Zelensky pede à ONU ações imediatas contra a Rússia por 'crimes de guerra'
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), pediu ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas na tarde desta terça-feira, 5, que adote medidas "imediatas" contra a Rússia pelos atos que classificou serem "os piores crimes de guerra" desde a Segunda Guerra Mundial. "Onde está a segurança que o Conselho de Segurança precisa garantir?...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), pediu ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas na tarde desta terça-feira, 5, que adote medidas "imediatas" contra a Rússia pelos atos que classificou serem "os piores crimes de guerra" desde a Segunda Guerra Mundial.
"Onde está a segurança que o Conselho de Segurança precisa garantir? Não está lá. Embora haja um Conselho de Segurança. Então, onde está a paz? Quais são essas garantias que as Nações Unidas precisam assegurar?", indagou, em um discurso realizado por videoconferência.
Zelensky detalhou informações sobre a cidade de Bucha, localizada a 60 quilômetros de Kiev -- a Ucrânia afirma que os soldados invasores foram os responsáveis pela morte de centenas de civis, o que a Rússia nega.
"Os militares russos atacaram e mataram propositalmente todos que serviram nosso país. Atiraram em mulheres do lado de fora de suas casas quando elas tentavam perguntar se alguém estava vivo. Mataram famílias inteiras, adultos e crianças, e tentaram queimar os corpos", disse. "Cortaram seus membros, cortaram suas gargantas, mulheres foram estupradas e mortas diante de seus filhos. Suas línguas foram cortadas apenas porque seus agressores não queriam escutar o que tinham a dizer", completou.
Zelensky pregou que Moscou seja "responsabilizada" pelos ataques à Ucrânia, assim como excluída do Conselho, e que o sistema deste órgão decisório das Nações Unidas passe por reformas, para que "o direito de veto não signifique o direito de morrer".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Rosangela Maria Halfeld Bonicontro Miranda
2022-04-07 12:42:33Até quando o ocidente assistirá impassível tamanha desgraça???
Leandro
2022-04-06 11:28:02Para mim este presidente Ucraniano quer provocar uma guerra mundial. que os dois países resolvam seus problemas históricos, o que depende do Ocidente já fizemos, sanções econômicas. Além disso, podemos incorrer numa guerra mundial, a Russia terá a desculpe para usar suas armas químicas e dominar a Europa e as Américas ficarem dependentes da nova URSS.
Amaury G Feitosa
2022-04-06 10:18:19Pura perda de tempo a ONU ainda um mal menor é controlada por países ricos que podem destruir o mundo catorze vezes ... e uma só basta.
JULIANA
2022-04-05 22:53:32Parei um pouco de acompanhar as notícias sobre essa guerra. É muita crueldade, muita barbaridade, muito horror. Tb não consigo entender a apatia do resto do mundo. É mais que urgente acabar com essa guerra, salvar essas pessoas e colocar Putin na cadeia. Mas, pelo jeito, quem tem poder tb tem sangue bem frio...