Eichmann no Eixão
No momento em que escrevo, Alessandro Vieira acaba de confirmar a Lei de Godwin na CPI da Covid, comparando Eduardo Pazuello a Adolf Eichmann — o criminoso nazista que, em seu julgamento, alegou estar só “cumprindo ordens”. Já que é assim, resolvi dar uma de Hannah Arendt neste texto e publicar minhas notas sobre a bananalidade...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
No momento em que escrevo, Alessandro Vieira acaba de confirmar a Lei de Godwin na CPI da Covid, comparando Eduardo Pazuello a Adolf Eichmann — o criminoso nazista que, em seu julgamento, alegou estar só “cumprindo ordens”. Já que é assim, resolvi dar uma de Hannah Arendt neste texto e publicar minhas notas sobre a bananalidade do mal (não reclamem, vocês aí: Goiabarendt é precisamente o que um país como o Bananão merece). Quem sabe as notas virem um livro chamado “Eichmann no Eixão”. Ou uma chanchada. Ou não virem nada, o que é mais provável: “crime ocorre, nada acontece, feijoada” continua sendo a frase mais definidora da brasilidade, o que a CPI só tem comprovado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ana
2021-05-29 22:08:33Pra esculhambar com a maiorias dos políticos, das políticas, da história do Brasil e brasileiros, melhor deixar claro que você como observador/analista, não está incluído nesse pacote.
LUCAS
2021-05-25 09:52:22Excelente! Acho que a chanchada deveria ser reconhecida como patrimônio nacional. Poucas coisas definem tão bem a cultura brasileira em tantos aspectos.
Rosangela
2021-05-24 08:00:24A melhor definição continua com José Simão: "este é o país da piada pronta ". Terrivelmente verdadeiro...
Neuza
2021-05-24 04:51:12O melhor amigo do vírus é o PR e os seu clã e seguidores. Ele comemora todos os fins de semanas. As forças armadas compactua com o Pazuello?
Edson
2021-05-23 21:03:15estou de acordo com greenwald.Toda vez q se compara alguém deste governo com ato nazista. se está a diminuir as atrocidades que os nazistas fizeram. Pode ser q. o ex ministro errou.e.errou feio. porém compará-lo a um membro da cúpula nazista é reduzir os atos nazistas a erros de coordenação do combate à pandemia. Desnecessário dizer q os atos nazistas eram intencionais em busca da superioridade de raça e extermínio de judeus. Já os erros do ex, embora grave o foram por incompetência.
Paulo Antonio de Souza
2021-05-23 16:39:12Sobre referência a Paulão Desmaio, esclareça-se que, no caso, o desmaio foi consequência de uma hipoglicemia, a que estão sujeitos os diabéticos e pode ser fatal. No caso do ex-ministros, reflexo vagal ou síndrome vasovagal são eufemismos para cagaço.
Carla
2021-05-23 10:37:31IA politicamente correta, ninguém merece!!! Tão insano quanto cwnsurar Monteiro Lobato!
VINÍCIUS de OLIVEIRA
2021-05-22 22:45:57Mentira sem pescoço, boa. Mentira Aríete do He-Man.
Isolina
2021-05-22 20:32:11Claro que ele não respondia, a pergunta era pra quinta B??
MARCIO
2021-05-22 17:48:30Esse é o paíseco que fomos obrigados a nascer