os Conservadores, de forma assimétrica, com poderio econômico, milhares de jornalistas, e você vem dizer que um grupo ínfimo de pessoas minimamente organizadas são grupo de ratazanas?

    2. Hahaha, nunca vi alguém vestir a touca tão descaradamente.

    3. Orquestrada por quem cara pálida? Prove. Quem me conduziu? Babaca.

    1. Uia!!! Kkkkk pobre da falecida, não te quer no grupo dela😂😂😂

    2. Você está em qual grupo de Whatsapp citados pelo Felipe?

  209. Ótima Matéria! Felipe, precisamos também ver a militância no submundo digital da esquerda, suas táticas, artimanhas, etc... e parabéns!

  210. 🇧🇷 Parabéns por trazer a luz esse bando de vendilhões que recebem dos filhotes do presidente para enganar o povo.🇧🇷 Votei em bolsonaro e no bandido do Flávio foi um grande erro. 🇧🇷 Devia ter votado em Álvaro Dias.

  211. Estou decepcionado com FMB e Crusoé. Não vou renovar mais minha assinatura. Não deram o direito de resposta aos criticados.

    1. Penso como vc, Alexandre. Que tipo de jornalismo é esse? Do achômetro? #decepção

    2. Obrigada por me ter mostrado que vale a pena seguir os bolsonaristas que já estou seguindo e me indicar alguns que não conhecia. Mas...onde mesmo você quis chegar?

  212. Os estúpidos blogueiros da sargeta acham que os eleitores todos são idiotas, e que eles não vêem as maracutaias dos Bolsonaros. Quanta ilusão. Este governo não é nada sem Moro e Guedes e os votos de pessoas que prestam. Bando de vagabundos virtuais não significa NADA sem resultado na economia e segurança.

  213. Vc, que fez essa matéria, é realmente um bundão, babaca e mentiroso mesmo cara. Li tudo, ouvi tudo, não tem nada demais verdevaldo tupiniquim. vai te f... Bobão!

    1. Cabeças de avestruz ou pior ainda, são da turma dos enganadores virtuais?

    2. Aqueles que como eu estão decepcionados com a revista, só tem uma saída: a saída. Isso aqui avermelhou muito para meu gosto, cheio de cybermortadelas disfarçados achando que enganam...

    3. 🇧🇷 Tem que fazer melhor para justificar o dinheiro que recebe judas.

  214. Reportagem excelente? Que não deu direito aos envolvidos de mostrarem suas versões? Ou se defenderem? Isso não é reportagem, Felipe está fazendo exatamente os ataques que está tão duramente criticando. Reportagem covarde, de baixo nível. Não sei como têm comentaristas com coragem de elogiar essa m....

    1. 🇧🇷 Não vejo nada de mais de Camila , Allan dos santos e Paula Marisa receberem de Flávio corrupto e Eduardo ganancioso mais tem que informar os seguidores que vcs lambem saco dos bolsonaro para ganhar a vida. 🇧🇷 Eu já sai dos respectivos canais.

  215. Essa reportagem mostra-me a imbecilidade coletiva em seu estado puro. Não me refiro aos apoiadores de Bolsonaro. Falo do autor dessa presepada, Moura Brasil, que tem um ego maior do que suas qualidades como jornalista. Esse longo texto é uma perda de tempo enorme. Nada acrescenta. Tolices, disse me disse. Estou cansado disso. Crusoé me parece uma ilha um tanto quanto sujeita a elevação das marés. se vier outra onda Bolsonaro em 2022, será que resiste?

  216. Uau!? Quantos comentários irados para defender essas ratazanas pagas com dinheiro público para difamar, agredir, mentir e assassinar reputações. O que esperar desses comentaristas que quer uma imprensa para bajular o governo, massacrar a oposição e esconder ou ignorar as práticas espúrias dos seguidores do governo?

    1. A matéria que fez o mais puro assassinato de reputação!

    2. só prova que o Felipe está certo. Se uniram pra ofender o jornalista e provar que Felipe fala a verdade. São ratazanas do submundo que pega só acéfalos!

  217. Parabéns. Felipe Moura Brasil! Muitos de nós e eu mesma em particular, deixamos de expressar apoio a JB, percebendo anomalias nas mensagens desses grupos direitistas, encastelados mamadores do dinheiro público, como se constata agora. O Brasil 🇧🇷 decente agradece por receber essa realidade! O bom jornalismo como o seu, prevalece...

  218. Eu não compactuo com essa turma! Estão fechando os olhos pro acordão do Bolsonaro pra blindar seu filho, Flávio bandidão! Sou daqueles que votaram em Bolsonaro pai e não nos filhos! Aliás nenhum desses filhos levaram meu voto! E acho que na próxima nem o pai levará meu voto! Eles que não se cuidem, pq se continuarem assim, vão perder muitos votos.

  219. Senhor Felipe, entendi o seu artigo, apenas penso que, um jornalista da sua cepa, ocupar-se de assuntos desse nível, equivale a matar borboletas com míssil inter

  220. Não terá origem nesses grupos desprezíveis os ataques a Moro e Dalagnol ? Parece claro como o sol do meio dia!!!! Cadeia neles!!!! Exoneração desses cargos !!! Porque somos obrigados a conviver com isso? Ótima matéria!!!!!

  221. Bolsonaroides estão se contorcendo nos comentários para fingir que nada demais foi apresentado na matéria; ou o cinismo cauterizou geral! Pau na mulambada oficialista. Esses vermes de internet merecem toda a exposição de suas futilidades militantes. A casa caiu. Tchau, queridos!

  222. Parabéns Felipe, muito esclarecedora sua matéria e tbm triste, pois estamos a deriva. Será até quando vamos votar em bandidos quadrilheiros e milicianos?

  223. Jornalismo é isso, meus caro(a)s milicianos. Falta agora se concentrar numa investigação como esta os "hackers" que, a soldo de grupelhos como estes, entregaram para o The Intercept material para desqualificar Moro.

  224. Consegui ler tudo. Vi nomes de youtubers que acompanho sendo mencionados. Apoio o governo. Penso que não foram expostas as dificuldades que Bolsonaro tem para governar. Ainda bem que há uma militância organizada para ajudá-lo. Claro que essa militância tem que fazer sua autocrítica periodicamente. Mas cá entre nós: pior seria se a esquerda estivesse no poder.

    1. No conceito do FMB a direita só pode apanhar, contra atacar não pode, é imoral.

  225. Texto muito longo,confuso. Levei quase uma hora para ler com atenção, e não consigo fazer uma síntese do que li. Que pena!

    1. Não quis criticar o teor da reportagem, achei a denúncia relevante. Pra mim o texto estava muito chato, acredito que a intenção do jornalista seja de atingir o maior número de pessoas possível e nesta reportagem ele deixou a desejar. Muitos como eu que apesar de concordar com o conteúdo acharam o texto confuso e desistiram de ler até o final.

  226. Resumo: Blogueiros frequentam grupos que falam mal de outras pessoas; 3 blogueiros assessoram deputados do PSL, uma é concursada e trabalha na secretaria, e o cunhado de outro assessora; há um investidor privado a um blog; Alan mora numa casa com carro alugado; o Filipe comeu a “informante”. LIXO

  227. Mto bom é esclarecedor seu texto. Fiquei horrorizada com a cabeça doentia dessa gente é não vejo diferença entre esses grupos e os fanáticos do PT. São de um atraso lamentável. O incrível é que todos tem seu empreguinho garantido por políticos eleitos. Perigosos!!

  228. Felipe, Apesar de um tratado, eh conciso e suficiente para mostrar uma direção q nenhum brasileiro de bem quer tomar. Não à toa, Jovem Pan, Pingos nos Is, Antagonista, Crusoé crescem a cada dia. E parabéns por ter transformado o Pânico, q até poucos meses causava o mesmo nojo q o Edgar, em um programa mais representativo do povo brasileiro. Antes, eu tinha nojo e falava pras pessoas não ouvirem. Agora, até recomendo e assisto varios trechos de noite. Tamo junto! 👉👉👉👉👉👉👉

  229. Essa reportagem (comprovada) joga por terra qualquer discurso de JB quanto à Democracia. Sua ideologia e sua prática são fascistoides, baseadas em ideologia de extrema direita (xucra) com viés messiânico-evangélico. Um tirano à espreita. Cuidados Brasil !!!

    1. Realmente, Joana. Reportagem manipuladora, que está enganando alguns...

    2. Delírio coletivo seus. JB não tem nada a ver com isso. Nem o Felipe disse qualquer coisa nesse sentido. Analfabetos funcionais, hein.

    3. Concordo plenamente e faço minhas suas palavras😪🇧🇷

  230. Felipe pela primeira vez me decepciona. Credibilidade zero onde nem a profissão de alguns acerta. Não há contraditório como o bom jornalismo manda. Enfim, nota zero.

    1. Comentário certeiro. Não houve chance de opinião dos envolvidos.

    1. Pode ignorar o conselho. Ler mil vezes não vai melhorar sua interpretação. Jornalismo profissional não é pra qualquer um. Volta pro whatsapp. Lá tem áudio.

    2. E divulgar mensagem direta que pediram pra não divulgar, tá certo também?

    3. Não houve invasão de celulares, não houve furto/roubo de mensagens e muito menos as mesmas foram compradas para ser usadas para o fim jornalistico. São casos bem diferentes e o Felipe Moura Brasil explica isso na própria reportagem, aconselho a ler novamente.

  231. Não sei se foi proposital, mas o jornalista não ouviu aqueles que ele acusou. Isso é bom jornalismo? Podem concordar ou não com esse amontoado de 'fofoca', mas o fato é que tivemos apenas um lado da história. Para formarem opinião, o melhor é ouvir o outro lado. Na minha opinião essa matéria está cheio de ranço e ressentimento pessoal, já que esse pessoal se posiciona contra algumas opiniões desse jornalista.

  232. Parabéns FMB!!!!Essa reportagem é impressionante nos detalhes,sobre fatos que sabíamos superficialmente.Estamos sendo manipulados por "justiceiros",que criam "verdades absolutas"e em nome disso agem nos "porões" da presidência...defenestrando ministros do governo!!!...inadmissível!!

  233. Mas o que esse pessoal fez de errado? Eu sou funcionário concursado então pela lógica do Felipe Moura Brasil eu não poderia emitir opinião ou militar politicamente? Pergunto novamente, o que teve de errado para esse textão todo?

    1. Não estou acreditando que a Crusoé se prestou a esse artigo de MIMIMI! Na boa, não assino a revista para isso, essa fofocada não interessa, que artigo chaaaaatooo! Felipe vc parecia Mariazinha falando da Candinha !

    2. Brincalhão, o André entendeu sim...Mas como parte dos milicianos se faz de desentendido. Cabresto pouco é bobagem pra essa turma.

    3. Exatamente. Não há crime algum. Matéria tipo Intercept de nível mais baixo.

    4. Você acha bacana o contribuinte pagar salário de pessoas para ficarem xingando adversários políticos em rede social? Mentindo, difamando, manipulando, passando pano pra corrupto?

    5. André, você é gado lobotomizado, seus discursos não se baseiam em fatos concretos. Pode zurrar a vontade, pois suas lamentações só encontram eco no gado do qual você faz parte.

    6. Fábio, basta fazer uso do mínimo de bom senso depois de ler os diálogos. Essa sua defesa se assemelha em muito ao discurso petista de que Lula é inocente.

    7. Pô não viaja Brincalhão... "artimanha", "estrutura sórdida", "ataques contra Moro" ... O objetivo do Isentão é sempre querer minar a relação entre Moro e Bolsonaro, entre Militares e Bolsonaro. Esse ano 2019 está sendo muito interessante. Confesso que não esperava tanto.

    8. Há um certo exagero nessa reportagem , um pouco de 'fofoca' de bastidores retiradas de grupos privados de whatsapp. Tudo uma grande teoria da conspiração. Não há indícios que os blogueiros tenham cometido crimes.

    9. André, a reportagem evidenciou uma estrutura organizada de blogueiros e influencers da internet em disseminar de forma conjunta factoides e fake news para desconstruir a imagem e honra de alvos determinados. Mostra ainda que o Clã Bolsonaro está por trás de tal artimanha e foi capaz até de utilizar essa estrutura sórdida para fogo amigo (por exemplo os ataques bolsonaristas contra Moro, Santos Cruz e Mourão). Obs: Se tirar os nomes da reportagem achará que é uma organização de esquerda em ação.

  234. Lamentável FMB, sempre esperei mais de você! Reconheço que não li toda a matéria, não consegui, mas até onde fui achei uma tremenda “fofocalhada”, demonstra todo seu despeito e rancor por talvez não ter caído nas graças de Jair Bolsonaro como queria! Enfim, só tenho a agradecer ao pessoal que apoia e trabalha para manter o Presidente conectado com a gente! Quanto a vocês, jornalistinhas que se acham isentões e que vivem arrotando que sabem tudo, reflitam e tentem fazer um jornalismo mais serio!

    1. Nem precisa ler a reportagem, Camila. Basta ler o resuminho do Alberto, no comentário acima.

  235. Gente! Sou de direita e conservadora, entendo que muitos portais de notícia estão mentindo descaradamente no intuito de fazer os leitores odiarem o Governo, mas agir dessa maneira como esse pessoal age é como ser um petista azul! A matéria é muito interessante e me deixou triste. Mas também não podemos misturar esse pessoal com o grupo de direita sadio e democrático que também "milita" na internet. Ótima matéria!

    1. André, eu já li mentiras sim do Conexão Política e do Crítica Nacional... Sempre avalio antes de dar crédito. Sim, não vejo problema em você ter cargo e militar politicamente, mas acho que você não entendeu como eles estão chegando aos cargos e as prioridades deles no "serviço". Se você recebe dinheiro público só para militarizar na internet, você é imoral.

    2. Caline, o cargo é uma coisa a militância é outra. Eu tenho cargo (emprego) e milito politicamente, não tem erro nisso (é o meu ponto de vista!). Eu leio o Conexão Política e não me recordo de ter lido mentira, o outro que você citou eu nem conhecia...

    3. Mostrou a estratégia em grupo usada para desconstruir a imagem e honra de alvos determinados (alguns casos até fogo amigo para JB não ser diminuído - Moro é um exemplo clássico), utilizando de factoides e fake news de forma coordenada entre os vários blogueiros e influencers da internet. Se fosse algo somente dessa turminha beleza, mas por trás está o Clã Bolsonaro coordenando e orientando. Se vc tirar os nomes da reportagem achará q é um esquema comunista em ação, daí o espanto e surpresa.

    4. André, na matéria explica como eles são pagos. "Conquistam" cargos comissionados com a principal função de serem militantes políticos. É dinheiro do bolso dos brasileiros para falarem mal de cidadãos comuns de oposição ou de direita que criticam algo do Governo. Isso é completamente imoral, vai na contramão do pregado pelo Jair Bolsonaro durante sua campanha. Além disso, descreve como o Conexão Política e o Crítica Nacional muitas vezes agem como maior parte da imprensa: mentindo.

    5. Mas o que esse pessoal fez de errado? Eu sou funcionário concursado então pela lógica do Felipe Moura Brasil eu não poderia emitir opinião ou militar politicamente? Pergunto novamente, o que teve de errado para esse textão todo?

  236. Jornalismo com maestria. Parabéns e obrigada pelo zelo com o Brasil! Infelizmente, o percentual de brasileiros que leem uma reportagem como esta é pequeno.

  237. por favor, se possível faça uma matéria tão detalhada quanto esta, sobre o mecanismo que a atual oposição (que na verdade tá mais pra perseguição) usa para a compra dos blogueiros, de todas as sabotagens, matérias compradas, notícias deturpadas..... seria bem útil.

    1. Importante ressaltar que todo esse grupo organizado para atacar a imagem e desconstruir a honra de alvos determinados está sendo orientado e municiado pelo clã bolsonaro. Juridicamente não sei se isso é errado, mas moral e eticamente é de uma desonestidade e mau caratismo sem tamanho. Me pergunto qual a diferença dessa turminha atual que se embrenhou no rabo do poder e a turminha anterior que foi enxotada nas eleições passadas? O filme se repete...

    2. Guilherme, seria uma matéria exatamente igual a essa q você acabou de ler...rs. Daquela turminha já é esperado esse comportamento traiçoeiro e sórdido, a surpresa e espanto da matéria exposta acima é por vermos o mesmo modus operandi criminoso e desleal sendo feito pelo grupo alinhado ao clã bolsonaro e olavo de carvalho. Não pouparam nem os amigos, pois os ataques sistemáticos e coordenados contra o Moro são de tamanha desonestidade e mau caratismo q chega a colocar a esquerda no chinelo.

  238. Bolsonaro deve agradecer a Felipe Moura,porque descobriu tanta infantilidade desses meninos,do contrário o governo ia desabar,muito melhor cedo do que tarde,acorda Bolsonaro.Nao seja inocente digo sempre leia Maquiavel ou Arte e Guerra .

    1. Todo militar leu a Arte da guerra na academia👍. E duvido que ele não saiba.

    2. Exatamente. Espero que o presidente leia a matéria. Nem ele nem o Governo precisam disso.

  239. Obrigada Felipe! Excelente matéria. Sem informação de qualidade corremos o risco de acreditar nesses MAVs. Continuem a informar e antagonizar.

  240. EU NÃO LI ESSA MATÉRIA VERGONHOSA!!! QUERO DEIXAR AQUI MEU REPÚDIO AO FMB!!! QUER DIZER ENTÃO QUE ME ENCAIXO COMO MILICIANO PELO SIMPLES FATO DE EU ESTAR NAS REDES TRABALHANDO PELO BOM ANDAMENTO DO GOVERNO E SUAS MEDIDAS??? AH QUE SE D-A-N-E VCS!!! ESSA REVISTA PRA MIM ACABOU!!! VIVA AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO!!!!!! #BOLSONARO2022!!!!

    1. Pensei a mesma coisa, André. Tem gente que nem conhecia e passarei a seguir.

    2. Obrigada por mostrar que vale a pena seguir os grupos e pessoas que já estou seguindo e por divulgar os que ainda não conheço. Só não entendi o que você quis dizer. Nem

    3. Não perdeu muita coisa. Chata pra caramba, parece um textão de ressentido. O bom é que ele me deu o nome de um monte de grupos que eu nem sabia que existiam. Vou aderir a eles.

    1. Nem sabe o que nazismo, imbecil. Volta para aquela câmara de gás (peido) que é seu quarto.

  241. Os comunistas são criminosos! Só sendo um pra achar que devemos tratá-los com algum respeito. O Felipe com essa matéria deixou claro que um jornalista, não um militante. Parabéns!

  242. Interessante não haver sequer um contato com as pessoas citadas. Perdeu a chance de fazer uma reportagem e fez um relato.... e não foi por falta de tempo, os fatos relatados ocorreram ha’ seis meses. Próximo,

  243. Excelente matéria.Como não há como dizer que fake news, os bolsonáticos partem para a agressão ao jornalista, dando aval ao que foi por ele escrito e descrito!

    1. Eu também. Sem adentrar no conteúdo, vou esperar virar filme.

  244. Ótima matéria. Fatos e dados com nome e sobrenome. Valeu cada minuto da leitura. Se preferem texto curto tem a revistinha da Mônica e do Cebolinha e custa só R$ 9,90. Parabéns Crusoé estamos juntos novamente.

  245. Boa matéria. O povo honesto sabe bem diferenciar esses blogueiros de crachás das pessoas comuns. Eles se acham mais espertos do que são.

  246. Pior de tudo é ler os comentários e ver q pelo visto tem MAV infiltrado aqui! E ainda tem os q reclamam q o texto é longo (ou seja não leram, nem ouviram), mas querem criticar! Não dá p esperar nada melhor do povo desse país

  247. Venho acompanhando a treta desses caras de perto. Aos poucos fui me afastando. Na verdade, só tem aproveitadores. Kr, a gente luta para ter um Brasil melhor e mais justo, mas os aproveitadores disfarçados de "intelectuais" não permitem. Só pensam no bolso deles. Olavo, me responde uma coisa.: Como é que vc foi colar nessa turma??

  248. Caramba, q bando de LOUCOS! E é igualzinho como a esquerda fazia! As pessoas ficam tomadas por uma religião, é doentio! E claro, os filhos estão envolvidos!

    1. Jorge, opinião formada com apenas uma pequena parte de informação é opinião deturpada, ok? O que mais você conhece das pessoas citadas? Sabia que uma delas (a profa.) foi oprimida durante anos por ser conservadora sob chefias superiores esquerdopatas? Foi muito assédio moral. Eu assisti ao vídeo de desabafo dela, chorando aliviada, quando mudou a direção da escola dela, com a mudança de governo. Estranhei o nome dela aparecer assim nesta reportagem.

