Agência BrasilBolsonaro com boné do grupo de ações táticas da PF: plano de controlar corporação vem dando certo

Ele conseguiu

Como a Polícia Federal foi aparelhada por Jair Bolsonaro e por que a corporação está cada vez menos livre para investigar as altas autoridades da República
28.05.21

Em abril, Crusoé mostrou como a escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, representou um passo adiante no plano de Jair Bolsonaro para dominar a corporação. De perfil político, o delegado ocupou cargos em governos estaduais por indicação de caciques evangélicos e exerceu funções de confiança em tribunais superiores. Pouco mais de um mês à frente do cargo, Maiurino quer mudar alguns procedimentos já consagrados na instituição. Ele pretende, por exemplo, retirar dos delegados a autonomia para conduzirem sozinhos investigações contra autoridades com foro privilegiado, como ministros do governo e do Judiciário. Pela proposta do novo diretor, os inquéritos destinados a apurar suspeitas sobre essas autoridades seriam “concentrados no órgão central da Polícia Federal, nos moldes da estrutura utilizada pela Procuradoria-Geral da República”. A ideia é clara: estabelecer um controle, na cúpula, sobre as investigações mais sensíveis que estiverem em curso. Como não é possível dizer isso de maneira explícita, o jeito é lapidar o argumento para parecer algo natural. Maiurino, ao defender a mudança, diz que as posições dos delegados precisam ser uma posição “institucional” da Polícia Federal.

A proposta do diretor-geral foi apresentada em um documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, para ser anexado ao processo no qual a Procuradoria-Geral da República pedia a anulação da delação premiada do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que acusou o ministro Dias Toffoli, do STF, de vender sentenças no período em que integrou o Tribunal Superior Eleitoral – nesta quinta-feira, 27, o plenário virtual da corte formou maioria para invalidar o acordo de colaboração firmado pela Polícia Federal. Foi por iniciativa de um delegado, Bernardo Guidali, que a delação de Cabral avançou até o ponto de chegar a Toffoli. Guidali não consultou a direção da PF antes de enviar uma petição ao próprio Supremo propondo a abertura de uma investigação sobre o ministro. A atitude do delegado foi o gatilho para que Maiurino – que atuou na área de segurança do STF a convite do próprio Toffoli – passasse a defender as mudanças que, se implementadas, atingirão frontalmente a autonomia dos delegados nas apurações que envolvem gente graúda.

O movimento do diretor-geral em busca do controle mais efetivo das investigações mais relevantes está alinhado com os propósitos já verbalizados de maneira eloquente por Jair Bolsonaro – no ano passado, premido pelo avanço das apurações envolvendo seu filho 01, o senador Flávio Bolsonaro, o presidente assumiu seu desejo de “controlar” a corporação. A partir da aliança do governo com a ala fisiológica do Congresso e com setores do Judiciário implicados em investigações, a causa se ampliou e ganhou apoiadores importantes. Em paralelo a outras iniciativas, como a decisão da PGR de Augusto Aras de extinguir as forças-tarefas da Lava Jato, as mudanças na Polícia Federal apressaram o processo de enfraquecimento da operação que por anos aterrorizou o establishment político do país. É a nova pax brasiliense em seu esplendor.

Assembleia Legislativa de São PauloAssembleia Legislativa de São PauloMaiurino, o novo diretor da PF: ele quer diminuir a autonomia dos delegados
Para além da relação direta com as acusações de Cabral contra Toffoli, o plano da nova cúpula da PF coincidiu com a operação que mirou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, alvo de busca e apreensão por suspeita de beneficiar contrabandistas de madeira extraída ilegalmente da Amazônia. Também nesse caso, a ação policial foi conduzida por um único delegado e deflagrada sem que o alto comando da PF soubesse. As duas investigações – a do ministro do Supremo e a de Salles – se enquadram no perfil daquelas sobre as quais o diretor-geral quer ter mais controle.

Na nova Polícia Federal de Jair Bolsonaro, as investigações sobre os peixes grandes não são exatamente bem-vindas. Delegados ouvidos por Crusoé relatam que o governo tenta direcionar a corporação para o combate ao tráfico de drogas e afastá-la do rastro de políticos corruptos. Internamente, há grande incentivo à divulgação das ações contra o narcotráfico. Além disso, à diferença do que acontece com os investigadores que se lançam em investigações contra poderosos, quem toca os casos que resultam em apreensões de drogas não corre riscos de represálias. Alguns delegados traçam um paralelo com o papel desempenhado pela PF nos anos 1990 e 1980, quando a corporação se mantinha longe dos crimes de colarinho branco e se preocupava mais com apreensões de entorpecentes. “A sensação é que botaram um freio na área de corrupção, porque isso incomoda muita gente, e o status quo agora se incomoda. E para ter alguma notícia para dar, veio a questão de droga”, diz um policial experiente que não quer ser identificado.

Os números recentes dizem muito sobre essa guinada. Nos últimos anos, as prisões feitas pela corporação têm, de maneira geral, despencado. No entanto, nos últimos dois anos, houve alta de 50% no número de detidos preventivamente e temporariamente em operações contra facções do tráfico. As apreensões de drogas têm batido recordes. A maconha, de menor valor agregado, é que tem puxado esses índices. Entre 2019 e 2020, as apreensões da droga dobraram e chegaram às 546 toneladas. Já os carros-chefes do tráfico internacional e das grandes facções, como a cocaína, tiveram um pequeno decréscimo no mesmo período.

Marcos Correa/PRMarcos Correa/PRO perfil político de Anderson Torres, ministro da Justiça, contribui para o plano de Bolsonaro
Além da ênfase no combate ao tráfico, a nova PF de Jair Bolsonaro também aumentou suas investidas contra críticos do presidente. Na gestão de André Mendonça no Ministério da Justiça, mais do que dobrou o uso da Lei de Segurança Nacional para investigar autores de críticas, cartazes e até piadas sobre Bolsonaro. Em Tocantins, um sociólogo e um empresário chegaram a ser interrogados após encomendarem um outdoor em que chamavam o presidente de “pequi roído”. Um chargista que desenhou o presidente pintando uma suástica nazista também entrou na mira da PF. Todas as apurações acabaram arquivadas, mas mobilizaram delegados, agentes e escrivães que poderiam estar empenhados em casos realmente relevantes.

Nas mais importantes investigações sobre corrupção deflagradas nos últimos anos, a PF atuou como integrante de forças-tarefas comandadas pelo Ministério Público Federal. Pelas mãos do procurador-geral, Augusto Aras, escolhido por Bolsonaro, esses grupos foram asfixiados. As forças-tarefas da Lava Jato em Curitiba e no Rio foram extintas e tiveram o número de integrantes com atribuição exclusiva para as investigações reduzido ao máximo. Na Greenfield, que apura desvios em fundos de pensão e no BNDES, Aras nomeou um procurador que disse abertamente que não queria “trabalhar muito”, passou meses sem fazer uma nova diligência, e abandonou a operação. Tida pelo diretor-geral como modelo a ser replicado na PF, a atuação da PGR contribuiu, em muito, para que todas essas operações não andassem mais. Em 2016, a Operação Lava Jato em Curitiba chegou a cumprir 14 etapas, que levaram à prisão o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, executivos da OAS e da Odebrecht e o ex-governador Sérgio Cabral.

Em 2020, a Lava Jato cumpriu oito etapas, a maior parte delas voltadas a esclarecer crimes mais antigos envolvendo velhos conhecidos da operação, que já não pertenciam ao alto escalão da política. Neste ano, duas ações foram deflagradas a partir do trabalho dos procuradores de Curitiba. No Rio, a Operação E$quema S, que mirou o filho do presidente do STJ, Humberto Martins, e o advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, foi a única da operação que mirou figuras graúdas.

Paulo Lisboa/FolhapressPaulo Lisboa/FolhapressA prisão de Marcelo Odebrecht pela Lava Jato: operações anticorrupção estão mais raras
A intenção de Jair Bolsonaro de interferir na Polícia Federal ganhou visibilidade a partir das crises entre ele e o ex-juiz Sergio Moro, que deixou o cargo de ministro da Justiça acusando o presidente de tentar usar a corporação politicamente. Em meio à investigação sobre o caso, conduzida pelo Supremo Tribunal Federal, veio a público a íntegra da gravação da famosa reunião ministerial em que Bolsonaro declarou que iria “intervir” na PF e “ponto final”. “Eu não vou esperar f. minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar; se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, disse o presidente.

Desde antes daquela reunião, Bolsonaro já havia protagonizado uma desavença com Moro por querer trocar o chefe da PF no Rio de Janeiro, Ricardo Saadi. O estopim para a saída de Moro foi a decisão do presidente de exonerar o então diretor-geral Maurício Valeixo, homem de confiança do ex-ministro. Na sequência, Bolsonaro tentou nomear para o posto o também delegado Alexandre Ramagem, que havia coordenado sua equipe de segurança durante a campanha de 2018. Por considerar que a nomeação violaria princípios da “impessoalidade e da moralidade”, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu a nomeação. Ramagem acabou indo para a direção da Abin, o serviço secreto do governo – onde logo depois seria acusado de produzir documentos para ajudar na defesa de Flávio Bolsonaro. Para a cadeira vaga na Polícia Federal, o presidente acabou escolhendo o delegado Rolando de Souza, tido como um perfil técnico, que depois acabaria substituído por Paulo Maiurino, porque o presidente desejava para a posição alguém mais talhado politicamente.

A mudança se deu na sequência de uma troca importante no Ministério da Justiça, ao qual a Polícia Federal está subordinada. Saiu André Mendonça e entrou Anderson Torres, delegado da PF com larga experiência política – por muitos anos, ele foi assessor parlamentar e, até ser convocado por Bolsonaro, era secretário de Segurança no Distrito Federal. Tão logo assumiu, além do diretor-geral, Torres trocou os superintendentes da PF em São Paulo, na Bahia, em Roraima, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Amazonas. O ministro chegou a declarar que requisitaria à Polícia Federal informações sobre investigações que ligavam governadores a desvios de verbas destinadas ao combate à pandemia. A afirmação foi vista como mais um sinal de que o plano de Bolsonaro de controlar a PF foi alcançado plenamente: a iniciativa do ministro estava em linha com a vontade do presidente, na berlinda com a CPI da Covid, de desviar para os chefes dos governos estaduais a inteira responsabilidade pelas desastrosas medidas de combate à pandemia no país. Do topo da hierarquia à linha de frente das investigações, a PF vai sendo colocada sob a sombra de Bolsonaro.

Com reportagem de Fabio Leite
Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Agora tá do jeito que o diabo gosta. TÁ TUDO DOMINADO - RF, COAF, FFAA, PF, MJSP, PGR, STJ e STF, todos sob o comando da família. Dessa forma não se investiga corrupção no governo, nem nas altas cortes de Brasólia.

  2. Aparelhamento da PF? Ué?! E o combate à corrupção? Viva Bozo! Estão com saudades do tratamento institucional dado a PF e MPF no governo Lula?

  3. Antes desse governo assumir a PF e às forças armadas eram às instituições com maior credibilidade do país. Espero que consigam sobreviver a esses ataques do poder executivo.

  4. A cada dia a máscara caí e o embuste em que caímos fica escancarado, e o arrependimento por ter votado no mentiroso só faz aumentar a cada dia e aquela lei da física que diz que os opostos se atraem serve para Bolsonaro é Lula, pois ambos formam um monte de merda.

  5. O combate a corrupção e o bolsolixo são excludentes. Mas o gado não tem percepção suficiente para entender o que acontece.

  6. por esta razão não há denuncia de corrupção no governos. as instituições encarregadas das investigações foram caladas pelo governo

  7. Muito triste ver o homem que foi eleito na esteira da lava jato , com o país inteiro nas ruas apoiando Moro e os corajosos integrantes , se elegeu em cima da pauta de combate a corrupção , e depois que assumiu contando com uma população sem memória e uma parte que adora ter seu político de estimação , vide Lula, conseguiu com apoio do STF e de seu procurador , destruir todas as frentes de combate , e ainda consegue parte do povo cego surdo e esquecido , nas ruas gritando mito.

    1. Não dá para dizer o mesmo da atual cúpula dela, daí o motivo de quererem mudar a regra para q os crimes do colarinho branco de políticos e autoridades com foro privilegiado sejam investigados por um força tarefa ligada diretamente a cúpula dessa instituição.

  8. A mobilização expressiva, ocorrida pelo país inteiro, o povo na rua com o FORA BOLSONARO, traz muita esperança na vitória da terceira via. Oportuno lembrar que os motoqueiros de elite não têm número suficiente para levar esse presidente incompetente ao segundo turno em 2022...

  9. Enquanto estiver no poder pessoas sem dignidade nada, em 22 presidente digno da por enquanto sem horizonte. Temos q focar nas eleições do Senado, senadores sem rabo preso, Moro acho q ia bem e seria eleito.

    1. 465mil mortos pra alegria do genocida cara de pequi roído!

    1. O problema é que a maioria tem de votar nele. É nessa hora que não confio no brasileiro.

  10. E assim estamos caminhando para GESTAPO. Parece que nossso PR leu o livro COMO AS DEMOCRACIAS MORREM e está aplicando "ipsis litteris" a cartilha falada no livro.

  11. Mais Brasília, menos Brasil no sistema de justiça. Bolsonaro está criando o seu própriio stablishment. Nos próximos anos o discurso que o levou ao poder será da esquerda.

  12. O pR é um PALHAÇO. Sem graça e burro com iniciativa😱, mas é isso, para inteirar a nossa desgraça. Quando o palhaço não tem graça sozinho, chama outros da mesma competência (de preferência, menores para ele se sobressair na trupe do circo) e os coloca como ministros, indica outros, bajuladores contumazes, para altos cargos da República (não cito nomes porque tenho medo de ser processado, e estou desempregado 🙄(glup!!)). Este país é um CIRCO DE MERDA.

    1. Em breve, as FFAA estarão trocando a cor verde-oliva por marrom. Esta cor lhes cai melhor.🤔👍🏻

    2. Estrume à esquerda, estrume à direita e, por derradeiro, estrume no centrão. A gente só passa se chafurdar na merda até o nariz. Este é o nosso país. Rimou...🙄

    3. E pensar que eu votei neste monte de estrume.😔😔😔

  13. Em um momento diz que o MPF acabou por não ter mais grupo especializado, depois diz que a PF acabou por criar grupo especializado. E ai da dá a entender que todos da PF que trabalharem no grupo especializado serão prevaricadores. RIP JORNALISMO

    1. Só serão investigados os crimes de colarinho branco dos inimigos do rei.

    2. E vão prevaricar mesmo, seu minto cão tinhoso conseguiu. Só gado que não enxerga.

  14. Essa visão ou política do Dr. Bolso é muito estreita, já que corrupção, políticos andam de mãos dadas com tráfico de drogas. Combater um lado sem mexer no outro, resolve pouco no global. A PF com seu trabalho competente, poderia ter uma atuação muito maior.

  15. bolsonaro, bolsonaro, bolsonaro... q perseguição implacavel! por isso precisamos de mais 4 anos. pois o ome tá incomodando os canalhas!

    1. Eita povo chato que fica anunciando a não renovação da assinatura . Vazem !!! A verdade dói.

    2. Na verdade eu acredito q a revista devia de intensivar mais ainda as investigações jornalísticas desse atual governo. Óbvio q tem muito podre ainda escondido. Crusoé, não ligue para as críticas dos macacos de auditório bozistas.

    3. Não, Ricardo. Os "incomodados" são pessoas como você, em que pensar dói, incomoda. Os outros, normais🙏🏻, são revoltados mesmo, com as canalhices deste presidente-estrume.

    4. Crusoé ta pior que folhetim do pstu distribuído por sindicalistas. Não irei renovar a assinatura.

    1. vou autorizar o desconto de duas mensalidades, os incomodados que se piquem!

  16. O pangaré sociopata emporcalhou a admirável PF e agora está emporcalhando as gloriosas FAs, a cada dia estamos mais com cara de Venezuela.

  17. Vamos aguardar mais algum tempo para vermos se é essa realmente a intenção e atuação destes indicados em sendo assim é muito grave os fatos que estão ocorrendo na PF

    1. Quanto mais se aguarda, mais a coisa fica feia e pior será reverter a situação. Ou vc acha q o povo venezielano gosta da miséria onde vive e por isso mantém o Maduro no comando?

  18. A gente olha as caras dessa subespécie e se apaixona pela psiquiatria forense!!! NÓS, O POVO BRASILEIRO DECENTE, os ""aparelharemos"" atrás das grades da cadeia em breve. Todos eles, sem exceção : ""aparelhantes"" e ""aparelhados"".

  19. Estou com 75 anos. Nasci no país do futuro. Tenho pouco e cadê o tal "país do futuro"? Minha maíor preocupação é com o que espera por meus três filhos e meus seis netos. Não vejo, não sinto nada que me dê um mínimo de esperança. Para meus filhos aconselho ter em mente um plano B. O aeroporto talvez seja a melhor e mais sofrida, dolorosa saída. É uma triste conclusão ter vergonha do meu país. A minha saída, morrer, ser cremado e as cinzas jogadas ao mar. Bem longe, fora do mar territorial.

    1. Ricardo, vemos isso na figura do Lula e do Bozo, dois incompetentes que conseguiram chegar na presidência da República. Esse país realmente não é seri.

    2. NAO DEU EDUCAÇÃO, NEM EXEMPLOS BONS SUFICIENTE PARA ELES SE DAREM BEM AGORA CULPA OS OUTROS! AAA VAI TE CATAR. O BRASIL E O PAIS DAS OPORTUNIDADES. MAS PARA PESSOAS PREPARADAS, VIU ENERGUMENE

    3. Durante a ditadura, havia o bordão “Brasil, ame-o ou deixe-o “, as pessoas completavam: “ o último a sair, por favor, apague a luz”. Quase 60 anos depois, o país só teve o SUS e o Plano Real de significativo e jovens talentos estão emigrando, muitos formados em universidades públicas. Estadão publicou esta semana. As instituições federais estão decrépitas, governo de lunáticos e opositor aconselha-se com o Sarney! O cidadão olha para Brasília e vê poeira, mofo, atraso, ignorância,baratas, ratos.

    4. também sou Sergio e concordo com você em tudo com a vantagem de ter só um filho para se precisar ir embora desse país do futuro.

  20. Após buscas contra Salles, Aras entra com ação no STF para barrar operações sem aval da PGR PGR pede ao Supremo que Ministério Público sempre seja ouvido antes de medidas solicitadas pela polícia Mariana Muniz e Aguirre Talento 21/05/2021 - 18:50 / Atualizado em 22/05/2021 - 16:24 Augusto Aras da Procuradoria-Geral da República Foto: Adriano Machado/ Reuters BRASÍLIA — Dois dias após a ação da Polícia Federal autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro do Meio Ambient

    1. A POLÍCIA FEDERAL, NÃO MUDOU-SE ANTES OU DEPOIS DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, É QUE NESTE PAÍS TUDO E FARINHA DO MESMO SACO.

  21. Lamentável! Ver uma polícia especializada em tantos segmentos, os crimes de colarinho branco são acobertados por ordem do representante máximo da nação:O PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

  22. O povo Brasileiro sendo dizimado pelo vírus da covid. As instituições da República dizimadas por um câncer politico implantado pelo executivo. Tem que haver uma solução para acabar com isso. Acorda Brasil.

  23. Não sei porque, mas, lendo a matéria lembro da séries mexicanas e colombianas sobre o narcotráfico, onde gente poderosa utilizam de artimanhas para fins ilegais. ALTAS AUTORIDADES ¡

  24. Pelo menos assim apróxima do empate as forças entre STF e o PRESIDENTE. Isso porque o STF hoje só está com suas atenções voltadas pra LIVRAR os BANDIDOS

  25. Está foi uma das reportagens mais tristes que já li na Crusoé....não quero perder a esperança , mas como acreditar que podemos sair disso! Na linguagem vulgar " tá tudo dominado" 😓

  26. Como podemos mudar esta história? Somente com o voto em 2022. É a grande chance de retirar esta corja que implantou a corrupção e aparelhou o Estado. Infelizmente, não temos mais PGR, STF e agora, a PF. Que o povo caia na real e acorde!

  27. Crusoé está a cada dia mais podre, virou a velha mídia corrupta e serviçal do PSDB; bobos somos nós, assinantes, que acreditamos haver honestidade no mundo midiático. São jornalistas medíocres com o cérebro lavado pela doutrinação esquerdista da universidade pública, uma outra vergonha brasileira.

  28. E o processo está parado, que Moro acusa esse imbecil de aparelhar o Estado em benefício próprio. Será que precisaria ele depor? As provas estão todas aí. O problema é que todos estão com rabos presos.

  29. Muito triste ver nossa Polícia Federal tão valorosa e competente ser algemada e amordaçada pelo Governo!! Que seus membros tenham força de manter a dignidade da instituição!!

  30. Fica claro que instituições de Estado( PF, RF, COAF, PGR) não podem ficar a mercê de governos. Assim como servidores destes órgãos não poderiam assumir funções em outros departamentos a não ser em caráter definitivo. Este trânsito em posições políticas tira do indivíduo o foco na carreira e o torna um peão (do xadrez) na mão de políticos.

  31. Será que não vai aparecer de saco roxo pra dar um basta nesse corporativismos? Claro é que Toffoli, ladrão, cuja mulher se beneficia em escritório de advocacia está sujo e Cabral sabe disso. Esses vagabundos se entendem. Jamais vão permitir que sejam desmascarados

    1. Isto é Brasil,jamais vai mudar,não tem hoje um poder que não esteja corroído pela corrupção.

    1. O voto nulo vai dar asas ao ladrão " inocente " já que o derretimento dessa excrescência que tivemos que eleger, veio " pior que a encomenda". Bozo com seu currículo pífio não dava muitas esperanças , mas tb não daria para imaginar tanto lôdo. Nosso túnel está concretado para o futuro.

    2. Não seja "ingênua". O voto NULO não governa e para ELES é mto conveniente pq será um a menos contra.

  32. Quem como eu, tinha esperança de um país onde a justiça mudaria nossa trajetória, deve estar profundamente decepcionado. Somente o SENHOR pode contribuir nesta mudança !

  33. Aparelhou tudo... E um clube de adeptos bate palma... E o Ministro do Meio-Ambiente? Tivemos da Saúde ou Educação? Volta Temer

  34. E na gestão do Lula, da Dilma Rousseff você estava trabalhando em qual jornal?? Eles podiam. Já Bolsonaro é um crime que ele esta cometendo pra voce Sr Luiz Vassalo.. Me poupe com tanta perseguição.

    1. Discordo frontalmente desse comentário, Maria! Não se deve comparar duas coisas erradas: elas são erradas!!

    2. Só não vou dizer o que acho dessa tal Maria porque sou educado. Mas ela já encheu o saco!

    3. A imprensa divulgou todas as investigações contra o Lula e a Dilma. A única época que não se falava nada via imprensa foi o período militar. Vc é muito mal informada

    4. Acorda, Maria! Bolsonaro não está só aparelhando o Estado brasileiro... ESTÁ DESTRUINDO TUDO!!!! Nada se compara!!!! E olha, que pra ganhar da canhestrice do PT, tem que vir direto do inferno!

    5. Dá tempo não. Daria se pensassem, mas no mundo paralelo em que vivem, seguem cega e fielmente as ordens do capo.

    6. Maria, usar erros passados para justificar os erros atuais não melhora em nada a situação do país. Só mostra que estamos vivendo apenas o mais do mesmo e que a alternância de poder não serviu para melhorar nada. Na verdade, o seu comentário é tão ridículo que só serviu para defender os erros da gestão dos governos anteriores. Ainda dá tempo de acordar da bolha bolsonarista idiotizante.

  35. O que dói mais, é a certeza de q não haverá outra opção capaz de sobreviver à tanta podridão se não houver uma mudança radical no congresso!

  36. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  37. O que incomoda é perceber que não há a menor possibilidade de reação popular. 60% estão nos extremos da direita e da esquerda, e 40% estão sem lideranças. Vai piorar cada vez mais até a desgraça gerar um líder positivo e atuante.

    1. Isso é ditadura disfarçada. Antes de 2022 o golpe será dado. Os militares já estão no esquema. Que pena porque estou envelhecendo e gostaria de nesses anos futuros ter um pouco mais de qualidade de vida. Corro risco de morrer com a pandemia. Só tomei a 1a dose.

    1. Sim Ricardo, quando ele diz PF na verdade está se referindo a "Prato Feito". Imbecil!

    1. Pois é. E pensar que o PR usou o prestígio de Moro para alavancar sua candidatura... Moro sempre teve razão e ainda saiu como vilão, inversão de valores estão aniquilando o Brasil. Que Moro busque um novo lugar ao sol em outro país, o Brasil não conseguiu valoriza-lo devidamente e aqui será sempre perseguido peloa antipatriotas que ocupam o poder. Só tenho a lamentar...

  38. É lamentável, muito lamentável. Instituições ditas 'de estado' vêm sendo aparelhadas desde o PT. Agora o Bozo potencializa o aparelhamento. É uma vergonha! Quem pode parar Bolsonaro? A maldita CF88 permite tudo isto.

    1. A CF88 foi um grande avanço da sociedade Brasileira, mas carece de algumas melhorias. Principalmente em relação ao nosso atual sistema presidencialista que sabidamente não funciona e não representa a verdadeira vontade popular. Primeiro é necessário uma reforma política com voto distrital, possibilidade de recall e parlamentarismo. Mas essa reforma tem de ser via plebiscito, ou de uma forma parecida com o q está ocorrendo no Chile. Pois a nossa atual classe política só vai piorar mais.

  39. Infelizmente, aqueles que mais gritaram contra a "venezualização" do país, são agora os que defendem essa versão tupiniquim de Hugo Chávez. Em 2022, a terceira via será a ÚNICA FORMA de tentar escapar da destruição do país, fugindo dos Extremistas DITOS de Direita e Esquerda e que não passam de Milícias Corruptas e Anti-Democráticas porque APARELHAM O ESTADO com seus paus mandados.

    1. Dayse, qual a novidade disso? Todos os governos anteriores fizeram isso, só que a imprensa comprada nada comentava. Simples assim.

    2. Essa terceira via tem de vir acompanhada de uma reforma política. Temos de fazer aqui algo parecido com o q está ocorrendo no Chile, pois a nossa atual classe política só vai piorar mais ainda essa reforma sendo feita por eles. A resposta é união, se a terceira via conseguir unir o empresariado, os militares, o lado bom do judiciário e ministério público (ou seja, a base e nunca o topo dessas classes) e o povo. O problema é q no Brasil todos se preocupam unicamente com o próprio umbigo.

  40. Parabéns pela matéria Luiz Vassalo. Ontem novamente Bolsonaro ameaçou a nossa democracia. Para recuperar a nossa economia, colocar comida na mesa das pessoas que estão passando fome, gerar empregos, dar uma nova perspectiva para os que fecharam os seu negócios, temos que RECUPERAR a nossa democracia. Uma democracia robusta e uma economia pujante interessa a nós, o POVO. Para os corruptos das Forças Armadas, do legislativo, do executivo, do judiciário, interessa sermos uma VENEZUELA.

    1. Acontece, como disse o Bozo, que infelizmente o grosso do nosso povo, desde o mais humilde até a cúpula do judiciário, legislativo, executivo aí incluída as forças armadas, só vê o próprio umbigo. Assim fica difícil, teríamos que voltar a época do descobrimento.PQP.

  41. Simplesmente para salvar seu clã e exercer o toma lá dá cá com políticos, notadamente do centrão e judiciário( Gilmar, Tofolli, Nunes, Aras, etc).

  42. Nunca vivemos um aparelhamento tão grande. PGR PF STF CENTRÃO Se as FA não aplicarem a devida medida disciplinar no Batatinha, eu vou dizer que está também está servindo de aparelhamento. A CPI da Covid com certeza pode levar Bolsonaro ao Impeachment, mas o aparelhamento é tanto que começo a não acreditar. O jogo com o com o legislativo também é forte!

  43. Ele é forte mesmo! Conseguiu o que nem o PT conseguiu! Destruiu não só a PF do bem, mas as esperanças de toda uma nação contra a corrupção!

    1. Muito triste ver que algumas pessoas não conseguem entender o óbvio!!

    2. E vc é um idiota que não enxerga um palmo a sua frente. Baba ovo de ladrão genocida

    3. Paulo, lamento por sua cegueira e fico triste por ver um país cheio de idiotas úteis brigando entre si enquanto vemos Lula e Bolsonaro claramente mancomunados em acordos espúrios e de lesa pátria.

  44. Dividir p ganhar. Povo cada vez mais miserável e políticos cada vez mais ricos. Castas com excesso de privilégios e povo igual a gado direto ao abatedouro. Menos saúde, segurança e educação. Assim menos questionamentos , mais fácil p perpetuar no poder, principalmente em redutos eleitorais evangélicos e ñ só.

    1. Dividir e conquistar é o lema do comunismo e é exatamente isso que o Bolsonaro vem fazendo desde q assumiu esse governo. Incrível vermos direitistas que não sabem nada sobre a ideologia de direita defendendo esse proto-ditador chavista. A semelhança de um extremista de esquerda com um de direita no Brasil não é por pensarem igual, mas sim por termos uma direita que é só verniz e hipocrisia. Pois o que desejam é um projeto de perpetuação no poder exatamente igual o Chaves fez na Venezuela.

    1. Com a porteira aberta e a qualidade dos políticos q temos, votar em quem já cometeu crimes é dar aval p q mais crimes sejam cometidos.

  45. Tudo caminhando para a perpetuação no poder. PF, PRF, tentativas de controlar as PMs, com proposta no congresso para criação do posto de general. E por fim a cereja do bolo, a tentativa de submeter as Forças Armadas aos seus desmandos. Que essa se mantenha firme como instituição de Estado, e não de governo. Sem o apoio das FFAA o plano do lacaio fracassa!

    1. Naquela fatídica reunião exposta na mídia, Bolsonaro deixou claro que precisava controlar a PF para salvar seus filhos e seus amigos. Agora está ficando cada vez mais evidente que é também para salvar seus ministros, seu governo ée ele próprio. Simples assim.

  46. Exatamente como descrito no livro “how democracies die”, a erosão por dentro do estado. Mesmo aparelhamento tentado pelo PT, só que agora o governo é abertamente fascista e as instituições aparelhadas não são exatamente um poço de democracia.

  47. Dicionário da Crusoe: Bolsanaro aparelha a PF: os Cargos da PF estão sendo ocupados por técnicos, não viciados pela esquerda, ou servindo a senhores da Justiça.

    1. Afranio, quando você vai acordar dessa bolha idiotizante. Vocês reclamam tanto da esquerda mas o cara que vocês seguem está fazendo exatamente a mesma coisa. Qual a lógica disso?

  48. O que está difícil é desaparelhar os terroristas da esquerda, bandidos e vermes chupins do estado....façam notícias decentes

  49. Mais ilações dos Antas. Vcs só fazem isto 24 hrs por dia. Um dia ainda acreditei neste troço. O único fato comprovado são os 8 milhões q vcs receberam da TV Dória.

    1. Jarbas, Paulo, PB e Lenart: os fanáticos só veem o que o "master" manda. Para qq coisa divergente são 🙈🙉🙊. São bem amestradinhos. Estes 3 da CPI que o Paulo citou, leem qq coisa que mandam. Nem ficam com a cara vermelha. Deveriam se esconder debaixo da mesa, se não fossem cegos, surdos e mudos. Não tem o menor pudor ou vergonha de dizerem M*****

    2. PB, os bolsonaristas e lulistas são blindados pela fé cega. Não apresentam argumentos, pois não tem argumentos. Um exemplo disso é a atuação dos 3 Patetas: Marcos Rogério Heinze Girão na CPI. Usam e abusam de desonestidade intelectual, malandragem barata, e de um discurso similar a cafetão de prostitura barata.

    3. Gilberto, nessa altura do campeonato e você ainda se recusa a enxergar a realidade? Não são ilações, são a realidade que estamos vivenciando diariamente. De que adianta estufar o peito todo colérico atacando a esquerda brasileira e se vangloriando dessa pseudo direita se ela está fazendo exatamente a mesma coisa q o governo petista tentou?

    4. Que ilações? Você não está vendo o que está acontecendo? É bolsominion?

  50. Ligando os pontos: Toffoli mandou Bolsonaro por seu truta como chefe. da PF pois sabia que estava sendo investigado pela PF. O Brasil só sera passado a limpo na BOMBA NA BALA E NA VALA.

  51. Os corruptos poderosos estão se blindando por todos os lados. Retrocedemos décadas no combate ao crime de colarinho branco em apenas dois anos e meios de governo Bolsonaro. E o que é mais assustador: usam-se órgãos de estado para perseguir inimigos

    1. Colocaram interesses próprios (financeiros) acima do País..

    2. Para desgraça do povo se concretiza o q foi anunciado. Houve tempo p evitar, mas faltou Patriotas de carácter p defender o país. Infelizmente tb muita gentalha se vendendo e apostando na miséria do povo p se perpetuar no poder.

  52. Essa reportagem provoca um sentimento de desolação com desespero. Assim com altruísmo, baixeza não tem limite. Moro cantou essa pedra há mais de um ano. Estamos entregues à nossa própria sorte, tudo junto com uma pandemia.

    1. Me recuso a acreditar que toda essa sujeira sendo posta em cima da mesa não vá servir para que uma faxina seja feita em solo Brasileiro. Estamos caminhando para uma ruptura institucional com potencial de abalar completamente as estruturas de poder e governamentais. Não consigo enxergar no fiel da balança (forças armadas) uma inclinação para os delírios bozochavistas. Falta muito pouco para o caldeirão explodir e essa pseudo democracia ruir de vez e dos escombros surgir uma muito melhor.

    2. Infelizmente o Moro ñ teria apoio p governar. A começar p podre JUDICIÁRIO .

    3. É verdade Dulce. Os crimes do governo Bolsonaro não inocentam os crimes do PT do lula. Digo como o Mainardi: “tenho amanhecido com uma vontade enorme de votar no Moro “

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO