Flickr Joi ItoOmidyar: missão de reinventar o capitalismo ainda não saiu do plano da utopia

O mecenas interceptador

Quem é o bilionário Pierre Omidyar, o filho de iranianos nascido em Paris e naturalizado americano que ganhou dinheiro com o eBay, investiu no Intercept e quer diminuir o que chama de "déficit de confiança global"
05.07.19

Em 2014, na revista New York, o americano Glenn Greenwald falou sobre o investimento de 250 milhões de dólares feito pelo bilionário Pierre Omidyar na First Look Media. A empresa engloba o site The Intercept Brasil, comandado por Greenwald e responsável pela divulgação das supostas conversas entre o juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato. “Nós nos damos ao luxo de fazer algo diferente porque temos esse tipo de apoiador com recursos infinitos”, disse Greenwald. A fortuna de Omidyar, de 52 anos, está na casa dos 13 bilhões de dólares. A maior parte ele conquistou aos 31 anos, com a venda de ações do site de leilões eBay, em 1998. Mais tarde, com o sistema de pagamentos online PayPal, ganhou ainda mais dinheiro.

Desde 2004, uma parte desse valor, cerca de 1,4 bilhão de dólares, tem sido gasta em projetos diversos de filantropia. Mas, ao contrário de outros bilionários igualmente preocupados em salvar o mundo, e à semelhança do húngaro George Soros, a encarnação do demônio para os antiglobalistas, Omidyar faz caridade com uma desavergonhada pegada de ativismo político. Em 2017, ao anunciar mais uma rodada de gastos, no total de 100 milhões de dólares, a Omidyar Network, sua rede filantrópica, divulgou um comunicado em que se comprometia a aplacar o “déficit global de confiança” nas instituições, nos especialistas e na imprensa. Entre os eventos recentes listados para fundamentar tal preocupação, a nota citava a eleição de Donald Trump e o impeachment da presidente Dilma Rousseff — sim, o Brasil estava na lista de “missões”.

Filho de pais iranianos e nascido em Paris, Omidyar ganhou nacionalidade americana e vive no Havaí com a esposa Pam, que fundou o eBay juntamente com ele, e três filhos. É um excêntrico com ideias voláteis e dinheiro de sobra. Em 2009, ao saber que o Havaí só tinha estoques de comida para uma semana no caso de catástrofe, ele construiu um armazém perto de sua casa para guardar suprimentos.

Flickr OnInnovationFlickr OnInnovationOmidyar, em 2008: fortuna estimada em 13 bilhões de dólares
Adepto do budismo, fã do Dalai Lama, cujas viagens ele costuma bancar, Omidyar é também um apreciador do jogo Second Life. A empresa que criou o jogo, a Linden Lab, também recebeu investimentos do bilionário. No mundo virtual do game, Omidyar interage com outras pessoas no corpo de um personagem que atende pelo nome de Kitto Mandala. Negro, tatuado e sem cabelo, Mandala usa uma camiseta com uma frase curiosa: “Beije-me, eu sou um mal legal”.

Omidyar começou a se meter no jornalismo em 2010, quando lançou o site de notícias Honolulu Civil Beat, no Havaí. A ideia era apostar no jornalismo investigativo e criar um ambiente para engajar os cidadãos da ilha americana. Mas o modelo de assinaturas não vingou, a ponto de Omidyar perguntar nas redes sociais sobre quanto as pessoas estariam dispostas a pagar para se manter bem informadas. No início de 2013, Omidyar tentou uma aposta mais ousada que poderia emplacá-lo como tycoon. Entrou nas negociações para comprar o jornal Washington Post. Ao final, foi vencido na disputa por outro bilionário do mundo da tecnologia, Jeff Bezos, da Amazon.

Flickr KittoFlickr KittoO personagem Kitto Mandala, usado por Omidyar no jogo Second Life
Até então, a proximidade ideológica de Omidyar era com o então presidente Barack Obama. Os dois estudaram na mesma escola no Havaí, a Punahou, mas em períodos diferentes. “Eu sempre amei este país e os seus ideais com o fervor de um convertido. Ele (Obama) descreve com palavras aquilo que eu sinto”, escreveu o bilionário nas redes sociais, em 2008. Ele também foi um dos principais financiadores da Fundação Clinton, mantida por Bill e Hillary Clinton.

Em 2013, a divulgação de documentos do hacker Edward Snowden teve um forte impacto sobre a forma como Omidyar enxerga o mundo. A partir de então, ele passou a criticar Obama, a elite do Partido Democrata e o governo americano. Tornou-se um bilionário com causa política. Frustrado por não conseguir comprar o Post, lançou-se em uma empreitada destinada a financiar uma enorme rede de ONGs e sites com a pretensão de fazer jornalismo investigativo e de checar os fatos publicados pelos veículos tradicionais. O investimento anunciado foi o mesmo desembolsado por Bezos na compra do maior jornal da capital americana: 250 milhões de dólares. O valor foi pulverizado em inúmeras ONGs, sites e empresas. No Brasil, Omidyar ajudou a financiar bolsas para jornalistas que se dispunham a fazer matérias na Agência Pública. Ele também apoiou o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), que lista entre suas missões o combate a notícias falsas.

Outro ponto de sua agenda é o de “reimaginar o capitalismo”. Omidyar acha que é preciso reduzir a desigualdade e garantir um mínimo de bem-estar para todos. Com uma quantidade maior de pessoas sem conseguir empregos formais, um dos problemas abraçados pela sua fundação é o de prestar serviços para aqueles que não têm trabalho. Omidyar foi um dos investidores do Dr. Consulta, uma rede que cobra preços baixos para brasileiros sem plano de saúde. Ele não tem participação nas decisões do dia a dia da companhia, mas espera um dia recuperar o seu investimento. O bilionário diz que o seu objetivo é fazer uma “filantropia de negócios”, em que as empresas e entidades que recebem seus aportes possam explorar novos modelos e prosperar sozinhas.

Em sua conta no Twitter (@pierre), ele já desferiu diversos ataques ao presidente americano Donald Trump. Em março deste ano, Omidyar debochou do resultado do relatório do procurador especial Robert Mueller, que não conseguiu provar um conluio entre a campanha de Trump e os russos. “Será interessante ver como Trump age quando ele está de bom humor. Alguém se lembra da última vez que isso aconteceu?”, escreveu. Talvez alguém possa roubar mensagens entre ele e Greenwald sobro o assunto. O americano lulista é um dos queridinhos da Fox News por negar qualquer interferência de Moscou nas eleições americanas. A influência de Omidyar na rede, porém, é inversamente proporcional aos zeros de sua conta bancária. Nas suas últimas dez mensagens, Omidyar teve uma média de 32 curtidas. É nada se comparado com as publicações de Jeff Bezos no Twitter, que sempre passam das 3 mil curtidas.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisJeff Bezos (esq.): na disputa pelo Washington Post, venceu o dono da Amazon
Na política americana, o site The Intercept elegeu os democratas moderados como alvos preferenciais. Munido dos e-mails do comitê democrata vazados por hackers russos, em 2016, os profissionais do site partiram para cima de Hillary Clinton. Os políticos mais elogiados nas matérias do Intercept são os nomes mais à esquerda e mais radicais, como o socialista Bernie Sanders e a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez. Ambos jamais serão interceptados pelo Intercept, obviamente.

Para surpresa de ninguém, talvez só para ele próprio, Omidyar não conseguiu reimaginar o capitalismo. As empresas por ele financiadas que andariam sozinhas permanecem precisando de muletas. Muitos dos sites escolhidos ou criados pelo americano, por exemplo, seguem pedindo ajuda. Em março deste ano, a First Look Media, dona do Intercept, anunciou um corte de 4% no quadro de pessoal. Os afetados integravam justamente a equipe do site responsável pelas investigações. “Nós não tomamos essas decisões com facilidade, mas elas são um passo importante para nos alinharmos operacionalmente para o futuro”, escreveu o diretor da companhia, Michael Bloom, em e-mail para os funcionários. Na First Look, Omidyar agora se envolve diretamente no controle de custos. É um sinal de que a torneira de recursos infinitos está se fechando.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Diferença: Qdo o vaqueiro na mata corre atrás do a CAVALO e ao chegar no precipício o cavalo REFUGA e para . A ÉGUA. Não para e CAI no precipício com tudo . O glen é igual a égua.

  2. Será que esse Omidyar sabe exatamente o que seus pupilos do "The Intercept Brasil" andam fazendo por aqui? uma panfletagem partidária fraudulenta e desconexa com a realidade? um vexame atrás do outro? Tenho minhas dúvidas!

  3. Como sempre os ativistas são contraditórios. O cara ama os EUA e seus ideais fundadores e apoia candidatos socialistas. Vai entender.

  4. Como sempre, os ativistas são contraditórios. O cara ama os EUA e seus ideais fundadores, mas apoia candidatos socialistas. Vai entender.

  5. Tomara que ele continue gastando dinheiro naquilo que não gera dinheiro e vá a falência. talvez somente assim, sua mente seja aberta para a realidade de que a utopia socialista é utopia.

  6. Lamentável que o ricaço, filho de iranianos, americano naturalizado, com coloração à esquerda, financia o site Intercept e se meta na vida do Brasil e dos brasileiros do bem. Simples assim ?

  7. Esse caboclo prefere um mundo sem fronteiras. Será que as quatro excelências do Supremo e as quinze do Superior voltaram de Coimbra querendo o mesmo?

  8. Duda Teixeira, vc está acompanhando o caso dos Clintons que podem ser presos por atividades criminosas que incluem práticas de orgias com crianças. Vi no YouTube, canal do Prof. Bellei. Ele diz que a prisão está em contagem regressiva para ocorrer.

    1. Sem querer bati duas vezes no COMENTAR. Desculpem-me.

  9. Duda Teixeira, vc está acompanhando o caso dos Clintons que podem ser presos por atividades criminosas que incluem práticas de orgias com crianças. Vi no YouTube, canal do Prof. Bellei. Ele diz que a prisão está em contagem regressiva para ocorrer.

  10. Esse cara se contradiz. Fala que ama os Estados Unidos mas financia justamente quem pode acabar com os EUA, tipos como Bernie Sanders e Ocasio-Cortez. Ou é incoerente ou é maluco mesmo.

  11. Tenho muito, muito medo destes humanos que se acham deuses do Olimpo por causa do dinheiro em excesso que possuem. O trágico é que eles geralmente reencarnam Ares ou Marte, responsável pelas guerras no mundo mitológico. Exatamente o que esses caras ricos e narcisisos fazem, com sua troupe de zumbis que o reverenciam.

  12. Esta questao parecer ser bastante seria. Espero que as autoridades possa investigar a fundo tudo isto. A lei de seguranca nacional podera ser aplicada. Esse tal de Glenn, esta mais para picareta que para jornalista.

  13. Devem estar financiando muita coisa por aqui , os Adelio da vida e organizações que perderam o acesso aos saqueados cofres da nação.

    1. Esse Socabosta do David Miranda precisou comprar ainda o mandato do vasioleta Jean Willie

    1. O curioso desse palhaço é que ele ganhou muito dinheiro com o capitalismo, que agora ele quer destruir!

  14. 🇧🇷 Na verdade o dinheiro que o criminoso Gleen Greenwald faz parte do dinheiro desviado dos fundos de pensão ele é moleque de recados do Satanás de nove dedos foi ele que a mando do Satanás mandou ADÉLIO matar bolsonaro.

  15. Poxa essa matéria ta muito boa, cara isso será verdade? Mas qual interesse desse sujeito? Pq ele não investe para esclarecer as atrocidades do povo dele?

  16. Está quase comprovado que a falida editora abril, cujas revistas,agora, estão todas com a linha editorial voltadas para a esquerda,está tendo injeção vultosa de recursos(a Veja, principalmente), e o tal site Intercept,idem. A origem da grana preta está identificada: vem do iraniano bilionário do ebay e do paypal. Alvaro Costa/df

  17. O Código Penal Brasileiro, no art. 180, § 1º prevê pena de até oito anos de reclusão: "Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime". Pena: reclusão, de três a oito anos. O que falta para a prisão de Gleen?

  18. Omidyar, é um genio do mal, patrono das esquerdas raivosas. inescrupulosas, o Green Wald, é seu exemplo, está "queimado" perante a opinião pública americana, depois do exemplo Snowed. No Brasil o Verdevaldo já tem os dias contados porque errou o Target. Adorei esta matéria, a muito tempo eu perseguia estes esclarecimentos, obrigado Cruso É.

  19. Filantropia e poder, qual a melhor fórmula usada por esses que querem uma investigação no jornalismo. Alguém quer com certeza é somente poder!

    1. Meus Deus! Assim o Carluxo vai Twitter isso em breve. Vamos aguardar a comprovação por ele.

  20. Seguindo a máxima de "quem lacra não lucra" o sr. "filantropia" e mentor do "novo capitalismo", de novo não tem nada e sim a redução dos custos é a mesma de sempre, se não fizer vai quebrar. P A T I F E S travestidos de santinhos.

  21. Como é bom trabalhar em uma empresa onde o dinheiro chover, não ter objetivos de lucro, assim é fácil trabalhar, e gastar o tempo com “chicanas” como é o caso do Intercept Brasil e o estrangeiro qur já deveria ter se calado

  22. Parabéns, Duda, por nos informar sobre a origem da mão financeira que torna possíveis os ataques cibernéticos seletivos às nossas instituições! Imaginem só o perigo que isso representa à nossa jovem Democracia se nos sujeitarmos, impotentes, a anos de roubos cibernéticos cujas revelações dependem, exclusivamente, daquilo que julgarem ser "de interesse público" por organizações criminosas de hackers ou por seus receptadores e divulgadores !!!

  23. Essas empresas criadas por esse iraniano como a Intercept Brasil provavelmente vão se auto fagir devorando alguns milhões de dólares desse imbecil, transformando puxa-sacos em novos milionários traidores.

    1. será que esse novos milionários prosperaram? creio que não. é parecido com ganhar de loteria que acaba na pobreza, se não for de numerário será de espírito.

  24. Essa coisa de financiar loucuras de origem mulçumana e com foco nas Américas, me lembra um tal de Osama... não gostei desse cara!

  25. Figurinha. Imagina que tentou disputar com Jef Bezos o Washington Post. Já que parece ser mais boçal por ser bilionário, deve ter crises de prisão de ventre quando acaba de saber que no divórcio a ex-mulher de Bezos caiu com US$ 25 bilhões. O que faz dele não um pobre, mas um ressentido. E o ressentimento é o neurotransmissor básico na vida dos homossexuais. No caso dele essa angústia é potencializada pela paternidade iraniana, o que faz dele traidor de Alá.

  26. Se Omidyar financia e apoia vigaristas é porque ele não passa de um canalha rico. Tomara que seu helicóptero caia e essa peste suma.

  27. Tem cara de bicha esse aí e parece ser uma. Nada contra . Cada um dá o que quiser . Deve amar o Greenwald para financia-lo assim tão depravadamente. Coisas de esquerdistas hardcore.

  28. Ual tive a impressão de o mundo é um jogo de poder entre os bilionários e nós somos parte do brinquedo deles... não quero mais jogar 😔

  29. Ele deve estar financiando toda a grande imprensa brasileira. Ela não está divulgando nada que não seja fofoca , notícias maliciosas , engodos,etc... é uma ironia minha , mas que parece verdade parece.

    1. Realmente da para pensar nisso, a grande mídia brasileira está muito esquisita!

  30. Omidyar é ligado à seita ocultista Bahai, que tem sede em Haifa. Tem várias casas pelo mundo para escapar do Apocalipse, que diz que virá com um vírus mortal. No estado de Montana tem um rancho com subterrâneo e um exército particular. Tem ligações com a NSA e órgãos de segurança e espionagem. Em suma, é um louco perigoso. Mas esse artigo está fraco! Faltou pesquisa!

    1. Tá fraco mesmo. Parece que pediram às informações direto p a assessoria do cara.

  31. È muito engraçado como esses bilionários dizem ser favoráveis a um capitalismo mais justo, com bilhões de dolares nas suas contas. HIPOCRISIA É A PALAVRA CERTA.

  32. Bons tempos aqueles em que os milionários eram apenas playboys engajados em namorar as atrizes de Hollywood. Hoje eles usam sua fortuna para encher o saco do povo com seus projetos esquerdistas.

    1. Aqueles endinheirados morreram sem um tostão, como o simpático Jorginho Guinle.

    1. Todo mundo tem alguma deficiência. Esse aí, tem deficiência de julgamento político e informação.

  33. Ele pode até ter as melhores intenções, porem quanto mais batem no Moro mais ele cresce. O povo que vota não se importa com os meios utilizados por Moro e sim com o resultado da operação. Falem o que quiserem, mas todos queriam esse monte de político na cadeia. 2022 Moro será presidente.

  34. Parabéns por mais essa excelente matéria... agora, ou é socialista ou é bilionário... e o que ele quer defender, o indefensável? Digamos que as mensagens vazadas de hoje não tenham sido adulteradas, três coisas não dá para esconder: 1a é que não foram fabricadas qualquer prova; 2a que a forma de receptação das mensagens foram criminosas; 3a que o ex-presidente é um corrupto e deve ser mantido atrás das grades.

  35. Gostaria de saber o verdadeiro interesse desse sujeito em aceitar atacar a Lava Jato, Moro etc. Kkk Acho que vocês sabem.

  36. Do céu não cai dinheiro. Filantropia à parte, esse iraniano deve ter fontes de renda outras que não as publicadas. PT & Lula têm bilhões estocados nos paraísos fiscais. A imprensa se esmera em comentar o vazamento das comunicações do então juiz Sérgio Moro, mas omitiu a notícia divulgada na imprensa portuguesa sobre o transporte de valores da comitiva presidencial do então presidente Lula. Um empresário revelou que pagou, como propina, obras no triplex de Guarujá e sítio de Atibaia. E os outros?

  37. O bilionário socialista (que antagonismo, não?) que apoia financeiramente bandidos como os que hackearam os celulares de autoridades do judiciário brasileiro. E ainda tem gente que acha o tal Glenn jornalista honesto...

    1. Quem acha que bilionário e socialista é antagonismo, continua enganado com o tal do socialismo/comunismo. Eles são tudo, menos social no sentido do bem comum. Eles são só social para eles mesmos (o bando), usando (roubando) o bem comum só para eles. Para enganar os outros, eles se utilizam de ideias idealistas na sua ideologia. Em fim, tem 3 tipos de Bilionários: o criativo - o competitivo - o latrocínio

  38. Muito perigoso tanto recurso nas mãos de uma pessoa sem uma visão clara da realidade. Suas interpretações e consequente ações podem causar danos de longo prazo difíceis de sanar.

    1. Realmente, ele é o Bilionário criativo, criou 2 excelentes produtos, porém, como não tem consciência sobre isso, perdeu a visão da realidade. Fica bestantando alimentando aproveitadores e sanguessugas. Quer mudar o mundo... Ele precisa de autoconhecimento urgente, pq se não, está no caminho de se autodestruir e virarando bomba. Ele podia ajudar aos outros ensinando auto-ajuda, como p.ex.Tony Robbins e se tornar mais rico ainda ou, se acha ruim, fazer-lo de voluntário. Que pena!

  39. O cara está certo. Tem dinheiro e gasta este dinheiro como quiser. Quem for podre que se arrebente, independente da coloração partidária. Os melhores jornalistas e jornais fora, aqueles que revelaram o que se passava nos bastidores dos gabinetes dos poderosos. Sem isso, não há razão de se fazer jornalismo.

    1. Esse Jose está em todos os comentários, tá parecendo militante da esquerda.

    2. "Os melhores jornalistas e jornais fora, aqueles que revelaram o que se passava nos bastidores dos gabinetes dos poderosos". Alguém consegue explicar o que o texto entre aspas quer dizer? Não sei que língua é essa. Dilmês?

    3. Sempre esse execrável jose. Ninguém aguenta mais! Socorro!!!!!

    4. Texto medonho, sem sentido. Penso que foi redigido pelo lularápio - sob supervisão da dilmanta.

  40. O que está acontecendo no Brasil é um crime de lesa pátria. Como pode um site de propriedade de um estrangeiro participar da divulgação e provavelmente também da invasão, do celulares de ministros de estado e do MP? O melhor a fazer é despachar o Verdevaldo e sua turma. Extradição para os envolvidos enfechamento das atividades dessa ONG globalista e de todas as outras que são INIMIGAS da pátria amada.

  41. O IntercePT Brasil tem uma campanha no catarse para arrecadar recursos mensais apoiada por mais de 9 mil "amigos do amigo", que doam mais de 250 mil reais por mês ao site...

    1. Siga o dinheiro e certamente esse caminho apontará corruPTos como é de se esperar desse tipo de povo e de seus projetos para obter o poder.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO