RuyGoiaba

Seu otimismo me enoja

26.07.19

Acordei meio Schopenhauer hoje, bem pessimistão – como na letra do Ira Gershwin para Isn’t It a Pity?, música do irmão George, my nights were sour, spent with Schopenhauer. Saí à rua e lembrei que minha casa estava cercada de Brasil por todos os lados, o que só piorou as coisas. E, como é chato se aborrecer sozinho, decidi irritar vocês também escrevendo sobre o pessimismo (única atitude possível, a não ser que se esteja mal informado).

Pensei na Eneida: no comecinho da obra, Eneias e sua turma estão na pior. O herói levou uma surra dos gregos na Guerra de Troia, vagou por aí durante sete anos e sobreviveu à destruição da sua frota por uma tempestade. É o momento em que ele, otimista incorrigível, vira-se para seus seguidores e diz “talvez um dia vocês gostem de se lembrar até disto” (forsan et haec olim meminisse juvabit). A essa altura, eu, vocês e qualquer estudante de latim que tenha sido obrigado a atravessar a Eneida gostaríamos de mandar Eneias tomar banho na soda – mas todos sabemos que Virgílio, o autor do poema épico sobre a fundação mítica de Roma, tinha em mente a cidade triunfante do futuro, na qual ele vivia.

O que seria o equivalente brasileiro disso? Talvez Martinho da Vila e seu “canta, canta, minha gente, deixa a tristeza pra lá/ canta alto, canta forte, que a vida vai melhorar”. Mas você, brasileirinho teimoso, sabe que NÃO vai, a não ser por algum acidente de percurso, e que continuaremos sendo passageiros deste ônibus circular entre barbárie e decadência que não passa nunca pela civilização. Ser pessimista no Brasil é sempre apostar no cavalo certo: aquele que vai refugar como Baloubet du Rouet, deixar um montinho de cocô no chão, trotar resolutamente na direção do abismo. “Nóis kapota, mais num breka.”

(Outro dia, um amigo e colega de profissão me disse que o único modo de dar um reset no Bananão era o Deus do Velho Testamento voltar a se manifestar e lançar a sua ira divina sobre o Brasil. Eu respondi algo como “considere a hipótese de ele JÁ ESTAR fazendo isso nos últimos anos”.)

Não há muito o que fazer, a não ser torcer para que o apocalipse chegue logo e seja relativamente indolor. Falando em fim do mundo, uma das charges mais profundamente brasileiras que vi nos últimos anos foi publicada em 2016 por uma americana, a cartunista Hilary B. Price. Dois profetas, de túnica e barba, seguram tabuletas. A do primeiro diz “O fim está próximo”; a do segundo, “Isto não vai acabar nunca”. E o Profeta 2 diz ao Profeta 1: “Seu otimismo me enoja”.

Mais brasileira que isso, só a charge recente do brasileiro Pietro Soldi, que mostra um casal diante de um jumento com uma venda nos olhos. O homem diz à mulher: “Veja, querida, o jumento vendado vai nos servir um café”. É óbvio que o jumento zurra, dá um coice na mesa do café e derruba tudo. O homem, então, vira-se para a mulher e fala: “Aposto que você torceu contra, né, Alice?”.

No Brasil, otimismo é basicamente acreditar que o jumento vendado vai servir o café. Fiquem à vontade para crer nisso – mas cuidado com o coice.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Tenho a impressão de que a maior merecedora do prêmio nos últimos dias é a turma do site do Verdevaldo que disse ter recebido de um whistleblower as mensagens roubadas da Lava Jato – ou seja, de alguém de dentro da operação, descontente com os rumos dela; talvez um novo Edward Snowden, charmosamente exilado na Rússia do grande democrata Putin. Aí a PF vai investigar e descobre que o líder dos hackers é um estelionatário pé-de-chinelo de Araraquara. O Brasil esculhamba tudo mesmo: aqui o único whistleblower que funciona é o soprador de apito literal da escola de samba, e olhe lá.

Aliás, “spoofing” — nome da operação da PF que prendeu os hackers — parece alguma prática sexual heterodoxa. Pensando bem, talvez seja.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisEdward Snowden, soprador de apito e versão gringa do hacker de Araraquara

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não dá para ignorar o bom humor apimentado com muitas pitadas de sarcasmo. Também não escondo o meu otimismo no meu país... Foi por isso que votei no Bozo. Até aqui o melhor governos dos últimos tempos.

  2. Ser pessimista é muito mais fácil do que otimista neste imenso país. Principalmente para quem viaja ao redor do mundo e sente na pele as desigualdades que temos por aqui. Alguns países são piores com certeza, porem mesmo chegando do primeiro mundo a sensação de que sou brasileiro e a minha pátria é aqui não foge do meu coração. Portanto, pessimismo é a última palavra que vai fazer parte da minha vida. Acredito sim que um dia ainda teremos vidas melhores por aqui...

  3. Descobri uma coisa: o PINOCCHIO tem cara de pau mas é gente boa; ele pensa com a cabeça e quando mente o naso cresce. GREENIE, ao contrário, tem cara de bunda, está clinicamente provado que ele pensa com o nariz e quando mente, a cabeça encolhe.

  4. Lembrando que os bons pessimistas, os que ficaram para na História, não queriam ser ingênuos mas nem por isso eram indiferentes ao destino da humanidade. Acreditavam que o realismo (quem em certos momentos é pessimista) era a melhor arma para não cair nas ilusões. Seu objetivo era desfazer as ilusões. Posso ainda insistir no otimismo mas compreendo os pessimistas de todos os tempos.

  5. infelizmente ,caro Ruy, esta´cuberto de razao. desde os tempos de R. Campos e sem querer retroceder ainda mais : A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor !

    1. Veja, por tão pouco você fez uma longa exposição. Se as pessoas não gostam nem de ser corrigidas quando erram, quem vai gostar de ser chamado de burro? Então para que ficar desfazendo das pessoas quando podemos contribuir muito mais falando de estudos interessantes nos espaços de debate público.

    2. Profesor Lucas me desculpe.Cometi um erro imperdoavel. Como pude escrever cuberto em vez de coberto. Obrigado por me corregir. Eu nao domino bem sua lingua mas achava que podia partecipar . Na realidade eu estava debrucado num estudo da Chartreuse de Parma a respeito da taracea executada pelos monjes no seculo XIV,quando,um pouco cansado ,pensei em me dedicar a prazerosa leitura da Crosue´. A propo´, excluo que R.Campos generalizasse involucrando um Povo(maiusculo ?) inteiro.

    3. Me perdoe, todos erramos, eu também erro.. por isso é melhor não chamar ninguém de burro, ainda mais um povo inteiro, porque todos nós cometemos nossas burrices também.

  6. Perfeito, Goyaba. Talvez não seja elegante publicar mas para mim a melhor piada sobre o Brasil é a do inferno brasileiro. Excelente a reflexão do início ao fim. Parabéns.

    1. Goiaba é um lixo ideológico apostando contra o Brasil sempre!

  7. Não tem mesmo como ser otimista no Brasil. Ser idealista por natureza não me faz otimista, porém já entreguei a Deus,ao misericordioso.

  8. Eu entendi o Ruy Goiaba, também estou agoniado com essa história de Lula Livre sem fim, estou quase pedindo para o jumento soltar logo o coice assim acaba de vez a cantoria do Martinho da Vila, é devagar, é devagar, devagar, devagarinho, canta canta minha gente e deixa o pessimismo pra lá

  9. SUA ASSINATURA ESTÁ ATRASADA. Considerações: 1 - liguei e deixei recado no contato 11 988326003, 2 - envie mensagem pelo e.mail sugerido 3 - meu celular 61 981930913 e CPF 01966928491. Até o momento nada de posicionamento no que tange ASSINATURA ATRASADA. Imagino seja pela troca do Cartão Mastercard. Fácil de resolver! Se me derem retorno, passo o novo número. Talvez seja, até mais fácil, fazer nova ASSINATURA. Todavia, preciso de orientação como proceder. Desculpe-me o apelo na coluna coment

    1. Kkkkk. Vc tá parecendo o pavão misterioso! Jogando numero de documentos na Net!

  10. Ah, como é bom ler Ruy aqui. Uma revista tão densa, cheia do ódio que carrega a maioria de seus leitores e chega ao fim com esse oásis. Isso sim, já vale a assinatura.

  11. que nada.......não está Schopenhauer o texto...bem humorado ....já está acontecendo do burro derrubar o café, o almoço e o jantar........porem algum idiota da publicidade petralha lançou o melhor do brasil é o brasileiro kkkkkkkkkkkkkkkkkko bagulho do cara devia estar estragado....o que me consola é que se o bagulho estivesse bom...o jargão seria pior: o melhor do brasil são os seus políticos...........rsrsrsr

    1. Putz. também achei. Tive uma revelação com o texto do Rui. Abriu-se o céu e caiu a cortina que escondia a verdade: o Brasil é um país amaldiçoado desde o início, e a sequência de acontecimentos, sempre ruins, sempre para baixo, sempre de forma a não iniciar um dia sem susto, exasperação e inconformismo, é devida a ordem divina de liquidar pouco a pouco este poço de refugo humano. Sempre que retoricamente perguntam se "tudo bem", sempre respondo "por enquanto sim, vamos ver até o fim do dia...

  12. sugestão: se mata ou encontre algum propósito na vida. Como diz Mario Sergio Cortella: “Todo pessimista acima de tudo é um vagabundo. O pessimista não tem trabalho algum, sendo pessimista não precisa fazer nenhum esforço e ainda acredita que nada pode ser feito.” Se acredita mesmo que sua mediocridade é tão elevado a ponto de nada construir ou contribuir neste país, deve estar enxergando longe, muito além do seu mundo. Olhe para o lado e faça sua parte.

    1. Mário Sérgio Cortella como referência intelectual???... só faltou acrescentar Dale Carneage...

    2. Rafael, seu texto está melhor que o do Ruy ! Será que a goiaba tá bichada ?

  13. Como ex- esquerdista ( sim, existem, mas não o são como ex-gays, por exemplo!😁), tenho uma fonte no FSP, não a FSP!, que me disse : "um pajarito 'wistleblower' me disse que logo após a prisão de Sérgio Moro, pedida pelo PT, o Brasil vai ser só samba e carnaval...". Vocês não manejam nada de otimismo...! Rsssss....

    1. Se isso acontecer, ocorrerá uma guerra civil nesse país! O povo não vai tolerar mais essa!mas não tolera MESMO!!!!

  14. Prefiro os otimistas que querem apostar no Brasil (ainda correndo o risco de ingenuidade, em certos momentos) do que pessimistas que invejam o charme do hacker do vizinho.. Shopenhauer deve ter tremido no túmulo..rs Bonito esse momento em que todos se envolvem tão visceralmente com o destino do nosso país, O problema é a polarização e o ódio recíproco, mas desistir. NUNCA

    1. PRECISO RECONHECER: O ARTIGO REALMENTE ESTÁ BOM MAS AINDA FICO COM O PROFETA OTIMISTA

  15. Sensacional..... "minha casa estava cercada de Brasil"....colocou em palavras a sensação que tenho....tem dias que não tem como não sentir um desânimo enorme por esse país!

  16. Essa história do jumento me lembrou um parente meu...kkk ele insinuou que eu ia torcer para o governo da Dilma não dar... precisava? Kkk

  17. O primeiro texto, por sinal muito bem escrito, só recontou, com outras palavras, aquela piada que termina com Deus dizendo pra São Pedro: "Pedro, espera só pra ver o povinho que vou botar lá". Quanto ao apocalipse, todo ano peço pra Papai-Noel nos mandar aquele asteróide errante, sempre a procura de uma colisão fantástica, aquela q dá um tremendo kik, um pré-orgasmo galático. Mas o bom velhinho deve estar com Alzheimer, sempre me esquece.

    1. Não diga isso... já pensou se tivesse nascido no Sudão????

  18. Ácido, preciso e engraçado. Retrata o presente, lembra o passado e já sabe o nosso futuro: patinar no sebo. Goiaba, te amo!

  19. Otimismo ou pessimismo, nada disso importa! Podemos mudar o rumo do Brasil? Como diz Boris Casoy “está tudo dominado “, o brasileiro não tem meios para mudar o esquema instalado no poder, iludido com uma democracia a serviço de um sistema, vota, vai às ruas como se a escolha fosse dele. Mentira pura, o brasileiro é manipulado, envolvido numa engrenagem sem a menor chance de escapar. Não sou Don Quijote e nem sei se vou manter a “cordura”.

  20. O verdadeiro "câncer"do Brasil é essa malta de esquerdopatas da imprensa-lixo, que corrompe a verdade e a mente dos menos esclarecidos. Pro inferno com tanta imundice jornalística! E você tá dentro, lamentavelmente, xará!

    1. Mineira...: vc tb pode dispor do Globo, UOL, G1, Folha e outros lixos. Devem satisfazer o seu "estilo literário"

  21. "considere a hipótese de ele JÁ ESTAR fazendo isso nos últimos anos". Sr Goiaba esta foi a análise mais precisa do que vem acontecendo ao nosso país nos últimos anos, seja devido a intervenção divina ou humana.

  22. "considere a hipótese de ele JÁ ESTAR fazendo isso nos últimos anos". Sr Goiaba esta foi a análise mais precisa do que vem acontecendo ao nosso país, seja devido a intervenção divina ou humana.

  23. Que excelente crônica! Deboche intelectualizado, muito diferente de gozar com a p*** alheia, como fizeram os vazadores de m****.

    1. Boa Angela, você é das minhas! Kkkk Goyaba pessimista vem sem bicho. E viva o otimismo nato do brasileiro, sempre em busca do cavalo, quando recebe de presente o seu balde diário de m...

  24. Para começar bem “mais uma” sexta-feira (sou idoso) dou preferência à sua coluna Sexta-feira. Além de me esborrachar de tanto rir sou brindado com uma verdadeira - parafraseando Salvador Dali – “bacanal intelectual”. Em seguida dá para encarar – sem risco de sofrer um enfarto - a leitura das travessuras denunciadas por Crusoé.

  25. Excelente artigo...! Se o inferno eh uma tortura eterna, na qual retira-se diariamente um pedaço do fígado para logo depois deixá-lo recompor-se, o Brasil pode encuadrar-de bem nesta categoria. Difícil eh convencer aquele que nunca viu outra realidade e sem capacidade de abstração que o paraíso que reconhece na verdade eh o inverso!

    1. deixa de reclamar e vai se virar na vida sabendo que um dia a terra para os humanos vai acabar , e o sol vai esfriar . mas para quem tinha perspectiva de vida de 45 anos agora é de 70 desânimo é pura frescura ou tá achando as mudanças muito devagar.

    2. Muito bom, Goiaba! Ou será que é mais uma marmelada feita com "chuchu"...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO