Ele acha que pode apagar a história
Beneficiado por uma espantosa decisão do STF, Lula volta ao jogo político posando de inocente, como se os desvios bilionários do petrolão nunca tivessem existido. Entenda o que vem pela frente
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Tão logo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, em novembro de 2019, depois de 580 dias preso, dirigentes do PT trocaram a bandeira do "Lula livre" pela campanha "Lula inocente", com o objetivo explícito de lançá-lo à Presidência da República em 2022. Àquela altura, o sonho petista se via nas mãos de um Supremo Tribunal Federal que ainda tinha certo pudor em minar o combate à corrupção no Brasil. Nesta semana, em uma reviravolta meteórica, a corte deu a Lula as armas que ele tanto queria. Na segunda-feira, 8, o ministro Edson Fachin surpreendeu o mundo político e jurídico ao anular todas as condenações do ex-presidente na Lava Jato, tirando o petista do rol de fichas sujas e devolvendo a ele a chance de voltar a se candidatar. A decisão, extemporânea e estranha, acelerou o movimento que Gilmar Mendes preparava havia dois anos para atingir Sergio Moro, o maior algoz do ex-presidente. Na esteira de Fachin, Gilmar desengavetou o julgamento da suspeição do ex-juiz e carregou seu voto em favor de Lula com uma seleção de mensagens roubadas da força-tarefa do Paraná para atacar os procuradores e desqualificar o magistrado que condenou o petista. Não tardou para que Lula explorasse os fatos com a narrativa que lhe convém. Em um longo discurso na quinta-feira, 10, no qual se portou como rival do presidente Jair Bolsonaro na eleição do ano que vem, o petista se disse "vítima da maior mentira jurídica" da história do Brasil e começou a difundir a mentira que ele pretende espalhar rodando o país como candidato: "Estou satisfeito que tenha sido reconhecido aquilo que os meus advogados vêm dizendo há muito tempo: o presidente é inocente".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lincool
2021-05-07 16:23:21A PECHA DE DESONESTO A LULA E´ SEMELHANTE A UMA TATUAGEM, AO TENTAR RETIRA-LA VOCE PODE DISFARCA-LA OU ATE TENTAR REMOVE-LA,MAS A MARCA SEMPRE FICA.
Maria G. Venâncio
2021-05-04 16:10:04Na minha opinião o pior é o Gilmar Mendes. Quanto a Lula no papel de sempre de um grande pelego.
VALÉRIA
2021-03-25 10:58:40Com a ajuda de vocês e da fraude nas urnas eletrônicas, quem sabe o LULA consegue se eleger novamente...
Ana57
2021-03-22 19:30:53Socorro, Fábio Leite! Hoje ouvi de um popular - que parecia sincero - "Se fosse o Lula, ele ficava ca metade da verba, mais nóis já tava tudo vacinado"! Socorro!
TEREZA
2021-03-18 22:08:34Sempre acreditei muito no ministro Fachin, como substituto do (finado) Teori, relator da Lava Jato. Mesmo tendo sido indicado por Dilma, parecia independente, mas qual não foi minha decepção agora, quando ele anulou todos os processos de Lula, e ainda sozinho sem combinar ou consultar os seu pares. Triste Brasil! No próximo ano teremos LulaXBolsonaro nas urnas. E aí, em quem votaremos? Se Dória tiver peito de enfrentar as duas potências, teremos uma chance. Moro, infelizmente foi nocauteado.
Yng
2021-03-18 19:23:18Campanha EDUARDO CUNHA PRESIDENTE 2022!! Afinal, o Moro não era suspeito pra julgar?
Luiz
2021-03-17 23:01:33Eu quero é ir embora desta m...
Ismael
2021-03-16 14:45:14vamos as ruas defendeu uma chapa de união nacional : MORO/AMOEDO...e ELEIÇÕES de 4 ANOS, para "TODOS " os cargos , STF só concursados (de notório saber)
Melcia P. de Andrade
2021-03-16 09:14:19Criminosos de todos os Naipes e partidos, beneficiados pela (in) justiça brasileira!!!!! Asco, repulsa, nojo, horror às condutas judiciais!!!!
Rosileine
2021-03-15 16:00:27regredindo pelo menos 20 anos somos uma republiqueta de quinta categoria nem de banana merecemos.. e não fazemos nada apenas assistimos este filme de horror comendo pipoca