  249. fofoca de internet...lamentável! cancelando minha assinatura hoje mesmo..querem fazer fofoca, sintam-se à vontade, mas não com meu dinheiro! tchau!

  250. Felipe que reporter paciente você se.mostra com essa belissima reportagem!!! Prescrutador,de uma clareza impar na exposicao de dados que corroboram as descobertas(ate os centavos dos salarios estão lá) Amei tudo Grande Felipe!!!!

  251. Não pago para ouvir fofoca. Vocês nunca analisaram a militância da esquerda, jamais denunciaram o quanto 147, Mônica Bergamo rsrs, Miriam Leitoa, Noblat, Cristina lobos, nerval, kenned entre outros tantos Agora vem acompanhar de perto a direita? Não é para isso que pago, é para ter análise, coisa que está cada vez mais rara aqui.

    1. Concordo com sua opinião. Ficaram 20 anos roubando e a imprensa não divulgava esse tipo de notícias. Querem arrumar defeitos em tudo que esse governo faz.

  252. Puta que pariu, que reportagem espetacular, Felipe. Parabéns pelo jornalismo de primeiríssima qualidade, o Brasil agradece.

    1. Acho que só vestiu a carapuça, deve fazer parte do bando citado por Felipe!

  253. Felipe Moura Brasil, obrigada pela matéria sensacional. Sim, não podemos nos prestar a massa de manobra patrocinada pelo erário. Então fazem o que nós condenávamos no petismo? Assim não dá. Vamos continuar apoiando o Governo Bolsonaro. Mas, não podemos ser motivo de chacota desses burguesinhos ...assim, é demais.!!!

  254. Jornalista medíocre , revista medíocre , reportagem medíocre ! Decididamente a Crusoe perdeu o Rumo . FMB que um dia teve lampejos de conservador , voltou a ser o isentao que tanto agrada à esquerda . Lamentável ver escrever uma reportagem fantasiosa como essa. Talvez na falta do que inventar, parte para a exposição midiática rede fatos corriqueiros . Bem, de mãos dadas com Mainardi vc vai longe na sua mediocridade

    1. Pelo menos, nunca tive nenhum comentário censurado aqui na Crusoé. E sempre fiz críticas favoráveis e desfavoráveis, apenas expressando minha opinião. Não é por isto que estou saindo da Crusoé.

  255. gosto demais do Felipe,sou seu fã,para mim ele levanta muitas notícias que mostram as entranhas do poder,este verdadeiramente coloca ,Os Pingos Nós Is. Felipe traga mais luz a nação

  256. Felipe sabe onde está pisando. Ataca sites de direita porque sabe que vai ficar só no campo das argumentações , críticas e idéias . Ataca um de esquerda para ver. Pichações, ameaças, agressões, etc. Lembrem-se quem esfaqueou o presidente foi um esquerdista doutrinado do PSOL. É a doutrina do ÓDIO que são deles, mas que querem atribuir aos BOLSONARISTAS ( 58 milhões de brasileiros que votaram no BOLSONARO)

  257. São os novos "Sturmabteilungen" (Camisas Pardas) dos nazistas e/ou os "Camicie Nere" (Camisas Negras) do fascismo italiano, adaptados ao Século XXI. Se houvesse mídia eletrônica naquela época, eles também a teriam usado como arma de contra-propaganda. Mudam-se os instrumentos, mas os métodos são os mesmos: 1 - Construir "verdades" falsas. 2 - Destruir reputações. 3 - Espalhar o medo. 4 - Promover a constante instabilidade. Pois, tanto o Nazi-fascismo como o Comunismo só prosperam no CAOS.

  258. Ai Felipe, não bastou a direção da JP. Quer causar mais e resolveu dar uma virada legal na casaca. Direito seu, mas fazer uma reportagem longa dessa, cansativa e apoiada na palavra de "desertores" segundo vc mesmo, complica sua isenção e veracidade. Meia dúzia de gatos pingados fissurados em internet... parece coisa de Verdevaldo Tupiniquim. Poupe-nos. Em tempo, trabalhei dia e noite p Bolsonaro, arrumei inimigo entre amigos e n ganhei um Put$$$. Os audios foram gravados ontem? kkkkkk

    1. Parabéns, Ana. Também tive minha cota de sacrifício e perdi amigos que não fazem falta, pois apresentaram valores errados (“rouba mas faz”, bandido “vítima da sociedade” etc.). Ganhei amigos mais alinhado aos meus valores; ganhei mais, no final das contas (também não recebi R$ por isto).

  259. Confesso que o autor tem uma estratégia interessante. Ele deixa implícito que há algo de ilegal onde existe algo normal, que é a reunião de grupos pra traçar estratégia políticas, assim justificando o ataque à essas pessoas. Mas ao mesmo tempo, como não deixa explícito, pode se defender de que não disse isso e estão distorcendo o que ele disse, apesar que os comentários deixam claro que o implícito prevalece. Não acho uma atitude legal, mas essa é a política. Quem não concorda é só ler o texto..

  260. Confesso que o autor tem uma estratégia interessante. Ele deixa implícito que há algo de ilegal onde existe algo normal, que é a reunião de grupos pra traçar estratégia políticas, assim justificando o ataque à essas pessoas. Mas ao mesmo tempo, como não deixa explícito, pode se defender de que não disse isso e estão distorcendo o que ele disse, apesar que os comentários deixam claro que o implícito prevalece. Não acho uma atitude legal, mas essa é a política. Quem não concorda é só ler o texto..

  261. Sinceramente, me parece mais uma revelação de um técnico acerca o esquema tático do adversário do que a revelação de algum "escândalo". Não descreve nada de ilegal, já que revela apenas a estrutura de grupos de direita que se reúnem pra fazerem estratégias, como assim fazem grupos de centro, esquerda e inclusive jornalistas em reuniões de pauta. Não há desvio de dinheiro público, já que quem recebe são aqueles que já são acessores. Apesar de haver pessoas que vão ignorar isso só para causar...

  262. Um jornalista de sua estatura Felipe M. Brasil, pode e deve trazer luz aos debates. Entretanto, por Dever de Ofício, vc deveria ter dito as Verdades que a matéria trás : - Assessor Parlamentar é cargo de confiança dos Parlamentares ( todos os níveis), Logo Não Há Ilícito na contratação desses Profissionais de Comunicação!! Faltou Publicar os q estão à serviço da oposição :-Qtos são? Onde estão?E, principalmente, Expô-los da mesma forma que fez com os Conservadores ! É o Mínimo , Felipe...

    1. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  263. Felipe: Veja se nos explica mais nos Pingos nos Is, esta reportagem é muito longa e Complicada, estes blogueiros , Família, Presidente Há há há, fiquei preocupado com este aparato todo , acho difícil para o Bolsonaro chegar ao fim do Mandato, ainda mai agora com esta reportagem, acho que o vice vai assumir !?

    1. Tem que ter muito malabarismo mental pra chegar nessa conclusão. A reportagem só revela a estrutura de grupos de direita que coordenam suas estratégias políticas. Isso acontece na esquerda, no centro e inclusive em jornais. Não há desvio de dinheiro público 🤨

    2. Você acreditou mesmo em tudo o que ele escreveu? Sem checar o que os citados têm a falar? Repense: FMB não apoia Bolsonaro faz tempo. Tá naquele time do Lobão, Frota, etc. Tenha cuidado.

  264. Bueno, eu sou Bolsonaro e cidadã comum, mas tudo é meio mirabolante, parece um texto para desacreditar uma campanha que eu participei e não me vejo fazendo parte de um complô destes. Gosto do Felipe e vou continuar ouvindo e lendo suas colocações mas....filtro é bom a gente já foi tão manipulado antes...Só tenho certeza de uma coisa... PT nunca mais!!!!

    1. Não parece... É um texto para desacreditar. Não se esqueça: papel aceita tudo. Eu já tinha me desiludido do FMB antes, e agora tenho certeza de que não errei. Essa reportagem é a pá de cal.

  265. Aceita a reportagem como verdadeira, fica evidente o caráter da ideologia dos Bolsonaros, estando já comprovada a ligação com esse grupo terrorista midiático: é FASCISMO. Não há nada de Democrático no pensamento e nas ações dos Bolsonaros.

  266. Agora ficou criatalino! As duas extremidades são formadas por pessoas sem escrúpulos que manipulam seus cegos seguidores. Por sorte, o fiel da balança, isto é, aproximadamente 40%/40% dos votos úteis não apoiam pessoas estúpidas, corruptas ou mentirosas. Pra quem tem mais que um neurônio fica claro que precisamos abandonar os radicais. Excelente reportagem!

    1. A direita não só pode como deve ter líderes para combater a esquerda. Ponto.

    1. Vou resumir pra vc: FMB (Fuck the Mother Brasil) Ainnn, não aguento e não entendo meme...

  267. PARABÉNS FELIPE POR TER A CORAGEM DE CONTAR TUDO O QUE SABE. ESSES MALUCOS VÃO TE CRUCIFICAR MAS É DE CLAREZA QUE OS BRASILEIROS PRECISAM E NÃO SOMOS IDIOTAS, SEMPRE PERCEBEMOS O QUE ESSA GENTE PUBLICA. VOTAMOS EM BOLSONARO PORQUE ERA A NOSSA ÚNICA CHANCE DE MUDANÇA . E TENHO CERTEZA QUE ELE SABE DE TUDO ISSO. INFELIZMENTE.

    1. Parabéns Felipe, bela reportagem, só confirmou tudo aquilo que eu já desconfiava,um governo formado de milicianos rakers , pagos por nós contribuintes e promover safadeza.

  268. Combater o comunismo? Como faz? Ingênuo pensar que esses criminosos que destruíram o nosso país devem ser tratados como Santos!

    1. Brincalhão, é fascismo explícito. Mostra o caráter da ideologia dos Bolsonaros, que estão por trás disso.

    2. Você leu a matéria? onde existe a defesa dos criminosos da esquerda? Eu li a matéria e não foi difícil chegar a conclusão de q essa turminha de blogueiros da pseudo "direita conservadora" está sendo orientada pelo Clã Bolsonaro e Olavo de Carvalho a fazerem exatamente a mesma coisa, o mesmo modus operandi, da esquerda q tanto combateram nos governos anteriores. O foco está na desconstrução de imagem e honra dos alvos, criando factoides e mentiras para tanto. Resultado: trocamos 6 por meia duzia.

  269. Crusoé precisa rever suas políticas, realizam renovação automática, não respondem e-mail nem twitter. Para uma empresa do setor de comunicação, isso seria o mínimo. Já estou no terceiro dia sem retorno, foi necessário ir no Reclame Aqui, e o pior, lá tá cheio de reivindicações do mesmo tema.

  270. Parabéns pela matéria. Militância bozista X petebas: tudo igual, inclusive na estratégia de desqualificação da matéria que se lê em vários comentários. O princípio é: vamos negar os fatos repetidamente que o povo é leso!

  271. Ok, esqueceram os blogs 247Brasil, esmael e outros que sempre jogaram mentiras e continuam jogando, se for para ser parcial vamos lá. Acho que a direita está vindo forte e´isso ou ficar de joelhos para a esquerda me grande midia inclusive a Jovem Pan. Sou ouvinte do Os Pingos Nos Is, embora precise fazer uma ginatica mental para filtragem das noticias, Bebiano, Major Olimpio, etc. precisa tomar cuidado.

    1. Falar do q fazem a "esquerda" para justificar o mau caratismo da pseudo "direita só mostra q a segunda aceitou se rebaixar ao mesmo nível da primeira. O modus operandi da desconstrução de imagem e honra dos alvos (muitas vezes com mentiras deslavadas) só mostra q essa pseudo "direita conservadora" não passa de uma cópia muito emporcalhada da esquerda corrupta. O resultado é vermos o gado lobotomizado defendendo e idolatrando Lulas, Dilmas e Bolsonaros como se fossem craques de time de futebol.

  272. Com esse artigo abriu-se um dos esgotos nojentos das ratazanas bolsonaristas que tem distribuído a peste bulbônica da intolerância, difamação, mentiras e destruidora de reputação

  273. Briga de jornalistas levado a público . Texto confuso, várias acusações. Inclusive falando onde mora o outro jornalista e que esse possui um carro alugado na garagem. Reportagem de muito baixo nível, rancorosa, cheia de fofocas. Esse Felipe agora caiu muito no meu conceito. CRUSOÉ não deveria permitir esse tipo de brigas usando seu nome. Com certeza o outro jornalista acusado por Felipe vai responder. Espero que CRUSOÉ publique o direito de resposta. Lamentável

  274. é horrível tomar conhecimento, como esses mais fazer o que? como minha existência já é regressiva só lamento pelo meus descendentes

  275. Sim. O que faz Felipe é Jornalismo. O erro está na oportunidade da matéria. A força midiática, a esgotosfera lulopetista, seus capangas na Europa, estão mais ativos do que nunca. Só para lembrar, Luiz Nassif continua na Petrobras, pendurado na AEPET, recebendo direta ou indiretamente de engenheiros como Pedro Barusco, o cara que devolveu à Lava Jato US$ 97 milhões. Todo o esforço hoje do Jornalismo terá de se concentrar na capacidade de sabotagem do atual Governo pelos resíduos petistas.

  276. Mas que maravilha, hein?! Essa galera tá mesmo empenhada em copiar o PT, é isso mesmo?! Pelo visto o negócio é conquistar o poder. Chegando lá, “a gente vê o que faz”, não é mesmo?! Ala muito “conservadora” realmente! O que o brasileiro de bem quer é transparência, a busca da verdade, que o país funcione! Desinchar a máquina pública, ter uma segurança pública eficiente. Aumentar o poder de barganha com países de 1º mundo, melhorar nossa economia, se desenvolver. Ter saúde e educação! Enfim...

    1. ... Felipe, parabéns! Excelente matéria! Assessor sendo recomendado e devidamente contratado com foco em militância. Que beleza! Dinheiro muito bem empregado pra disseminar atritos no governo! É uma maravilha realmente!

  277. Não acredito que perdi alguns minutos do meu tempo lendo essa reportagem. Por um momento achei que estava lendo uma revista de fofocas. Felipe vc se orgulha dessa reportagem? Achei muito ruim, muito mais barulho do que conteúdo. O que mais me intriga é o fato de que vc acha que esse pessoal, ou qualquer outro jornalista, grupo tem tal poder de influenciar as pessoas!? Realmente vcs "jornalistas" subestimam muito a opinião e inteligência dos "não jornalistas" ou seja, o povo em geral.

    1. Os mortadelas petistas agem da mesma forma que você. O problema do brasileiro é que ele enxerga partido político como um time de futebol e político como craque camisa 10 da seleção brasileira. O resultado é vermos zumbis lobotomizados defendendo Lulas, Dilmas e Bolsonaros.

  278. Ótimo, seguia um ou outro perfil no Twitter mas já deixei de seguir. Comprou uma briga grande, mas vc está certo e o leitor não se deixa mais enganar. Não queremos corrupção nenhuma, independente de que lado vier.

  279. Reportagem típica da mídia arcaica. Muito sensacionalismo e pouco conteúdo relevante. Todos os partidos possuem assessores parlamentares ligados a meios de comunicação, até porque faz parte da política a divulgação da atuação. Não há nada de errado deles conversarem sobre política em grupos de Whatsapp ou se reunirem para discutirem estratégias de atuação. Vc está fazendo mimimi porque passou pro lado dos isentões.

    1. “Conversarem”?? Vc LEU a reportagem?? Ataque virtual coordenado não é conversa!

    2. Não existe esquerda e direita no Brasil. Na política brasileira o que existe é gente honesta e gente desonesta, gente querendo o bem do Brasil (pequena minoria) e gente usando o povão para satisfazer seus desejos pessoais de controle e poder (grande maioria). Brasileiro não entendeu que enquanto enxergar partido político como um time de futebol e políticos como craques camisa 10 da seleção vai continuar elegendo Lulas, Dilmas e Bolsonaros. Tudo farinha do mesmo saco.

    3. Exatamente, não vi nada demais, apenas a direita tentando marcar posição para que a esquerda não volte.Sempre falaram que a direita não tinha estratégia, agora que está aparecendo, não pode?

  280. Prezado Felipe: como devemos nos contrapor à máquina esquerdista entranhada nas redações, nas faculdades públicas e nos órgãos públicos ? Só com as denúncias de "os pingos nos is" não basta. Ademais, não lembro de ter lido matéria com tamanha robustez relativamente ao modus operando do lado de lá. Um grande abraço.

  281. Felipe Moura tirou a carapuça, ele e seus aceclas perderam as fontes (Santos Cruz) e estão a deriva no mar de desinformação. Crusoé, Pingos, et caterva, são choro e ranger de dentes.

    1. Esse ai ta chapadão da fumaça do cachimbo do Olavo.

  282. Cancelarei hoje minha assinatura. Foi a mais patética matéria que já li na minha vida. Parabéns! Será estudo de caso em cursos de jornalismo até depois que o autor cair no ostracismo.

    1. Com essa matéria acaba de jogar a pá de cal na minha decisão de não renovar a assinatura, assim como estou cancelando o antagonista+. Impressinha marrom está no contorcionismo da desinformação? Não tem fonte primária? Estão perdendo a credibilidade e assinantes! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    2. Eu tb tentei cancelar a assinatura da Crusoé, nao consegui. Então cancelei a renovação automática. Guardei o e-mail de resposta deles dizendo que a renovação automática foi cancelada. Se eles não repeitarem isso vou atrás dos meus direitos.

    3. Eu cancelei a minha há 6 meses atrás, a Crusoé não faz o estorno do valor cobrado. Logo, a quem cancela resta continuar com a assinatura, pois o acesso será cortado somente na renovação, isso se canalhamente não fizerem automaticamente e o ciclo se repete para o próximo ano. Crusoé é padrão GloboNews, o Mainardi é funcionário da GN.

  283. Isso tá parecendo fofoca do Felipe M Brasil com o Allan e o resto do pessoal. Texto longo, parecia denunciar um escândalo, SQN. Felipe quer se distanciar do Gov. Bolsonaro e não aceita críticas. Dinheiro público para Sites Bolsonaristas? Onde? Não vi propaganda alguma nos sites.

    1. Leia. É obvio q é um texto longo, se tem informações. É incapaz de ler mais q um Tweet?

  284. Ué, a direita não pode se organizar para contrapor a militância esquerdista? Não vi nenhuma ilegalidade nos fatos narrados na matéria.

    1. É questão de honestidade, moralidade e ética. Se você não tem, então não verá problema nos outros se também não tiverem. Igual aos mortadelas petistas que até hoje não veem problema no modus operandi da esquerda que, coincidentemente, é exatamente igual ao que está sendo feito por essa turminha de blogueiros sendo auxiliados e orientados pelo clã bolsonaro e o guru gagá da virgínia.

  285. Felipe, você tem meu apoio e do meu cachorro aqui em casa. Você e a Crusoé fazem jornalismo, essa militância, faz militância. Nada de errado com a militância numa democracia, o errado é o dinheiro público utilizado para isso, está na desvirtuação do dinheiro empregado em cargos comissionados. Legalmente, até podem se financiar com dinheiro público, mas tem que ser pela via de captação de recursos do fundo partidário. Eis a via legal: art. 44, II, da Lei dos Partidos Políticos.

  286. parabens Felipe, quem ja seguiu ou parou para ouvir essas figuras citadas vai saber sobre o q vc esta falando. isso mesmo ficou mais evidente no episodio do lava toga.

  287. Não sou "miliciano" e nem ao menos sigo qualquer um dos "influenciadores" mencionados, apesar de já ter seguido alguns. Minha pergunta, Felipe Moura Brasil, é: qual é o seu objetivo com essa matéria? A quem você está servindo? E a propósito, jornalistas não são exemplos de caráter, como se tem sido comprovado por muitos do tipo do Reinaldo Azevedo, Mônica Bergamo, Mino Carta, etc. Jornalistas também não são sumidades intelectuais.

    1. É preciso se atentar ao modus operandi dessa turminha, pois a forma como elaboram estratégias de desconstrução de imagem e integridade de seus alvos é de chocar qualquer pessoa sensata e honesta. Modus operandi esse que é verdadeira cópia dos movimentos organizados de esquerda na figura dos jornalistas muito bem mencionados por você. Usar a "esquerda" como desculpa para o que a pseudo "direita" faz agora só mostra que a segunda se rebaixou ao mesmo nível da primeira. Trocamos 6 por meia duzia.

  288. Engraçado, se o gov faz publicidade via impressa tradicional, criticam. Se faz via redes, criticam tbm. Esta matéria está igual as do Verdevaldo. Não dizem nada.

    1. Tática da esquerda, atacar o seu adversário o acusando daquilo que você mesmo faz. Tática da direita "conservadora", fazer o mesmo que a esquerda faz. Resultado? comentário da Sandra e do Emerson é o resultado.

    2. Baixos e vis. Perderam sia fonte de informações e estão desesperados remando para todos os lados no mar da desinformação!!!

    3. Baixos??? Deixa de ser ignorante. Essa matéria é elucidativa! Outra rede de esgoto...gentalha idiota!

  289. Um monte de asno admitindo que nem leram a matéria, fanáticos cegos nível hard. Alguns fazendo ginástica mental para passar pano em comportamentos escritos e sempre criticados quando eram os asnospetistas que faziam. Vocês passadores de pano, são patéticos, bu rros de tudo e capachos de poderosos. Da muita pena de ler alguns comentários aqui, pena misturado com nojo. Vocês merecem viver em grupo, limitados e subordinados . Resumindo, exército de im be cis

    1. Se quer viver de ilusão então está no lugar errado Luiz.

    2. Pelo amor de Deus editores, não me façam arrepender de ter assinado a CRUSOÉ, essa matéria é porca e mentirosa. Vocês não tinha prometido ser uma ilha no jornalismo sério? Não comecem a parecer a ilha das Cobras! Felipe Moura Brasil, que decepção!!!

    3. Joirxb, eles são os fanáticos zumbis lobotomizados pelos blogueiros que servem passivamente os interesses do Clã Bolsonaro e do Olavo de Carvalho. São gado de manobra igual os mortadelas petistas e, infelizmente, fazem tanto barulho quanto.

  290. Excelente reportagem! esses vermes nojentos e seus métodos de atuação precisam mesmo ser expostos de forma clara para a população, sobretudo por estarem sendo bancados com dinheiro público, o que é inadmissível. Agora vamos torcer para que os órgãos de controle atuem de maneira firme em cima disso tudo...

  291. 1. Tem gente com preguiça de ler uma matéria muito bem escrita como essa. Preguiça ou comportamento capacho mesmo, cegos por querer, resumindo, bu rri ce. 2. Já apareceram bolsocegos aqui criticar a excelente matéria, capachos hipnotizados como os petistas 3.alguns questionaram a militância esquerdista. Funcionava igual a bolsonaristas, com dinheiro público e mentiras.

    1. Discordar é uma coisa Emerson, negar os fatos concretos é outra. Fazer julgamentos que não condizem com a realidade dos fatos com a única intenção de desconstruir os sólidos argumentos embasados em provas também não é atitude honesta e deve ser combatida. Mas se não deseja abrir os olhos para a realidade então está no lugar errado, pois pode muito bem ser feliz no seu mundinho encantado se só ficar focado nas lives do JB e nos videos do Olavo.

    2. Desqualificar quem discorda da matéria, é exatamente a mesma tática usada por esquerdopatas. Verossimilaridades a parte, há uma evidência cândida, o mar da desinformação está a serviço daqueles que mamaram nas tetas do governo sob a áurea do 'bom jornalismo'. Padrão GloboNews.

  292. A reportagem deu nomes aos bois! Toda essa estratégia já havia sido esmiuçada por diversos jornalistas. Bolsonaro tá repetindo a grande falha do Lula: entregar-se ao sistema

  293. PQP uma matéria desse tamanho, de capa, pra atacar inimigos pessoais... Quem são essas pessoas? um bando de jovem que fabrica meme... que matéria mais inútil... parei de ler no meio, fui pro final pra ver a conclusão, e não tem conclusão nenhuma... que perda de tempo, ridículo.

  294. Se eu fosse um PTista, estaria comemorando essa matéria. A esquerda nao precisa mover um dedo, basta esperar a 'direira' se desintegrar por si só.

  295. Quer dizer que aveia jogou a culpa nos outros por aquele vídeo em que te detonou? É muita cara de pau... Era uma venda, vivia drogada, encontrou algum consolo isento e ficou curada?

    1. Será que ela também não almeja um carguinho na JP? Você também não leva seus amiguinhos pra lá? Não faz diferença o dinheiro ser público quando o cargo é de confiança e político. Políticos não são obrigados a contratar por critérios técnicos. Nem jornalistas parecem contratar sempre por critérios técnicos.

    1. "Malandros não se DIFERENCIA? Que tal estudar concordância??? KKKKKK

  296. A fonte do Felipe é aquela que usava um crucifixo bem no meio do silicone, local onde focava seus vídeos, provavelmente tentando fisgar algum conservador incauto. As dissidências têm razões que a própria razão desconhece...

    1. Não ganhei cargo de ninguém e estou te achando um babaca também, Felipe. Pare de tentar usar a situação financeira e profissional dos outros para se defender. Você mesmo disse que alguns deles têm grana e até gastam dinheiro na militância. Muitos passaram e passam anos fazendo o mesmo sem ganhar e sem garantia de que ganharão. Claro que políticos procuram contratar pessoas alinhadas. Mas não há prova nem indício que eles começaram a falar o que falam condicionando a retorno financeiro.

  297. Parabéns pela matéria. Mas é lamentável ter de me resignar em ver mais do mesmo... Espero qu a "onda" seja suficientemente forte para irmos mudando o Brasil. Moro no STF, Lava-Jato inabalável, e, por favor Brasil, Lava-Toga já!

    1. NÃO PERCEBEM? É TÃO ABSURDO QUE SÓ HÁ UMA RESPOSTA: E S TA M O S S E N D O U S A D O S ! 😄😄😄😄😄😄 SOMOS GADO! O "ESCREVINHADOR" É O VAQUEIRO!!!KKKKK😃😃😃😃😃💪💪😠😠

  298. Nem vale a pena comentar este lixo. Nãoconsegui ler até o fim. É a verdadeira "Teoria da Conspiração". Se alguém entendeu alguma coisa favor me explicar. É mais um caso psiquiátrico.

  299. É fato que há exageros na militância bolsonarista. Mas essa matéria não passa de um pastel de vento, escrita com o fígado por um jornalista que quer se vingar por ter perdido as fontes que tinha no governo, em especial o grande Bebianno. Trata como criminosa uma articulação desorganizada de pessoas que querem ver o projeto vencedor ser implementado ao invés de nos submetermos ao centrão, à mídia e ao globalismo. Chega de dar dinheiro para a Crusoé. Cancelando a assinatura neste exato momento.

    1. Parece que estamos comentando reportagens diferentes. O texto acima teve o objetivo de mostrar como funciona a estratégia de defesa do atual governo, que se utiliza da militância de blogueiros e formadores de opinião para tanto, mas vai mais longe, pois mostra que esse mesmo grupo é usado para criar intrigas e factoides no sentido de desconstruir a imagem e a honra dos alvos escolhidos a dedo pela cúpula. Tática sórdida que foi ferrenhamente condenada nos governos anteriores por essa mesma turma

    2. Exato. E ele chama de militância bolsonarista mas deixa claro que o grupo tem objetivos próprios baseados em um leitura peculiar da situação. E articular nesse sentido é a própria definição de fazer política. Ele quer que deputados selecionem assessores como quem seleciona um médico, um engenheiro? É ridículo!

  300. Glenn Moura Brasil! O jornalistinha ressentido por não ter conseguido a boquinha da SECOM, além de perder os informantes Bebiano e Santos Cruz. Verdevaldo abriu o portal do esgoto no qual Crusoe e Antagonista estão entrando de cabeça. A grande investigação não traz absolutamente nada a não ser grupos de pessoas que discutem opiniões. Até parece que o Chilique Moura não tem grupo pra ficar falando as merdas que bosteja diariamente. É apenas mais um que traiu Olavo.

    1. PARABÉNS, GUSTAVO! ESTAMOS SENDO USADOS COMO BOIADA! CONVIDO A TODOS, NÃO RENOVAR A ASSINATURA COM ESTE TABLÓIDE DE FAKE NEWS!!!

  301. Sensacional......votei no Bolsonaro pq era contra o PT , mesmo sabendo que era o outro lado da moeda do petismo; mas não sabia que a esgotosfera era pior. Bolsonaro e esquerda nunca mais!!!! Bando de parasitas do poder.

    1. NÃO SEJAM GADO! O "ESCREVINHADOR" FELIPÃO PERDEDOR QUER SER NOSSO VAQUEIRO!KKKK😃😃😃😃😃💪💪😠

  302. Decepção nível HARD com Felipe Moura Brasil. Está manipulando demais, distorcendo fatos, criando uma narrativa manipuladora ao unir fatos isolados. É mais um jornalista da extrema mídia que mostra a que veio. Essa matéria deve ter sido bem recomendada pelo centrão, pela Jovem Pan. Minha assinatura termina em janeiro... ufa 😅

    1. Estenio, exatamente p isso vou continuar renovando minha assinatura. É brabo p vc aturar jornalismo independente, né?

    2. ANGÉLICA!!! ANGEEELICA! VOCÊ FOI "NA MOSCA"! TEM DINHEIRO SUJO AÍ!!! NÃO VAMOS RENOVAR A ASSINATURA DESTE TABLÓIDE CRUSOÉ! O ANTAGONISTA IGUALMENTE, VEM HÁ MESES COM O SEGUINTE VENENO: "MORO ESTUDA O MELHOR MOMENTO PARA SAIR DO GOVERNO"!kkkkkkkkk 😄😄😄😎😎😄😄 É MOLE? VAMOS CAIR FOOORAA DESTES JORNALECOS!!!

  303. Felipe, te admiro bastante, porém sobre essa reportagem: 1 - Acho lastimável acontecer esse tipo de patrulhamento de pensamento, sobretudo quando existe hipocrisia, porém estamos falando de política! Isso sempre vai existir nos bastidores, é tácito... Não vi tantos motivos para tantos caracteres. 2 - O que você fez com a tal Camila foi lastimável tmb... Expô-la a essa situação, sobretudo quando a mesma te suporta e te solicita que não a exponha, foi covarde e completamente desnecessário. Vacilou

    1. "FELIPÃO PERDEDOR"!!! VOCÊ 🖕 É UM COVARDE! FALASTRÃO! BURRO!💪💪 PISOTEIA AS MULHERES!! TEM RAIVA DE MULHER? HIII!! KKKK FALA AQUI, SÓ PRÁ NÓS... KKKK ATENÇÃO BRASILEIROS DE BEM!!!😠😠😠😠 SUGIRO A TODOS NÃO RENOVAREM A ASSINATURA COM A CRUSOÉ, OU O ANTAGONISTA!!!💪💪💪💪 JÁ TEM ESQUERDALHA SOBRANDO PARA LER MATÉRIA TIPO GLOBOSTA!!! 💪😠😠💪

  304. Caro Felipe Moura Brasil. A cada dia que passa eu me convenço que a eleição do Bolsonaro em repudia ao PT foi um erro. Dever-se-ía ter dado uma oportunidade a outro candidato mais preparado, até mesmo o Alvaro Dias seria uma melhor opção. O repudio ao PT e a facada que levou, impedindo-o de participar dos debates, conspiraram a seu favor (Bolsonaro). A cada dia que passa revelam-se noticias de que os militantes da direita são maléficos como os da esquerda. A farra com o dinheiro publico continua

    1. Acorda gente, JB agora é amiguinho do Toffoli. Os valores conservadores de direita caíram por terra após a concretização do acórdão da impunidade. O problema do brasileiro é querer defender partido ou político como se fosse um torcedor de time de futebol, o resultado será sempre a defesa e idolatria fanática de Lulas, Dilmas e Bolsonaros.

    2. Não defendo cargo público para blogueiro, mas esse "desvio" é um grão de areia comparado ao oceano de dinheiro público (e privado - dos fundos de pensão) desviado pelo PT. Sem contar que no caso petista, o uso do dinheiro foi muito além do financiamento privado da corja: serviu para destruir nossos valores morais e financiar o socialismo mundial, a la George Soros. Álvaro Dias - ex-PDT e ex-PSDB? Tem dó!

    3. Perfeito seu comentário, as pessoas na maioria não conseguem ver a fria que nos metemos. Triste Brasil😪🇧🇷

    4. PAULO! PAULO! ESTE "ESCREVINHADOR" FELIPE ESTÁ NOS USANDO!!!🖕🖕🖕

  305. Pelo jeito, os propagandistas estão incomodando o grande jornalista Felipe Moura Brasil. Fez uma reportagem extensa demonizando a militância política. Se ganha o poder como? Militando! Que patético.

  306. PERCEBERAM? O "FELIPE" INSIGNIFICANTE, SAIU DO ARMÁRIO USANDO OS PATRIOTAS HONESTOS, COM UMA "REPORTAGEM" QUE RETIROU DA FOSSA DA PRÓPRIA CABEÇA DE CAMARÃO PODRE! KKKKKK 💪💪💪💪💪😠 RESGATEM A VERDADE CANALHAS!!!

    1. Nossa, para MAV ESTENIO, que ta feio. Mas pra voces isso nao importa muito ne? Ta bravinho porque? Nao ta pegando seus 5k tambem?

    2. Kkkk..um jornalista mineiro criou a antológica frase "a esquerda só se une e junta na cadeia"..esquerda, direita, centrão, são todos uns rematados imbecís semi-analfabetos..agira eu digo.."a direita e seus peleguinhos não se unem nunca qdo a grana vai só pra uns.. e pro resto é tudo "fui de graça"..esse mesmo imbecil deve estar perdendo sua boquinha de 5 pilas..kkkk e usa o métodos dos pulhas ao desancar o articulista da matéria.. só gargalhando com essa corja mesmo kkkkkk

    3. FALÁCIA PARA TOCAR BOIADA!!! 🖕🖕🖕🖕PROVEM DE ALGUMA FORMA QUE OS YOUTUBERS RECEBEM DINHEIRO DO GOVERNO! APRESENTEM FATOS! CANALHAS!😠😠😠 CANALHAS!!! SAIAM DO BRASIL 💪💪😠 FOOORA!!!

  307. LUTA DE DAVI CONTRA GOLIAS . As "militancias" bolsonaristas . Amadoras , não tem comando central , funcionam na bagunça descentralizada . Passivas , só se defendem , raramente atacam a grande mídia . Lerdas , demoram a responder aos ataques da grande mídia . Pequenas , não tem o alcance e o público da grande mídia . Pobres , não tem o dinheiro da Globo , Band , Folha , Estadão , Veja e Época . É a luta de Davi contra Golias , do forte contra o fraco , do tostão contra o milhão . 🇧🇷

    1. ESTE ESTUPIDO acredita que grandes emissoras de TV , rádio , jornais e revistas sempre falam a verdade . E que se algum blogueiro ou internauta discordarem , eles são uma poderosa milícia virtual . 😂😂😂👇👇👇🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    2. ESTE ESTÚPIDO 😃😃😃 ESTÁ USANDO A TODOS NÓS!!! ENTENDAM!!!🖕🖕🖕🖕

    3. Mas a grande mídia finge que enfrenta um grande adversário . E reclama que não recebe verba de mídia . Diz que ela vai para os pequenos e pobres blogueiros . 🇧🇷

  308. Essa reportagem fala de coisa séria. Aparentemente um grupo radical que vai além da presidência. Não vi nada de envolvimento da presidência, tanto que já levantaram a bola contra Moro e Guedes. Também não está claro que se usa verba governamental, somente o salário de assessores que na prática podem justamente serem contratados para tratar deste assunto. Fico feliz em não ler os blogs envolvidos nem seguir os mencionados.

    1. Militar politicamente não é crime se não há dinheiro público envolvido. Essa reportagem é infantil. Esses blogueiros incomodam porque devem estar atraindo o mercado publicitário e isso está incomodando a grande mídia. É...dá para perceber que vc não é leitor deles.

    1. PARABÉNS LÚCIA! OS BLOGUEIROS SÃO TRABALHADORES SÉRIOS! DIFERENTE DESTE "ESCREVENTE" PAGO PELOS ESQUERDALHAS 💪

    2. ESTE "ESCREVENTE" DE MEIA TIGELA QUIS APARECER!!! CONSEGUIU!!!🖕🖕🖕🖕🖕🖕😠😠😠

  309. Essa militância está sendo a ruína do Bolsonaro, o presidente não vê que quem está ao lado governo são os militares e não as olavetes, é muito claro o plano de poder e ganância desse pessoal que sempre criticou o petismo, votei no Bolsonaro por achar que ele faria as coisas diferentes mas vejo que ele já cedeu a muita coisa ruim para ajudar seus filhos, lamentável.

    1. O JB está acreditando nas próprias mentiras e nas dos blogueiros. Ele já não sabe mais o que é verdade. Idiota.

  310. Uma das mais amplas e completas reportagens investigativas sobre o ‘modus operandi’ da militância virtual do entorpecimento e da demagogia. A alienação não deve prosperar.

  311. Felipe, parabéns! Sou duramente criticada por bolsonaristas fanáticos que não aceitam uma crítica sequer. Um deles chegou a me ofender de forma tão grosseira que me surpreendeu. Como já passei por essas situações com os petistas, nada me ofende.Sou apenas uma pessoa que luta para o sucesso da Lava Jato e de Sérgio Moro, contra os corruptos que infestaram o Brasil. Com tanta militância da direita e da esquerda contra, está difícil, mas não impossível. Sucesso sempre!

    1. Perfeito e lúcido comentário. Força Felipe vc. foi fundo👏👏👏👏

    2. Foram os fanáticos que ganharam o governo. Vcs, equilibrados, comem na mão do PT. Chora mais.

    3. !!!rsrsrs... 😃😃😃 VAI ESTUDAR EM CUBA!!! NÃO! VAI COMER CACHORRO DE RUA NA VENEZUELA!!! kkkkk

    1. ACOOOORDEM!!! ESTÃO NOS USANDO!!!😃😃😃😃💪💪💪

  312. Olha o textão que no final não diz nada com nada, não prova nada. Quero fazer parte dessa milícia, pois chega de deixar a esquerda ser a protagonista e prevalecer no debate. GRAÇAS A DEUS minha assinatura expira em Novembro. Renovar? JAMAIS. Felipe quer aplausos, e um mimadinho arrogante que depois da promoção ficou pior que a Mãe Andreazza. Chora não amiguinho. #BOLSONARO2022 KKKKKKKKKKKK

    1. Talvez Vera você esteja com inveja dos blogueiros bolsonarista e queira um lugarzinho no gabinete de um político e ficar mentindo para as pessoas que os seguem. Que são uns alienados.

  313. Excelente matéria Felipe 👏👏👏👏os bolsonaristas vão espernear, xingar mas como sempre Crusoé arrasou. Bolsonaristas e petistas são todos do mesmo saco. Tudo igual não vejo diferença nenhuma de um ou de outro.

    1. Ei! kekiéisso? Sou assinante honesta! e NÃO sou esquerdalha! Fale por mim, NÃO!!! O Governo Bolsonaro está fracassando meeeesmo! Felipe é Crusoé, e Crusoé é Felipe! Eu, sigo com os dois.

    2. SÓ UMA DESFIGURADA ESQUERDALHA BATE PALMAS PARA UMA MATÉRIA PORCA, MENTIROSA. FELIPE! SAI DA CRUSOÉ, OU SAIREMOS TODOS NÓS, OS ASSINANTES HONESTOS DE UM TABLÓIDE QUE UM DIA FOI SÉRIO. VAI PASTAR, MULA SEM CÉREBRO!!!

  314. que reportagem bosta. pega essa merda e soca na bunda Felipe M Brasil. pagar a merda da revista pra produzir uma bosta dessa e ainda na capa. Vai pra merda.

    1. ISSO AÍ, RAFAEL!!!🖕🖕🖕 FELIPÃO PERDEDOR! FAZ UM CANUDO E ENFIA ESSA BOSTA NO C...!!!😃😃😃😃

    1. Pobre de você se acha que a velha política é pobre e amadora como esses militantes voluntários do Bolsonaro, que na verdade querem é influenciar pelos próprios ideais.

  315. 1. " Direita Extremada" kkkkkk; 2. "pago com $ público" kkkkk; 2. "Funções clandestinas" kkkkk; 3. "chefia do grupo" kkkkkk; 4. "ilegal e corrupta" kkkkkkk; 5. "calúnia e difamação" kkkk; 6. "falsidade democrática" kkkkk

  316. Felipe, que matéria foi essa, amigo? Quem são esses sujeitos citados? Representam o que mesmo? Praias do Nordeste emporcalhadas com óleo cru, PEC dos sindicatos e essa capa “nada a ver”?

  317. Outra coisa. Os salários mencionados são por outras atividades. Em gabinetes etc. Flertou - ou se pegou mesmo - com a má fé nesse quesito. Você já foi bem melhor. Seus amigos da isentosfera e sua própria vaidade estão te piorando. Sai desse azedume infrutífero e mesquinho.

  318. A reação de defesa incondicional, cega, tá bem manifestada nos comentários. Mas ninguém se manifesta sobre o "Deus acima de tudo, meus filhos acima de todos"! Não vejo diferença entre essa militância fanática e a militância fanática petista. Triste....o Brasil merecia mudanças!

  319. Nossa, Felipe. Que bosta. E que bosta cansativa. Nem com muita boa vontade deu pra ler tudo. E mais, é basicamente irrelevante. Como você disse que não seria no início. Só uma irritação pessoal profunda sua para explicar uma matéria tão longa, chata e fofoqueira. Cresce!

    1. VERDADE, VERDADE, ADRIANA! ESSE CARA DESFIGURA A CRUSOÉ! QUE TAL DEVOLVER NOSSO DINHEIRO E FECHAR ESSA BOSTA DE JORNALECO? JÁ "O ANTAGONISTA", IGUALMENTE, VEM INCANSAVELMENTE: "SERGIO MORO AGUARDA O MELHOR MOMENTO PARA SAIR DO GOVERNO"! VOCÊS ESTÃO PERDENDO A CREDIBILIDADE! A COMPOSTURA! OU ESTÃO VENDIDOS AOS ESQUERDALHAS? QUANTO ESTE MERDA DO FELIPE ESTÁ RECEBENDO DO NOSSO DINHEIRO ROUBADO PELO "ZÉ DIRCEU" E SUA QUADRILHA? ORA, VÃO SE F... BANDO DE CRETINOS!!! PROCUREM A TURMA COMUNA DE VOCÊ🖕

  320. Reporttagem longa e prolixa, presume que alguém da Crusoé quer uma fatia do que alega Façam reportagem longa dos podres do STF é ou do PT é toda quadrilha do Lula com as denúncias do Palloci, que há valores absurdos roubados Esse caso dessa reportagem é briga de comadre para ficar bem com a esquerdalha jornalistica

  321. Excelente matéria! Só uma observação: no Instagram a coisa é pesadíssima! As publicações com "(re)direcinamento pago" são inúmeras! Cancelei minha conta no Instagram por causa da militância bolsonarista. Você é bombardeado a todo momento com perfis e mensagens distorcendo os fatos, apoiando o governo, etc. Loucura! Sorte nossa é que estamos calejados! Bolsonaro não consegue se reeleger!

  322. E segue a cantilena da velha política: os "donos da razão" armando planos pra decidir o que é certo ou errado como se o povo não tivesse anseios primordiais e nem capacidade de discernimento. Há tempos esses governo vem dando sinais de que a velha política continua em voga. "Tirar o pt" não basta, tem que começar uma mudança profunda!! Só lamento!

  323. Obrigada, Felipe/Crusoé. Sigo alguns desses perfis e não engulo outros. Foi bom saber que sao assessores remunerados. Mas não entendo a razão de virarem pauta, pois não são relevantes assim. Andreazza e Constantino ficaram chatos insistindo nisso, pois dão impressão que levaram pro lado pessoal. Tomara você não seja picado pela mesma mosca. Obrigada.

  324. Essa reportagem está mais parecendo um livreto de fofocas. Dinheiro público para financiar a "tropa"? E não apresentou nenhuma prova. Só o fato da menina ser funcionária de um deputado estadual... Parece que o autor da reportagem está bravinho com alguém.

    1. AINDA BEM QUE A MINHA ASSINATURA DESTA M... ESTÁ CHEGANDO AO FIM!🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🏼🖕🖕🖕🖕

    2. E vocês ficam batendo na tecla do financiamento público dessa escumalha das redes sociais quando o que realmente nos deixa perplexos é vermos a falta de caráter e desonestidade desse mesmo grupelho que, com o apoio do clã bolsonaro, faz guerrilha virtual sórdida e torpe para desconstruir a imagem e a honra de seus pseudos adversários. É muita hipocrisia e mau caratismo desse pessoal que se diz bastião da verdade e honestidade e que se diz diferente do grupelho anterior que ficou 16 anos no poder

  325. Matéria extremamente confusa, espero que Felipe Moura Brasil faça um resumo de suas intenções nos Pingos nos Is (programa que já perdeu mais de 20.000 telespectadores no YouTube em apenas 2 meses), alguma coisa errada na linha do programa. Apenas Augusto Nunes e José Maria Trindade se mantém coerentes e objetivos.

    1. Quando a pessoa tem dificuldade de cognição e pensamento lógico fica muito difícil ler e interpretar mais que dois parágrafos, meus pêsames para você Aladim, desejo força e que você consiga ultrapassar suas limitações. Depois não pode reclamar das notinhas de fofoca do Gadelha hein...

  326. o Felipe mostrando a cara, já tinham falado que não tinha car.at.er e agora confirmou-se, parece uma criança mimada, como pode um individuo que conheceu bem Olavo fazer isto aqui? com inveja do Allan dos Santos, Felipe - perderam a boquinha com o melancia Santos Cruz e mostram a cara - pra mim você como jornalista, morreu

    1. Então é só não seguir e não assinar a Crusoé.

  327. FMB OBRIGADA POR ESSE ARTIGO QUE VEM DE ENCONTRO COM A NOSSA INDIGNAÇÃO COM ESSES BLOGUEiROS BOLSONARiSTAS ,JÁ A BASTANTE TEMPO . ELES ACHAM QUE SÃO JORNALISTAS E PODEM INFLUENCIAR A TODOS.DIGNOS DE PENA ! NÓS BRASILEIROS QUE VOTAMOS NA LAVA JATO E NO SÉRGIO MORO E QUE APOIAMOS A EQUIPE DESSE GOVERNO,SEMPRE ESTIVEMOS ATENTOS A ESSES SITES BOMBADOS DE INTRiGAS EMBALADAS EM CELOFANE. MORO 2022

  328. Felipe Moura....perdeu chance de ficar calado...não vi nada de errado em ser apoiador de um governo,..todo trabalho tem um custo....o pior seria se tivesse um esquerda infiltrado...nada anormal...perdi tempo lendo essa reportagem longa, cansativa e de conteúdo inútil.

    1. Olha o nível do bolsolavista amestrado pelo Carluxo.

    2. GEEENTE!!! ESTE TAL DE FELIPE QUIS PROVOCAR OS CIDADÃOS E CIDADÃS REALMENTE BRASILEIROS 😠😠😠 QUE CAÍRAM NO ENGODO DE ASSINAR O TABLÓIDE CRUSOÉ! CONSEGUIU!!! NÃO TEM CARÁTER! É UM VELHACO ESQUERDALHA QUE ESTAVA NO ARMÁRIO! QUE VERGONHA, CRUSOÉ! OS YOUTUBERS DA DIREITA NÃO TÊM VERBA DO GOVERNO!!!💪💪 MENTIRA EMPORCALHADA POR UMA MENTE CASTRISTA! LULISTALADRÃO! MADURISTA APODRECIDO! 🖕🖕🖕🖕 APÓIA ESTA MERDA DE REPORTAGEM QUEM TAMBÉM É FDP! ESQUERDALHA! CANALHA! VAI PRÁ UM "PAIS" COMUNISTA!24!😠

    3. Apoiar o governo é uma coisa, usar as redes sociais para denegrir e desvirtuar o pensamento e a honra de outras pessoas é de uma desumanidade e falta de honestidade sem tamanho. Quando tal empreitada é coordenada e municiada pelo próprio clã bolsonaro fica pior ainda. Bateram tanto no governo corrupto petista para, agora, se mirar no que existe de pior daquela quadrilha travestida de partido e fazer igual? Onde está a coerência? onde está a honestidade para com o povo brasileiro?

  329. Analisando. A reportagem alega dinheiro público disparando mensagem e criando conteúdo à favor de governo. Tem notas fiscais de contra partida para este tipo de mensagens e apologia? Tem orçamento para isso. O terça livre tem contrato nos bastidores para isso? Alguém assinou pagamento para este tipo de coisa, ou como li muito bem a reportagem, contrapõe as práticas petistas, que saia de dentro do governo, com pagamento via caixa dois e sei lá o que! Existe isso?Tem prova! Apoio é crime? 🤔

    1. o pior que o Allan dos Santos teve que se mudar as pressas por ter sido jurados de morte ele e família e agora vem este bebe chorão e da dicas de seu novo endereço, coisa de quem não tem car.at.er Felipe, você parece criança mimada, não cresceu ainda, quer ser isentão, um verdadeiro pa.na. ca demostrou agora, longo texto sem nenhuma novidade

  330. Boa matéria, mas não vi nada novo nem escandaloso em relação à militância política, a militância ela sempre funciona assim, tem custos que precisam ser equalizado de alguma forma, definição de estratégias, definição de “alvos” e objetivos... participei de algumas reuniões do tipo quando estava na faculdade em 2002, li toda a matéria e não vi nada que me assustasse, apenas ciúmes de ambos os lados, isso tudo só fará a ESQUERDA TRIUNFAR em 22, de duas formas : ou com PT ou com PT azul (PSDB)

    1. A reportagem deixou claro que os ditos "conservadores de direita", que sempre combateram a desonestidade e falta de princípios dos governos de esquerda, agora atuam da mesma forma daqueles que sempre combateram. Por acaso trocamos 6 por meia duzia? Desculpa, mas tal atitude dos blogueiros em se reunir para traçar estratégias para desconstruir e difamar a honra e honestidade dos pseudos "adversários" e ainda serem municiados pelo clã bolsonaro para tanto, é atitude típica de covardes e sem honra.

  331. Façam um levantamento dos apoiadores de esquerda e vazem as bobagens que eles falam, fazem e conspiram, não digo dos que cometeram crimes e foram julgados e presos, estes estão todos os dias na imprensa, queira a imprensa ou não, mas a militância comum, que colabora com Intercept, etc. Qual o ponto de vocês, a direita não pode conversar entre si? Os indivíduos não podem ter opinião, gostar do fulano ou ciclano? Ter opinião é crime? Quero também rir das bobagens que vem do outro lado...

  332. Pô Felipe Moura Brasil, vc já foi melhor!!! Assim vc não deixa margem para reação contra esta esquerda malígna que quer se infiltar em tudo e todos... A LEI já está pronta para o inimigo... Canalhas podem tudo! Mas a reação tem limites??

    1. Realmente. Da estrutura suja de militância da esquerda eles não investigaram nada nos governos anteriores. Agora querem pagar de jornalistas isentos. 'Vingança infantil do Felipe, dando a entender que preparou com calma a resposta aos 'ataques' que recebeu há um tempo atrás. Triste decepção com esse 'jornalista', que só ganhou o status e fama atuais por conta do 'bolsonarismo' que ele hoje se envergonha. Decepção me define!

  333. Não entendi quase nada. Não conheço quase nenhum nome citado. Será que são tão relevantes quanto pensam? E a matéria parece sugerir uma atuação criminosa, mas não fica muito claro quais seriam esses crimes. Esse negócio de vazar conversa é complicado, todo mundo pode falar besteiras às vezes. Não me parece um trabalho jornalístico muito relevante, com todo respeito ao Felipe e à Crusoé. É só a ponta do Iceberg que foi mostrada hoje?

  334. Essa guerra contra o Alan Santos está fazendo mal ao Felipe, está perdendo foco quando deveria se preocupar com os corruptos do colarinho branco, enfim, já estou me arrependendo de ter assinado a Crusoé, e os pingo nos is só assisto por causa dos comentários do Auhusto Nunes e do José Maria Trindade, que são ótimos. Felipe Moura Brasil me parece querer derrubar os que estão ao lado de Bolsonaro para depois assumir o posto, ou está a serviço de forças e interesses particulares estranhos!

    1. ALEXANDRE, essa militancia de direita apadrinhada e municiada pelo clã bolsonaro está trabalhando numa linha de atuação q, ao defender os absurdos do presidente e sua prole, fazem por tabela a defesa de todos os corruptos e inclusive dos togados. A militancia de direita hoje faz a defesa da ORCRIM nas redes sociais na medida que ataca quem verdadeiramente a combate. É muita hipocrisia dessa turminha q se diz "conservadora de direita" mas na verdade só quer receber o seu jabá.

  335. Felipe vc acusa uso de dinheiro público mas ñ evidencia ilicitudes. A militância de esquerda internacional cria incêndios monstruosos na Amazônia com fumaça teletransportadas para SP e vc quer criminalizaro Bolsonaro por formar sua própria militância? Eu estou tentando, mas está difícil de entender.

    1. Alexandre I think when the Amazonian news come out you should be so stonned you didn't realize. Stupid menthecap.

    2. fumaça teletransportada, é coisa dos illuminatis, ONU governo mundial. Cara, para de fumar crack. Fumaça teletransportada, vai entender

    3. Minha humilde opinião é que, acusar os métodos da militância esquerdista como exemplo do quão nefasto e nojento são para, em contraposição, defender os mesmos métodos dessa direita conservadora, só mostra o quão baixo e repugnante essa mesma direita se tornou. Foi uma luta intestina para tirar a máfia do poder para colocarem outra? Perdão, não tem como aceitar isso como normal e correto. É muita hipocrisia desse grupelho que usa a ideologia como ferramenta para seus próprios interesses.

  336. Muito esclarecedor. Quero ver a reação da trupe mencionada. A Postura de algumas figuras sempre me pareceram forçadas. Aguardando os próximos capítulos.

  337. Parabens! Esclarecedor. Esta prática foi usada pela esquerda e agora“ aperfeiçoada” pela direita. Sao enxames inúteis de desinformação e ódio...mas nada como um dia atrás do outro, a verdade vem chegando. Para mim esta claro que o conteúdo que estes grupos ( se realmente tenham ideologia politica da direita)trazem está se esgotando pela própria ineficiência do representante majoritário . A direita perde. Fica só o fisiologismo.

  338. Li atentamente a matéria e não consegui ver o alegado financiamento governamental. Felipe, vc se vendeu. Boa sorte em sua prostituição intelectual.

    1. Exatamente fiz o mesmo questionamento. Procurei na reportagem notas fiscais, pagamento ou algo do tipo. Pelo visto a Revista Manuela Forno e Fogão, vai se sentir ofendida. Crusoé tirou suas fofocas. Triste.

    2. Samia, eu entendi que essas pessoas estão empregadas com dinheiros públicos em gabinetes parlamentares e até no próprio Executivo.É citado até os salários ,quem empregou e onde estão empregados.Isso é aparelhamento como fez o PT.Entendi dessa forma!Pessoas recebendo dinheiro público para defender causas pessoais.

    1. Tamo junto! Mais três anos, até! Cada vez mais fã do trabalho de vocês, e da pessoa FELIPE MOURA BRASIL! PARABÉNS!

  339. O, Felipe, isso não é novo e sempre aconteceu. Do outro lado, nas universidades públicas fazem "seminários" de professores onde falasse mais de política (como atacar o outro lado) do que assuntos acadêmicos. Sinceramente gostaria que fosse diferente, mas as vezes reconheço que é difícil lutar contra tudo e contra todos sem ser beligerante. Se o trator do outro lado não encontra resistência, ele passa por cima e acaba com tudo.

  340. Li boa parte do texto e não vi denuncia de desvio de verbas ou algum ato ilícito. Ficou claro que existe uma militância organizada, mas isso também não é crime. Ficou também entendido que jogam sujo com os linchamentos virtuais. No meio político isso sempre ocorreu. O fato de serem assessores de políticos , já que atuam nesse meio também não os torna criminosos,. Quanto ao caráter de cada um desses membros, cabe a cada leitor julgar. Senti falta apenas do espaço aqui pra eles responderem

    1. Para um grupo político que se colocou frontalmente contra todo o jogo sujo que vinha sendo feito até então na política, usar dos mesmos meios dos adversários para dominar e se perpetuar no poder é de uma sordidez sem tamanho.

    2. Nao se falou em desvio. É o uso do dinheiro publico . Algumas destas pessoas sao contratadas como assessore parlamentar, com função gratificada. Elas sao remuneradas com o dinheiro publico!

  341. não vejo nenhum indício de crime mas se existe poderia ser enviado ao ministério público para apurar. no que tange a militância se não fere a lei não há nada de errado pois isso é um jogo de xadrez na política nacional. de qualquer forma parabéns pela reportagem

    1. verdade Gilson, não há nenhum crime em se organizar ..ainda bem que minha assinatura está terminando, pois parece mais fuxico da Candinha..

  342. Muito bom! Idiota é quem segue esses imbecies, , seja da esquerda ou direita. O que o brasileiro quer é gestão, eficiência, combate e corrupção e menos ideologia. Bolsonaro só perde ponto e apoio. Desse jeito complica.

  343. "Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e, ao final, todos acreditarão nela" - Joseph Goebbels - Min. da Propaganda do Nazismo.

  344. Raramente discordo das suas análises e hoje tiro o chapéu pra você. Parabéns pela reportagem e pela coragem. Sabe que será alvo dessa gente grosseira e rasteira, tão nociva quanto os lulapetistas, (só menos experientes e mais burrinhos) e não se intimidou.

  345. Pô Felipe! Tremendo blá blá blá ... A "grande mídia" perdeu a exclusividade do monopólio da formação de opinião. Qual é a novidade?

  346. Depois de tudo o que li só me resta um comentário. Parabéns Luis Felipe pelo seu excelente trabalho de pesquisa. Pela qualidade dos cavalos é que se conhecem as tropas.

  347. FATOS: 1 - Há um núcleo clandestino de terrorismo midiático, de direita extremada, a serviço dos Bolsonaros. 2 - Esse núcleo tem funcionários pagos com dinheiro público em funções clandestinas. 3 - Pergunta: a quem a chefia desse grupo se reporta no núcleo do governo. 4 - Essa prática é ilegal e corrupta, por usar funcionários públicos para fins políticos particulares. 5 - É prática de calúnia e difamação. 6 - A notícia mostra a falsidade democrática dos Bolsonaros. É extremismo, sim.

    1. 1. " Direita Extremada" kkkkkk; 2. "pago com $ público" kkkkk; 2. "Funções clandestinas" kkkkk; 3. "chefia do grupo" kkkkkk; 4. "ilegal e corrupta" kkkkkkk; 5. "calúnia e difamação" kkkk; 6. "falsidade democrática" kkkkk

  348. Não entendi onde há crime. Quem não sabia que o poder dividiria grupos e atrairia gente assim? Processo natural, sobre cujo presidente não tem controle. Manchete chama muita atenção para o que a gente vê em qualquer canto.

  349. Apenas mais um capítulo do livro CHILIQUE MOURA BRASIL E A ARTE DA AUTODESTRUIÇÃO DESMORALIZANTE. Q textinho mais direcionado para ver pelo em ovo. O q não faz um EGO INCHADO e minimamente contestado.

    1. Nao perca tempo, você tambem nao irá ler.kkkk ela é também extensa e chata!!! Kkkk

  350. Felipe, essa materia precisa ser aberta, é fantástica ! É rica em detalhes,várias fontes e fácil de verificação!Super parabéns. !

  351. Se igualaram aos petistas? Ou escolheram as armas certas para combater a esquerda que nao possuem valores morais? Nao gosto dos métodos do Allan.

  352. Por que raios a direita não pode ter militância, não pode se organizar e nem pode ter influenciadores coordenados? E por que raios isso incomoda?

    1. Eu creio que eles podem, afinal de contas é direito deles, o que não pode é que eles sejam alimentados com dinheiro público.

  353. Vou tentar dentro de alguns minutos ler novamente a matéria. Li parcialmente e - sinceramente - é latente o interesse em atacar uma - SIM! - reunião difusa de pessoas q, pelo visto, querem o melhor para o seu país. O nosso presidente é destruído A CADA MINUTO por praticamente todos os meios de comunicação. E isso mesmo fazendo um trabalho histórico de limpeza e reestruturação do governo federal, já com frutos (vide PIB). Torço MUITO para q exista uma militância bolsonarista FORTE e a vise ao bem

  354. Tá do lado do PT? 1-PT: rede de compras de mensagens roubadas por estelionatários com dimensão ainda desconhecida. 2-Conservadores( sim, por que os liberais na primeira chance jogam o JB no triturador de carne). Apoio legítimo, Youtubers financeiros pelo próprio trabalho e dentro da legalidade. Há radicais, óbvio, exortam asssaintos como fazem os Youtubers de esquerda ? EU nunca vi.