Crusoé
27.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Edição semana 235

Para que lado vai a abstenção

O não comparecimento favorece o presidente, mas não é suficiente para virar o jogo por si só

avatar
Duda Teixeira
5 minutos de leitura 28.10.2022 01:41 comentários 10
Para que lado vai a abstenção
No primeiro turno, 20,9% faltaram às urnas: índice foi o maior desde 1998
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

De duzentos países do mundo, o Brasil está entre os 22 em que o voto é obrigatório. Não obstante a exigência legal, os candidatos Jair Bolsonaro e Lula precisaram recorrer na semana passada a músicos para empolgar seus eleitores e convencê-los a participar do pleito. A campanha do petista lançou um clipe com Sandra Sá e Caetano Veloso e o refrão: Vou pedir pra você votar. A música é uma versão de Não quero dinheiro, de Tim Maia. Enquanto isso, a equipe de Bolsonaro planejava uma canção com sertanejos, com o mesmo propósito.

Diários

Crusoé nº 426: A bancada do 8 de janeiro

Redação Crusoé Visualizar

Burkina Faso rompe relações com a França e acusa Macron de apoiar terroristas

Redação Crusoé Visualizar

Israel e Líbano fecham acordo preliminar para retirada parcial das tropas israelenses

Redação Crusoé Visualizar

Flávio faz aceno às mulheres após atrito com Michelle

Redação Crusoé Visualizar

"Está cheio de nego maluco no mundo", diz Lula ao comentar investimento em defesa

Guilherme Resck Visualizar

Os gargalos do mundo

Clarita Maia Visualizar

Mais Lidas

A bancada do 8 de janeiro

A bancada do 8 de janeiro

Visualizar notícia
A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A fatura chegou para a Rússia

A fatura chegou para a Rússia

Visualizar notícia
Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Visualizar notícia
Burkina Faso rompe relações com a França e acusa Macron de apoiar terroristas

Burkina Faso rompe relações com a França e acusa Macron de apoiar terroristas

Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Visualizar notícia
Militância eleitoreira

Militância eleitoreira

Visualizar notícia
O grande tombo das criptomoedas

O grande tombo das criptomoedas

Visualizar notícia
O primeiro eleitorado pós-Lula

O primeiro eleitorado pós-Lula

Visualizar notícia
O vídeo de Michelle Bolsonaro e o carisma que não se herda

O vídeo de Michelle Bolsonaro e o carisma que não se herda

Visualizar notícia

Tags relacionadas

abstenção eleitoral

eleições de 2022

Jair Bolsonaro

Lula

< Notícia Anterior

O Centrão só sabe ser Centrão

28.10.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

A institucionalização da corrupção

04.11.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Duda Teixeira

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Amaury G Feitosa

2022-10-30 11:04:12

Desde quando que a consciência do povo vem de maconheiros oportuniustas que mamaram o dinheiro do povo dado pelo ladrão para isto? hora da verdade chegou e o povo vai salvar o seu país FIZ PROJEÇÃO com base nas cinco pesquisas mais aproximadas e com abstenção de 21% a mesma de 2018 deu Verde .. 51% e Vermelho 49% com diferença de 1,5 milhões de votos ... isto é análise técnica MAS dependendo da TPM do canelau pode ser maior ... quem sobreviver chorará.


Lucia

2022-10-29 23:16:47

Tim Maia deve estar vociferando de raiva dentro do caixão por tamanha falta de respeito! Francamente, transformar um apelo romântico (“Vou pedir pra você voltar… eu te amo, te adoro, meu amor…”) em apelo político é dose pra leão! Ainda mais para escolher entre um ladrão e um maluco!!


Renato Garcia

2022-10-29 11:09:44

Neste domingo, na solidão da urna, quem estiver votando em Lula ou Bolsonaro, repita em silêncio para si próprio: Eu não prezo pela ética! Quem preza vota nulo ...


Paulo

2022-10-29 07:00:33

Tocantins fica no centro-oeste?


Paulo

2022-10-28 22:25:33

Tocantins fica no centro-oeste?


Paulo

2022-10-28 22:19:25

Tocantins é Centro-Oeste?


Mauro Santos

2022-10-28 19:59:15

A abstenção não vai para nenhum dos candidatos. O óbvio é que a maioria das abstenções vão para o lado da rejeição. Assim como os votos nulos e em branco.


JULIANA

2022-10-28 19:48:28

Curioso... A abstenção afeta negativamente os dois candidatos, mas principalmente o Lula; o ato de votar efetivamente, afeta negativamente o país 😜... O Bolsonaro é tão terrível q parece parte de um plano do Lula pra voltar ao poder...


Alberto de Araújo

2022-10-28 17:31:51

O VOTO NULO/ABSTENÇÃO não é por preguiça e sim por opção, por faltar opção. Lula e Bolsonaro são farinha do mesmo saco. Ambos são populistas, autocratas enrustidos. Se dizem democratas, com intuito de se chegar ao poder. Um é corrupto condenado pela justiça por provas incontestáveis. Colocado em liberdade através de uma cambalhota jurídica. O outro é um desequilibrado mental que não deveria estar ocupando o cargo de presidente da república. O VOTO NULO/ABSTENÇÃO é o voto da indignação.


GIL FERREIRA FERNANDEZ

2022-10-28 16:46:25

Nulo para presidente. Melhor um não governo, do que estas duas figuras abomináveis.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Amaury G Feitosa

2022-10-30 11:04:12

Desde quando que a consciência do povo vem de maconheiros oportuniustas que mamaram o dinheiro do povo dado pelo ladrão para isto? hora da verdade chegou e o povo vai salvar o seu país FIZ PROJEÇÃO com base nas cinco pesquisas mais aproximadas e com abstenção de 21% a mesma de 2018 deu Verde .. 51% e Vermelho 49% com diferença de 1,5 milhões de votos ... isto é análise técnica MAS dependendo da TPM do canelau pode ser maior ... quem sobreviver chorará.


Lucia

2022-10-29 23:16:47

Tim Maia deve estar vociferando de raiva dentro do caixão por tamanha falta de respeito! Francamente, transformar um apelo romântico (“Vou pedir pra você voltar… eu te amo, te adoro, meu amor…”) em apelo político é dose pra leão! Ainda mais para escolher entre um ladrão e um maluco!!


Renato Garcia

2022-10-29 11:09:44

Neste domingo, na solidão da urna, quem estiver votando em Lula ou Bolsonaro, repita em silêncio para si próprio: Eu não prezo pela ética! Quem preza vota nulo ...


Paulo

2022-10-29 07:00:33

Tocantins fica no centro-oeste?


Paulo

2022-10-28 22:25:33

Tocantins fica no centro-oeste?


Paulo

2022-10-28 22:19:25

Tocantins é Centro-Oeste?


Mauro Santos

2022-10-28 19:59:15

A abstenção não vai para nenhum dos candidatos. O óbvio é que a maioria das abstenções vão para o lado da rejeição. Assim como os votos nulos e em branco.


JULIANA

2022-10-28 19:48:28

Curioso... A abstenção afeta negativamente os dois candidatos, mas principalmente o Lula; o ato de votar efetivamente, afeta negativamente o país 😜... O Bolsonaro é tão terrível q parece parte de um plano do Lula pra voltar ao poder...


Alberto de Araújo

2022-10-28 17:31:51

O VOTO NULO/ABSTENÇÃO não é por preguiça e sim por opção, por faltar opção. Lula e Bolsonaro são farinha do mesmo saco. Ambos são populistas, autocratas enrustidos. Se dizem democratas, com intuito de se chegar ao poder. Um é corrupto condenado pela justiça por provas incontestáveis. Colocado em liberdade através de uma cambalhota jurídica. O outro é um desequilibrado mental que não deveria estar ocupando o cargo de presidente da república. O VOTO NULO/ABSTENÇÃO é o voto da indignação.


GIL FERREIRA FERNANDEZ

2022-10-28 16:46:25

Nulo para presidente. Melhor um não governo, do que estas duas figuras abomináveis.



Notícias relacionadas

A bancada do 8 de janeiro

A bancada do 8 de janeiro

Wilson Lima
26.06.2026 03:30 10 minutos de leitura
Visualizar notícia
Tsunami continental de direita

Tsunami continental de direita

João Pedro Farah
26.06.2026 03:30 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
Militância eleitoreira

Militância eleitoreira

Wal Lima
26.06.2026 03:30 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
Palanques gigantes em aberto

Palanques gigantes em aberto

Guilherme Resck
26.06.2026 03:30 9 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso