Adriano Machado/CrusoéBolsonaro achou que iria conseguir controlar "politicamente" todas as investigações que o envolvem. Ocorreu o inverso

Um presidente cercado

O avanço das investigações em curso no Supremo Tribunal Federal e no Ministério Público do Rio deixam Jair Bolsonaro exposto em várias frentes e tende a elevar o já salgado preço da parcela do Congresso que o apoia
19.06.20

O presidente Jair Bolsonaro alcançou, nas últimas horas, o perigoso estágio experimentado por antecessores incapazes, por circunstâncias diversas, de se segurar na cadeira presidencial até o fim do mandato: aquele em que, em razão da multiplicidade de frentes que concorrem para fragilizá-lo politicamente, a situação nunca é tão ruim que não possa sempre piorar. E ela se deteriorou  nesta quinta-feira, 18. O dia mal tinha raiado quando um integrante do “sistema de informações particular” do presidente foi avisado por um colega de São Paulo de que a Polícia Civil, atendendo a um mandado expedido pela Justiça do Rio de Janeiro, estava a caminho da rua das Figueiras, em Atibaia, para capturar Fabrício Queiroz, o parceiro mais notório e ao mesmo tempo mais encalacrado da família Bolsonaro. Logo na sequência, o toque do celular soou no Palácio da Alvorada. Foi quando Bolsonaro tomou conhecimento da operação que estava em curso. O presidente reagiu em silêncio, de acordo com um interlocutor, que fez o relato a Crusoé sob reserva. Um silêncio mais do que eloquente, neste caso.

O presidente encontra-se cercado como nunca. Os demais flancos que o expõem no STF,  como o “inquérito do fim do mundo”, o que apura a realização e o financiamento de atos antidemocráticos e o aberto a partir das denúncias do ex-ministro Sergio Moro de interferência na PF, somam-se agora à estrepitosa prisão de Queiroz – potencialmente devastadora para Bolsonaro, pois pode tragá-lo para o epicentro de mais uma crise. O fato de a prisão ter ocorrido num escritório de propriedade de Frederick Wassef, advogado formal de Flávio Bolsonaro, mas que se exibe como vedete nos corredores do poder em Brasília como causídico do próprio Jair Bolsonaro, embute uma série de questões cujas respostas podem enredar ainda mais o presidente no escândalo: até que ponto o clã Bolsonaro se envolveu no esconde-esconde de Queiroz para mantê-lo em controlado silêncio?

Como Wassef se transformou no principal elo entre o presidente da República e Queiroz, o Palácio do Planalto já se ocupa de tentar dissociá-lo de Bolsonaro, embora o advogado seja considerado copa e cozinha do presidente. Será ainda mais complicado adotar a mesma estratégia em relação a Queiroz. Embora tenha ganhado os holofotes como ex-assessor do antigo gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio, Queiroz é homem de confiança do presidente. Bolsonaro é amigo de Queiroz desde o início dos anos 80, quando serviram juntos ao Exército – mais precisamente, na Brigada de Infantaria Paraquedista no Rio de Janeiro. Enquanto Bolsonaro seguiu a carreira política, virou vereador, deputado federal e, mais adiante, candidato ao Planalto, Queiroz foi para a Polícia Militar, onde chegou a suboficial. Depois de se tornar uma espécie de faz-tudo de Bolsonaro, até companheiro de pescaria, Queiroz foi indicado para o gabinete do filho 01 do presidente, onde foi acusado de comandar o esquema de “rachid”, como é conhecida a devolução de parte dos salários dos funcionários. A suspeita é que o dinheiro arrecadado financiou práticas nada republicanas do clã.

Em junho do ano passado, quando a investigação do esquema avançava sobre 01, o presidente disse que Queiroz tinha que “se explicar”, mas reconheceu sua relação pretérita com o alvo das apurações. “Fabrício Queiroz é um ex-subtenente da Polícia Militar que eu conheço desde 1984. Foi um soldado da Brigada Paraquedista, meu soldado”, comentou. Já Flávio Bolsonaro tem adotado uma postura dúbia desde a erupção da crise: ora defende fervorosamente o ex-assessor, ora tenta se desvincular completamente de seus atos. Em maio, após a operação contra o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o senador disse que Queiroz era “um cara correto, trabalhador, dando o sangue por aquilo em que ele acredita”. Em dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras denúncias sobre as movimentações bancárias suspeitas de deputados estaduais e servidores da Alerj, o senador também o elogiou. “Fabrício Queiroz trabalhou comigo por mais de dez anos e sempre foi da minha confiança. Nunca soube de algo que desabonasse sua conduta”, afirmou. Em outra ocasião, entretanto, Flávio tentou escapar da responsabilidade sobre as transações de Queiroz, que somaram 7 milhões de reais em três anos. “Não sei o que as pessoas do meu gabinete fazem da porta para fora”, declarou.

Reprodução/SBT e redes sociaisReprodução/SBT e redes sociaisA mulher de Queiroz, Márcia, está foragida: se ela for presa, ele pode delatar
A relação entre as duas famílias não se resume à parceria profissional e pessoal com o ex-policial militar. Familiares de Fabrício Queiroz também trabalharam tanto para Flávio, na Assembleia Legislativa do Rio, como para Jair Bolsonaro, na Câmara dos Deputados. A personal trainer Nathalia, por exemplo, filha de Queiroz, passou oficialmente pelos gabinetes dos dois políticos. Márcia Aguiar, mulher do PM da reserva e alvo da Operação Anjo, também foi empregada de Flávio na Alerj, bem como como seu ex-marido, sua enteada e sua filha.

Hoje, o maior temor no governo é que Queiroz proponha um acordo de delação premiada. O “pacto“ que os une quase que fraternalmente pode ser quebrado, sobretudo se a mulher de Queiroz, contra quem há um mandado de prisão – ela estava foragida até o fechamento desta edição –, vier se juntar a ele na cadeia. Quando estourou o escândalo do rachid, em 2018, Queiroz costumava repetir a quem quisesse ouvir: “Podem me prender, mas não podem prender minha mulher nem milha filha”. O recado era claro: o ex-assessor poderia aguentar a prisão em silêncio obsequioso. O mesmo não aconteceria se a sua família fosse para a linha de tiro.

