PF de Bolsonaro faz devassa em ‘inquéritos sensíveis’

08.10.21

A direção da Polícia Federal está passando em revista todos os procedimentos abertos pelo serviço de inquéritos especiais, responsável por tocar investigações sobre autoridades com foro privilegiado. O setor está no centro da queda de braço entre a atual cúpula da PF e delegados que, afastados, acusam o atual diretor-geral, Paulo Maiurino, de agir em linha com as vontades do governo de Jair Bolsonaro e de uma ala do Supremo – notadamente aquela ligada a Dias Toffoli, de quem ele é amigo.

A “revisão” dos procedimentos, tratada internamente como uma correição, é uma maneira de a equipe de Maiurino mostrar que, antes, a área vinha funcionando sem qualquer tipo de controle. Como exemplo, a atual direção cita casos como o de um inquérito que estava havia mais de cinco anos sem conclusão e um pedido do Supremo para abertura de investigação que ficou parado por seis meses.

A cúpula da PF rebate as acusações de interferência com o argumento de que tudo não passa de “chororô” dos delegados que perderam cargos de chefia. Os delegados, por sua vez, sustentam que a atual direção age em linha com os poderosos, que, por medo de serem alcançados pelas investigações, querem asfixiar os avanços conquistados com a Operação Lava Jato. Nos bastidores, a guerra está declarada.

Assembleia Legislativa de São PauloAssembleia Legislativa de São PauloMaiurino: ordem para fazer “correição” nos inquéritos especiais

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como sempre, Sérgio Moro estava coberto de razão qdo denunciou a interferência do Bozo na PF. Aff! Como esse Brasil demora acordar!

  2. O Boçal Psicopata realmente não estava referindo-se à Polícia Federal, quando disse PF. definitivamente, era Prato Feito, a "papinha" dos corruptos.

  3. OUTRO TRAIDOR FDP..MAS VAI CAIR E QUANDO ACONTECER TERÁ MUITO O QUE EXPLICAR PARA OS SEUS PARES. SE TIVESSE ALGUM COMPROMISSO COM A VERDADE JAMAIS ACEITARIA FAZER PARTE DESSE JOGO SUJO. COM A CHEGADA DE MORO AO PLANALTO SERÁ O MOMENTO DE EXPURGAR ESSES TRAIDORES SEM NENHUMA PIEDADE E A POLÍCIA FEDERAL VOLTARÁ A DAR ANDAMENTO E SER RECONHECIDA PELAS BRILHANTES OPERAÇÕES COMO A LAVA JATO, MAIOR OPERAÇÃO MUNDIAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO!! DIAS DE LUTA SÃO DIAS DE GLÓRIA!!🚔🔪☠

    1. Por que Reinaldo Azevedo não abre os comentários no programa dele. Ele quer ser o único a se manifestar? Ora, ora, assim fica fácil! Não entendo o ódio que ele tem do Moro. As colocações dele são muito tendenciosas, muito estranhas em relação ao Moro.

    2. Tio rei ficou lele da cuca. A familia dele nao percebe nada.? Começou a loucura depois da última cirurgia da cabeça.

  4. Srs. Delegados honestos da PF, lembrem que vocês pertencem a um órgão de Estado, não a governantes de plantão, e que os governantes mudam. Espero que o próximo não seja o Lula, pois esse, certamente, vem para jogar a pá de cal sobre os que procuram fazer a coisa certa.

  5. É desesperador ver uma instituição séria como PF ser desconstruída por quem deveria protege-la! Só Sérgio MORO na causa!! MORO 22!

  6. o GOLPE COMBINADO do GILMAR MENDES, PT e CENTRÃO! o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  7. A PF levou décadas para chegar ao conceito de independência e competência. O sociopata destruiu isso em minutos. Exceto o Moro, se chegar a presidente, a PF nunca mais será a mesma. Será daqui por diante, a PF do Lula, do Dória, do Ciro, do Mandetta, etc, etc, etc . Pena, os próprios delegados destruírem valores de Estado por conta de dinheiro.

  8. Por essa e por outras, vemos que as “instituições” no bananão são mais frágeis que uma casca de ovo! Tá tudo dominado por bandidos!

  9. Saudade dos tempos da Lava Jato, se tudo der certo 2022 vamos de 3Via, Deltan na PGR, fim do foro privilegiado, fim de nomeações politicas na justiça e estatais. Cargo no STF e STJ duração de 10 anos e eleitos através do voto popular, condenação em segunda estancia, coaf no ministério da justiça. E trocar no voto, no mínimo 60% desses políticos que so aprovam leis para se protegerem e perpetuar a impunidade. Temos que agir agora para os nossos bisnetos tenham algum futuro nesse pais.

    1. Concordo com 3#Via só um homem correto, justo e capacitado para Salvar o Brasil “MORO PRESIDENTE”. Alice

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO