Reta final
Os trunfos e as apostas dos candidatos a presidente dos EUA a poucos dias da eleição – e as chances de o pleito parar no tapetão
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
No dia da eleição presidencial de 2016, o jornal New York Times calculou em 85% as chances de vitória da democrata Hillary Clinton. O veículo ainda compilou informações de outros oito portais e instituições que iam na mesma direção. Todos eles, baseados em seus próprios modelos matemáticos, apostavam em Hillary. O resultado do pleito é o que todos conhecem e levou os responsáveis pelas previsões equivocadas a fazer pedidos constrangedores de desculpas e a buscar justificativas para seus erros. A conclusão generalizada foi a de que brancos sem diploma universitário votaram maciçamente em Donald Trump, garantindo o triunfo do republicano nos estados-pêndulo de Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. No Colégio Eleitoral, que define o novo presidente do país, Trump obteve 304 dos 538 delegados, um número bem acima dos 270 necessários.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rafael
2020-11-05 21:24:32Como previ, no comentário que o app oculta, a Crusoé ocultou por completo o escândalo do Ronaldinho cracudo dos negócios ucranianos e a própria censura da notícia pelo Big Tech. Estou cancelando minhas assinaturas dO Antagonista e Crusoé, pois se mostraram indignos de confiança na cobertura dos EUA, meros retuiteiros da imprensa de extrema-esquerda americana, algo como um gringo levando a Folha e o Estadão a sério.
Viviany
2020-10-31 14:41:46“... HÁ poucos dias da eleição...” Por favor, corrijam isso...
Aguia
2020-10-31 10:18:57👏👏👏👏 Jóia Duda!!! 🤝🤝🤝🤝
CARLOS
2020-10-31 07:04:29A pandemia esta expondo o ponto mais frágil do sistema americano que eh o sistema de saude , que o avanço econômico nao esta conseguindo compensar na visão da maioria. O risco de uma eleição nao reconhecida põe em risco uma democracia que goste se ou nao, eh sim uma referencia para o mundo todo. Neste sentido, a postura de Trump eh realmente perigosa e irresponsavel demais para ser aceita para um presidente dos EUA.
Fernando
2020-10-30 18:56:24Ótima matéria, Duda. Neste caso, pode ser estratégia do Trump uma batalha nos tribunais para esticar até janeiro e deixar o congresso - Republicano - decidir?!
Mauro Carlos
2020-10-30 17:33:56A "ilha do jornalismo" deveria diferenciar-se nomeando também o escândalo que atinge a "famiglia Biden", muito mais lesivo aos interesses norte-americanos que a bazófia off-track habiaul do indesejável Trump. A propósito, não esperava ver comentários meus apagados ou recusados, mesmo que chamassem atenção à ironia de até mesmo Greenwald não ter-se calado perante uma situação que Crusoé sequer menciona. Juízo, rapazes.
José
2020-10-30 14:43:18Aqui nas Minas Gerais também aconteceu justamente a mesma coisa na eleição de 2018. Os candidatos a Governador, Pimentel e Anastasia, francos favoritos, perderam feio para o tal Zema, que nem político era. A tal Dilma Roussef estava tão certa da vitória para o Senado que, à noite, mal as apurações se iniciaram, agendou um churrascão numa casa caríssima de BH para seus cabos eleitorais. O resultado todos sabem. O que mais intrigou à época, foi que todos os Institutos de pesquisa se calaram.
Mauro Carlos
2020-10-30 13:52:34Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/secao/reportagem/reta-final/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.
Angela
2020-10-30 12:53:24Prefiro o idiota do Trump. Joe Biden vai prejudicar o Brasil.
Scully
2020-10-30 08:24:20No dia 03 temos duas de uma opção: vence a barbárie e a ignorância representadas pelo legado de Trump, ou, a esperança de retomar a democracia e a emancipação humana em Biden. Simples assim.