Segundo assessores, Bolsonaro passou a quinta-feira, 18, irascível. Regurgitando todos os palavrões possíveis. O léxico era o de sempre: o de vítima e consequente ataque aos que supostamente conspirariam contra ele. Poucas horas após a prisão do faz-tudo da família, o senador Flávio Bolsonaro deu a primeira pista sobre como seria a reação do grupo político. Pelas redes sociais, o parlamentar e ex-chefe de Queiroz atribuiu a Operação Anjo a uma suposta sabotagem perpetrada por adversários do governo. “Mais uma peça foi movimentada no tabuleiro para atacar Bolsonaro. Em 16 anos como deputado no Rio, nunca houve uma vírgula contra mim. Bastou o presidente Bolsonaro se eleger para mudar tudo. O jogo é bruto”, afirmou Flávio.

Irritado, Bolsonaro contrariou um hábito conhecido por todos: de manhã, deixou o Palácio da Alvorada sem falar com apoiadores. Para uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, convocou o ministro da Justiça, André Mendonça, o ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência e subchefe de Assuntos Jurídicos, e assessores do gabinete. Na conversa, reconheceu que há uma espada dependurada sobre sua cabeça. Uma das grandes preocupações manifestadas pelo presidente era que, enquanto as demais frentes contra ele poderiam até ser administradas politicamente, por meio de seus emissários, a operação encabeçada pelo Ministério Público do Rio e executada pela Polícia de São Paulo seria, em sua visão, quase impossível de controlar.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéBolsonaro falou apenas genericamente sobre a prisão da aliada Sara Winter
O problema é que os outros fios que podem fritá-lo estão mais do que desencapados. Durante a semana, Bolsonaro sofreu uma série de reveses. Na segunda-feira, 15, Sara Winter, líder do grupo “300 do Brasil”, que se pretende guarda pretoriana do governo apesar de seus integrantes não passarem de três dezenas, foi presa no âmbito do inquérito que apura a realização e o financiamento dos atos antidemocráticos. Bolsonaro refugiou-se no silêncio, entendendo ali que poderia estar estendendo uma bandeira branca ao STF, a despeito de a ordem de prisão da militante bolsonarista ter partido do ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República.

A cabeça de Sara seria entregue sem qualquer pronunciamento de Bolsonaro não fosse a deflagração de uma operação no dia seguinte, que se aproximou ainda mais de deputados e empresários responsáveis pela ponte entre os manifestantes e o núcleo de poder do presidente. “Uma linha de apuração é que os investigados teriam agido articuladamente com agentes públicos que detêm prerrogativa de foro no STF para financiar e promover atos que se enquadram em práticas tipificadas como crime pela Lei de Segurança Nacional”, afirmou a PGR, que determinou a ação. Por solicitação dos procuradores, 10 deputados e um senador bolsonaristas tiveram o sigilo bancário quebrado. Além de integrarem a tropa de choque do presidente, alguns dos alvos fazem a articulação das relações políticas dessa turma com Bolsonaro. Os inquéritos também chegaram aos articuladores da Aliança pelo Brasil. Entre os alvos, o empresário Luís Felipe Belmonte, um dos principais financiadores da legenda em gestação. Contrastando com o comportamento do início da semana, Bolsonaro estrilou: “Está chegando a hora de tudo ser colocado no seu devido lugar”, ameaçou. Outra derrota para o governo na arena do STF foi a validação do “inquérito do fim do mundo”, que apura as ameaças a ministros da corte por 10 votos a 1 – a exemplo da investigação sobre os atos antidemocráticos, ele pode desaguar na ação que analisa a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão no Tribunal Superior Eleitoral.

A consequência política do tsunami que engolfa o Planalto é ficar cada vez mais refém do Centrão, ao qual o presidente já escancarou as portas do governo. Só que, agora, a um preço ainda mais caro. Com o acirramento do cerco sobre o governo, a rendição à velha política, até então discreta e envergonhada, terá que ser ainda mais explícita para conseguir sustentar as estruturas de uma gestão enfraquecida e instável. Foi a necessidade de tentar aparar as arestas com o establishment político – e com o próprio STF – que Bolsonaro entregou a cabeça do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e nomeou Fábio Faria, um bem articulado deputado do Centrão, para o Ministério das Comunicações. Não é certo que a estratégia irá dar os frutos esperados.

Representante legítimo do Centrão, o genro do apresentador Silvio Santos é amigo de Rodrigo Maia e personifica a antítese do bolsonarismo. Boa-praça, diplomático, bem relacionado nos três Poderes e munido de jogo de cintura, Faria aproveitou a cerimônia de sua posse para tentar distender o ambiente. Em uma concorrida cerimônia de posse, tendo como palco do Palácio do Planalto, o deputado alçado ao cargo de ministro fez acenos até então inimagináveis, como elogios à imprensa e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a quem chamou de “amigo”. Evitou confrontos com um rebaixado Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secom que virou secretário-executivo, e prometeu um trabalho cooperativo. Encheu a bola de Gilberto Kassab, presidente do PSD, e de donos de emissoras de televisão presentes na cerimônia. “Se é tempo de levantarmos a guarda contra o coronavírus, é hora também de um armistício patriótico e de deixarmos a arena eleitoral para 2022”, disse. “É preciso, sobretudo, respeito e que deixemos as nossas diferenças político-ideológicas de lado. É hora de pacificar o país”, concluiu.  As palavras e o tom conciliador do discurso tiveram ares de ineditismo no Palácio do Planalto.

Jean Hernane/ DivulgaçãoJean Hernane/ DivulgaçãoFábio Faria assume ministério das Comunicações e afaga imprensa
O trabalho de Faria, entretanto, não será apenas o de professar o congraçamento de forças e correntes para ajudar salvar o governo. À frente da pasta, o parlamentar vai comandar o debate sobre temas espinhosos, como a chegada da tecnologia 5G ao Brasil, sua compatibilização com os interesses das tevês e todas as questões diplomáticas envolvidas. Acelerar a privatização de grandes empresas públicas sob a responsabilidade da pasta, como a Empresa Brasil de Comunicação, a Telebrás e os Correios, será outra missão do ex-deputado federal. Um dos calcanhares de aquiles do governo, entretanto, é a relação com a imprensa. Jair Bolsonaro acumula um histórico de agressões verbais contra jornalistas e veículos de comunicação – retórica sempre seguida à risca por Wajngarten e aplaudida de pé pela militância bolsonarista. Na posse, Faria desfraldou a bandeira branca. Afirmou que os jornais “ajudam a aprofundar as reflexões da sociedade” e prometeu defender a liberdade de expressão. Há pouco tempo, qualquer iniciativa semelhante despertaria automaticamente o fogo amigo proveniente do gabinete do ódio – leia-se, do filho 02, Carlos Bolsonaro.

