A lista do delivery da propina
Crusoé mapeou os destinatários das propinas pagas pela Odebrecht por meio de uma transportadora de valores. O resultado do trabalho é um bom roteiro a ser seguido por policiais e procuradores de todo o país
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Pouco antes de devolver à imobiliária as chaves da sede da transportadora de valores onde trabalhou como gerente de operações por sete anos, em junho de 2017, Edgard Venâncio pegou o melhor computador que estava abandonado no galpão da empresa recém-falida para seu filho instalar jogos eletrônicos. A máquina nunca foi usada e ficou acumulando poeira até ele descobrir, cinco meses depois, que dentro dela estava a "senha" que a Lava Jato tanto procurava para destravar o engenhoso esquema de corrupção montado pela Odebrecht e obter as provas necessárias contra os inúmeros políticos que executivos da empreiteira confessaram ter subornado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uirá
2019-09-28 21:16:53Sendo assim, a partir do momento que a DISTOPIA chegar ao fim, que o julgamento de cada um beneficiado por integrar a rede anti-corrupção seja feito por Deus ou por qq crimes que eles venham a cometer daí para a frente. Não é só um reboot do sistema, mas uma formatação do disco rígido, quando os arquivos se comprovam corrompidos a ponto de não poderem ser recuperados, então não há o que fazer.
Uirá
2019-09-28 21:10:27Como a tática dos CORRUPTOS é sempre tentar igualar todo mundo por baixo, o que separa quem COLABOROU de quem NÃO COLABOROU é a própria COLABORAÇÃO, a ADMISSÃO DA CULPA e o COMPROMISSO COM A VERDADE. Se a condição era algum tipo de sanção e o COMPROMISSO DE DIZER VERDADE SEM EXCEÇÕES, então isto deveria distinguir qq um que venha a ser beneficiado. Dentro desta perspectiva, quanto mais longo for a rede de corrupção, menos se pode contestar o benefício dado aos que COLABORARAM.
Uirá
2019-09-28 21:06:35Quem aceita que os CORRUPTOS continuem roubando é pq é IDIOTA ou pq é CÚMPLICE, não há outra explicação lógica para alguém aceitar tal coisa calado a não ser ESTUPIDEZ ou CONLUIO. Além do mais, a partir do momento em que os intermediários forem presos, eles podem escolher colaborar ou não com a justiça. Quem está na lista e estiver colaborando com a rede anti-corrupção deveria no mínimo confessar e assumir o que as evidências comprovam.
Uirá
2019-09-28 21:00:20É preciso se acabar com a conversa furado dos CORRUPTOS, aceitar que eles continuem roubando o país não é nem questão ética ou moral, é questão de os brasileiros com um mínimo de inteligência deixarem de aceitar que eles continuem a insultá-la. Não dá mais para aguentar as conversas furadas de todo este pessoal que dia após dia chama todos os brasileiros de idiotas. Pois tem que ser idiota para aceitar calado que esta gente continuem a roubar ou então tem que ser sócio deles.
Uirá
2019-09-28 20:51:57A visualização se torna poderosa a partir do momento em que um "sinal" (um bola gigante ou algo do tipo) proporcional ao tamanho de cada um dos nodos (o maior representando o Executivo federal, o segundo maior representando os estados e o terceiro representando os municípios) sai de cada um destes e vai perdendo força até chegar aos pontos finais da rede: os cidadãos. Ao longo do percurso o dinheiro dos impostos foi sendo "consumido" pela ineficiência e pela corrupção.
Uirá
2019-09-28 20:48:58Não se está discutindo impacto de políticas públicas, mas "vazamentos" no sistema de distribuição de recursos até a ponta final: o cidadão. Da mesma forma, se o mesmo for feito com os municípios e estados vinculando estes aos cidadãos, é possível se perceber como a corrupção sistêmica sangra todo o tecido social. Cada nodo da rede onde há desperdício ou "vazamentos" para o bolso dos CORRUPTOS representa perda de eficiência e pura subtração do "montante" de benefício que pode ser oferecido.
Uirá
2019-09-28 20:43:28Ele é parte de uma complexa rede da qual fazem parte os CORRUPTOS, portanto, da mesma forma que ele pode ser beneficiado por uma política pública, tal como ele é beneficiado pelo bolsa-família, ele tb pode ser prejudicado pela corrupção. Se Brasília é um nodo gigantesco de onde saem recursos públicos para ir para as políticas públicas diretas, assim como para estados e municípios, então se depreende que o que vai para o bolso dos CORRUPTOS não é retornado para o cidadão.
Uirá
2019-09-28 20:37:38Quanto maior a sofisticação e a difusão das informações, menos as TREVAS RESISTIRÃO À LUZ. Desde a força-tarefa da Lavajato, passando pela imprensa e chegando até os políticos comprometidos com o país, é necessário que se seja capaz de oferecer ao cidadão o máximo de informação da forma mais acessível e simples de compreender. O sujeito que recebe o bolsa-família deve entender que não é pq ele está sob a aba do Estado que ele é obrigado a engolir as coisas calado.
Uirá
2019-09-28 20:25:40Os CORRUPTOS utilizam técnicas de marketing e retórica para vender à população que a corrupção é necessária para o funcionamento e a manutenção desta. Do contrário, como pode ser que o povo aceite ser roubado tão facilmente. Não é só a força-tarefa da Lavajato que deve elevar o nível das apresentações, mas a própria imprensa. Todas as informações da entrega de propina podem ser condensadas em infográficos que podem ser colocados em sites e distribuídas por aplicativos e redes sociais.
Uirá
2019-09-28 20:23:36O sucesso da Lavajato foi importante devido à estratégia de comunicação, mas esta deveria avançar para apresentar as informações para o público nas formas visuais mais fáceis de serem "processadas" pelo receptor. Um curso de Powerpoint simples é capaz de fazer milagres, slides simples, sequenciais mostrando o "caminho" da propina podem fazer com que para a audiência não haja qq dúvida de como funcionava o delivery de propina.