Divulgação"Dino estava lá assistindo a tudo de camarote"

‘Lula sabia’

O senador Marcos do Val diz que o presidente e o ministro da Justiça foram omissos para usar politicamente as invasões aos Três Poderes
20.01.23

Criador de uma técnica para algemar pessoas e instrutor de unidades especiais de várias polícias americanas, conhecidas como Swat, o capixaba Marcos do Val decidiu, em 2018, trilhar uma carreira na política com foco na segurança pública. Em 2018, ele foi eleito senador pelo Podemos pelo seu estado, o Espírito Santo. Hoje, aos 51 anos, do Val integra a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, a CCAI, cuja missão é fiscalizar os órgãos de inteligência.

Antes dos Atos de 8 de janeiro, do Val afirma que recebeu informações de que as manifestações não seriam pacíficas e tentou falar com o ministro da Justiça, Flávio Dino. Nunca foi atendido. Ele agora acusa Dino e Lula de terem sido omissos para usar a confusão politicamente. Do Val, que tem uma agenda a favor do porte de armas, não toma só um lado no debate atual. Ele acha que o governador afastado Ibaneis Rocha e seu ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres falharam ao não proteger os edifícios dos Três Poderes. O senador também defende que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja investigado por possível envolvimento com distúrbios. “O que chegou para mim é que Bolsonaro soube da manifestação, mas que não foi ele que a coordenou. Mas, seja quem for, deve ser investigado e, se condenado, pagar pelo que aconteceu. Sempre deixei claro que sou de direita, mas não sou bolsonarista. Sou aliado, mas não alienado”, disse ela a Crusoé, pelo telefone. Segue a entrevista.

 

O presidente Lula sabia que iriam ocorrer atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro?
A informação de que os atos não seriam pacíficos chegou ao presidente Lula, mas ele deixou tudo acontecer com a intenção de usar isso politicamente contra a direita, contra os bolsonaristas ou contra Jair Bolsonaro.

Quais são as evidências?
Antes dos distúrbios, eu recebi a informação, por meio de terceiros, que a manifestação não seria pacífica e que havia a possibilidade de invasão de prédios públicos. Eu então tentei fazer contato com o ministro Flávio Dino diversas vezes. Na quinta, 5, liguei para saber se ele tinha recebido a mesma mensagem que eu. Ele não me atendeu em momento algum. Nem antes, nem durante, nem depois. Achei muito estranho, porque o assunto era delicado. Depois das invasões, Dino deu uma entrevista dizendo que viu os manifestantes pela janela e, em seguida, a fechou. Mas não houve expediente no Ministério da Justiça no domingo à tarde. Dino estava lá, portanto, assistindo a tudo de camarote. O prédio do Ministério da Justiça é o primeiro para quem sobe pelo gramado da Esplanada, saindo do Congresso. Da sala dele, ele conseguiu ver os manifestantes em ação e os vidros sendo quebrados. Como membro da CCAI, enviei ofícios para saber quem tinha sido comunicado previamente. A informação que eu tive, sem ser via ofício, foi a de que, no sábado, todos os ministros, secretários, responsáveis pelas áreas de segurança e o presidente Lula receberam um comunicado da Associação Brasileira de Inteligência, a Abin, pelo WhatsApp. Lula sabia, mas não tomou decisão alguma.

O que foi feito?
O ministro Dino só mandou um ofício esdrúxulo para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, dizendo que, se preciso, ele colocaria a Força Nacional em ação. Depois, Dino deu uma entrevista dizendo que não poderia acionar a Força Nacional sem uma intervenção federal. Ao dizer isso, ele mentiu descaradamente. Ele também poderia ter solicitado ao comando da Polícia Militar a tropa de choque, ter usado o Batalhão da Guarda Presidencial e os departamentos especializados em distúrbios civis da Polícia Federal  e da Polícia Rodoviária Federal. Não seria algo inédito. No dia 7 de setembro, o STF convocou a unidade de operações especiais da Polícia Federal para preservar o seu edifício. E veja que naquela época não havia nem indícios de que haveria invasão e destruição. Desta vez, com o ministro e o presidente cientes do perigo, foram dispensados vinte membros da Guarda Presidencial. Isso não tem justificativa. Não há explicação a não ser a prevaricação e outros crimes. Por causa disso, também vou pedir o impeachment do presidente Lula, por ele ter omitido a informação e não ter convocado as unidades. Ter colocado um ministro para assistir a tudo do gabinete dele foi um absurdo.

Agência Senado“Vou pedir o impeachment do presidente Lula, por ele ter omitido a informação”
O GSI poderia ter falhado em seu papel e não ter avisado Lula após receber os dados da Abin?
O GSI é o órgão responsável para passar todas as informações fornecidas pela Abin ao presidente, seja no âmbito da segurança, da economia ou de qualquer outro tema sensível. Se o GSI não reportou a Lula, então o órgão prevaricou. Mas seria impossível que o GSI não passasse isso adiante, porque o grau era de máxima atenção.

Que atitude Dino tomou com relação a essas unidades contra distúrbios após os atos antidemocráticos?
Na segunda, 9, ele baixou uma portaria para acabar com o grupo de operações especiais da Polícia Federal, especializada em distúrbios civis, e com a unidade especial da Polícia Rodoviária Federal. Ele fez o inverso do que deveria. É inacreditável.

Qual seria a razão?
Para Dino, quanto mais a direita fizer protestos, com a participação desses radicais, melhor. Isso marca uma mudança na postura oficial. Se formos fazer um levantamento dos últimos quatro anos, quando tivemos um presidente (Jair Bolsonaro) que esticava a corda o tempo todo, que gostava de confusão, a direita não fez nenhum movimento de destruição. Agora, com apenas uma semana do atual governo, aconteceu tudo isso. É algo estranho.

Dino alegou que só recebeu mensagens do sr. querendo falar sobre o decreto do Lula sobre armas de fogo, mas nada sobre os atos de vandalismo do dia 8…
No dia 31 de dezembro, enviei uma mensagem de boas-vindas falando que poderíamos marcar uma audiência. No dia 1º de janeiro, após a assinatura de um decreto sobre o porte de armas, eu mandei uma mensagem por escrito pedindo para falar sobre esse assunto. Na quinta, 5, depois de ter tido acesso às informações sobre o que poderia ocorrer no domingo, eu liguei, em vez de mandar mensagem. Assuntos de inteligência não são falados pelo telefone. Ele nunca atendeu ou respondeu. Teve até uma hora que eu comecei a achar que tinham me passado o número errado, porque um ministro precisa atender a um senador. Quando ele, depois, divulgou o print da tela para um jornalista, provou que havia várias ligações perdidas minhas e que aquele celular era mesmo o dele. Dino é um sujeito muito mentiroso, em um nível assustador. Nunca vi nada igual. Ele agora quer espalhar que eu só o procurei para falar de armas, mas isso não é verdade. O assunto era a manifestação, e ele não me atendeu.

Esta semana, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, rejeitou o pedido de uma investigação sobre Flávio Dino, apresentado pelo deputado federal eleito Nikolas Ferreira. Há como contornar isso?
O STF fez isso porque o Nikolas se baseou apenas em notícias da imprensa. Moraes entendeu que não haveria como afastar um ministro tendo só reportagens como base. É preciso apresentar documentos. A Abin vai me mandar um relatório hoje (na terça, 17). Nós estamos terminando de providenciar isso, para formalizar um pedido similar. Dino e Lula colocaram vidas em risco e se beneficiaram politicamente disso.

Agência SenadoAgência Senado“Dino é um sujeito muito mentiroso, em um nível assustador”
E se o STF continuar negando investigação?
A Procuradoria-Geral da República, PGR, está aguardando a nossa documentação. A CCAI também tem autonomia para fazer uma investigação própria. Além disso, a senadora Soraya Thronicke fará um novo pedido para instalar uma CPI, na próxima legislatura. Então, será preciso colher novamente as assinaturas suficientes. Mas… veja que interessante. Antes, os parlamentares petistas eram a favor de instalar uma CPI. Depois que eu comecei a apontar o dedo para Dino e Lula, o presidente passou a desmotivar os senadores do PT a assinar a CPI.

O governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha e o seu ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres também foram omissos?
Sim. A premissa de quem trabalha na área de segurança é se preparar para o pior, mas esperar o melhor. Quando vem uma informação de que existe a possibilidade de algo acontecer, isso deve ser considerado como certo.

A PGR pediu ao STF a inclusão de Jair Bolsonaro no inquérito sobre atos de vandalismo em Brasília. O ex-presidente teve alguma participação?
O que chegou para mim é que Bolsonaro soube da manifestação, mas que não foi ele que a coordenou. Mas, seja quem for, deve ser investigado e, se condenado, pagar pelo que aconteceu. Sempre deixei claro que sou de direita, mas não sou bolsonarista. Sou aliado, mas não alienado.

A PM escoltou os manifestantes até a Praça dos Três Poderes no dia 8. Houve conivência?
Isso faz parte da técnica policial de distúrbios civis. É preciso jogar uma rede para pescar. Tem horas em que vem o peixe que você quer. Outras, o que não precisa. A técnica de choque é essa, uma rede arrastando todo mundo para um determinado lugar. Quando começou a baderna, era hora de pegar o filho e a vó e sair dali. Quem foi detido no final é porque estava no lugar em que não deveria. Nos Estados Unidos, quando ocorre uma operação policial em um bairro, os moradores fecham portas, as janelas e se escondem. Essa é a cultura deles, para não atrapalhar o trabalho das forças de segurança e para não ser atingido por uma bala perdida. Aqui é o contrário. Quando há uma operação na comunidade, as pessoas vão para o meio da rua para tentar filmar o que está acontecendo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Goste ou não do Senador, até que enfim alguem levanta a voz com discernimento . É mais do que claro que deixaram acontecer em beneficio próprio e em meu ponto de vista tratando-se de PT foram estes que armaram e financiaram o quebra-quebra, falta provar, mas será que os baderneiros presos irão confessar quem armou, ou se já confessaram a informação será divulgada. Acho que não. Tudo pilantra.

  2. Lula é, especialmente, Flávio Dino, sabiam o que ia acontecer naquele dia 8 de janeiro. E entenderam proveitoso a eles. A CPI é indispensável para que os culpados sejam investigados e punidos.

  3. O presidente não querer uma CPI é evidente, nenhum quer cpi de coisa alguma, pois como dizem, todo mundo sabe como e quando terminar, mas o final ninguém sabe! Ainda mais que a Soraya passou a perna no Renan e foi mais rápida. Uma CPI com ela liderando ia ser complicado pro governo! Mas acho que o legislativo tem o poder e o dever de investigar sim, pois não foi pouca coisa o que houve. Agora, o que esse senador p4rv0 está fazendo é só cortina de fumaça para tirar o Bozo do foco, é um fanfarrão!

  4. Comparem aquela cena do seu cachorro ao ser repreendido por ter detonado as almofadas do seu sofá-de-couro, fazendo focinho e expressão de inocência. É exatamente a mesma reação do atual PR, qto a instalar uma CPI sobre o tresloucado vandalismo de 8/1, cometido pelos bolsonaristas e seus colegas “infiltrados”. Sem tirar nem por. Que venha a CPI.. vai rolar chumbo grosso na “inocéncia” do lula e seu guru comunista que apreciou tudo da janela do seu gabinete.

  5. Boa entrevista, mostra o que todo mundo já sabia, a inércia do Governo para tirar proveito dos fatos. Houve omissão sim, e deve ser apurada a omissão.

  6. A falta de entusiasmo do velho lula, e de seu gurú comunista, para que se instale uma CPI, está a grosso modo, muiiito semelhante com aquela cena comum, do cãode casa, ao ser flagrado detonando as almofadas..faz cara de inocente e mere o rabo entre as pernas.. perceberam?? Quaquaqua.. que venha a COI sobre o vandalismo dos tresloucados bozistas e infiltrados..

  7. Quaquaqua..tem um maluco por aí que afirma que o velho lula.. no que tange a mancada bozista de 08/01/23..foi vítima.. caracooo.. não consigo assimilar a parvoíce dessa raça..

  8. Certo senador, se deixa destruir tudo o que representa as instituições de Estado, corre-se um risco enorme de colocar o país em estado de guerra, colocando a população em risco de vida, para se chutar um cachorro morto, que inclusive fugiu feito zumbi para a Disney. O Lula é cachaceiro, é corrupto, é condenado, é quase analfabeto, mas burro definitivamente ele não é. Já seu líder e guru e por osmose seus seguidores...

  9. Esse senador,que particularmente o acho um cretino,sempre foi negacionista,negou a vacina da Covid todo o tempo,tomou os remedinhos milagrosos do médico por tabela,o Bolsonaro,negou o número de mortes no país.Será que alguém com um tico de inteligência vai acreditar num fulano desse.

    1. Essa tática de listar crimes alheios para encobrir um fato: a impossibilidade do Di.no/lula, não saberem de nadinha, não funciona mais. CPI, mesmo não dando em nada, revela fatos.

  10. Até um leigo sabe que é impossível a ABIN não ter informado o presidente que haveria essa invasão. A viagem para Araraquara, sem o menor sentido, fez parte da estratégia para desgastar ainda mais o boçal.narismo

  11. Importante criar a CPI. Seria melhor se PGR investigasse os dirigentes dos órgãos e ministérios envolvidos com segurança, defesa e justiça. Se não realizar a investigação global, estarão agindo politicamente, incorrendo em crime de exercício arbitrário na função pública.

  12. Boa entrevista. Não duvido da ação do PT assistindo passivamente ao desenrolar da violência de modo a usar o fato politicamente e, de quebra, derrubar o Múcio, que não agrada a algumas alas do partido. Lula saiu muito fortalecido do dia 08. É inegável. É também necessário uma CPI. Dino tem que ser o primeiro ministro a cair, seus primeiros passos no ministério são assustadores. A CPI pode ser a ferramenta ideal para isso.

  13. A CPI é necessária sim para desmascarar quem incentivou a baderna. Só os fanáticos ou os muito burros não enxergam quem incentivou a baderna. Lula é um bandido da pior espécie!!!

  14. O responsável pela segurança dos palácios não é a polícia do DF? Então, no meu entender, o senador deveria, em 1o lugar, acionar o governador e/ou o respectivo Secretário de Segurança. Acredito que Lula foi vítima. Os fanáticos bolsonaristas queriam quebra tudo, queriam golpe e quase conseguiram.

  15. É óbvio que todo mundo sabia. O gado vinha anunciando a violência ha meses. Só não agiram porque queriam uma narrativa e a massa de manobra Bolsonarista caiu como uns patinhos- ou gadinhos, para alguns maldosos. E agora o que acontecerá? Para os ricos e poderosos, feijoada. Para os pobres, cadeia e multas. Ponto. MS

  16. Os indícios não deixam a menor dúvida e os fatos começam a aparecer deixando evidentes os crimes cometidos pelos três poderes que em vez de adotar providências simples que impediria o quebra-quebra que o povo massivamente entende facilitado e terá graves consequências podem estar certos .. o ridículo sr. CAPAcheco vai instalar a CPI pedida pela sra. TRAYARA que quer limpar sua sujeira juto ao povo? vai nunca MAS o novo Senado se presidido por homem sério fará isto primus actus .. aguardemos.

  17. Obviamente que o ex presidiário e seu assecla no ministério da justiça fizeram vistas grossas e estão nadando de braçada na crise instalada. Coisa de ptralhas. Os baderneiros devem ser punidos mas essas duas "otoridades" também têm que ser reponsabilizados.

  18. Muito claros e lúcidos seus argumentos e escancaram o fato escandaloso do repúdio de Lula/Dino à abertura de uma CPI para esclarecer responsabilidades e leniência em face dos atos terríveis antidemocráticos…

  19. Parabéns ao Senador. É exatamente o que pensei qdo vi pela TV os distúrbios e tive certeza da omissão propositadamente do Presidente, do ministro e de assessores que se beneficiaram politicamente das invasões. Eram uma minoria diante de milhares que andaram mais de 8 km e cuj maioria ficou fora dos prédios. Enqto isso os responsáveis se omitiram apesar de Abin ter avisado na sexta feira.

  20. Gostei Duda. Pouco se explorou esse lado da informação. E é fácil imaginar que Lula gostaria de aproveitar politicamente um evento tão tenebroso. Tanto bozistas quanto petistas "raiz", e os próprios (LULA e BOZO) não tem noção do nível de responsabilidade sobre o patrimônio público. Quadro de Di Cavalcanti ou Relógio histórico para políticos que só pensam em poder? não velem absolutamente nada. E os participante da quebradeira, de nível intelectual baixíssimo só quiseram manifestar sua rai.va.

  21. que reportagem mequetrefe, uma entrevista que não chega a lugar nenhum, ... ouvi falar por terceiros... sem comunicação oficial... como vocês publicam uma bobagem desta?

  22. Muito boa a matéria, deve ser instalada a CPI e ser feita a apuração dos fatos, doa em quem doer. Houve omissão sim, de todos os lados.

Mais notícias
Assine agora
TOPO