A solução mais pragmática, movida pelo instinto de sobrevivência, porém, tem gerado novos infortúnios ao Planalto. Com o avanço de inquéritos do Supremo sobre seus aliados, Bolsonaro tem sido cada vez mais instado por apoiadores ideológicos a se posicionar – ele foi alvo até dos xingamentos de Olavo de Carvalho, guru dos radicais, que o chamou de “covarde”. Para minimizar o estrago, o presidente preparou uma saída minimamente honrosa para o ministro da Educação, como a nomeação para uma diretoria do Banco Mundial, confirmada na quinta-feira. O anúncio teatral da demissão deu ao ato a conotação de sacrifício. Com os olhos marejados, Bolsonaro abraçou Weintraub e disse que era “um momento difícil”. “Todos os meus compromissos de campanha continuam de pé e busco implementá-los da melhor maneira possível. A confiança você não compra, você adquire”, disse. Satisfeito com a solução encontrada no Ministério da Saúde, em que a interinidade de Eduardo Pazuello tem jeito de escolha definitiva, o presidente deve recorrer ao mesmo expediente na Educação. A saída para o imbróglio na pasta deve passar pela promoção temporária do secretário-executivo, Antônio Paulo Vogel, ou de algum secretário das áreas temáticas. Os mais cotados são a chefe da área de Educação Básica, Ilona Becskeházy, e o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, um olavista conservador, assim como Weintraub, mas que resiste à indicação. Para a ala ideológica, porém, a saída do ministro “expoente da guerra cultural contra a esquerda” sempre será lida com um downgrade, mesmo que um discípulo de Olavo de Carvalho venha a substituí-lo. Cercado em várias frentes na pior semana do governo desde a posse, Bolsonaro arrisca perder até os 30% que, apesar de tudo, ainda lhe prestam reverência.

Com reportagem de André Spigariol
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 30%?!?! kkkkkkkk... ....rindo muito! Crusoé se tornou deplorável e alienador. Falta apenas se levantar em defesa do MST. Belo trabalho, em defesa do fim da vida humana. Comunismo e Crusoé, uma bela parceria ao Comunismo. Canalhas!

  2. Nas últimas horas vimos que tudo tem sentido na familícia Bolsonarista. Ir contra a prisão em Segunda Instância para não desagradar o Centrão (vulgo Carcará ou Gafanhotos), silenciar em relação aos amigos empresários devedores da Receita Federal, ter como advogado uma figura com Wessef, trapalhadas na Saúde e Educação e por fim, àquele video da reunião do dia 22. Será preciso mais o que para definir um desgoverno desse tipo. O tempo urge e nem o Centrão vai segurar essa onda.

  3. O esforço para evitar a CPI lava toga em troca do abafamento das investigações contra o filho delinquente deu com os burros n,água e deve causar mais estragos do que se deixasse o processo seguir seu curso, penalizando quem realmente tem culpa. A verdade é o melhor caminho, mas a questão que fica é por que as investigações não avançam da mesma forma com outros envolvidos neste caso e principalmente o da tentativa de assassinato do presidente? Balela!

  4. Cús o ès. A quem serves? Lamentável revistinha de banheiro de rodoviária. Um alento para os que necessitam de papel para se livrar dos resíduos fecais. Só serve para isso e o seu final é na latrina muito bem acompanhada.

    1. Estou vendo que está revista é comunista . Alguém tem dúvida que a maioria do STF sao advogados incompetentes que se quer passaram em concurso público e defendem as organizações criminosa ?

    2. Huuuum. O robot Bozista hoje está enfezado. Quer limpar a parte pensante dele com uma revista digital. Carluxo, é melhor resetar o Stefano!

  5. Essa matéria roubou 5 minutos do meu tempo.Uma confusão de acusações e tramas baseadas em suposições e achismos."Um talvez" "quem sabe","parece" e "pode ser",Desmandos do STF,abusos do Congresso,Covidão,imprensa militante,fúria de viúvos da creptocracia,esquerdopatas,políticos safados e traidores são partes do cerco.O artigo não fala dos nefastos personagens,até pq a Crusoé é uma das hienas querendo o circo em chamas.Quanto custou a independência e imparcialidade?Se é que havia.#vergonhacrusoe

    1. Chora bozista, chora. Que tal aumentar a sua dose diária de Lexotan?

  6. Crusoé, agora, está de acordo com o inquérito do fim do mundo? Quando foi vítima deste inquérito irregular, estava, contra. Eu era contra e continuo contra! SEMPRE serei a favor da justiça e do devido processo legal.

    1. Kkkkkkkkkk, bozista se negando a alimentar a própria espécie.

  7. Helena Mader, você pode ser melhor. Faça como a Ana Paula Henkel e saia dessa revista suja e manipuladora, onde todos os jornalistas são obrigados a terem a mesma opinião. Fico muito triste em ver uma profissional como você, se sujeitar a isto, apenas para ter um emprego. Sabia que o Flávio era o 19° da lista e o André Ceciliano é o primeiro? Porque não falou de todos? É proibido? A Justiça tem que ser igual para todos!

  8. Jair Messias Bolsonaro está cercado por Abutres corruptos da política e da imprensa suja, que estão desesperados porque sabem que vão perder. Com a aliança com o Centrão o Governo terá maioria no Congresso, indicará os presidentes da Câmara e do Senado e poderá revogar a PEC da Bengala e colocará em pauta pedidos de impeachment dos Deuses do STF, fazendo que surjam novas vagas para serem escolhidas, além das 2 aposentadorias já previstas. Podem chorar, Globo e Crusoé...

  9. Assinei o pacote Crusoé Antagonista. Foi extraordinário, comprovei que arrependimento não mata. Vocês mudaram, estão na turminha da grande mídia.

    1. Papinho surrado. apesar dos robôs e dos humanoides bolsonaristas estrebucharem aqui nos comentários, Crusoé está a revista semanal relevante do Brasil. Alguém aí sabe alguma coisa sobre Época, Veja e IstoÉ? Acabou a farra do Gabinete do Puro e Burro Ódio.

  10. Helena Mader, quanta bobagem? vai pra lá , vem pra cá e não nos informa nada! informe-nos quais são os crimes cometidos pelo Jair Bolsonaro ? quais são? onde, quando e contra quem? .......o que voce escreve é coisa pra comentarista ocioso, tertúlias da audiência da Globo.......eu assino o Crusoé para ler coisa séria e não essas bobagens....direção melhore a qualidade aí.....não importa que seja contra ou a favor do governo........mas melhore isto aí....a qualidade dos articulistas está ruim.

    1. Nelson, também sou uma robô do meu Presidente e com muito orgulho. Somos um exército de robôs vigilantes pela nossa Pátria. Pior, são os jornalistas robôs desta revista. Todos são programados para terem a mesma opinião. Querem derrubar um Governo com zero casos de corrupção. Ridículos!

    2. Bye Bye Nelsinho robot. Se você não consegue entender uma sentença, o problema não é da revista, mas sim do teu hardware. Minha sugestão a você: faça um harakiri, desplugue a tomada!

  11. Tenho uma profunda decepção com essa revista e linha editorial que adotaram, lembre-se dos 30 anos passados, e não há como não ver a diferença. Realmente esse Governo está cercado, por todo um sistema corrupto e que permeia todos os poderes, e colo explicar os diversos processos que prescreveram no STF,DE TODOS OS POLÍTICOS BRASILEIROS,ainda bem que no próximo mês acaba minha assinatura,e vcs entrarão no mesmo patamar de Moro, FHC, PSDB e outros, FICARÃO SOZINHOS COMO CRUSOE E ANTAGONISTAS🇧🇷

    1. Bye Bye marquinha e tonica...A Crusoé e lugar de gente inteligente. Portanto, bozolulista não tem vez.

    2. É muito fácil entender a virada ideológica da Cruzoé/Antagonista. Diogo Mainardi é pago pela Globo e tem uma vida boa em Veneza; os patrões ordenaram uma mudança na linha editorial ou então: rua! É melhor obedecer do que perder a boquinha; entre o caráter e o dinheiro ficamos com o último

  12. Manifestações "antidemocráticas" ? Eu me lembro será que eram aquela inúmeras faixas na greve do caminhoneiros em Maio de 2018 onde se lia "Intervenção Militar Já"? Escreveram nos caminhoes, na estrada nas passagens de pedestres nas estradas, etc. Esses caminhoneiros eram os antidemocráticos, né? Mas em 2018 e estão falando disso até agora.

  13. Kkkkkkkkkkkkkkk. Como é bom ver os Bozistas desesperados zurrando a medida que os podres da famiglia são revelados diariamente. Para quem conhecia um pouco da trajetória do presidente, não há surpresa alguma no que se vê. A rede de corrupção e intrigas que se espalha a partir do planalto é apenas uma pequena amostra do processo de degradação social, economia e política que o Bozismo trouxe ao país.

    1. Pandemia, kkkkkkkk. O caos já vinha de antes Tarcis babaca. A resposta do governo a pandemia só aprofundou o caos. Por fim, bozista é um ser miserável mesmo. Meses atrás eles diziam que não havia pandemia, mas sim uma simples gripezinha. Bozistas delinquentes, vocês são um nojo!

    2. Mas não vai acontecer nada, né. No Brasil não há prisão automática nem para condenados em segunda instância. E ainda existe Foro Privilegiado. É demais.

  14. É possível ser mais hipocrita do que vocês? A mesma STF que vem perseguindo vocês está perseguindo o Presidente, e você reagem igual o resto da equerda que agora fazem parte: aplaudindo e inventando. Como foi idiota de um dia dar dinheiro para ouvir as suas asneiras! Mas jamais, e falarei para muitos que vocês e a Folha de SP são o mesmo nível de jornal de quinta categoria.

  15. Quem se lembra do homem justo e honesto, com seu cavalo branco e sua poderosa espada, do Chico Xavier? então, é a reencarnação de Dom Pedro 1° e está no comando. forças do mal, saiam de baixo.

  16. Quando assinei Crusoé, foi na crença de que se tratava de imprensa independente, imparcial e comprometida com a verdade. Ledo engano, Crusoé é mais um daqueles cujo principal objetivo é criar condição para derrubar um Presidente que, com erros, mas mais acertos, não pode ser acusado de corrupto, diferente dos governos passados, e foi eleito em processo democrático, com ampla maioria de votos.

    1. Lamentável posicionamento da revista! Também acreditei numa mídia imparcial. Não precisa elogiar o presidente, é só pensar no país!

  17. É sempre o mesmo Blá-blá-blá. Queiroz, filhos, ex, amigos décadas atras, raciocínios duvidosos, suposições e etc. Nada de concreto. A jornalista não indica a existência de corrupção, coisa rotineira nos governos anteriores. Não fala de impropriedade administrativa. Essa jornalista vive em suposições. Fala coisas sem nexo. Mantenho entendimento que o curso de comunicação deve ser remodelado.

  18. Artigo pueril, construção narrativa torpe, de repente essa revista virou um depósito de estrume, coisa de quem está do outro lado do mundo! O Presidente está cercado pelo povo que produz, trabalha, protege e guarda a Nação. Quem poderá contra o povo? A mentira nunca vence!

    1. Verdade, o povo não desistiu de Bolsonaro. Quem está atento ao cerco de perseguição está apoiando o Presidente.

  19. Presidente Bolsonaro só tem condições de governar para os Bolsonaristas. Como a proporção é pequena em relação ao que já foi, sinceramente seu governo está ingovernável. Lula roubou, ele governou somente para a sua família. O Brasil tem 50.000 mortos de Covid-19 e ele nunca foi amoroso com as famílias que perderam os seus. Imagino que perdeu muitos eleitores. Ele tem muitos problemas e está sem condições de governar.

  20. Amigas e Amigos, Insanamente fui procurar o anuário da AMAN da turma de 2017, na qual se inscreve nosso Messias. Digo insanamente porque devia estar influenciado por Essa Gente, do amigo Chico Buarque. As publicações dessa inolvidável produção do Exército Nacional assusta pelo caráter golpista. Fiquei com medo. Mas achei uma deliciosa casa na Toscana, Apenas 200 mil euros. Ando a planejar de quem roubar. Um abraço, continuem assim, e se der, um abraço no Mainardi.

  21. Eu achava que todos os políticos eram ladrões, mas a imprensa também entraram no rateio inclusive a crusoe. Deus tenha piedade deste Brasil.

  22. Lembrando que foi a próprias AGU e PGR indicados pelo Bolsonaro legitimou esse inquérito e PR não falou nada e mais ele e seus sabotou a lava toga por causa do acordão com Toffoli para não pega seus filhinhos pilantras. Não adianta chora só porque chegou a PF nos seus aliados

  23. Para receber o respeito da população,todos os congressistas e juízes do Supremo deveriam abrir seu sigilo bancário.Eles servem ao povo e devem demonstrar sua correção e idoneidade.Esta aí o desafio,quero ver se alguém se habilita! A população em geral sofre o escrutínio da Receita e outros órgãos,sigilo quebrado no menor indicio,ou mesmo sem indício,só para verificar como gastam seus proventos. Sugiro o mesmo tratamento para todos ,como diz a Constituição.

    1. Na próxima vota no homem mais honesto do mundo,o cachaceiro acorda Brasil.

  24. A Crusoé se juntou ao mecanismo com a intenção de derrubar o Presidente eleito e que não consegue governar. Os três caminhos de investigação citados nada produziram contra JB. Que decepção para os jornalistas, que não são os queridinhos do Brasil. Passam assim, o tempo todo trabalhando p desestabilizar. Abra o olho, Crusoé! O autoritarismo está na suprema corte (em minúsculo) é não no executivo. A rachadinha é um tema do legislativo tupiniquim. De vereador a senador é uma praxe. Procurem!

  25. Bolsonaro? Ele mesmo já berrou. ACABOU, PORRA! Tudo para salvar Flávio. Não vai salvar e será engolido pelo establisment. Por pura idiotice.

    1. Concordo com você sobre a integridade e imparcialidade do Sergio Moro. Poda-lo foi o grande erro do Bolsonaro.

    2. Chamar Moro de íntegro é o mesmo que chamar o LULADRÃO de inocente e o homem maus honesto do Brasil, quiçá do Mundo.

  26. Agente colhe o que planta. Se em vez de ficar se preocupando com filhos malandros, o presidente se preocupasse com o país, com certeza a situação seria outra!

    1. Concordo com seu comentário. Os filhos vão acabar com o mandato do Bolsonaro. Uma pena para o Brasil.

  27. E ai Crusoe? Estao se sentindo fortes com a contratacao do maior traidor do brasileiros, para ser o novo fofoqueiro da Revista?

  28. Já cancelei minha assinatura neste jornaleco de quinta categoria que iniciou como imprensa independente, mas parece ter-se rendido ao lugar comum da grande imprensa. Que vergonha! Vcs são um fiasco! Que decepção!

  29. A Crusoé vem noticiando fatos que norteiam as trapalhadas do clã Bolsonaro, aliás, um dever de ofício, mas não seria também um “silêncio obsequioso” deixar de noticiar os demais fatos que envolvem os parlamentares coautores da “rachadinha” da ALERJ? Fora as bobagens ditas pelo JB, até agora não li nada que o ligue às supostas falcatruas atribuídas ao seu filho O1. Crusoé, não se modele ao jornalismo da GloboLixo.

    1. E o fechamento da Folha Política configurando um violento atentado à liberdade de expressão? Nenhuma palavra, silêncio conivente!

  30. "o presidente reagiu em silêncio, de acordo com um interlocutor". O Bolsotario já deve saber quem é o interlocutor, pois neste momento 2 pessoas estavam com ele!!!! Crusoé entregando o interlocutor???? Coitado.

  31. Há flagrante perseguição política e vcs fazem parte disso infelizmente, por publicarem notícias fazendo conexões que não existem e são fantasiosas, simplesmente porque não gostam do presidente. Votei nele por falta de opção sim, mas o que vcs fazem hj só me faz apoiar ele, vendo que é um absurdo eu e mais quase 57milhoes de pessoas termos votado nele pra nós representar e a imprensa e os políticos e até o STF usam de subterfúgios pra jogar nosso voto na lata do lixo. Isso é uma vergonha!

    1. Essa perseguição ferrenha contra Bolsonaro só evidencia q ele está no caminho certo, mexendo com interesses. Tem o apoio dos brasileiros patriotas.

    2. Nosso voto foi jogado na lata de lixo há muito tempo, mas pelo bozo desde o início do mandato.

  32. Falar o quê? Não há o que dizer! E os outros 70 Políticos que seus assessores foram pegos com motivimentacoes atípicas? NÃO SERÃO PRESOS?!

  33. é a família toda enrolada , um supremo engessado e autoritário mais detestado pelo povo em todos os tempos , um congresso e senado com maioria que dispensa comentários , e o povo que paga toda a conta dessa baderna e orgia que virou nosso amado Brasil,não pedem a intervenção militar , mas uma nação sem rumo e sem dirigentes , precisa é da intervenção da população , exigindo e impondo as mudanças tanto da política como do judiciário lento ineficiente e mais caro do planeta .

  34. o desprezo de bolsonaro pelo povo brasileiros é notorio; O TRUMP deportou brasileiros como gado, bolsonaro disse que Trump estava certo. O covid atacou o brasileiro, bolsonaro disse que o Virus esta certo. MORO queria sanear o Brasil, bolsonaro disse que a corrupção esta certa

  35. Inexplicável! A Folha Política (que não tem colunistas próprios e só publica fatos acontecidos e documentados) foi "empastelada" por ordem do cabeça de ovo e vocês, ícones da liberdade de expressão, não dizem nada? Muito estranho, pois quando foram censurados foi o maior escarcéu!

    1. Claro, eles estão enlouquecidos, o Allan dos Santos fala p 40.000 pessoas ao vivo e o Cláudio 600. Nojo o Brasil não importa eles querem derrubar o presidente de qualquer jeito 🤮🤮🤮🤮

  36. Criatividade desses jornalistas em suas narrativas e de deixar qualquer pessoa incrédula. Havia segundo a jornalista um informante que presenciou o Presidente que ficou em silêncio quando recebeu a notícia da prisao do Queiroz às 6.00 hs e o PR ficou em silêncio. Puxa, como essa revistinha tem informante infiltrados. Acho que o PR deva estar pernoitando no Planalto e seus subalternos também.. mentirinha desses ditos jornalistas esquerdopatas!

    1. O Moro era assim lembram? Traíra! Foi ele que derrubou o Weintraub com o vídeo que ele fez questão de mostrar! Estes caras querem sempre derrubar o Presidente! Cavalo de Tróia!

    1. ACABOU PORRA! A grana secou! Sem ressentimentos... kkkk

  37. Sou assinante da Crusoé desde o início e acreditei na proposta! Não tenho bandido de estimação. Se o Queiroz cometeu crime que seja condenado. Mas ultimamente vocês só dão bola fora! Quer dizer que o Queiroz foi preso às 06:00 da manhã e que logo o telefone do Bolsonaro tocou no Palácio Alvorada e que tudo isso foi presenciado por alguém que é informante da Crusoé! Deve ter sido a Michelle kkkkkkkk Vocês subestimam a inteligência do assinante. Jornalismo desonesto. Vou cancelar minha assinatura!

    1. Eu também, não aguento mais o Tiozão e o Cláudio Botox! Desonestos!

    2. pois é, só o Cândido para acreditar numa Pangloss dessa...

    3. Desonestidade e pouco para classificar essa revista. Seus participantes viraram uma CNN.

  38. Pelos comentarios incrivel a capacidade de ouvido seletivo que os fans da capitão deenvolvem.Segundo um dos "zeros" ,,,,"Todo mundo próximo do lula é envolvido em corrupção, menos ele. Incrível como esse homem consegue ser puro no meio de tanto familiar ruim!",,,,,,o mundo não dá voltas, ele capota......quando esse pais voltará a ser comandado por gente preparada ?????

  39. ...uma esperança na correção do rumo de um país capaz, mas alquebrado e impotente, no sentido de colocá-lo no cenário do desenvolvimento, social e intelectual, principalmente. Acredito que, mesmo os "esquerdopatas" como são assim chamados, enxergam isso, porém não admitem e nós outros, como BRASILEIROS, decepcionados com muitas atitudes sem sentido do nosso governante ELEITO, torcemos e esperamos CIVILIZADAMENTE por um desfecho satisfatório de toda essa confusão, obrigado pela atenção.

    1. Eu também...estao mantendo a minha assinatura porque assinei por 1 ano, mas já cancelei. Me.bloquearam , pois, mas mensagens diárias não consigo inserir um comentário sequer.

  40. Infelizmente vivemos em um país, onde se bate palmas para o desvio de dinheiro público, e aí de quem tente acabar com isso e acredito que a nossa imprensa apoiei essas falcatruas, afinal são notícias.

  41. ...continuando, pelo menos em seu discurso de campanha (sr Jair Bolsonaro), porém, é de conhecimento de todos e tópico de negação veemente daqueles que desejam e se empenham na manutenção de um processo de administração nacional lento, ineficaz e extremamente dispendioso (gastão) que o sr JB, com seu discurso maniqueísta e sua dinâmica austera, é, também, o único personagem político que, em décadas, está confrontando esse status quo ou stablishment ou estado de coisas, como queiram e, portanto..

  42. Bom dia srs e sras, bom sábado e ótimo fim de semana a todos, após ler e reler a notícia e os comentários, cabe-me aqui como um educador, lembrá-los que: -sim, as descobertas sobre o sr Queiroz e sua relação com a família Bolsonaro são, no mínimo, suspeitas (e ridiculamente negadas ou esfumaçadas como eram as absurdas notícias levantadas contra os governantes anteriores) e denigrem a imagem pública de um personagem visto como paladino (salvador) de um sistema político decepcionante e ineficaz...

    1. está cada dia mais EVIDENTE que PRECISA mudar o nosso sistema político-Voltado pra proteger os 3 poderes e funcionários públicos de preferência corruptos- e Esqueceu o Povo

  43. A Record têm um programa nas manhãs, de 2a a sábado, chama Hoje em Dia ou Dia a dia, acho que é isso. Faz um apanhado das coisas noticiadas no dia anterior, repete tudo, É o que está acontecendo nessa edição da Crusoé. Não tem novidade alguma. Precisa colocar os repórteres para trabalhar melhor,procurar furos, materias novas etccc. essa edição não está legal.

    1. Antifas com bombas MOLOTOF e presidiários com tornozeleira pedindo a ditadura do proletariado e queimando a nossa Bandeira são Democráticos e famílias de verde amarelo com a bandeira do Brasil protestando contra o STF e apoiando o Presidente é ato antidemocrático! Até quando?

  44. No Brasil, o mandato tem que ser de 1 ano, tempo suficiente para a organização criminosa que perdeu as eleições derrubar a organização criminosa que ganhou. São todos bandidos. E tem idiota que vota.

  45. Helena, não há nada nas investigações do caso Queiroz e nem na tua reportagem, que possa ser motivo para interrupção do mandato do Presidente Bolsonaro. Apesar da tua torcida contra, o Presidente Bolsonaro continua Presidente!

  46. Nossa , como alguém perde tempo escrevendo essa imbecilidade , acha mesmo que tem tem o mínimo de inteligência acredite nisso ? Esse tipo de matéria só ajuda afundar a mídia comprada pela globo

  47. Nem tudo que se quer é o que se pode. A imprensa escrita, falada, televisiva e digital tem orgasmos múltiplos quando algo envolve o PR mesmo que a léguas de distância. Ainda paira sobre os abutres da desarmonia a pseudo visão de que tudo retornaria aos bons tempos das verbas fartas, se não por qual razão esses arroubos temerários de se perder a democracia se desde 1988 falam as bobagens que querem se contestações? A menos que realmente não queiram que o país consiga encontrar seu rumo.

    1. o status quo é, egoisticamente, confortável, p**da-se o país

  48. Tudo tem seu custo. Bolsonaro apostou no blefe e não contava com as frentes que se abriram após seu irracional comportamento em relação a parte da imprensa. Entendeu que seu poder era absoluto e confrontou o Legislativo e o Judiciário. O conta virá. Pior é que, com o Centrão, nós pagaremos essa conta.

  49. É muito estranho o empenho de 99% do STF em caçar Fabrício Queirós. Nunca se interessaram em 0,001% nos crimes de Lula, Aécio, Dilma, os irmãos Batista (Wesley e Joesley), Janot, Renan, Jucá, Serra etc. Deixam prescrever todos os crimes importantes para a democracia e para recuperar os trilhões de reais roubados de nós, o povo, por Lula e seus comparsas (inclusive os do STF). Votei no Bolsonaro, mas se ele cair, temos o Mourão e com certeza as FAA não permitirão a volta dos bandidos.

    1. É André, á forma dos comentarios demonstram o carater dos individuos e de que lado estão

    2. ôh animal, quem te disse que é o STF que está caçando o Queiroz? Aprenda a ler uma notícia, seu jumento.

  50. O ministro da propaganda à Joseph Goebbels, Fábio Faria, vai ter suar sob a peruca para limpar pelo menos um pouco do vatapá que o Jair tem jogado no ventilador.

  51. Helena, lendo-se texto tão denso, conclui-se que o eleitor tenta fugir do tacho quente para ver-se sufocado no óleo abrasador da frigideira. Correu da Rousseff e deu de cara com o Wassef. Escapou, finalmente, do cacique Temer para cair no colo do tuxaua Kassab, atolando-se, outra vez, em baba ghanoush. O brasileiro não é maniqueísta, admitindo opções que excluam extremistas, como os comunistas residuais (aturdidos desde a queda do Muro de Berlim) e fascistoides (igualmente avessos aos fatos).

    1. O brasileiro leva o bolso a sério. Vê-se permanentemente frustrado com o excesso de políticos nos três poderes da Res Putrida. É o contribuinte que mantém toda essa estrutura absurda que, além de ser altamente dispendiosa em virtude da inépcia e da corrupção institucionalizada, se comporta como um exército de ocupação. Agindo como Davi-Eleitor, o contribuinte aguarda ansioso as próximas eleições, munido de seixos e estilingue eleitorais, pronto para abater zumbis jovens e vampiros felpudos.

  52. Muito menos o TRAÍRA DE CURITIBA os salvará . Em breve veremos o art. 142, sendo aplicado com todo rigor. Nossos glorioso exercito passeando pelas ruas. Fechando bocas de lixo como Globo , Crusoé, Folha e outros... Vocês sempre vão por onde o vento sopra a favor. Sem contar com o SÓCIO MÓR, acovardado que se refugia na Itália. Bosta de Revista ! Vai morrer no ninho, ainda não voaram.

    1. Assinei uma revista para ler noticias isentas, e recebo só desinformação!

    1. Bozo vai trocar a cloroquina por vasilina! KKKKKKKKK

  53. Querida Helena, só porque você quer e a torcida toda da Crusoé o Querem é que o MITO, vai cair...Tem muita água pra rolar.... E quanto a voces...por enquanto vale a maxima " CENSURO NO C... DOS OUTROS É REFRESCO...." A covardia da Crusoé nesses absurdos do STF.. vai custar cara para este folhetim.

  54. A existência de eleitores arrependidos não é argumento digno para a revista publicar inverdades! Manipulação de informação pura e simples, de acordo com o andar da carruagem presidencial, é algo vergonhoso e lamentável! Se O Globo, Folha, Estadão, Veja são um lixo editorial a revista Crusoé está a um passo de se juntar ao bolo fecal! Essa edição está cheia de equívocos - propositais ou não - não importa. O fato é que a qualidade da informação desceu ladeira abaixo!

    1. Concordo absolutamente com você Lúcia, Está revista está a ficando decadente e manipulative. Precisamos apoiar Bolsonaro q é a oportunidade de vencer o establishment q tem levado este país ao atraso, corrupção explorando à população com esta ditadura do STF em frança parceria. com este congresso e senado.

    2. essa repórter, infelizmente, avança um passo e retrocede dois, vai conseguir categorizar a Crusoé com as outras ridiculamente falaciosas, ainda bem que é possível cancelar a assinatura

    3. Eles estão sendo pagos para desestabilizar o governo, tá na cara, pois uma guinada à esquerda (ou melhor, rumo ao establishment) tão repentina é altamente suspeita. Nós é que somos trouxas em acreditar em imprensa livre.

  55. Esta revista era boa e ficou uma bosta. Cria narrativas que não levam em consideração a inteligência de seus leitores. Cancelando Cruzoe ....

  56. Mas que jornalista burra, falou, falou e não disse nada, nem respondeu a pergunat que não quer calar: QUAIS SÃO OS CRIMES QUE BOLSONARO COMETEU DURANTE O SEU MANDATO PRESIDENCIAL, pois, segundo o próprio Congresso que vem anteriormente não é motivo de cassação? PQP merda de revista PS: FAVOR NÃO CENSURAR!

    1. Crimes são cometidos, são atos perpetrados ou ordenados. Falar não é crime, é um direito constitucional, mesmo que desagrade a muita gente, principalmente às mentes obtusas que não conseguem enxergar um palmo diante do nariz, tipo muitos colunistas e leitores desta revista que, de séria, passou a ser infame e vendida a interesses inexplicados (por enquanto, pois um dia a verdade aparecerá)

  57. Parabéns pelo artigo , Helena Mader! Perfeito. Coloca-nos nos espaço e tempo. Ponto a ponto. Acho que nem com super dose de melatonina ou rivotril o Minto consegue dormir.Deve estar se arrastando pelos corredores do Planalto e percebendo que há túneis sem saída.

  58. De onde você tirou a sua conclusão que ele arrisca perder até os 30% que o apoiam? Wishful Thinking seu e da Crusoé! Cansado dessa narrativa de vocês.

    1. Pô chapeta, tu fundou algum novo instituto de aferição da opiniào pública? Caraco.. ou tu tá verbogizando um desejo oculto fantasioso do íntimo da tua depauperação psiquiátrica? Apscosta/df

    2. Não consigo entender esse pretencioso estrangeirismo, querendo, talvez, mostrar algo de rompância ou pior, de ataque indissociável de uma empáfia arrogante. Camarada, esta revista é editorada no BR. Queporra é essa de Wish sei lá o que. . Te manca, rapaz. Apscosta/df

    3. Não são 30% ! Só na cabeça desses esquerdopatas! Os suas 58 milhões de eleitores de 2018, hoje já são quase 80 milhões para desespero da esquerdalha !

  59. É... sobrou a velha política descarada de sempre. Estamos reféns de um sistema feito para se perpetuar. Não me arrependo de ter votado em Bolsonaro. Era ele ou o Lularápio de volta. Mas já é hora de pensarmos em outra saída. A famiglia Bolsonaro está enrolada em muitas frentes, corrupção, milícia... não dá pra aguentar. Vamos ver o que sobra pra 2022. Caso se candidate, minha escolha é #Moro2022.

    1. ponhamo-nos no lugar dele, todo chefe de governo aqui ao ser eleito, está automaticamente, entre os membros "vitalícios" da velha e podre política, tragicômico

    1. Na realidade não houve decepção nenhuma. O sujeito é um lixo. Sempre foi.

  60. Se deixar a corda balançando vai amanhecer pendurado nela.Sentiram cheiro de sangue vão pra cima. Se não reagir de forma forte e avassaladora cai.

  61. Nada disso surpreende. Mais um golpe da ORCRIM para a derrubada de um PR já ferido e cambaleante. O caminho para a volta do PT está pavimentado e a mídia mercenária muito contribuiu para que tal acontecesse. O BR não merece um PR honesto. Merece Lula assim como a Venezuela mereceu Maduro.

    1. Honesto??? O q o diferencia agora de Lula.e seu filho milionário? Estamos a 18 meses do governo de JB. Ele não sabia das rachadinhas? Não viu o crescimento imobiliário do filho? E as lojas de chocolate?

  62. Infelizmente, o Presidente do Brasil está cercado por bandidos tentando de tudo pra prejudicar sua administração. Principalmente a imprensa asquerosa muito bem representada por jornalistas dessa Crusoe. O bem vai prevalecer. Aguardem.

  63. JB criou seu próprio inferno q agora parece sem volta. Bastava das prioridade as pautas de Guedes, mouro, Tereza cristina e Tarcísio e hj ele estaria por cima, mas resolveu criar um problema por dia e o Brasil piorou.

    1. Não vai cair, não. Á partir de setembro, a maré começará a mudar. Daí a pressa da esquerdalha corrupta tentar a volta ao passado, derrubando o PR. Esperem 2.022 !

    2. Apoiado António...Essa clã do Planalto, já era..Votei nela pra impedir a volta do pt.. mas, que decepção total...Esse BolsoNero enganou o Grande Juiz Sérgio Moro, impediu o isolamento social pra controlar essa pandemia terrível...Fora capitão cloroquina...!!

    3. Antônio e Maria, vocês acham mesmo que o problema do Brasil é o Presidente ? O Congresso e o sistema judiciário deixaria alguém governar contrariando os costumes existentes nessas áreas ? O Mourão cairá também se o Presidente cair. Nisso eu aposto.

    4. Antônio você tem razão Mourão além de ser mais capacitado para o cargo.tambem não é pai de 3 filhos tantans

  64. Excelente matéria ! Discorre com clareza a sequencia de fatos ao longo desse processo de desgaste do atual governo. Contra fatos não há argumentos! Simples assim.

  65. Meu Deus Crusoé, vocês sao uma decepção pra mim. Uma revista que eu falei e divulguei que era séria. Meu Deus vocês tem interesse na queda do Homem. Será que só SC toda esta vendo a perseguição sistemática que esse HOMEM está tendo. Qual é o plano afinal

    1. "meu Deus" é sensacional. Bozomerdas são divertidíssimos

    2. o problema é que a chapa será caçada. Não haverá Mourão.

    3. O problema é que a chapa será caçada. Não haverá mourão!

    4. Não generaliza. Sou de SC e acho a matéria impecável: fatos e dados. Eleitor arrependido. Espero que o apoio fanático diminua, abrindo caminho pata o Mourão.

  66. análise irretocável. não há saída para o presidente. Para alívio do Brasil o vice é militar. Impede a tentativa de golpe sonhada pelo Capitão, que nunca ascendeu a cargo maior por falta de competência. Rapidamente perderá parte importante de sua militância. Ficará apenas a boiada cega, que é irracional, como são todos os bois.

    1. Infelizmente não é tão simples assim. A idéia é derrubar a chapa Bolsonaro / Morão.

  67. Reportagem ridícula, maliciosa e sem análise do que poderá acontecer. Falou sobre o emparedamento do Presidente e omitiu ou não quis dar destaque as suas opções de enfrentamento. Definitivamente a crusoé se apequenou. Triste lamentável realidade.

  68. Cadê o Queiroz? é muito ridículo! Se o sujeito ia regularmente ao Hospital de SP para continuar o tratamento de cancer e não tinha mandado de prisão, como era procurado? Assim que o teve foi preso. Querer derrubar o governo é, no momento, uma prática da esquerda, mas a mídia mentir quanto a forma que os fatos ocorrem, aí já é demais. Há jornalistas que não se importam quais meios que irão dar a notícia, o negócio é encaminhá-la com detalhes muito das vezes não verdadeiros.

    1. Gostaria de saber qual sua versão para o fato do Queiroz estar na casa do advogado do Presidente e de seu filho. O Presidente terá pedido ao advogado para deixar Queiroz mais perto do hospital? Num gesto humanitário ao amigo de longa data ? Votei no Jair e preciso de argumentos para ainda defendê-lo .... por favor .

    1. que a Crusoé, que assinei, porque sempre concordei com os comentários do Diogo , continue assim.

    2. Será que vcs não enxergaram ainda que o bloco de corruptos,esquerdistas,stf amedrontado ,enfim é um bloco enorme que quer continuar o velho esquema podre e está conseguindo derrubar o governo que nós brasileiros preferimos por no lugar daqueles que acabaram com o país? Querem por quem no poder e numa hora dessas? Também não confio mais em vcs da Crusoe Cecilia

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO