Dida Sampaio/Estadão Conteúdo"Foram tantas crises, tantos palavrões, tantas coisas erradas, tantos lapsos verbais... Se ele (Bolsonaro) ficar calado, está doente"

‘O crime está caracterizado’

O senador baiano Otto Alencar, integrante da CPI da Covid, afirma já haver provas suficientes para culpar o presidente pela tragédia que o coronavírus ainda impõe ao Brasil
21.05.21

Decano da CPI da Covid, o médico Otto Alencar, 73 anos, exerce um papel fundamental para o equilíbrio de forças na comissão. Por pertencer a um partido teoricamente aliado do governo, o PSD, e ao mesmo tempo se declarar independente, o senador baiano tem conseguido manter uma distância regulamentar do clima de Fla-Flu político que, com frequência, toma conta das sessões. Ele procura não se contaminar pelos arroubos mais apaixonados dos dois extremos do espectro político e, até por isso, é dos poucos que conseguem se fazer ouvir sem ser interrompidos pelos colegas.

É com esse estilo plácido que Alencar traça um diagnóstico das primeiras semanas da CPI. Para ele, a comissão já rendeu avanços no combate à pandemia no país – um exemplo é o fato de o Ministério da Saúde ter deixado de indicar, em seu site, o tratamento precoce com medicamentos como a cloroquina. Deixando um pouco a serenidade de lado, o senador não se inibe em antecipar, nesta entrevista a Crusoé, que “o crime (do governo) já está caracterizado”. “Quiseram fazer imunidade de rebanho e não deu certo. Fizeram o tratamento precoce e não deu certo. Não fizeram o provimento de oxigênio e kits intubação. Se as pessoas morrerem sem assistência do Ministério da Saúde não é crime, então não existe mais crime no Brasil”. Eis a entrevista:

Com base nos depoimentos que já ocorreram, o sr. acredita que há chances de a CPI acabar em pizza?
Nós temos a convicção de que a CPI está sendo propositiva. O Ministério da Saúde, por exemplo, já retirou do site a indicação do tratamento precoce, que inclui medicamentos à base de hidroxicloroquina. A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) deu um parecer que estava enrustido, incubado há muito tempo, dizendo que a hidroxicloroquina não tem efeito nenhum para evitar o coronavírus, muito menos para tratá-lo. O ministro Marcelo Queiroga, embora tenha fugido de falar a verdade no depoimento, pode ser chamado outra vez e ao menos está pregando o isolamento social, o uso das máscaras. São orientações que, infelizmente, não estão sendo seguidas por Jair Bolsonaro. O presidente tem uma prática própria de desautorizar os seus ministros. Foi assim com Sergio Moro (ex-ministro da Justiça), com os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich e com outros que foram demitidos. São 19 ministros substituídos em dois anos e quatro meses. De toda forma, a CPI está indo bem. O conceito de crime, na minha opinião, já está caracterizado: deixar a pandemia correr solta com aglomeração, com uso de hidroxicloroquina, na tentativa de, absurdamente, pensar que iríamos chegar à imunidade de rebanho. 

O sr. tem sido classificado como independente, apesar dos posicionamentos críticos com relação ao governo. Qual é a sua real posição?
Eu sou oposição ao que não presta para o país e sou situação ao que é bom. Votei contra o Bolsonaro no decreto das armas, votei pela derrubada do veto a incentivos para 17 atividades em 2021 e relatei o projeto de indenização aos órfãos dos profissionais de saúde. Eu voto contra o que é ruim para o meu país. E meu limite de poder é meu gabinete. Sou independente porque não sou radical. Não sou daqueles que acham que devem fazer de tudo para destruir o governo. 

Acredita que a CPI pode ter desdobramentos no Ministério Público Federal, contra Jair Bolsonaro, mesmo com o procurador-geral da República, Augusto Aras, no comando?
Sou baiano e Aras é baiano. Torço para ele ser ministro do Supremo Tribunal Federal, pois há muito tempo não temos um nordestino na alta corte – o último foi Ayres Britto, que, por sinal, foi ótimo ministro. Torço para ele ser indicado. Acho que tem todos os pré-requisitos para isso. Mas, na PGR, pela história da família dele, formada por advogados da Bahia, espero que ele tome uma decisão de ordem legal.

Bolsonaro tem feito duros ataques à CPI. É um sinal de desespero?
As agressões do presidente já viraram lugar-comum. Ninguém liga mais para isso. Eu mesmo não dou atenção. Foram tantas crises, tantos palavrões, tantas coisas erradas, tantos lapsos verbais… Se ele ficar calado, está doente.

Frederico Brasil/Futura Press/FolhapressFrederico Brasil/Futura Press/Folhapress“Sou oposição ao que não presta para o país e sou situação ao que é bom”
O sr. é médico e tem protagonizado debates com senadores da chamada “bancada da cloroquina”. Não há risco de a CPI virar palco para propaganda de tratamento precoce?
Temos no Brasil hoje a maior produção de charlatães da história. Mas acredito que a população tenha entendido que não adianta tomar hidroxicloroquina, assim como a ivermectina. Ivermectina é um remédio para vermes. Se você usar de acordo com o que está na bula, não terá problemas maiores, mas, se tomar em excesso, ela pode causar problemas no fígado, como hepatite química. Ainda assim, é menos pior do que a hidroxicloroquina, que pode matar pessoas que têm doenças no coração.

O Brasil é um dos poucos países cujo governo defendeu abertamente a cloroquina. O sr. vê crime na prescrição do remédio?
Vejo crime. O presidente não podia pegar uma caixa de hidroxicloroquina e sugerir que o Brasil tomasse, porque ele não é médico. Na minha opinião, foi um ato muito perigoso e irresponsável. No caso dos médicos, eles assinam a receita dos pacientes e assumem a responsabilidade. O que não pode é um não médico promover um remédio para 215 milhões de brasileiros. Mesmo com a Conitec dizendo que a hidroxicloroquina não funciona, o presidente continua difundindo. Quiseram fazer imunidade de rebanho e não deu certo. Fizeram o tratamento precoce e não deu certo. Não fizeram o provimento de oxigênio e kits intubação. Se as pessoas morrerem sem assistência do Ministério da Saúde não é crime, então não existe mais crime no Brasil. Por exemplo, será que não houve crime quando quiseram mudar a bula da hidroxicloroquina? A Nise Yamaguchi, que não é infectologista, não é imunologista, é só oncologista, que estava louca para ser ministra da Saúde, fez de tudo por isso. Até o Hospital Albert Einstein teve que cancelar o contrato dela, porque não suportava mais que ela fizesse apologia à hidroxicloroquina.

Em 2018, nomes ligados ao combate à corrupção tiveram força. Com a pandemia, candidatos da área de saúde terão destaque nas eleições de 2022?
Posso responder por mim. Eu não vou usar isso a meu favor. 

O que representa a filiação do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao seu partido, o PSD?
É muito forte a filiação de um prefeito da cidade do Rio de Janeiro. É um bom político, experiente, foi bem nas eleições. Fortalece muito nosso partido. Gilberto Kassab (presidente nacional do PSD) está de parabéns por conseguir essa filiação. Como também está de parabéns pela filiação de Henrique Meirelles. É um bom quadro. Um economista respeitado. Estamos crescendo bastante.

Frederico Brasil/Futura Press/FolhapressFrederico Brasil/Futura Press/Folhapress“Temos no Brasil hoje a maior produção de charlatães da história”
Qual é, afinal, o projeto do PSD para 2022?
O PSD está de olho no surgimento de uma dessas estrelas de última hora. Kassab fala muito em um candidato de centro. Quando estive com o ex-presidente Lula, falei que Kassab queria um candidato de centro. E Lula disse: “Se ele arrumar alguém que tem mais votos que eu, apoio o candidato de centro”. Kassab falou com ele no outro dia.

O sr. acredita na viabilidade de uma candidatura de terceira via?
Até agora, não apareceu. Ninguém cresceu. O governador de São Paulo, João Doria, o Ciro Gomes e o (Luiz Henrique) Mandetta ainda não decolaram, apesar de serem bons nomes. Estou falando: só acontecerá se aparecer um astro de última hora, como foram Fernando Collor ou Bolsonaro. Não precisa ter apenas uma estrela, tem que ter a Ursa Maior para conseguir, em um ano, ser presidente do Brasil saindo do zero. Kassab já falou sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que é um político bem formado, capaz, inteligente, carismático e que tem estrela. Em dois anos de Senado, já se tornou presidente da casa. Quem sabe ele não é o abençoado com a Ursa Maior? Kassab nos garantiu que cada diretório estadual poderá tomar sua decisão quanto aos candidatos. Isso se a terceira via não surgir a partir do PSD. Se houver um candidato do PSD, claro, teremos que votar com ele. Mas, se for uma terceira via que não for do PSD, não teremos nenhuma obrigação de votar com ela.

A Bahia é um dos estados onde o PSD tem maior expressão. O senhor será candidato ao governo?
Eu tenho uma frase que é a seguinte: só se toma decisão em política quando o momento exige a decisão. Quando toma antes, é precipitado. Quando toma depois, é retardado.

Uma aliança com ACM Neto está descartada?
Não vejo possibilidade de uma aliança com ele. Foi um bom prefeito (de Salvador), mas quero ficar no meu grupo. Não dá para sair dele. Mesmo quando temos interesses contrariados, a gente continua. Me dou bem com o senador Jaques Wagner, com Rui Costa (governador da Bahia) e não vou me colocar contra. Além disso, o DEM diminuiu muito com a saída do Eduardo Paes, do próprio Rodrigo Maia. Pode ser que saiam outras lideranças. Em nível nacional, isso pesa.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ser contra o governo de Bolsonaro até admito, mas dá voz a esses corruptos integrantes desta CPI circense, é demais

  2. Equilibrado? Quem já fez juízo antes das investigações (CPI) acabarem? Conta outra.. politiqueiro fazendo política rasteira (por ex.: como alguém q não dá um peido sem finalidade política, afia que a médica queria ser ministra... cafajeste).. apoia o Aras.. e sobre medicação, tenho opiniões de médicos q são muitas distintas deste médico que é “decano” em medicina, ops!, CPI, mandatos, eleições, etc. Enfim, a PIOR entrevista q li aqui desde q assinei a Crusoé...

  3. Assisti a todas as lúcidas, honestas e equilibradas colocações do senador OTTO ALENCAR na CPI. É um alívio e um orgulho termos um homem público como ele. Entretanto, embora ele pareça ter sempre eficientes anticorpos, não é nada bom que facilite, tendo contatos com a escória política citada: são vírus imorais letais!!!

  4. estava lendo a reportagem deste senador,qdo falou que se encontrou com lula, perdeu toda credibilidade, quem fala ou ouve o ex. o presidiário, não merece atenção.

  5. CPI= Corruptos Protegendo Ímpios! E as falcatruas do partidinho dele que os outros Jornais estão comentando, este elevado, sublime site não vai comentar? Aos interessados só procurar "um pouquinho"!!!! Vamos pegar todos e não escolher,apenas, aquele que não está DANDO o dinheiro para vcs!!!!#%$.

  6. O que já está comprovado pela CPI e o modelo “ lmunidade de rebanho “ que Bolsonaro e seu bando de malucos do ministério de saude pararelo defendem . Seriam milhões de mortos e sem perspectiva de chegar a um fim , já que está claro que o vírus tem mutações . Ou seja um genocidio que este psicopata perverso ainda defende !!

  7. Se alguém tomou um remédio que somente é vendido sob prescrição médica, deve ser apurado o crime do médico . Deve se aproveitar e saber quem são os médicos que receitaram cloroquina para covid, revogar os diplomas e cadeia. Sabemos pela imprensa que o médico David Uip receitou, poderia ser o primeiro a perder o diploma. Pela imprensa Doria, Dino e outros também induziram ao uso e por justiça devem ser processados e afastados dos cargos. Coloquem Azitromicina e ivermectina na lista.

  8. Meu Deus, fico a imaginar se tem alguém com o mínimo de sinceridade nesta CPI. A Cloroquina, a Ivermectina e a Eritomicina foram adotadas e continuam adotadas por todas as secretarias de saúde dos Estados como os medicamentos base para o enfrentamento da Covid-19. O próprio secretário de saúde do governo do qual o senador Oto Alegar é apoiador, esteve com covid-19 e falou publicamente que foi curado com esses medicamentos. Então, senador, como ficamos? Seu discurso é só para militantes.

  9. sugestão para Crusoé. uma entrevista com componentes da CPI contra o Bolsonaro e outra com senador a favor do Bolsonaro e o leitor q tire suas conclusões.

    1. Seria interessante. Mas Crusoé como toda a velha imprensa já escolheu seu lado.

  10. "...então não existe mais crime no Brasil. " Esta frase é emblemática. E a conclusão é q não existe mais crime no Brasil. Principalmente nos lados do STF, isto resta demonstrado nas decisões sobre Lula, sobre não se ter a prisão de um Renan, de um Aécio, de um Aziz, de uma senador com dinheiro na cueca, de uma Gleisy, de um Zé dirceu. O senado deu a entonação errada na frase. Ela é afirmativa. Realmente não existe crime no Brasil dos políticos.

  11. Belo exemplo essa CPI está mostrando. CorruPTos, ladrões e assassinos estão adorando.🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁

  12. Não vejo estilo "plácido " em Alencar, vejo mais um com diálogos iguais ao de Renan, apenas fala mais manso, mas a maldade é a mesma ...e acha q todos mentem....a resposta dos depoentes tem q ser igual a sua conveniência. Repórteres como esses da matéria tem muito q amadurecer....

    1. Estas testemunhas podem mentir a vontade, a deles pagarem pelos seus crimes chegará.

  13. Eu não entendo o porquê dessa CPI, os fatos, as declarações e as imagens mostram a evidência da culpa. A CPI serve de holofote para os senadores, nem sempre tão honestos e éticos.

  14. Esses senadores não passam de um bando de safados que nada fizeram para ajudar os seus estados e o país para combater essa pandemia. Vcs da Cruzoé citam algo que os senadores fizeram ! Por exemplo, porque o congresso não reduziu os seus salários como foi feito com as empresas privadas, e distribuísse essa grana para os estados e municípios? Por que eles não fizeram uma lei para comprar vacinas e aplicar na população sem a autorização da Anvisa! como vcs consegue ter estomago p ouvir um idiota!

  15. Sua Excelência esquece que Kassio Marques é nordestino? Esse bairrismo nordestino chega a ser constrangedor. O Nordeste é o que é por conta desses políticos que há anos se beneficiam da falta de Educação, de Saúde e da seca. O que é bom para o Brasil, os brasileiros sabem. O que é bom para esses políticos, eles sabem e trabalham bastante para eles mesmos. No raso, são todos por eles mesmos.

    1. Concordo...inclusive são os q mais se aproveitam da falta de boa educação, no país.... povo pouco instruído, mais fácil de "manobrar"

  16. Boa entrevista, Senador Otto. Só gostaria de observar que provavelmente nunca houve uma CPI com tantas provas fortes e documentais contra o investigado principal. E muitas dessas provas são vídeos mostrado o Genocida em plena atividade. Talvez nunca um meliante tenha produzido tantas provas contra si mesmo. Tudo absolutamente irrefutável. Assim, basta reunir essas provas, organizá-las adequadamente e produzir um processo fulminante contra o Lunático.

    1. Deixa de ser besta manipulada pela mídia esquerdopata. Alienado.

    2. ....e os hospitais montados q desmontaram e não reergueram, mesmo c a segunda onda anunciada no fim do ano passado? Isso é hipocrisia, ou irresponsabilidade? Presidente, claro , não é exemplo pra muitas coisas, mas culpar pela crise na saúde ? pela pandemia? Piada. o próprio STF- minúsculo- colocou estado e municípios c plena liberdade p agir , tomar planejamentos ,etc. Q eles fizeram? Apenas querer arranjar um bode expiatório...lamentável

    3. Q provas contra si? Vc está agindo por pura conveniência... precisou de dinheiro o Gov. deu, precisou de vacinas , houve , inclusive iniciou apenas 1 mes após os EEUU iniciar as suas ,onde tem seu próprio laboratório.Claro q não foi esse o fator. será se os roubos de dinheiro p covid tiveram papel preponderante em reduzir ofertas de insumos p tratamento , reduzir ofertas de equipamentos como respiradores, ficando pacientes sem tal aparelho, havendo necessidade, contrato profissionais ausentes

    4. Que horror que palavriado destas pessoas se vê bem o nível . Coloquem lá ladroes ???

    1. Só precisa explicar os respiradores comprados a peso de ouro e nunca entregues. Honestidade neste país passou a ser um bem supérfluo.

  17. THE BRAZIL TRASH- Dessa vez China aceita desculpas por vitupérios do Parlapatão. Brasil terá mais vacinas. Siga no Twitter/Instagram.

  18. THE BRAZIL TRASH- manchete: Governadores pedem desculpas à China por vitupérios do Parlapatão. Embaixador aceita com ressalvas. Siga no Twitter/Instagram.

  19. Esse ancião idiota quis fazer um grau pra cima do Gal. Pazuello, se auto glorificando por ser médico (se fosse bom médico não estaria pendurado na política). O outro senador PTralha com a alcunha de 'Vampiro" acha que o Brasil faz fronteira com o México, ... Que faaase, ... isto é, .... quero dizer, ... que níível.

    1. Verdade.....é muito fácil só acusar. Cpi sem respeito ao depoente, c ameaça de prisão, veja q nível.. até escolher relator com mil processos....

    2. Um perfeito imbecil que se acha última bolacha do pacote. Menosprezou o conhecimento do depoente para enaltecer o seu. Um perfeito político canalha.

  20. A pizza ja esta no forno...nenhuma menção a impeachment e Aras no STF !???!...pior do que os loucos no governo sao os bandidos racionais que os deixam em posição de comando... estes sao os verdadeiros culpados nao so pela pandemia mas por tudo de mal que ele diz ser contra !

  21. Que entrevista ridícula. Quanta ânsia de tirar um presidente honesto. Os crimes estão nos estados e nas prefeituras, com desvios de dinheiro. Ficam falando em cloroquina... que o governo não comprou a vacina... Coisa de mongoloide.

    1. Tudo esto para colocar um ladrao , e continuarem roubando como sempre fizeram . Salve salve Dr Moro

    2. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

  22. CONTINUANDO SOBRE OS DESVIOS DOS GOVERNADORES, NAO COMBATEU A ESCOLHA DO RENAN CALHEAIROS COMO RELATOR DA CPI, UM RELATOR COM MAIS DE 17 PROCESSOS NAO FINALIZADOS.ETC ETC E SE O PT E OS APROVEITADORES DO PT TAMBEM NAO VAO ESQUECER DO ANTIGO DIOGO MAINARDI, POR ISSO A CROSUE ESTA A 18 MESES DE DIZER ADEUS !!!!!

    1. Crosué é "ótimo".. kkkkk.. meu chapa, viu te dar uma sugestão. Há pesquisas sérias que afirmam que textos escritos em caixa alta, têm 92% de chances de NÃO SEREM LIDOS. E revelam complexos de inferioridade de seus autores. Sou filólogo..

  23. REALMENTE GOSTARIA DE ESTAR ESCREVENDO MUITO SOBRE O RODRIGO QUE EU ACOMPANHEI POR TANTO ANOS, MAS NO MOMENTO VOU ESCREVER SOBRE O QUE EU VEJO COMO FUTURO DA CROSUE... SE O BOLSONARO FOR ELEITO OS SEUS ELEITORES NAO VAO ESQUECER DO COMPORTAMENTO DO CROSUE DURANTE O GOVERNO BOLSONARO, NAO VAO ESQUECER A PERSEGUICAO VERGONHOSA QUE FOI FEITA,,,,EM NUNHUM MOMENTO SO PARA CITAR UM FATO ESCREVERAM SOBRE A CORRUPCAO DOS GOVERNADORES PRINCIPALMENTE NORTE E NORDESTE DE DESVIO DE VERBAS PARA COMBATER A P

  24. Senadorzinho cria do tirano ACM, uma nulidade moral e ética, que pagou por publicidade do seu mandato a agência de publicidade do próprio filho, quer dar uma de moralista e mente vergonhosamente, como é a sua especialidade. Qualquer aluno do primeiro semestre de Direito dá um chute no traseiro desse boçal. Um canalha a serviço dos seus $enhore$.

  25. QUERO ENCERRAR COM LAMENTAVELMENTE PARA MUITAS PESSOAS QUE PENSAM COMO EU, ESSA REVISTA ESTA FADADA A NAO TER MAIS ASSINANTES !!!!!!!!!!!!!

    1. Não renovei minha assinatura e a todos que perguntam, a resposta é que tínhamos no Brasil uma alternativa de acompanhar os fatos com imparcialidade, através de uma equipe formada por excelentes profissionais . Lamentável...

    2. SRA DULCE , RECEBI HOJE QUATRO E-MAIL DO CROSUE E ANTAGONISTA , OFERECENDO ENVIO DAS REVISTAS GRATIS, ASSINATURA DO CROSUE E ANTAGONISTA PELO PRECO DE UMA, OU SEJA COMO SUPERMERCADO COMPRE UM E LEVE DOIS...PARA UMA REVISTA , UM JORNAL NAO TEM VERGONHA MAIOR. REPITO SO VAO SE AGUENTAR POR 18 MESES..........E OLHA LA!!!!!O DIOGO MAINARDI JA ESTA QUERENDO FAZER UMA PUBLIC ACAO A PARTE ...ESTA SO COMECANDO A TOTAL DERROCADA. TENHO INUMEROS AMIGOS EX-ASSINANTES, E EU COMO ELES FAZEMOS UMA CAMPANHA PA

    3. BOBAGEM? PERGUNTE A DIRECAO DO CROSUE QUANTOS ASSINANTES ELES TINHAM NO MEIO DO ANO PASSADO E QUANTO ELES TEM HOJE. DULCE GARANTO PARA VOCE QUE MAIS DE 60% NAO RENOVARAM A ASSINATURA. EU RENOVEI UMA VEZ ACREDITANDO NO BOM CENSO DO MAINARDI, MAS INFELIZMENTE NAO VOLTOU A SER UMA REVISTA QUE NO MINIMO DEVERIAS IMPARCIAL. POR ISSO REITERO A MINHA PERGUNTA A CROSUE VIROU COMUNISTA OU OPORTUNISTA?.

  26. Mais do que caracterizado, pelo menos a julgar pelas mentiras e contradições, e a CPI tem que enviar, também, os relatórios aos respectivos organismos internacionais, isentos, e não só para as diversas instituições no Brasil

  27. Essa revista me decepciona dia após dia. Mas para cancela-la só por telefone. Via internet impossível. Mas foi possível fazer s assinatura. Esse senhor senador nem merecia ser entrevistado. O que aconteceu com vcs?

  28. Como o Senador entrevistado, também" sou oposição ao que não presta para o País, e sou situação ao que é bom", tendo preocupação de ser justa. Quando soube que o ex-Ministro Mandetta, seria demitido, fui contra, em parte, levada pelo medo; No dia em que ele saiu, fiquei decepcionada com o vídeo, no qual ele mostrava ser tudo que negava, enquanto ministro. A imprensa séria mostrou isso. Tive que suportar as críticas dos que queriam que ele saísse. A Crusoé esqueceu de perguntar ao Senador da

    1. ...da Bahia, Sr. Otto Alencar, se não é importante a prestação de contas de governadores e prefeitos, para encerrar a CPI atual. Ex: o Brasil sabe da existência de um Consórcio Nordeste, com Central na Bahia, que recebeu dinheiro para a compra de respiradores, comprou-os, mas não os recebeu .Enquanto isso, muita gente morreu,sofreu,famílias ficaram enlutadas. Isso sem falar no pior, governador como o do Rio de Janeiro, que sofreu até impeachment .Ou o Senador Otto não considera isso relevante?

  29. Conclusão da Crusoé, 21.05.: S. Cabral denunciou Toffoli e foi mal; STF destruiu a CF, soltou Lula, para sua reeleição, engavetou denúncias contra seus aliados corruptos; J.M.B. comprou senadores para se blindar. Os Generais das FFAA covardes! O Brasil se ferrou!

  30. Embora tenha um papel razoável na CPI, mostra sua verdadeira face ao apoiar ARAS para o STF, e achar Paes, o prefeito que so pensa em Carnaval, Réveillon e futebol. Está explicado porque está tanto tempo na política: vai ao sabor do vento.

  31. RECEBI UM E-MAIL PARA REGULARIZAR A MINHA ASSINATURA DO CRUSOE, NAO TENHO MAIS CONFIANCA EM NADA QUE E ESCRITO NO CRUSOE, OU VOCES AGORA SAO COMUNISTAS OU NO MINIMO OPORTUNISTAS, FUI LEITOR POR MAIS DE UMA DECADAD DO MAINARDI, ESCREVI VARIAS CARTAS A VEJA QUE NA MINHA OPINIAO NAO DEU A DEVIDA PROTECAO NAS AMEACAS DO MAIOR LADRAO MUNDIAL O NOVE DEDOS E VEJO VOCES AGORA FAZENDO CAMPANHA PARA ESSE INDIVIDUO EXECRAVEL, POIS ISSO REPITO VOCES AGORA SAO COMUNISTAS OU OPORTUNISTAS? VOU SER CENSURADO!

    1. Paulo, nao falei com voce e nao admito o seu comentario , a revista e sim ou Comunista ou Oportunista, e quem voce para comentar a minha atitude?, gostaria de te dizer mais algumas palavras mas com certeza vou ser censurado, vai tomar um gole de agua para se acalmar.

    2. E o Bolsonaro venceu. E o que ele fez para combater à corrupção? Destruiu a Lava Jato, colocou o Aras na PGR e o Kassio Kopia e Kola no STF, que se você não sabe, VOTOU À FAVOR DO LULA. O homem do Bozo no STF, VOTOU À FAVOR DO LULA. Bolsonaro achou que uma polarização como a de 2018 contra o PT, seria vitória certa. Mas pelo q vemos, depois dos erros e quiçá crimes na pandemia, corrupção e autoritarismo, o resultado é: A MAIORIA DOS ELEITORES PREFERE O LULA CORRUPTO, DO QUE O BOZO GENOCIDA.

    3. Ugo você já foi? Vai tarde e vá com Deus. Pelo seu comentário, deve ser um robô bolsonarista tentando rotular a revista. Acho que você, caso não seja um robô, não tem o perfil para assinante da revista, pois não entendeu até agora, que a Crusoé é imparcial. Ela tem que apontar os erros, quiçá crimes, do Bolsonaro, sim. Se o corrupto Lula está segundo às pesquisas, atropelando o genocida Bolsonaro, ñ é problema da revista. Eu votei no Bolsonaro (que era uma aposta) contra o PT corrupto.

  32. Uma vergonha para o povo baiano ter um boçal como Oto Alencar como Senador da República, representando seu estado!!!Decano!!! Sim, representante do que de mais velho e ultrapassado possui a política brasileira! Lastimável!!!

    1. é conservador, menos mal que o corrupto progressista rolex bossal.

  33. Típico político contemporâneo brasileiro de quem não se deve esperar nada novo, a não ser o continuísmo dessa forma “conchavista”de se aliar para manter o status.

  34. BOLSONARO BOICOTA as VACINAS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. O apelido político desse senador é: Cavalo do Cão. Tirem suas conclusões.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO